Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pauloagsantossó aluga casa os remediados

    Ou pessoas momentaneamente deslocadas por motivos profissionais.

    Acham que as novas Residências (Privadas e que estão a ser construídas em grande número)para estudantes vão tirar ao negócio dos quartos?
  2.  # 2

    Com esses 350k pode comprar um ou 2 apartamentos em frente ao mar e coloca em AL.
    Quando não havia Covid, dava muito dinheiro.
    Carcavelos ou Costa.
    • AMVP
    • 14 abril 2021

     # 3

    Colocado por: Palhava
    Ou pessoas momentaneamente deslocadas por motivos profissionais.

    Acham que as novas Residências (Privadas e que estão a ser construídas em grande número)para estudantes vão tirar ao negócio dos quartos?


    se for como as residências da Nova no Monte da Caparica com valores acessiveis, "abaixo dos 400", poderá não ter tanto impacto assim.
  3.  # 4

    Bom dia,

    Isso depende da taxa de rentabilidade que deseja obter. Pode ser um bom negócio como um péssimo negócio. Tendencialmente um T1 por esse preço não será bom negócio mas depende muito do valor de arrendamento.

    Qualquer coisa apite.

    Abraços
  4.  # 5

    Colocado por: RCF
    E faz algum sentido pedir dinheiro emprestado, pagando juros, por mais baixos que sejam, e custas de processo e seguros de vida associados, quando se tem dinheiro parado no banco, não nos pagando o Banco nada de juros...?!
    Concordam com este comentário:IronManSousa


    Sim faz todo o sentido, apenas se tiver capital na sua conta à ordem é que consegue agarrar oportunidades no mercado.
    No mês passado, comprei um T3 em Alcântara que foi vendido através de propostas em envelope fechado com obrigação de pagamento imediato de 80.000€ ao vendedor.
    Se tivesse o meu dinheiro empatado numa amortização de um crédito habitação não tinha agarrado esta oportunidade pois não teria 80k para pagar na hora.
    Precisa de dinheiro para conseguir fazer mais dinheiro!
  5.  # 6

    Colocado por: fcouceloCom o subprime e a queda do mercado, a casa de 300k passou a valer 240k mas as pessoas continuavam a dever aos bancos 420k e nem a entrega da casa lhes saldou a divida (pois foram completamente irracionais na compra).


    O "problema" é que nos states saldaram a divida deles simplesmente entregando a casa. O problema depois foi dos bancos e foi ai que tudo descambou.

    Para os particulares, era um no-brainer. Eu devo X ao banco e dei a casa (e apenas a casa como garantia), a casa hoje no mercado não vale nem de perto o que devo. Deixo de pagar e o banco fica-me com a casa, problema resolvido.

    Segunda consta, houve muita gente simplesmente a deixar a chave na porta e a desocupar a casa, para que o banco lá a fosse recuperar.

    Para o bem e para o mal, não é esse o sistema que vigora na maior parte da Europa.
    • AMVP
    • 14 abril 2021

     # 7

    Colocado por: hangasPara o bem e para o mal, não é esse o sistema que vigora na maior parte da Europa.


    E ainda bem senão a festa de salvar bancos ainda era maior.
  6.  # 8

    Colocado por: JotaP1000€ de renda já pedem por um T2 recente em Santo António dos Cavaleiros :D

    Acabei de arrendar um T2 em Benfica por 650€. Demorou 48 horas a um interessado obter uma garantia bancária, condição única de arrendamento. por este valor e até um pouco mais podia entregar a casa á Câmara de Lisboa para o o programa das rendas acessíveis e ainda poupava 30% de impostos. Mas eu nunca iria entregar uma casa minha á Câmara.
  7.  # 9

    Comprar com os 10~20% de capitais próprios que o banco exigir e financiar o resto a taxa fixa pelo maior prazo possível.

    O dinheiro que sobrar pode ser usado para outros investimentos.
  8.  # 10

    Colocado por: ferreiraj125Comprar com os 10~20% de capitais próprios que o banco exigir e financiar o resto a taxa fixa pelo maior prazo possível.

    O dinheiro que sobrar pode ser usado para outros investimentos.


