Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: euApós menos de um ano, já está julgado.

    Se fosse em Portugal, só daqui a 15 anos...
    Concordam com este comentário:JotaP


    Não sei porque diz isso. As miúdas do Algarve que mataram e desmembraram o rapaz já foram julgadas e o caso ocorreu já durante a pandemia se não estou em erro.
  2.  # 2

    Colocado por: LuisPereira

    Não há numeros de mortes de pessoas pela policia, talvez seja zero o que é de louvar e só reforça a minha opinião de que as mortes de pessoas por parte da policia nos EU podem ser evitadas.


    O seu comentário tem muito assunto por onde debater e ao mesmo tempo revela uma ideia completamente a Leste do paraíso.
    A nossa polícia é muito menos equipada e preparada que a grande parte das polícias americanas, mas no entanto, as polícias também vão reflectindo a realidade e a sociedade com que lidam. Em Portugal não temos as armas, o nível de violência, os gangs, ou até comparando com França, as No Go Zones.

    Vamos tendo pequenos bairros onde para uma violência doméstica ou chamada de ruído é preciso ir com força, mas não tem comparação.

    Quer comparar realidades, compare com Espanha onde o vencimento e meios são muito superiores mas o tipo de criminalidade é semelhante...

    Claro que há mortes que podem ser evitadas... mas aí leva-nos de novo à preparação dos polícias americanos, que são muito bons na prática de tiro com armas de fogo, mas continuam ao nível de países pacatos como o nosso (em comparação) no combate corpo a corpo ou no domínio de suspeitos.

    Lá como cá, exige-se perfeição a homens banais, exige-se ponderação em microsegundos de decisão... e acima de tudo fala-se muito do que não se sabe.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, rjmsilva
  3.  # 3

    Colocado por: JotaPLá como cá, exige-se perfeição a homens banais, exige-se ponderação em microsegundos de decisão... e acima de tudo fala-se muito do que não se sabe.


    Nenhum de nós tem noção de como reagiria numa situação de stress extremo como é estar em confronto com um estranho armado ou sob a influência de substâncias químicas. Podemos pensar que íamos agir assim ou assado, mas na hora da verdade vai tudo ao ar.
    Concordam com este comentário: RCF, JotaP
  4.  # 4

    E não vale a pena o argumento da preparação e formação porque isso é tudo treta.

    Um dia perguntem a um polícia, se tiverem confiança, qual o treino que têm para algemar alguém...

    Viram os dois de ontem nas redes sociais?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • eu
    • 21 abril 2021

     # 5

    Colocado por: luisvvNão sei porque diz isso

    Eu sei que você sabe porque é que digo isso.
    • RCF
    • 21 abril 2021 editado

     # 6

    Colocado por: rjmsilva

    Nenhum de nós tem noção de como reagiria numa situação de stress extremo como é estar em confronto com um estranho armado ou sob a influência de substâncias químicas. Podemos pensar que íamos agir assim ou assado, mas na hora da verdade vai tudo ao ar.
    Concordam com este comentário:RCF

    Exato.
    Se não houver alguma margem na ação policial, o mais provável é que os polícias evitem intervir, que se afastem dos problemas, algo que não interessa à sociedade, no meu entender.
    Os juízes, que não têm de decidir nada a quente, como os Polícias, são irresponsáveis, de acordo com o seu estatuto, isto é, não podem ser responsabilizados por eventuais más decisões. Portanto, é-lhe dada margem para decidirem. O erro é-lhe perdoado. Se para os Polícias não houver margem alguma, vão virar costas aos problemas...
    E fugindo do caso George Floyd, em que, no meu entender, deram demasiado peso ao eventual racismo, olhemos para o caso mais recente de uma Agente que, supostamente se enganou e em vez de usar a taser usou a arma de fogo, resultando na morte do suspeito. Se essa Agente, que já terá sido demitida e detida, for condenada por homicídio e presa, quem mais perde é a sociedade. Perde uma Polícia interventiva e ganha uma Polícia que fugirá aos problemas...
  5.  # 7

    Colocado por: RCFE fugindo do caso George Floyd, em que, no meu entender, deram demasiado peso ao eventual racismo, olhemos para o caso mais recente de uma Agente que, supostamente se enganou e em vez de usar a taser usou a arma de fogo, resultando na morte do suspeito. Se essa Agente, que já terá sido demitida e detida, for condenada por homicídio e presa, quem mais perde é a sociedade. Perde uma Polícia interventiva e ganha uma Polícia que fugirá aos problemas...


