Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Eu percebo, mas porquê que os técnicos não prevêm logo a solução no desenho. Assim alguns empreiteiros poderiam aplicar bem. O DO é que poderia não gostar tanto do preço.
    Os técnicos não prevêm logo a solução porque perante a lei está bem, se o projeto térmico é aprovado pela ADENE (creio ) mesmo cheio de pontes térmicas está bem!

    Que peso acha que tem um DO picuinhas dizer a um técnico que segundo o que leu na net ou no FDC o projeto esta cheio de pontes térmicas ?
    O preço era o mesmo, ou pelo menos seria sempre menor do que depois ser o DO picuinhas a pedir o Extra de corrigir as pontes termicas.
  2. Colocado por: DR1982O preço era o mesmo, ou pelo menos seria sempre menor do que depois ser o DO picuinhas a pedir o Extra de corrigir as pontes termicas.
    Eu sei que os aumentos de custo em termos de materiais e mão de obra, para fazer bem feito, é irrisório no valor total da obra. O que vai fazer disparar o preço é o DO ser picuinhas, e querer fazer as coisas de maneira diferente. Como isso dá mais chatices, os empreiteiros topam o DO "chato do caraças" e metem o factor "é para abrir os olhos e não ser chato" no orçamento :).

    Isso passa mais por pormenores técnicos bem desenhados, e ir mudando as mentalidades com o tempo
  3. Colocado por: HAL_9000Eu sei que os aumentos de custo em termos de materiais e mão de obra, para fazer bem feito, é irrisório no valor total da obra. O que vai fazer disparar o preço é o DO ser picuinhas, e querer fazer as coisas de maneira diferente. Como isso dá mais chatices, os empreiteiros topam o DO "chato do caraças" e metem o factor "é para abrir os olhos e não ser chato" no orçamento :).

    Isso passa mais por pormenores técnicos bem desenhados, e ir mudando as mentalidades com o tempo

    A alguma vez a coisa endireitar em Portugal duvido que seja no meu tempo, a coisa está a piorar em vez de melhorar.

    Por isso eu defendo que a melhor forma de construir bem e barato é o projeto ser feito para que seja mais facil e rápido fazer bem!
  4. Colocado por: DR1982O problema é que para a legislação isto não é problema por exemplo…


    O tijolo não esta em contacto com a viga assim dessa maneira, aquilo leva ali 2cm de XPS, poliuretano ou semelhante a tapar a folga entre os 2 elementos.

    Depois no tecto falso qualquer DO consegue colar uma tira de XPS naquele canto. é mais que suficiente para atenuar as trocas de calor.
    Não é preciso forrar o tecto falso todo com LM como se vê por ai...isso até tem efeitos negativos no verão. Depois o calor sobe e fica "encurralado" no tecto falso.

    A ponte térmica continua la? Sim. Vou agora deixar de dormir por causa disto? Não. Atenuei o problema com uma solução simples e barata.

    E isso é um ponto que nem esta em contacto directo com os elementos no interior da habitação..no nosso clima contribui uns cagagésimos nas perdas. Isolar palas, cimalhas e diversos elementos exteriores, para mim, não vale a pena.

    Ha quem discorde, mas eu vivo bem com estas pontes térmicas, tal como um bocado de colesterol.
    Concordam com este comentário: gonzaga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMBOliveira
      exemplo.png
  5. Até dependendo da altura do teto falso este pode per-si mitigar bastante.
  6. Colocado por: Nostradamusno nosso clima contribui uns cagagésimos nas perdas.
    com base em que diz que são cagagesimos? Intuição ?
    Nao estou a dizer que não tenha razão, mas la esta sem cálculos e sem quantificar esses cagagésimos é complicado para o DO decidir.

    Eu tenho precisamente uma situação como essa pala e a solução foi isolar por dentro, para o engenheiro era preferível a ponte térmica da pala e isolar pelo exterior para aproveitar a inércia térmica, são ideias
  7. A minha solução, que nos projectos não contempla esta solução, é idêntica.


    Colocado por: Nostradamus

    O tijolo não esta em contacto com a viga assim dessa maneira, aquilo leva ali 2cm de XPS, poliuretano ou semelhante a tapar a folga entre os 2 elementos.

