Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: euE já não morre ninguém nos lares há vários dias.

As maravilhas da vacinação!

Não há mortes por covid-19 em lares há duas semanas

Com a população mais idosa, acima dos 80 anos, vacinada, o novo coronavírus já não ceifa vidas com tanta facilidade. É uma prova do poder das vacinas, a nossa arma mais poderosa contra a pandemia de covid-19. Não foram registados óbitos de utentes ou residentes de Estruturas Residenciais Para Idosos por covid-19 nas últimas duas semanas.

https://www.publico.pt/2021/04/27/ciencia/noticia/nao-ha-mortes-covid19-lares-ha-duas-semanas-1960119
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 28 abril 2021

# 2

É a ciência a vencer o vírus!
    Concordam com este comentário: branco.valter
  2.  # 3

Eu também acredito que as vacinas vão resolver o problema, mas calma lá com afirmações precipitadas de que as vacinas já praticamente acabaram com as mortes em lares. Se bem me lembro no ano passado no princípio do verão também praticamente não havia óbitos nos lares e fora deles e não havia vacina. No princípio do outono, aí sim, teremos a prova dos nove.
  3.  # 4

Colocado por: euÉ a ciência a vencer o vírus!

Como quem diz a propósito do Sócrates: "É a justiça a funcionar!"
  4.  # 5

Colocado por: J.FernandesSe bem me lembro no ano passado no princípio do verão também praticamente não havia óbitos nos lares e fora deles e não havia vacina.

Mais um negacionista, a vacina vai começar a fazer efeito na redução da mortalidade e esperemos que a imunidade dure o suficiente, a prova como diz e bem virá no Outono e no princípio do próximo ano quando os surtos normalmente acontecem.

Muitos olham para França e esquecendo o caos que tivemos nós á uns tempos e pensam que eles devem estar a fazer alguma coisa mal? A única coisa mal que fizeram foi não ter pedido ao s. Pedro que não mandasse uma vaga de frio fora do tempo.

A propagação do vírus pode estar ligada às condições climáticas o inst. Ricardo Jorge tem monitorizado a propagação do vírus e a sua mortalidade com as condições climáticas provavelmente para criar um modelo que nos possa ajudar em decisões a tomar no futuro próximo.
  5.  # 6

Colocado por: J.FernandesEu também acredito que as vacinas vão resolver o problema, mas calma lá com afirmações precipitadas de que as vacinas já praticamente acabaram com as mortes em lares. Se bem me lembro no ano passado no princípio do verão também praticamente não havia óbitos nos lares e fora deles e não havia vacina. No princípio do outono, aí sim, teremos a prova dos nove.

https://www.publico.pt/2020/04/23/sociedade/noticia/35-mortes-portugal-covid19-novos-casos-aumentam-17-1913555

https://observador.pt/2020/04/16/covid-19-37-mortos-em-tres-lares/

https://expresso.pt/coronavirus/2020-05-11-Covid-19.-Na-primeira-semana-de-maio-houve-52-surtos-em-lares-de-idosos-e-13-em-empresas

?
  6.  # 7

Colocado por: branco.valter?

E em Julho e Agosto de 2020, quantas dezenas morriam? E havia vacinas?

Eu não disse em lado nenhum que as vacinas não atuam e não salvam vidas. Disse uma coisa muito diferente: numa altura em que as temperaturas são primaveris e mesmos em alguns dias de fins de Março e princípios de Abril, quase veranis, não é melhor altura para fazer afirmações categóricas sobre a eficácia das vacinas. Com ou sem vacina os óbitos teriam descido muito nos últimos meses. Nesta altura acho que já todos podemos chegar à conclusão que os picos de infeção coincidem com o tempo mais frio e húmido, independentemente de confinamentos mais ou menos tontos.

É esperar mais uns meses para termos certezas daquilo que eu também acredito ser verdade, que as vacinas protegem, realmente, as pessoas desta doença.
  7.  # 8

Colocado por: J.Fernandespodemos chegar à conclusão que os picos de infeção coincidem com o tempo mais frio e húmido

deixe de ser negacionista, daqui a pouco vai dizer que o covid é igual á gripe, se bem que já nem sei o que é gripe visto que este ano não houve gripe, é que a vacina para o covid vai ser muito mais eficaz que a da gripe, pois mesmo vacinados as pessoas morriam de gripe mas isso era antigamente, as pessoas vacinadas contra á covid não vão morrer de covid? portanto o melhor e vacinar todo mundo e andar de mascara e acabamos com o covid e com a gripe.

