Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Era -15 a +10%, só se mudou entretanto
  2.  # 2

Ainda há dias estive a consultar documentação oficial para saber que limites devia colocar nos gráficos do Shelly EM.

230V ±10%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, espt
      Screenshot 2021-05-29 at 22.38.35.png
  3.  # 3

Boa noite,

Painéis instalados na 4feira (4x 340w) e agora ando a explorar um pouco.

Nestes primeiros dias o portal da solax diz que aproveitei 67% do produzido. O que acham desta média?

O que acham do portal da solax para controlar a produção/consumos e ir vendo o valor amortizado?

Obrigado
  4.  # 4

Que empresas da zona de Lisboa e arredores recomendam para instalação de painéis fotovoltaicos de auto consumo?
  5.  # 5

Boas o que dizem dos painéis da Risen nonocristalinos 445w de 156 células
  6.  # 6

Boa noite,

Após quase 6 dias de utilização dos painéis fotovoltaicos, fui verificar mais a fundo os dados, ou seja contagens dos medidores VS quadro e ver se faziam algum sentido no âmbito do que foi instalado no quadro e do portal da solax.
    Neste sentido fui ver os dados do "medidor" que colocaram no quadro (Eastron SDM230-Modbus) e verifiquei que tinha um total de 60Khw.Destes 45 era imported e 17 exported. Ao ver o portal Solax verifico que produziu 48kw dos quais 31foram consumidos e 17 não foram consumidos, logo injetados na rede.
    Ao ir tirar a leitura ao contador e comparar com a leitura do dia anterior à instalação dos painéis verifico que tenho um consumo de quase 70Kw. Estes dados deixaram-me de pé atrás e com a ideia que estou a "pagar" o que está a ser produzido. Com injeção zero isto não devia de acontecer independentemente do contador? ou será que a ideia que estou a pagar o que não consumo pode estar a fazer sentido?

Alguém já passou por uma situação idêntica?
  7.  # 7

Para injeção zero, o inversor deveria estar configurado para isso. E além da configuração, deveria ter um medidor junto às entrada da rede, para ler o consumo da casa. Outra coisa diferente é o seu contador não ser bidirecional e contar o que injeta como consumo... Ao comunicar a instalação, a EDP deverá mudar o contador.
  8.  # 8

Nandogonca,

No quadro principal colocaram o medidor Eastron SDM230-Modbus.
    Se o inversor estiver bem configurado não deveria estar a sair nada para a rede?mesmo com qq contador?

Obrigado
    • zed
    • 8 junho 2021

# 9

9.  # 10

Colocado por: nhenriquesNandogonca,

No quadro principal colocaram o medidor Eastron SDM230-Modbus.
    Se o inversor estiver bem configurado não deveria estar a sair nada para a rede?mesmo com qq contador?

Obrigado
    Eu tenho esse medidor, exatamente para saber isso... Tenho instalado há cerca de 3 meses e neste tempo "dei" apenas 3,43kW.. Isso deverá ser o inversor que não está bem configurado...
  10.  # 11

Boa noite,
    Não tinham ativado a injeção zero e como o meu contador é dos "antigos" estava a considerar o excedente como consumo!
    Neste momento a injeção zero está ativa e o consumo de hoje já mais de acordo com o esperado. Vou manter a injeção zero até ter um contador que não considere o excedente como consumo.
  11.  # 12

Aposto que esta questão foi respondida várias vezes neste e outros tópicos, mas não consigo encontrar...

A EDP, ou outras, pagam pela energia injetada na rede? Quanto?
  12.  # 13

Colocado por: JoaquimCorreiaAposto que esta questão foi respondida várias vezes neste e outros tópicos, mas não consigo encontrar...

A EDP, ou outras, pagam pela energia injetada na rede? Quanto?

Tendo tudo devidamente registado, com o contador certo e isso, sim a S.U energia e algumas outras como a Ecochoice ou Energia Simples compram a energia injectada na rede, a um preço indexado ao mercado ibérico. Por outras palavras, um preço variável consoante o custo da energia transaccionada no MIBEL, o mercado ibérico de eletricidade.
  13.  # 14

Colocado por: ruicarlovTendo tudo devidamente registado, com o contador certo e isso, sim a S.U energia e algumas outras como a Ecochoice ou Energia Simples compram a energia injectada na rede, a um preço indexado ao mercado ibérico. Por outras palavras, um preço variável consoante o custo da energia transaccionada no MIBEL, o mercado ibérico de eletricidade.

Obrigado Rui.
    Portanto cerca de 0.04€/KWh?
    É necessário contrato com essas empresas que listou? EDP, por exemplo, não compra energia?
  14.  # 15

Colocado por: JoaquimCorreia
    Portanto cerca de 0.04€/KWh?
    É necessário contrato com essas empresas que listou? EDP, por exemplo, não compra energia?

Neste momento até mais, já que o mercado está estupidamente elevado, na ordem dos 0,07-0,08€/kWh, mas é melhor não fazer planos de longo prazo com este preço.

Daquilo que tenho visto de pessoas que já vendem excedente, não me parece que a EDP comercial o compre. Dentro do grupo EDP, parece que só a S.U. energia o faz, como já fazia com a microprodução. E tal como nesta, os contratos de compra e de venda podem ser de entidades distintas.
    • zed
    • 9 junho 2021

# 16

Colocado por: ruicarlovcom o contador certo

Qual o contador e quanto é preciso pagar para ter?

Há algum local onde se pode consultar esses preços de mercado?
  15.  # 17

Não existe legislação que obrigue todas as empresas a comprar?

Neste tópico várias pessoas escrevem que não querem injetar na rede. Que razões podem existir para isso? Mudou algo recentemente?
  16.  # 18

Boa noite,

Após o registo do sistema de auto consumo na DGEG, recebi um e-mail da e-redes para mudar o contador e pagar 98€. Este tipo de procedimento é normal? Como posso confirmar se não estou a ser "enganado"?
    Tendo consumo zero não posso abdicar do novo quadro?

Obrigado
  17.  # 19

Colocado por: nhenriquesApós o registo do sistema de auto consumo na DGEG, recebi um e-mail da e-redes para mudar o contador e pagar 98€. Este tipo de procedimento é normal? Como posso confirmar se não estou a ser "enganado"?

Há quem pague a alteração de contador e há quem não pague.
    Segundo este link depende se na zona já estava previsto a alteração dos contadores nos próximos 12 meses, independentemente de haver UPAC ou não.
    https://www.e-redes.pt/pt-pt/unidades-de-producao-para-autoconsumo
  18.  # 20

A minha zona não está prevista nem este ano nem o próximo...
    Tenho que me sujeitar a pagar?! não concordo nada com estes taxas e taxinhas!

0.5398 seg. NEW