Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 2 dezembro 2009

# 21

Colocado por: moraisddSem ser perito no tema, sei que já foi possivel deduzir no ano da construção, os montantes dispendidos com a construção... julgo é que agora isso já não é possível.

Se é o que estou a pensar, podia deduzir 50€ em serviços prestados por profissionais sem contabilidade organizada (regime simplificado). Queriam evitar a fuga dos pequenos prestadores, canalizadores, electricistas, etc...

Neste momento, que eu conheça, não existem quaisquer benefícios fiscais para quem constrói, no sentido que a(?) lusitana deu à sua mensagem.
  1.  # 22

Exactamente morais era essa a minha duvida, porque o arquitecto que me fez o projecto disse-me que iria precisar das despesas com a construção inclusivé do montante pago a ele, não disse para que finalidade.
  2.  # 23

Colocado por: FDSe é o que estou a pensar, podia deduzir 50€ em serviços prestados por profissionais sem contabilidade organizada (regime simplificado).Queriamevitar a fuga dos pequenos prestadores, canalizadores, electricistas, etc...

não,
    eu referia-me a um regime que, salvo erro, terminou em 2001 em que se podia deduzir à matéria colectável os montantes dispendidos com a "aquisição/cosntrução" com meios financeiros próprios (sem recurso ao crédito).

como vê lusitana, vale a pena pagar a crédito...
  3.  # 24

Colocado por: JonhO que?? Sabe qual é o ordenado médio dos Portugueses?
    Na maioria das familias, os rendimentos que auferem nem atingem para ter um desconto mensal para IRS, por isso tá a ver o retorno que se tem dos juros, nao é?

O ordenado médio ronda os 860 euros. Não é verdade que a maioria não atinja o valor da retenção mensal - é verdade que a maioria não paga IRS, mas isso é também porque grande parte das famílias deduz despesas de saúde, educação e juros.

Dito isto, a história do "Se todos pagarem, todos pagam menos" é redondamente falsa. Nos últimos, vá, 6 ou 7 anos ouvimos (e sentimos..) falar da melhoria da eficiência da máquina fiscal, e nenhum imposto desceu, pelo contrário - o IVA passou de 17 para 21%, todos os impostos "avulsos" (sobre combustíveis, tabaco, etc.) aumentaram brutalmente, idem para os impostos sobre o património...
    A história (e não só no nosso país) demonstra que mais dinheiro recebido equivale a mais despesa e nunca a qualquer redução da carga fiscal.
    •  
      FD
    • 2 dezembro 2009

# 25

Colocado por: moraisddcomo vê lusitana, vale a pena pagar a crédito...

São só 586€ que pode deduzir todos os anos.
  4.  # 26

Colocado por: FDSão só 586€ que pode deduzir todos os anos.

Exacto
    são 586 € sobre os quais deixa de pagar IRS a uma taxa média de 11% o que dá uma poupança de imposto de 64€ ano durante 30 anos...
  5.  # 27

Colocado por: GonçaloEntão e havendo facturas com o valor inferior ao total? Imaginemos que o valor é 100 + IVA. Eu pago 100, mas o empreiteiro faz-me uma factura de 25 + Iva (30)? Qual é o resultado disso?
    Atenção que eu não percebo patavina disto, mas já me falaram em tempos numa hipótese como essa e, além da questão de não se pagar o iva, fiquei sem compreender quais as implicações dessa situação.

E porque ninguém respondeu à minha questão...?
  6.  # 28

Colocado por: Gonçalo.E porque ninguém respondeu à minha questão...?

Porque a sua questão não tem resposta. Que tal ir a uma repartição de finanças perguntar?
  7.  # 29

Colocado por: GonçaloE porque ninguém respondeu à minha questão...?

A questão é que é ilegal e que tanto voçê como o empreiteiro podem ser chamados a pagar os impostos devidos (voçê o IVA + juros de mora + juros sompensatórios+multas e ele o IRC sobre os lucros não declarados);

Além disso a(s) factura(s) deverão conter um descritivo dos trabalhos realizados. Em caso de garantias e recurso a tribunais voçê estaria com um espaço de manobra reduzido.
    •  
      FD
    • 3 dezembro 2009

# 30

Colocado por: Gonçalo
    Colocado por: GonçaloEntão e havendo facturas com o valor inferior ao total? Imaginemos que o valor é 100 + IVA. Eu pago 100, mas o empreiteiro faz-me uma factura de 25 + Iva (30)? Qual é o resultado disso?
    Atenção que eu não percebo patavina disto, mas já me falaram em tempos numa hipótese como essa e, além da questão de não se pagar o iva, fiquei sem compreender quais as implicações dessa situação.

