Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jockeyBoa tarde,

recebi esta proposta e gostava de saber a vossa opinião, muito obrigado.
      Sem Título.jpg

acho que as empresas podem deixar de escrever os custos. Enviem mesmo só o total para o cliente e pronto. (ironia)
    para contexto, não compreendo estes orçamentos sem custos unitários
  2.  # 22

Para as volta que dá não me choca.

Olhe para o orçamento global e peça propostas.
    O que interessa é que paga no final.

Já parece o outro , xicha tenho um orçamento para o wc de 500 euros em loucas mais 500 de mão de obra . Ganha bem o picheleiro.

O Manel da esquina só me leva 200 euros de mão de obra, as loucas custam 1000 euros.
  3.  # 23

Já tem ligação à EDP? Meta o seu dinheiro a render em fundos estrangeiros e encontre outra coisa com que se divertir. Nunca vai ver um retorno razoável dessa instalação. Como disse outro utilizador, tem sorte se recuperar os seus custos nos próximos 10 anos. E depois é que começa a poupar dinheiro - se nenhuma peça cara avariar entretanto.

Tenho uma casa off-grid em Coruche já há 15 anos. Cheia de painéis solares, geradores, inversores, mppts, baterias de lítio e deep-cycle, etc etc etc. Trocava tudo por uma bela ligação à EDP num piscar de olhos. Infelizmente fica-me a uns 100K puxar o cabo até à casa.

Estas coisas estão na moda mas raramente fazem sentido financeiro.
  4.  # 24

Colocado por: jockeyTenho outra proposta que me aconselharam, KIT HML002 por 6535,5€ + 500€ instalação, preços com IVA incluído.
    Com uma triple power de 5,8Kwh.
    O que acham?
      Sem Título3.png

Eu tenho 7,2kwh em bateria. Descontando a energia realmente utilizável, dá cerca de 6kwh. Para mim, essa energia é o suficiente para aguentar até às 00h00 sem consumir da rede. A partir daí entra o bi-horario. Ainda pensei colocar mais uma bateria, mas cheguei à conclusão que não era rentável, uma vez que iria pagar uma bateria extra para consumir em bi-horario, o que demoraria muito para pagar.

Dito isto, cada um tem um perfil específico, pelo que antes de adquirir o sistema convém perceber o seu.
  5.  # 25

Colocado por: rjmsilvaAumentar os consumos de casa para martelar as contas e dizer que se paga um investimento mais rapidamente é um paradoxo que ilustra bem os tempos que vivemos.

É normal tentar aproveitar ao máximo a energia disponível.
    O sistema que tenho, às 12h as baterias já estão carregadas. O ligar dispositivos para aproveitar esse excesso, não é com o objetivo de reduzir os anos de retorno, mas objetivamente vai "enganar" essas contas.

Por exemplo agora por ter tanto excesso, já vou gastar mais uns € para colocar uns AC de forma a rentabilizar essa energia.

Se me perguntar, se tinha a intenção de instalar o AC se não tivesse painéis, a resposta é não. Mas aproveito esse excesso, para ter mais conforto em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  6.  # 26

Hoje foi um dia em que " perdi" cerca de 8kwh de produção, porque não esteve ninguém em casa à tarde.
      Screenshot_20210407-211658.png
  7.  # 27

Outro layout
      Screenshot_20210407-211724.png
      Screenshot_20210407-211715.png
  8.  # 28

Colocado por: nandogonca

É normal tentar aproveitar ao máximo a energia disponível.
    O sistema que tenho, às 12h as baterias já estão carregadas. O ligar dispositivos para aproveitar esse excesso, não é com o objetivo de reduzir os anos de retorno, mas objetivamente vai "enganar" essas contas.

Por exemplo agora por ter tanto excesso, já vou gastar mais uns € para colocar uns AC de forma a rentabilizar essa energia.