    A eterna discussão da Taxa Fixa vs Taxa Variável (spread + Euribor).

    Recordo que tem um crédito habitação com Tx Variável pode a qualquer momento mudar de banco com todos os custos de transferência gratuitos e isto é possível porque a comissão de amortização antecipada para quem tem credito habitação com Tx Variável é de apenas 0.5%.

    A Tx Fixa tem uma comissão de amortização antecipada de quatro vezes superior de 2% o que significa que difícilmente um banco oferece os custos de transferência se quiserem mudar para um Banco a oferecer uma taxa fixa ou tx variável mais interessante.

    Neste momento, a melhor taxa fixa a 30 anos (máximo) é 1.40% e a vários bancos oferecem Tx Variável de 0,384% (spread 0.90% + Euribor 6M -0,516%).
    Por este motivo, na minha opinião, apenas faz sentido a Tx Fixa para aqueles que são muito fiéis ao seu banco, não vão vender/comprar património nos próximos 30 anos e acreditam que a Euribor muito em breve vai regressar aos seus valores normais de 2%.
  9.  # 11

    Colocado por: PalhavaOu pessoas momentaneamente deslocadas por motivos profissionais.

    Acham que as novas Residências (Privadas e que estão a ser construídas em grande número)para estudantes vão tirar ao negócio dos quartos?


    Tenho exatamente a mesma dúvida, em Guimarães construiram dois prédios mesmo em frente à Universidade e penso que há projeto para construir mais (mas penso que não será a curto/médio prazo..) e não sei até que ponto influênciará o negócio do arrendamento a estudantes..
  10.  # 12

    hum.
    companheiro, então a diferença entre taxa fixa e varuavel, corresponde a 1% da TAN.
    E é preferivel pagar mais essa diferença de 1% de tan (em 75 mil euros são 40 euros mensais) e saber o valor a pagar por todo o emprestimo, ou ficar sujeito ás flutuações do mercado?
    e se a taxa variavel for a 5% com há uma decada lá esteve?, será que existe dinheiro para pagar o emprestimo?
    mais 2 considerações..
    os bancos centrais mundiais estão a imprimir dinheiro como nunca.
    O Biden propos ao congresso duplicar o ordenado minimo americano, e tudo mundo irá a tras como consequencia..
    https://expresso.pt/internacional/2021-01-31-Governo-Biden-propoe-duplicar-salario-minimo-dos-EUA.-Este-nao-e-um-ideal-radical-diz-Bernie-Sanders
    Salvo melhor o+pinião, implicará uma explosão inflacionista nos proximos anos, com as taxas de juro a acompanhar...
    é a melhor maneira tyb de resolver a divida publica em termos nominais...
    se ganhar o dobro...x que deva, passa a metade...
    claro está, que vamos viver pior ...
    abram os horizontes e pensem tb nisto...
  11.  # 13

    Smart,
    No meu caso, como pretendo vender/comprar nos próximos meses (não anos) e não devo manter os meus CH tal como estão nos próximos 30 anos, para mim não faz sentido a Taxa Fixa mas certamente muitos encaixam nas 3 condições que motivam alguém a contratar uma Taxa Fixa:

    1. Não pretende vender o imóvel para comprar casa nova durante o prazo da Taxa Fixa (pois estar a vender antes de ter compensado subscrever Taxa Fixa em vez da variável)
    2. Não pretende amortizar o crédito habitação durante o prazo da Taxa Fixa
    3. Acredita na rápida evolução da Euribor para o seu valor médio (era cerca de 2%)
    4. Gosta do seu banco e não quer mudar a longo prazo

    Quem encaixar nestas condições fale com a Abanca que tem a taxa fixa mais baixa do mercado e em segundo lugar está o Bankinter.
    Concordam com este comentário: smart
  12.  # 14

    Colocado por: dmatos

    Tenho exatamente a mesma dúvida, em Guimarães construiram dois prédios mesmo em frente à Universidade e penso que há projeto para construir mais (mas penso que não será a curto/médio prazo..) e não sei até que ponto influênciará o negócio do arrendamento a estudantes..

