Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: DR1982Até as piscinas são cada vez mais complicadas :)


    Possa...
    •  
      GMCQ
    • 1 setembro 2021

     # 122

    Colocado por: callinas
    Bocas de impulsão junto superfície e bocas de aspiração junto fundo, para além do ralo de fundo.
    Não é exatamente a mesma coisa. No skimmer podemos lá reter muita coisa, folhas, pelos, eventual lixo q vá parar á piscina, etc... E não passam sequer pelo pré filtro da bomba ou filtro de areia, ficam logo retidos no skimmer. Já de outra forma não parece que isso vá acontecer.
    Concordam com este comentário: zoff
  2.  # 123

    Não estou a dizer que é melhor ou pior.
    É tentar perceber como as coisas funcionam, e quando somos Eng e Arq. Às vezes inventamos, em função das nossas necessidades.
    É como dizer que a casa das máquinas tem de estar abaixo do nível da água.
    São coisas que se resolvem com bombas auto ferrantes e prefiltros.
    Ou nível de enchimento automático, coisa que se resolve com manqueira de jardim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GMCQ
    • 1 setembro 2021

     # 124

    Colocado por: callinasNão estou a dizer que é melhor ou pior.
    É tentar perceber como as coisas funcionam, e quando somos Eng e Arq. Às vezes inventamos, em função das nossas necessidades.
    É como dizer que a casa das máquinas tem de estar abaixo do nível da água.
    São coisas que se resolvem com bombas auto ferrantes e prefiltros.
    Ou nível de enchimento automático, coisa que se resolve com manqueira de jardim.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Mantenho a mesma opinião... Se tivesse que fazer uma nova piscina, teria outros apetrechos e configuração sim sra, mas nunca iria prescindir do skimmer.

    A tua piscina não tem skimmer?
  3.  # 125

    Colocado por: GMCQnão quer pôr o skimmer por algum motivo em especial?

    Não é bem não querer, é mais tentar perceber todas as possibilidades e funcionamento do sistema hidráulico numa piscina. O skimmer é importante, claro, mas se não for auxiliado pela acção do vento é ineficiente e estar lá ou não vai dar ao mesmo. O que é o que poderá acontecer no meu caso porque o jardim é demasiado protegido pelos muros e sebes com pouca entrada de vento, daí considerar a possibilidade de não colocação. As questões que fiz anteriormente foram no sentido de saber alternativas ao mesmo no que respeita ao controlo do nível de água da piscina sem ir para soluções mais dispendiosas como foi falado atrás de piscinas de transbordo com tanques de compensação e mais não sei o quê....por isso é que apresentei aquela solução do tubo ladrão que para mim me pareceu ser uma alternativa boa, simples e sem qualquer acréscimo de custo na sua execução.
    Concordam com este comentário: Palmix
    •  
      GMCQ
    • 2 setembro 2021 editado

     # 126

    Colocado por: agosto07
    Não é bem não querer, é mais tentar perceber todas as possibilidades e funcionamento do sistema hidráulico numa piscina. O skimmer é importante, claro, mas se não for auxiliado pela acção do vento é ineficiente e estar lá ou não vai dar ao mesmo. O que é o que poderá acontecer no meu caso porque o jardim é demasiado protegido pelos muros e sebes com pouca entrada de vento, daí considerar a possibilidade de não colocação. As questões que fiz anteriormente foram no sentido de saber alternativas ao mesmo no que respeita ao controlo do nível de água da piscina sem ir para soluções mais dispendiosas como foi falado atrás de piscinas de transbordo com tanques de compensação e mais não sei o quê....por isso é que apresentei aquela solução do tubo ladrão que para mim me pareceu ser uma alternativa boa, simples e sem qualquer acréscimo de custo na sua execução.


    Skimmer e o vento? Essa não percebi... Normalmente é a força da bomba, do sistema hidráulico, que faz com que a água passe pelo Skimmer, pelas tubagens, bomba, filtro e retorno... A minha piscina tem prai um muro de uns 2 metros e tal numa das laterais, árvores à volta (já tive mais mas fazia muito lixo), e há dias que corre mais vento e outros não mas nunca vi isso influenciar o bom funcionamento do skimmer.

    Um componente que ajuda a levar a água até ao skimmer, de uma ponta em direção á outra até são os jatos de retorno/impulsão.

    Porque não faz uma piscina convencional? Não precisa inventar muito. Felizmente a informação circula com mais facilidade do que à vinte anos atrás. :)
  4.  # 127

    Tem razão GMCQ, estava a fazer confusão
  5.  # 128

    Colocado por: TroinoEstou a copiar esta a pensar em meter as máquinas na zona do espelho de água.
      Piscina.jpg


    A título de curiosidade, qual o tipo de revestimento utilizado nestas piscinas? Liner? Ou é apenas pintado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Piscina.jpg
    • zoff
    • 9 janeiro 2022

     # 129

    O que me deixa mais reticente à opção sal são os últimos 3 pontos....maior custo de funcionamento, maior investimento inicial e maior custo nas reparações. Alguém que tenha experiência com estas 2 soluções que possa dar feedback e me ajudar a perceber qual a melhor solução?


    So concorde com "maior investimento inicial" o resto não.
  6.  # 130

    Colocado por: GMCQMantenho a mesma opinião... Se tivesse que fazer uma nova piscina, teria outros apetrechos e configuração sim sra, mas nunca iria prescindir do skimmer.

    A tua piscina não tem skimmer?

    Não tem. Tem 4 bocas de insuflação 4 de extração.
    • coca
    • 17 janeiro 2022

     # 131

    Como este parece ser um tópico geral de piscinas, e para não abrir outro, aqui vai...