Se houver uma vaga no próximo inverno de certeza que será uma variante qualquer de covid, de gripe não pode ser pois segundo parece deve ter acabado, portanto parem de dar a entender que o covid é parecido com a gripe e se comporta como tal.
  8.  # 9

Colocado por: rsvaluminioMuitos olham para França e esquecendo o caos que tivemos nós á uns tempos e pensam que eles devem estar a fazer alguma coisa mal? A única coisa mal que fizeram foi não ter pedido ao s. Pedro que não mandasse uma vaga de frio fora do tempo.

A propagação do vírus pode estar ligada às condições climáticas o inst. Ricardo Jorge tem monitorizado a propagação do vírus e a sua mortalidade com as condições climáticas provavelmente para criar um modelo que nos possa ajudar em decisões a tomar no futuro próximo.

Sim, os Franceses fizeram um estudo que referia que as condições óptimas para a propagação do vírus seriam temperaturas entre 5ºC e 15ºC (se bem me lembro) e os valores de humidade também são importantes (não me lembro dos valores) tal como já referiram os Japoneses.
  9.  # 10

Colocado por: rsvaluminiose bem que já nem sei o que é gripe visto que este ano não houve gripe,

Não houve gripe, não houve cancros, não houve AVC, não houve problemas cardiacos...
    Mas "estranhamente" tivemos dezenas de milhares de mortos que não morreram de covid19...
    Crimes contra a Humanidade...

Só 41,8% das mortes em excesso em Portugal estão ligadas à covid-19. "Falta uma análise urgente"
    11 Dezembro 2020
    https://www.dn.pt/dinheiro/so-418-das-mortes-em-excesso-em-portugal-estao-ligadas-a-covid-19-falta-uma-analise-urgente-13129230.html
    • RCF
    • 28 abril 2021

# 11

Colocado por: rsvaluminioa vacina vai começar a fazer efeito na redução da mortalidade

Não vai começar... já começou
    Concordam com este comentário: eu, desofiapedro
  10.  # 12

Colocado por: J.Fernandes
    E em Julho e Agosto de 2020, quantas dezenas morriam? E havia vacinas?

Eu não disse em lado nenhum que as vacinas não atuam e não salvam vidas. Disse uma coisa muito diferente: numa altura em que as temperaturas são primaveris e mesmos em alguns dias de fins de Março e princípios de Abril, quase veranis, não é melhor altura para fazer afirmações categóricas sobre a eficácia das vacinas. Com ou sem vacina os óbitos teriam descido muito nos últimos meses. Nesta altura acho que já todos podemos chegar à conclusão que os picos de infeção coincidem com o tempo mais frio e húmido, independentemente de confinamentos mais ou menos tontos.

É esperar mais uns meses para termos certezas daquilo que eu também acredito ser verdade, que as vacinas protegem, realmente, as pessoas desta doença.

A 16 de março do ano passado foi quando houve a primeira morte devido à covid-19 em Portugal e tínhamos 331 infectados diagnosticados. Passado pouco tempo entramos em confinamento e como tal não podemos comparar com este ano em que foi o oposto (começamos a desconfinar).
  11.  # 13

Colocado por: RCF
    Não vai começar... já começou
    Concordam com este comentário:eu

sem querer parecer negacionista, porque é que em França a vacina não está a fazer efeito da mesma maneira que em Portugal?

Pois ainda á uma semana tinham temperaturas negativas e vacina com frio faz menos efeito.

A vacina vai fazer efeito mas não será o fim do covid, a vacina vai salvar muita gente isso é certo, se vai acabar com o covid tenho as minhas duvidas pois seria estranho uma vacina feita á pressa ter mais sucesso que a vacina da gripe que anda á décadas a ser melhorada.

O problema é partimos do principio que para o ano se a vacina não for tão eficaz como a maior parte tem espectativa e tivermos dias em que morrem 300 pessoas vamos voltar a querer confinar, o problema está no precedente, houve surtos de gripe em alguns anos que também tiveram muitos mortos e não se confinou, agora no futuro não sei como vamos proceder.
    Concordam com este comentário: pedrocipri
  12.  # 14

Colocado por: rsvaluminioO problema é partimos do principio que para o ano se a vacina não for tão eficaz como a maior parte tem espectativa e tivermos dias em que morrem 300 pessoas vamos voltar a querer confinar, o problema está no precedente, houve surtos de gripe em alguns anos que também tiveram muitos mortos e não se confinou, agora no futuro não sei como vamos proceder.

Mais do que o nº de mortos, no passado, o drama dos hospitais com ambulâncias em fila e urgências em ruptura, foi quase situação anual.

Eu continuo a defender que uma das medidas a tomar passava por um serviço de urgência que aguentasse melhor os picos passados (já não falo dos que tivemos recentemente para não ir a extremos).