    Depois no tecto falso qualquer DO consegue colar uma tira de XPS naquele canto. é mais que suficiente para atenuar as trocas de calor.
    Não é preciso forrar o tecto falso todo com LM como se vê por ai...isso até tem efeitos negativos no verão. Depois o calor sobe e fica "encurralado" no tecto falso.

    A ponte térmica continua la? Sim. Vou agora deixar de dormir por causa disto? Não. Atenuei o problema com uma solução simples e barata.

    E isso é um ponto que nem esta em contacto directo com os elementos no interior da habitação..no nosso clima contribui uns cagagésimos nas perdas. Isolar palas, cimalhas e diversos elementos exteriores, para mim, não vale a pena.

    Ha quem discorde, mas eu vivo bem com estas pontes térmicas, tal como um bocado de colesterol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoseMBOliveira
      exemplo.png
      Pormenor 1.jpg
      IMG_20210407_190427.jpg
  8. Colocado por: Nostradamus

    O tijolo não esta em contacto com a viga assim dessa maneira, aquilo leva ali 2cm de XPS, poliuretano ou semelhante a tapar a folga entre os 2 elementos.

    Depois no tecto falso qualquer DO consegue colar uma tira de XPS naquele canto. é mais que suficiente para atenuar as trocas de calor.
    Não é preciso forrar o tecto falso todo com LM como se vê por ai...isso até tem efeitos negativos no verão. Depois o calor sobe e fica "encurralado" no tecto falso.

    A ponte térmica continua la? Sim. Vou agora deixar de dormir por causa disto? Não. Atenuei o problema com uma solução simples e barata.

    E isso é um ponto que nem esta em contacto directo com os elementos no interior da habitação..no nosso clima contribui uns cagagésimos nas perdas. Isolar palas, cimalhas e diversos elementos exteriores, para mim, não vale a pena.

    Ha quem discorde, mas eu vivo bem com estas pontes térmicas, tal como um bocado de colesterol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoseMBOliveira
      exemplo.png

    Também tenho lá essa ponte térmica e também durmo bem.. eheh
  9. Colocado por: DR1982Nao estou a dizer que não tenha razão, mas la esta sem cálculos e sem quantificar esses cagagésimos é complicado para o DO decidir.


    O diferencial de temperatura entre um meio A e B é um dos parâmetros que mais influência as trocas de calor assim como a sua velocidade. Quanto mais próximas forem as temperaturas, mais lenta é esta troca. Porque quando se fala em perdas, isso não é instantâneo, é também temporal, ao longo de um tempo X.

    Uma pala a 2 metros de distancia do interior da habitação, isolada ou não, terá uma temperatura na extremidade L=2 mais próxima da temperatura exterior que do interior.

    Ou seja, mesmo que isole essa pala de 2 m, toda bem isolada pelo exterior, ela esta tão longe da fonte de energia no interior da casa, que acaba por ser o meio envolvente a influenciar mais a sua temperatura e não a temperatura do interior. A energia tem um longo percurso a percorrer; as fontes de energia estão bastante longe dela (aquecedor, PRH, etc).

    Dai dizer, que se pode atenuar este fenómeno com muito menos meios, usando uma tira de XPS pelo interior, e separar o parede da "armadura" da casa.

    Imagine, um aquecedor no meio da sala, e tinha isso bem isoladinho pelo exterior... é preciso um tempo "infinito" para que a pala harmonize a sua temperatura com a das paredes da fachada, de forma que toda a área exposta tenha a mesma temperatura.

    E ainda sobre a pala, e se tivesse 5 metros? Perdia mais calor que uma pala de 1m? Ou se fosse apenas uma cimalha não isolada numa construção tradicional?
    A secção de transição entre os diferentes elementos exterior/interior tem a mesma área (tijolo-viga-cimalha). Essa é logo a principal zona de trocas de calor, e depois a área exposta do elemento exterior - pala.

    E sobre a área exposta, o betão é um mau condutor de calor (comparativamente aos metais); se tiver uma viga de 2 metros com uma chama numa extremidade, nem amanhã tem a outra extremidade com a mesma temperatura. Porque a dissipação é logo feita nos primeiros centímetros. Além de mais, o calor tem naturalmente um comportamento de querer subir ou descer, não se movimenta bem na horizontal em elementos não metálicos.

    O mais importante, para mim, para evitar as perdas nas palas, é haver a quebra/rotura térmica entre a viga, e a parede, tal como a caixilharia de uma janela tem com corte térmico entre o elemento exterior e interior. -- o esquema que meti, e que uns posts baixo o BIG também exemplificou.