    Estou a estudar a construção de moradia num lote situado numa urbanização. Isto é, que foi sujeita a licenciamento, e que segundo o arquitecto, não previu inicialmente a construção de piscinas. Falamos de moradias independentes, e espaço razoável.

    Segundo ele, a licença de loteamento (da urbanização) teria de ser voltada a colocar à Câmara, pedindo essa alteração. Em suma, deu-me uma ideia complicada do processo.

    Mas pelo que li, o licenciamento nem sequer é obrigatório, mas sim uma mera comunicação prévia. E assim fiquei baralhado, por um lado recebo info que preciso de tratar de licença, sem garantia de aprovação, e por outro leio que a licença já não será precisa (mas presumo que a câmara possa vetar na mesma a construção).

    Opiniões sobre o assunto? Seria possível construir com mera comunicação prévia? EM que situações a câmara poderia vetar?

    Ou esquecer tudo isso e depois da moradia construída meter uma de superfície e pronto?
  7.  # 132

    Boa tarde,

    Uma moradia nova e vai por uma piscina de superficie!? Eu tentava contactar a câmara e perceber a situação e o que se pode fazer.
    Se ainda não consturiu, o projeto já foi colocado e aprovado na camara?
    Em caso negativo, porque nao coloca logo a piscina no projeto?
  8.  # 133

    Isto é aquela questão em que a Lei diz uma coisa, mas algumas Câmaras escudam-se atrás de regulamentos e mais não sei o quê, para não nos deixarem construir a piscina...

    Estou numa situação semelhante.
    Mas, no meu caso, nunca me deixaram colocar a piscina para o licenciamento da obra. Diziam que os índices de área coberta já tinham sido atingidos, e que o único sitio possível para a localização da piscina não cumpria com o afastamento de 3m à partilha.

    Ora bem, a partilha resolve-se. É possível, se os vizinhos confinantes aceitarem, fazer a piscina a 1,5m da partilha. O problema é que uma das partilhas é com a via pública, que me obrigou a ceder uma fatia de terreno, para alargar a via. Desta feita, lá se foram os 3m de afastamento...

    Estamos inquinados com o índice de área coberta...

    O empreiteiro diz-me para eu fazer o tanque da piscina e tapar. Se aparecer uma fiscalização, diz-se que são tanques para aproveitamento de águas pluviais, enterrados no solo. E, após a licença de utilização passada, logo se acaba aquilo.
    • coca
    • 17 janeiro 2022

     # 134

    Colocado por: GomesFamilyBoa tarde,

    Uma moradia nova e vai por uma piscina de superficie!? Eu tentava contactar a câmara e perceber a situação e o que se pode fazer.
    Se ainda não consturiu, o projeto já foi colocado e aprovado na camara?
    Em caso negativo, porque nao coloca logo a piscina no projeto?


    Porque existe projecto da urbanização, e segundo o arquitecto, não poderei colocar junto com projecto da moradia, sem antes submeter alteração do projecto de loteamento. Que presumo seja tipo condomínio, isto é, talvez implique aceitação dos vizinhos na alteração.
    • coca
    • 17 janeiro 2022

     # 135

    Colocado por: PalmixIsto é aquela questão em que a Lei diz uma coisa, mas algumas Câmaras escudam-se atrás de regulamentos e mais não sei o quê, para não nos deixarem construir a piscina...

    Estou numa situação semelhante.
    Mas, no meu caso, nunca me deixaram colocar a piscina para o licenciamento da obra. Diziam que os índices de área coberta já tinham sido atingidos, e que o único sitio possível para a localização da piscina não cumpria com o afastamento de 3m à partilha.

    Ora bem, a partilha resolve-se. É possível, se os vizinhos confinantes aceitarem, fazer a piscina a 1,5m da partilha. O problema é que uma das partilhas é com a via pública, que me obrigou a ceder uma fatia de terreno, para alargar a via. Desta feita, lá se foram os 3m de afastamento...

    Estamos inquinados com o índice de área coberta...

    O empreiteiro diz-me para eu fazer o tanque da piscina e tapar. Se aparecer uma fiscalização, diz-se que são tanques para aproveitamento de águas pluviais, enterrados no solo. E, após a licença de utilização passada, logo se acaba aquilo.


    Já tive sugestões dessas. E um dos vizinhos tem piscina, o que desconfio que tenha sido feita dessa forma.

    Mas se os vizinhos se chatearem, como ficaria uma situação dessas? Que consequências poderiam daí advir?

    Terei ainda tempo para analisar e decidir, mas se for uma de superfície também não chateia muito, mesmo não sendo enterrada em betão. Aliás, uma piscina de madeira, semi-enterrada, num jardim estilo tropical, até fica mais "rústica", o que aprecio. Estilo deste género, onde a madeira encaixa perfeitamente com o verde, e sendo apenas uma parte enterrada, também ficaria com maior segurança. Este tipo de piscinas desmontáveis em madeira precisam de licença?
      piscina-madeira-weva-quadrado-3x3-bwt-mypool.jpg
  9.  # 136

    Tenho ideia de que se for desmontável não é necessário licença. A questão é a robustez e durabilidade de uma piscina dessas.

    Se um vizinho fizer queixa à Câmara, depende de muita coisa, mas no limite tem que demolir a obra.
    Ou seja, tapar a piscina.
  10.  # 137

    Redefinimos o desenho do tanque....estamos a pensar avançar como nos desenhos que anexo. Agradecemos o vosso feedback.
  11.  # 138

    .
      IMG_20220123_000033.jpg
  12.  # 139

    .
      IMG_20220123_000121.jpg
 
0.0310 seg. NEW