    Quando virem que têm regras para: hora da entrada, hora da saída, vigilância das visitas... é um descanso para os pais...mas os alunos não querem ser controlados.

    Logo, quem puder e não precisar do subsídio vai continuar a ir para quartos.
  13.  # 15

    Colocado por: pauloagsantos

    ou seja, continua a valer a pena a aquisição vs o arrendamento. por esse valores ou menos consegue-se um crédito habitação.

    não sei como dar a volta a isto, mas entre pagar 400€ ao banco ou 400€ ao senhorio, as pessoas iram sempre tentar pagar 400€ ao banco.

    vejo muitos senhorios a se financiarem na banca para adquirir imoveis e depois a quererem que os inquilinos lhes paguem a casa. no meu modo de ver as coisas os inquilinos apenas devem pagar o usufruto da casa e não a casa

    assumindo que não existe inflação, nem impostos, nem a casa se valoriza nem desvaloriza.

    cenário 1) compro uma casa por 100k e cobro uma renda de 400€ durante 30 anos. no final dos 30 anos vendo a casa por 100k. ou seja os 100k geraram 144k de receita.

    cenário 2) compro uma casa por 100k e cobro uma renda de 200€ durante 30 anos. no final dos 30 anos vendo a casa por 100k. ou seja os 100k geraram 72k de receita.

    no cenário 1, que parece-me ser o atual, o senhorio faz o inquilino pagar-lhe a casa, no cenário 2, que parece-me ser o correto, o inquilino apenas paga o usufruto da casa.


    O mercado é que regula os preços de arrendamento e se for de outra forma corre mal para a economia.

    Exemplo: a esquerda Alemã recentemente aprovou uma medida em Berlim que fixa o valor do arrendamento de todos os apartamentos construídos após 2014 (novos) e o resultado foi um desastre - acabou com a oferta de apartamentos novos pois passaram apenas a ser vendidos/comprados e os apartamentos antigos que podem pedir a renda que quiserem dispararam os preços de arrendamento pois passou a haver menos oferta no mercado.
    https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2021-03-02/berlin-s-rent-controls-are-proving-to-be-the-disaster-we-feared

    Em Portugal a nossa esquerda conseguiu meteu os senhorios a assumirem a responsabilidade do estado de providenciar habitação social pois ainda existem milhares de inquilinos idosos com rendas controladas de 50€/mês por T3 no centro de Lisboa quem nem dá para pagar o IMI anual do imóvel que é o motivo pelo qual ainda temos muito prédio podre em Lisboa e muitas famílias que são consideradas “ricas” por terem dois imóveis quando na verdade passam dificuldades para conseguir manter a sua segunda casa na esperança de pelo menos um
    dia os seus filhos herdarem uma casa com rentabilidade e não apenas encargos.
    Concordam com este comentário: fredcunha, ferreiraj125
    • Dan
    • 14 abril 2021 editado

     # 16

    Então o Presidente da República é um remediado (e não estou a falar da residência oficial).
  14.  # 17

    Colocado por: pauloagsantos

    ou seja, continua a valer a pena a aquisição vs o arrendamento. por esse valores ou menos consegue-se um crédito habitação.

    não sei como dar a volta a isto, mas entre pagar 400€ ao banco ou 400€ ao senhorio, as pessoas iram sempre tentar pagar 400€ ao banco.

    vejo muitos senhorios a se financiarem na banca para adquirir imoveis e depois a quererem que os inquilinos lhes paguem a casa. no meu modo de ver as coisas os inquilinos apenas devem pagar o usufruto da casa e não a casa

    assumindo que não existe inflação, nem impostos, nem a casa se valoriza nem desvaloriza.

    cenário 1) compro uma casa por 100k e cobro uma renda de 400€ durante 30 anos. no final dos 30 anos vendo a casa por 100k. ou seja os 100k geraram 144k de receita.

    cenário 2) compro uma casa por 100k e cobro uma renda de 200€ durante 30 anos. no final dos 30 anos vendo a casa por 100k. ou seja os 100k geraram 72k de receita.

    no cenário 1, que parece-me ser o atual, o senhorio faz o inquilino pagar-lhe a casa, no cenário 2, que parece-me ser o correto, o inquilino apenas paga o usufruto da casa.