    Tudo muito subjectivo!
    Nem tudo se resume a preto e branco, há muitos tons de cinza pelo meio.
    Há o erro, há a incompetencia, há a frustação, há a falta de cuidado, há o azar...
    E se for um cirurgião que lhe vai fazer uma operação e se engana?
    E se o policia por erro/engano/incompetencia dispara sobre si quando o queria apenas imobilizar com o taser?

    Um recente candidato á Camara de Lisboa diz na mesma entrevista, que é contra a pena de morte mas se for um violador das filhas dele que seja condenado á morte!
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 8

    Colocado por: LuisPereiraE se for um cirurgião que lhe vai fazer uma operação e se engana?


    O paciente morre e a não ser que se prove negligência ou dolo, não se passa nada para o cirurgião. Errar é humano.
    • RCF
    • 21 abril 2021

     # 9

    Colocado por: LuisPereiraTudo muito subjectivo!
    Nem tudo se resume a preto e branco, há muitos tons de cinza pelo meio.
    Há o erro, há a incompetencia, há a frustação, há a falta de cuidado, há o azar...
    E se for um cirurgião que lhe vai fazer uma operação e se engana?
    E se o policia por erro/engano/incompetencia dispara sobre si quando o queria apenas imobilizar com o taser?

    Claro.
    Há erros e erros!
    Até entendo que, para algum tipo de erros, a justiça seja mais pesada para os Polícias. E é-o.
    Uma coisa é o erro grosseiro. O crime doloso e até mesmo a negligência grosseira. Outra coisa é a negligência simples.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • eu
    • 21 abril 2021

     # 10

    Colocado por: RCFUma coisa é o erro grosseiro. O crime doloso e até mesmo a negligência grosseira. Outra coisa é a negligência simples.

    Compete aos juízes ponderar o grau de dolo e definir uma pena adequada a esse grau.
    • RCF
    • 21 abril 2021

     # 11

    Colocado por: eu
    Compete aos juízes ponderar o grau de dolo e definir uma pena adequada a esse grau.

    O grau de dolo ou de negligência.
    E convém que não deixem que se faça justiça popular. No caso George Floyd é isso que tem acontecido... quando é um júri que decide se o suspeito é ou não culpado. Depois de todo o alvoroço, seria inimaginável que um juri, portanto, pessoas que têm as suas vidinhas e para elas pretendem voltar, não decidissem dessa forma.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • HFSF
    • 21 abril 2021

     # 12

    Aqui vão os meus 2 cêntimos para a discussão.

    Falam-se aqui em microsegundos de decisão mas nestes 2 casos (Floyd e a que confundiu com o taser) não foram de todo microsegundos.
    Num caso foram uns bons minutos em cima de um pescoço de um homem imobilizado e no outro caso foi uma completa falta noção, há um monte de videos na internet de policias a dizerem que é muito difícil de confundir uma coisa e outra.

    Como assim o treino não funciona para nada? Eu fui atleta, treinei muitas horas. Às vezes durante o jogo fazia coisas e quase nem pensava, eram quase instinto. E era algo de precisão!
    Temos vários exemplos de bom treino, pilotos por exemplo, as regras da industria são completamente criadas por sangue e muitas vidas são salvas.

    Estamos num país muito tranquilo e adoro cá viver, mas mesmo cá, já tive um policia que se encostou à minha cara a gritar por perguntar depois de lhe perguntar muito tranquilamente se podia passar uma estrada para ir buscar a minha irmã que tinha acabado de ser operada (a estrada estava fechada temporariamente antes da passagem da uma procissão que demoraria uns 5 min a chegar, nem visível era).
    Estes casos têm de ser reportados, não apenas para o agente ser repreendido mas para melhorar o treino e formação e constar nas estatísticas.