Se me perguntar, se tinha a intenção de instalar o AC se não tivesse painéis, a resposta é não. Mas aproveito esse excesso, para ter mais conforto em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva

Mas o objectivo é poupar ou gastar? Produz tanta energia gratuita que agora investe em ACs para gastar o excedente que nao consegue utilizar.
    Eu faço o contrario. Tento evitar ter coisas electricas para baixar ao minimo o consumo de energia.
    Acho engraçado gastarem milhares de euros em paineis FT e solares, e depois andam a brincar ao jogo do que produziram e gastaram.
    No sec. XX quando tinhamos arvores de fruto ofereciamos aos vizinhos para nao se estragar. Agora no sec XXI podemos oferecer a energia que nao gastamos aos vizinhos.
    Abram os olhos.
    Concordam com este comentário: hangas, rjmsilva
  9.  # 29

O problema é que não podemos oferecer que é concorrência, só podemos injetar de borla ou praticamente de borla e comprar depois 10 vezes mais caro
  10.  # 30

Colocado por: RicardoPortoO problema é que não podemos oferecer que é concorrência, só podemos injetar de borla ou praticamente de borla e comprar depois 10 vezes mais caro

Também acho que deveria haver um equilíbrio melhor entre a injeção e o consumo.

E é aqui que a analogia do Sirruper não encaixa a 100%, mas a premissa continua valida.
    No caso da fruta, da-se porque se não se consumir estraga-se, logo mais vale dar ao vizinho e ganham todos.

No caso da eletricidade, a que não se gastar também se "estraga" imediatamente.
    E embora só seja possível oferecer-la ao "merceeiro" que a depois a vai vender ao preço normal, continua a ter um beneficio para todos.

- O "produtor" não precisa dela, logo dar ou não dar é igual
    - O vizinho coletivo (todo o pais) agradece não ter que a comprar lá fora, principalmente se for de fontes não renováveis.

Logo entre gastar por gastar só porque fui eu que produzi é e minha, e oferecer o que não vou gastar e evitar mais algum CO2 globalmente, prefiro a segunda.

Mas acho que faz sentido, dentro do um perfil normal de consumo independentemente da fonte, fazer o que for possível para reter o máximo possível de energia produzida.

Isso pode ser feito com recurso a baterias, ou derivar excessos para por exemplo um backup elétrico de um termo-acumulador.
  11.  # 31

Aí está o problema do país, mil vezes comprar lá fora e de combustíveis fósseis, que produzir de renováveis e pagar MW ao preço do ouro por causa das famosas rendas

O setor energético em Portugal está completamente minado, sendo tão obscuro como o negócio da droga
  12.  # 32

Colocado por: Sirruper
    Mas o objectivo é poupar ou gastar? Produz tanta energia gratuita que agora investe em ACs para gastar o excedente que nao consegue utilizar.
    Eu faço o contrario. Tento evitar ter coisas electricas para baixar ao minimo o consumo de energia.
    Acho engraçado gastarem milhares de euros em paineis FT e solares, e depois andam a brincar ao jogo do que produziram e gastaram.
    No sec. XX quando tinhamos arvores de fruto ofereciamos aos vizinhos para nao se estragar. Agora no sec XXI podemos oferecer a energia que nao gastamos aos vizinhos.
    Abram os olhos.
    Concordam com este comentário:hangas

São opções de cada um.
    Eu sempre tive a intenção de ter painéis solares.
    E posso dizer que nestes 3 meses desde a instalação dá para ver que reduzirei a minha conta de eletricidade, que andava nos cento e poucos euros de média, para metade...
    Se poderia ter gasto menos, reduzindo em painéis e bateria? Podia, mas iria ficar com o bichinho a remoer-me e quase de certeza que mais tarde iria aumentar o sistema. Por isso esperei e só este ano avancei, com um sistema, que acredito que no verão, consiga reduzir em 70% a 80% a fatura. E só não reduz a 100% porque como tenho carro elétrico, gasto cerca de 30€ por mês em energia para o bicho (cerca de 300kwh/mês).
  13.  # 33

Colocado por: nandogoncaSão opções de cada um.
    Eu sempre tive a intenção de ter painéis solares.

Partilho consigo a opção de ter painéis solares e acumulação por baterias.
    Já "investir" em ACs extra para lhe comer o excedente, não posso dizer o mesmo.

Colocado por: nandogoncasó não reduz a 100% porque como tenho carro elétrico,

Não seria mais eficaz arranjar maneira de esse excedente ir parar ao carro?
  14.  # 34

Colocado por: hangas

Partilho consigo a opção de ter painéis solares e acumulação por baterias.
    Já "investir" em ACs extra para lhe comer o excedente, não posso dizer o mesmo.