    (Quantificar um resultado expresso em W.m²/h é um calculo extremamente complexo, porque implica variações de secção/comprimento em função da variação de temperatura int/ext e em função do tempo. Isto tudo relacionando as conductividades térmicas dos diferentes intervenientes. Seria matemática hardcore. Não pode ser exigido estes cálculos complexos em projecto, seria uma autentica tese de doutoramento.)
  10. Pois, até pode ter razão mas então porque se gasta dinheiro em consolas termicas para fazer o corte térmico das palas?

    Supostamente, aquilo que vou ouvindo é que mesmo fazendo como o Big fez ou no seu esquema acaba sempre por haver alguma perda.
    O comprimento da pala será assim tão importante ? A “passagem” acontece junto à parede exterior
      EDD98D94-EDE1-4E7E-8E6C-ACAA2EF2DD55.jpeg
  11. porque nesses países que fazem essas consolas, eles ligam o aquecimento em outubro, e desligam em abril/maio.

    E também porque o diferencial de temperatura é muito maior.

    Veja la quanto faz hoje em Zurich, Berlin, Paris, e compare com Lisboa.

    Para mim o comprimento, não faz assim tanta influencia. A maior troca é logo ali no canto exterior. Se calhar nao fui muito claro.
  12. Colocado por: Nostradamusporque nesses países que fazem essas consolas, eles ligam o aquecimento em outubro, e desligam em abril/maio.

    E também porque o diferencial de temperatura é muito maior.

    Veja la quanto faz hoje em Zurich, Berlin, Paris, e compare com Lisboa.

    Para mim o comprimento, não faz assim tanta influencia. A maior troca é logo ali no canto exterior. Se calhar nao fui muito claro.
    A primeira vez que vi e apliquei consolas termicas foi no sul de França (Montpellier) ha 10 anos atrás, daquilo que me recordo a temperatura naquela zona nao era muito diferente de Portugal. Por isso nao sei se será por aí…

    Pois tambem concordo que o problema sera mesmo ali no canto exterior, da forma que disse é possível corrigir ou minimizar, mas a lei nem a isso obriga.
    Pela lei se não levar nada está ótimo na mesma e isso é que acho triste pagar taxas e precisar de validação de entidades que aprovam este tipo de erros.
    Em casas para vender imagino que ninguém se preocupe com esse tipo de coisas, afinal a casa está conforme o projeto
  13. Colocado por: rjmpiresSecalhar na Sibéria é mau, mas em Portugal pouca diferença fará.
    pela quantidade de pessoal a queixarem-se de problemas de condensações dentro de casa diria que vc nao tem razão. portugal mnão é todo uniforme no que toca ao clima
  14. Colocado por: antonylemospela quantidade de pessoal a queixarem-se de problemas de condensações dentro de casa diria que vc nao tem razão. portugal mnão é todo uniforme no que toca ao clima

    Estou a falar em construção nova, e não nos exemplos que aqui vemos de casas dos anos 80-90
  15. Colocado por: rjmpires
    Estou a falar em construção nova, e não nos exemplos que aqui vemos de casas dos anos 80-90
    onde se insere este pormenor de um projeto deste ano?
      Sem título.jpg
  16. outra perola
      Sem título2.jpg
  17. E por baixo do primeiro pormenor faltam as grelhas para ventilação, porque dito por aplicadores da coisa, o painel sandwich é bom mas tem de ter bastantes respiros
  18. Colocado por: DR1982o painel sandwich é bom
    para armazens e pouco mais pois tem que colocar aas bocas de ventilação para não condensar e lá se vai o pouco de isolamento termico que tinha
  19. Colocado por: jorgealvesonde se insere este pormenor de um projeto deste ano?
      Sem título.jpg

    Esse está ligado a todo o marketing do ETICS, tem etics é bom!
    E toda gente sabe que aquele rufo de chapa galvanizada isola o resto.
  20. Colocado por: jorgealvespara armazens e pouco mais pois tem que colocar aas bocas de ventilação para não condensar e lá se vai o pouco de isolamento termico que tinha
    mas vende como pão quente, aqui pela zona os telhados novos é tudo com isso, chapa ondulada e pronto
 
0.6815 seg. NEW