Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se calhar tem mais painéis que a potência do inversor
  2. Passei por isso; reclamei à E-Redes; instalaram um medidor de tensões no meu quadro e depois de uma semana disseram que estava tudo ok.
    Coincidência ou não, deixei de ter erros por tensões elevadas; também passava dos 260v tidos como "máximo" seguro.
  3. Quanto às diferenças, há, mas são residuais; mesmo estre os 2 shellys há
      tensoes.png
  4. Colocado por: martininaAlguém já passou por um caso similar e conseguiu resolver a situação com a EDP? Como fizeram e que argumentos utilizaram

Tenho um problema parecido com a instalação do meu sogro. O inversor Solis entrava em erro e reeniciVa. Dava erro de alta voltagem. Resolvi aumentando os limites no inversor, mas li qualquer coisa que poderá ter a ver com o dimensionamento dos cabos. Tenho cabo com fios de 2,5mm e estou para trocar para 4mm para ver se resolve...
  5. Colocado por: nandogoncaResolvi aumentando os limites no inversor

A empresa que me meteu os painéis também me sugeriu isso, mas disse logo que não era boa prática e que eu devia era tentar resolver o problema com a EDP pois estes picos de voltagem podiam estragar-me os equipamentos de casa e ficava com mais problemas.
  6. Colocado por: esptQuanto às diferenças, há, mas são residuais; mesmo estre os 2 shellys há
      tensoes.png

Mas a diferença entre o meu shelly e o solar não é residual, são quase 20v de diferença. Qual estará mais certo?
  7. Afinal tenho outro gráfico para voltagem, não percebeo muito disto.
    Mas para efeitos de reclamação na EDP qual seria o gráfico que realmente mostra a voltagem na rede da minha casa, o "PV1 Input Voltage" ou o "AC Voltage R"?
      solax_2.jpg
  8. Colocado por: martininaMas para efeitos de reclamação na EDP qual seria o gráfico que realmente mostra a voltagem na rede da minha casa, o "PV1 Input Voltage" ou o "AC Voltage R"?

"AC Voltage R"

O PV1, é a tensão de entrada do circuito dos painéis, a que diz respeito à rede será a "AC Voltage R"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinina
  9. Colocado por: nandogonca

Tenho um problema parecido com a instalação do meu sogro. O inversor Solis entrava em erro e reeniciVa. Dava erro de alta voltagem. Resolvi aumentando os limites no inversor, mas li qualquer coisa que poderá ter a ver com o dimensionamento dos cabos. Tenho cabo com fios de 2,5mm e estou para trocar para 4mm para ver se resolve...

já agora aumentou para quanto?
  10. Atenção à alteração desses parâmetros, máximo 260V na minha opinião...
  11. Colocado por: esptmáximo 260V na minha opinião.
    alguns equipamentos para não dizer todos suportam esses 260Vac RMS.

Atenção que a tensão AC que se referem é um valor médio quadrado entre o valor nulo e o valor de pico maximo
    https://testguy.net/content/270-Peak-vs-Average-vs-RMS-Voltage

A tensão de pico com uma tensão RMS de 260Vac é de 374Vp ao invés dos nominais 345Vp sendo "somente" 30V a mais.
  12. Colocado por: jorgealvesalguns equipamentos para não dizer todos suportam esses 260Vac RMS.
    pretendia dizer: "alguns equipamentos para não dizer todos não suportam esses 260Vac RMS"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  13. Eu considero 260v como o limite +/- seguro para a maioria dos equipamentos; assim não fosse e já tinha queimado uma carrada deles ;)
  14. Ao andar com tensões tão elevadas está a diminuir o tempo de vida de vários equipamentos, o melhor que têm a fazer é contratar um seguro que cubra danos elétricos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  15. Já tenho 👍
  16. Colocado por: martinina

já agora aumentou para quanto?

Não estou certo, mas está bem abaixo desses 260V, entre 248 a 252V. Agora só vendo...
  17. Colocado por: esptEu considero 260v como o limite +/- seguro para a maioria dos equipamentos; assim não fosse e já tinha queimado uma carrada deles ;)
    nos circuitos electronicos de potencia existem uns varistores que "explodem" ao receber uma tensão de pico superior ao calibrado, habitualmente na electronica de potencia usa-se varistores de 370Vp.

logo é somente uma questão de se conjugarem alguns factores para ter chatices.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  18. A qualidade do serviço da e-redes é considerada "normal" com variações de tensões entre -15 e 10%.
    253v é perfeitamente normal sem riscos para qualquer equipamento que cumpra as normas impostas.

Eu não estou a dar a minha opinião, não quero que ninguém coloque 260v só porque eu disse que eu acho que 260v é o limite.

Só para ficar claro.

Mas compreendo o que diz jorgealves
    Concordam com este comentário: rjmpires, alexp
  19. Colocado por: esptA qualidade do serviço da e-redes é considerada "normal" com variações de tensões entre -15 e 10%.
    253v éperfeitamente normalsem riscos para qualquer equipamento que cumpra as normas impostas.

Eu não estou a dar a minha opinião, não quero que ninguém coloque 260v só porque eu disse queeu achoque 260v é o limite.

Só para ficar claro.

Mas compreendo o que dizjorgealves
    Concordam com este comentário:rjmpires

+/- 10% é o que diz a lei (se bem me lembro)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  20. Colocado por: rjmpires
    +/- 10% é o que diz a lei (se bem me lembro)
    Concordam com este comentário:jorgealves

É. Até 253V o operador diz que é normal e não faz qualquer intervenção.

0.5146 seg. NEW