Não seria mais eficaz arranjar maneira de esse excedente ir parar ao carro?

Sempre que estou por casa durante o dia é claro que o carro é carregado. Mas nunca é a prioridade. Uma vez que o objetivo é zerar o consumo de energia durante o dia, a prioridade é ter a bateria de 7,2kwh carregada para aguentar até às 00h. Claro que estando em casa e seja um dia de sol, o carro fica a carregar, uma vez que a produzir mais que o que vai para o carro, sempre vai carregando a bateria de 7,2ksh. É uma gestão que vou fazendo.
    Agora quando não estou em casa, não há volta a dar. O AC, será uma forma de utilizar esse excesso para aumentar o conforto da casa. No inverno tive dias que a produção excedia o consumo, pelo que o AC ligado em certas ocasiões, evitava ter que utilizar a outra fonte para aquecer a casa.
    No verão, a casa como está bem isolada, sofro com o calor, que após entrar o calor ou por utilização do forno na cozinha, tem dias que aquela divisão passa os 30°. A instalação do AC, aumentará o conforto utilizando energia disponível.
  15.  # 35

Colocado por: nandogoncaAgora quando não estou em casa, não há volta a dar. O AC, será uma forma de utilizar esse excesso para aumentar o conforto da casa.

Se não está em casa o AC é inútil, visto que o seu efeito perde-se quase imediatamente depois de desligado. Se fosse um piso radiante que tem bastante inercia mas mesmo depois de desligado o seu efeito perdura durante horas, isso sim.
  16.  # 36

Colocado por: hangas

Se não está em casa o AC é inútil, visto que o seu efeito perde-se quase imediatamente depois de desligado. Se fosse um piso radiante que tem bastante inercia mas mesmo depois de desligado o seu efeito perdura durante horas, isso sim.

Perde de imediato se a casa não tiver bom isolamento e não tiver inércia térmica.
  17.  # 37

Colocado por: Sirruper
    Abram os olhos.
    Concordam com este comentário:hangas,rjmsilva

Acho que se torna inútil
    A malta não quer dar a energia extra... instala-se mais um AC ou uma resistencia, enfim.
    Desiste de tentar abrir os olhos.
    É como aqueles que avisamos aqui para nao meterem paineis solares através da EDP e mesmo assim, metem.
    O ser humano só batendo de fuça é que entende
    • zed
    • 8 abril 2021

# 38

Colocado por: nandogoncaEu sempre tive a intenção de ter painéis solares.
    E posso dizer que nestes 3 meses desde a instalação dá para ver que reduzirei a minha conta de eletricidade, que andava nos cento e poucos euros de média, para metade...

Tem algum tópico sobre o seu sistema? Quais os equipamentos, custos, etc.
  18.  # 39

Colocado por: zed
    Tem algum tópico sobre o seu sistema? Quais os equipamentos, custos, etc.

Não tenho tópico.
    O sistema é constituído por 9 paineis Astronergy 410W (3690W)
    Inversor Goodwe GW3648D-ES
    3 baterias Pylontech US2000B Plus (2,4KWh), totalizando 7,2KWh
    E restantes acessórios.
    O sistema ficou por cerca de 7400€, mas atenção que o maior trabalho fui eu que o tive a fazer, ou seja instalação dos paineis e passagem de cabos ao local onde iria ser instalado o sistema.
    Eles apenas foram lá colocar as baterias, o inversor, ligar e verificar se tudo estava em condições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  19.  # 40

Colocado por: jockeyTenho outra proposta que me aconselharam, KIT HML002 por 6535,5€ + 500€ instalação, preços com IVA incluído.
    Com uma triple power de 5,8Kwh.
    O que acham?
      Sem Título3.png

Eu montei um kit semelhante mas com 10 painéis 400.

Se ajudar na escolha o pessoal na Solarimpact é 10 estrelas... Também pesa na decisão, pesou na minha e deverá certamente pesar na sua.

Olhe o meu a trabalhar ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jockey
      Screenshot_20210408-235942_Shelly.jpg

0.0203 seg. NEW