E porque ninguém respondeu à minha questão...?

Não percebi muito bem.

Está a dizer que paga 100 por uma obra e o empreiteiro apenas lhe passa uma factura no valor de 30?

Se for isso, estas discussões ajudam:

https://forumdacasa.com/discussion/4033/o-iva-e-a-construcao/
    https://forumdacasa.com/discussion/3046/facturas-construtor-vs-avaliacao-financas-vs-emprestimo/
    https://forumdacasa.com/discussion/1956/iva-valor-parcial-na-construcao/
  8.  # 31

Colocado por: Jonh
    Colocado por: rjmsilvaTem o retorno quando entra com os juros pagos ao banco no IRS.

O que?? Sabe qual é o ordenado médio dos Portugueses?
    Na maioria das familias, os rendimentos que auferem nem atingem para ter um desconto mensal para IRS, por isso tá a ver o retorno que se tem dos juros, nao é?

A "maioria" das familias tem boas casas e anda em bons carros, tem dinheiro para passar férias fora, comprar o maior plasma da vizinhança e andar sempre agarrado ao telelé XPTO de ultima geração, fora os pequenos-almoços diários na pastelaria, etc, etc,
    •  
      FD
    • 3 dezembro 2009

# 32

Colocado por: rjmsilva
    A "maioria" das familias tem boas casas e anda em bons carros, tem dinheiro para passar férias fora, comprar o maior plasma da vizinhança e andar sempre agarrado ao telelé XPTO de ultima geração, fora os pequenos-almoços diários na pastelaria, etc, etc,

Estou fora da maioria... :)
  9.  # 33

LOL, estamos todos... mas é a percepção com que fico ao andar na rua...
    • naar
    • 3 dezembro 2009

# 34

Colocado por: rjmsilvaLOL, estamos todos... mas é a percepção com que fico ao andar na rua...

Nunca anda nas ruas do Bairro Alto, pelos vistos! :)
  10.  # 35

Felizmente para mim, não preciso de me deslocar a essas latitudes muitas vezes.
  11.  # 36

Boa tarde!

Gostaria que dessem a opinião acerca do que vou expor:

O individuo a quem vou entregar a minha obra de 255mt2, ira fazer-me a obra por 125.000,00€ ja com iva incluido a taxa legal de 20%, não tem alvará para suportar uma obra desta envergadura, para tal o arquitecto que me fez o projecto vai contratar uma pessoa que nos ira"emprestar" o seu alvara. Ao fazer esta cedência de alvará ira cobrar ainda 500.00€ por isso.
    POderei ter algum problema com isto? Sera legal? Acham que devo fazer algum acordo com o subempreiteiro para se eventualmente existir algum problema ele assumir as responsabilidades?

Gostaria que me esclarecessem. Obrigado.
    • Jonh
    • 8 dezembro 2009

# 37

Colocado por: rjmsilva
    Colocado por: Jonh
    Colocado por: rjmsilvaTem o retorno quando entra com os juros pagos ao banco no IRS.

O que?? Sabe qual é o ordenado médio dos Portugueses?

Fala por si nao??
  12.  # 38

POrtanto estou a crer fazer as coisas direitinhas para nao ter qualquer problema e no entanto este podera ser tambem uma dor de cabeça correcto?
    POrque no final da obra quem me passara a factura e o subempreiteiro e nao o dono do alvara que apenas da o nome e alvara. Entao para efeitos de irs quem é que declara, o empreiteiro ou o dono do alvara? Desta forma poderei ter as finanças em cima certo?

Pelo menos esse empreiteiro diz que tem tudo em ordem, assim como esta disposto a assinr um acordo de compromisso, mas nao sei nao....

Sim a fiscalização vai ser feita pelo tal arquitecto, mas porque pergunta?
  13.  # 39

Você, como "dono-de-obra" também tem RESPONSABILIDADES.
    Tem de se certificar que contratou uma empresa com habilitações para executar a obra (alvará), que tem os seguros em dia, etc.

As Finanças irão ser informadas pela Câmara que o empreiteiro titular do alvará vai fazer/fez a sua obra.
    Se ele não emitir as respectivas facturas...

Se bem entendi, a "fiscalização" irá ser feita pelo mesmo Arquitecto que fez o projecto, que lhe sugeriu o empreiteiro que não tem alvará, e que lhe propôs a ilegalidade de se "pedir emprestado" o alvará a outra empresa!?
    É isso?

Se é, isso começa bem...!
  14.  # 40

Peça ao seu arquitecto que lhe ateste por escrito que se responsabilizará pela ilegalidade que lhe está a propor...
    Isto há com cada arquitecto!

: ))))

0.0237 seg. NEW