    Este foi um dos maus exemplos, tenho policias conhecidos e tenho a certeza que são bons policias mas não se pode por tudo no mesmo cesto, nem tudo bom, nem tudo mau. E os maus têm de ser levados à justiça, tal como todos os outros maus na sua profissão.
    • Dan
    • 21 abril 2021

     # 13

    Em UK é estatisticamente menos provável ser morto a tiro por um polícia do que em USA? Sim, da mesma forma que é mais provável em USA um policia ser morto a tiro por um suspeito do que no UK.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • RCF
    • 21 abril 2021

     # 14

    Colocado por: HFSFFalam-se aqui em microsegundos de decisão mas nestes 2 casos (Floyd e a que confundiu com o taser) não foram de todo microsegundos.

    No caso do George Floyd não foram micro nem segundos, foram minutos. Já no caso da agente que terá confundido a taser com a arma de fogo, se não foram micro foram muitos poucos segundos. São situações bem diferentes.
    Ambos erraram, no meu entender. A questão é até que ponto esse erro é mais ou é menos censurável. No meu entender, nenhum deles agiu com intenção de matar...

    Colocado por: HFSFEu fui atleta, treinei muitas horas. Às vezes durante o jogo fazia coisas e quase nem pensava, eram quase instinto. E era algo de precisão!

    Colocado por: HFSFtenho policias conhecidos

    Não queira comparar o treino de um atleta, independentemente do desporto e nível de competição com o de um Polícia... infelizmente, não é comparável. Só os Polícias de elite, de Unidades especiais, têm treino adequado. Os restantes, por exemplo, não fazem treino de tiro mais do que uma vez por ano...
    • luisvv
    • 21 abril 2021 editado

     # 15

    Colocado por: eu
    Eu sei que você sabe porque é que digo isso.


    Diz porque tem um preconceito. Na ocasião em que fiz essa pergunta, referi exemplo do contrário. E ainda hoje, noutro caso igualmente mediático houve sentenças.
  7.  # 16

    Colocado por: HFSFComo assim o treino não funciona para nada?


    O treino da polícia americana é precisamente focado no uso da arma de fogo.

    A minha opinião é que perante o stress houve uma rasteira da própria mente dessa agente. A primeira vez que vi o video da bodycam dela vi algo que pode ter sido o que ela viu e a enganou. Ela está com o colega mesmo junto a ela e o efeito tunel destaca-nos o amarelo da Taser do colega (usada do lado esquerdo dele, ficando à direita dela). Ela saca a arma e diz que vai usar a taser...porque provavelmente essa rasteira mental levou-a a assumir que tinha pegado "no amarelo"...
    Outro detalhe é o facto de ela ter a munição na camera...se tivesse que sacar e puxar a corrediça, não teria disparado nada... Mas essa é certinho que será condenada.
    • RCF
    • 21 abril 2021

     # 17

    Colocado por: JotaPMas essa é certinho que será condenada.

    Tal como o Derek Chauvin. A questão é saber qual o crime e qual a sanção.
    No meu entender, em ambos os casos e tentando adaptar para a legislação portuguesa, nem um nem outro deveriam ser condenados por homicídio doloso.
  8.  # 18

    O do Chauvin para mim continua a velha questão - era preciso alguem deixar claro, se afinal numa morte desta natureza, o corpo "estrangulado" tem ou não que apresentar marcas de tal acção! Com base em videos ele é bem condenado...com base na autópsia, não vejo onde foram buscar a convicção.
    • RCF
    • 21 abril 2021

     # 19

    Colocado por: JotaPera preciso alguem deixar claro, se afinal numa morte desta natureza, o corpo "estrangulado" tem ou não que apresentar marcas de tal acção! Com base em videos ele é bem condenado...

    independentemente das marcas ou não no corpo, o Polícia teve intenção de matar? A ação dele, exagerada ou não (no meu entender, sim) era ou não uma ação da qual se devesse esperar como consequência a morte?
    Estas, para mim, são as duas questões chaves.
    Condenado ele será e bem, entendo eu. Mas, por qual crime? Espero que não seja por homicídio doloso... porque estou convicto que o Polícia não teve intenção de matar nem deveria prever que da sua ação resultaria a morte...
  9.  # 20

    Colocado por: RCFMas, por qual crime?


    Dos 3 pelos quais estava acusado, foi considerado culpado. Não sei se agora o juiz "escolhe" ou como funciona.
 
0.0356 seg. NEW