Hoje saiu outra notícia que já fala em 3º dose da vacina e em vacinação anual.

Não esquecer que os lares deixaram de ter outra coisa - gente infetada (que já o esteve e imunizou) e visitas...

Onde me encontro atualmente estou em espaços que é impossível fugir a um contágio, já tivemos surtos e isolou-se quem tinha que ser isolado. Voltámos a estar todos juntos e testados...ainda não houve casos. Mas a vida que era levada, é a mesma de antes. Como se propagava o virus, afinal? Onde anda ele? Só nos lares? Era dos lares que vinham para a população geral?

São questões muito curiosas que gosto de ver a discussão que geram, porque no fundo, mais cépticos ou mais cientistas, todos andam um pouco às apalpadelas...enquanto isso, os negócios que outrora sustentavam famílias, fecharam, os cancros continuam a ser diagnosticados tardiamente, um tipo com uma simples constipação já se sente um leproso...
    Concordam com este comentário: pedrocipri
    • RCF
    • 29 abril 2021

# 15

Colocado por: JotaPEu continuo a defender que uma das medidas a tomar passava por um serviço de urgência que aguentasse melhor os picos passados

Essa é uma medida reativa. Temos de investir mais na prevenção.
    Temos de evitar que as pessoas cheguem aos hospitais. O SNS, apesar das dificuldades, nunca deixou de dar resposta. E hoje, mesmos sendo poucos os casos, mesmo não havendo dificuldades na resposta por parte do SNS, continuamos a ter doentes com graves sequelas, para além dos que ainda morrem.

Colocado por: JotaPHoje saiu outra notícia que já fala em 3º dose da vacina e em vacinação anual.

Já não é de hoje. O próprio CEO da Pfizer já o referiu há algum tempo. E quanto a isso nada de estranho...

Colocado por: JotaPNão esquecer que os lares deixaram de ter outra coisa - gente infetada (que já o esteve e imunizou) e visitas...

Pelo contrário. Os lares já voltaram a ter visitas.
  13.  # 16

Colocado por: rsvaluminio

sem querer parecer negacionista, porque é que em França a vacina não está a fazer efeito da mesma maneira que em Portugal?

Pois ainda á uma semana tinham temperaturas negativas e vacina com frio faz menos efeito.

A vacina vai fazer efeito mas não será o fim do covid, a vacina vai salvar muita gente isso é certo, se vai acabar com o covid tenho as minhas duvidas pois seria estranho uma vacina feita á pressa ter mais sucesso que a vacina da gripe que anda á décadas a ser melhorada.

O problema é partimos do principio que para o ano se a vacina não for tão eficaz como a maior parte tem espectativa e tivermos dias em que morrem 300 pessoas vamos voltar a querer confinar, o problema está no precedente, houve surtos de gripe em alguns anos que também tiveram muitos mortos e não se confinou, agora no futuro não sei como vamos proceder.
    Concordam com este comentário:pedrocipri

Então porque é que a Suécia teve muito mais infecções e mortes que os seus países vizinhos (Noruega e Finlândia)?

Então porque é que temos os maiores surtos na Europa países tão dispares como Andorra, Irlanda, Espanha, Portugal, Bélgica, República Checa, etc.

Porque é que esse país tropical chamado Alemanha teve tão poucos casos comparando com os países anteriormente mencionados?
    • RCF
    • 29 abril 2021

# 17

O frio parece demonstrar ser mais uma variável na equação. Mas, o calor não é uma vacina...
  14.  # 18

Agora números reais e não artigos de opinião. Quem quiser tire as suas ilações.
      coronavirus-data-explorer (5)2.png
      coronavirus-data-explorer (4)3.png
      coronavirus-data-explorer (3)3.png
  15.  # 19

Atenção que vou falar sem consultar nada, mas tenho ideia de ter lido há tempos sobre a Suécia e apesar de não ser um exemplo, o nº de mortes estava num rácio não muito longe daquele apresentado por países com a economia desgraçada. A Suécia ao que parece, terá tentado equilibrar a questão económica e sem a beliscar, não teve nenhum genocídio...

Sobre os lares, eu deveria ter sido informado da existência de visitas e não sei de nada...mas assim sendo, excelente notícia, então.
  16.  # 20

As tabelas acabaram por cortar muita informação, vou colocar de outra forma:

Suécia foi o quarto país com mais casos confirmados.

Já nas mortes, como se vê ficou numa posição muito mais confortável. Será devido ao seu serviço de Saúde?

Nas vacinações está a meio da tabela.

Se comparar-mos com por exemplo a Finlândia (seu vizinho), a Suécia fica muito mal neste retrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu

0.7981 seg. NEW