    Quando comprar um imóvel para arrendar mande me PM, terei interesse no mesmo.

    O seu pensamento é típico de quem pensa que os proprietários de imóveis são a Santa Casa ou que devem substituir a Segurança social.

    Um arrendamento de um imóvel é um negócio como outro qualquer, tem de gerar retorno.

    Às suas contas falta lhe muitas variáveis, 28% é para o estado, imi, seguros, condomínio, manutenção, calotes, advogados, etc etc..
    Concordam com este comentário: Carvai
  15.  # 18

    Colocado por: smarthum.
    companheiro, então a diferença entre taxa fixa e varuavel, corresponde a 1% da TAN.
    E é preferivel pagar mais essa diferença de 1% de tan (em 75 mil euros são 40 euros mensais) e saber o valor a pagar por todo o emprestimo, ou ficar sujeito ás flutuações do mercado?
    e se a taxa variavel for a 5% com há uma decada lá esteve?, será que existe dinheiro para pagar o emprestimo?
    mais 2 considerações..
    os bancos centrais mundiais estão a imprimir dinheiro como nunca.
    O Biden propos ao congresso duplicar o ordenado minimo americano, e tudo mundo irá a tras como consequencia..
    https://expresso.pt/internacional/2021-01-31-Governo-Biden-propoe-duplicar-salario-minimo-dos-EUA.-Este-nao-e-um-ideal-radical-diz-Bernie-Sanders
    Salvo melhor o+pinião, implicará uma explosão inflacionista nos proximos anos, com as taxas de juro a acompanhar...
    é a melhor maneira tyb de resolver a divida publica em termos nominais...
    se ganhar o dobro...x que deva, passa a metade...
    claro está, que vamos viver pior ...
    abram os horizontes e pensem tb nisto...


    Totalmente de acordo, não pelas razões apontadas mas pela elevada taxa de poupança na europa e nos EUA... a inflação vai dar um saltito e com ela vão as taxas de juro. Imagino o que vai acontecer a quem agora compra casa com 80%/90% com a subida de 1 a 2 % na taxa nos proximos 2 anos.
    Não esquecer que, tal como aconteceu em 2009, com a subida dos juros as casas levam um trambolhão daqueles.
    Espero mesmo mesmo mesmo estar errado mas os proximos 6/9 meses vão revelar muita coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • NLuz
    • 14 abril 2021

     # 19

    Colocado por: ruilito

    Totalmente de acordo, não pelas razões apontadas mas pela elevada taxa de poupança na europa e nos EUA... a inflação vai dar um saltito e com ela vão as taxas de juro. Imagino o que vai acontecer a quem agora compra casa com 80%/90% com a subida de 1 a 2 % na taxa nos proximos 2 anos.
    Não esquecer que, tal como aconteceu em 2009, com a subida dos juros as casas levam um trambolhão daqueles.
    Espero mesmo mesmo mesmo estar errado mas os proximos 6/9 meses vão revelar muita coisa.


    A grande diferença é que os EUA são um só País, e podem aumentar o ordenado mínimo e imprimir o dinheiro que quiserem...nas nem tudo são rosas.

    A CE não tem um ordenado mínimo, tem 27.
    E a linha diretiva na CE nos próximos anos é a revolução digital e o Green Deal, não é o combate à extrema diferença social como nos EUA.
    Isso não vai fazer aumentar as taxas de juro, nem as casas vao por aí abaixo 😉
    Concordam com este comentário: aarr2021
  16.  # 20

    Colocado por: ruilito

    Totalmente de acordo, não pelas razões apontadas mas pela elevada taxa de poupança na europa e nos EUA... a inflação vai dar um saltito e com ela vão as taxas de juro. Imagino o que vai acontecer a quem agora compra casa com 80%/90% com a subida de 1 a 2 % na taxa nos proximos 2 anos.
    Não esquecer que, tal como aconteceu em 2009, com a subida dos juros as casas levam um trambolhão daqueles.
    Espero mesmo mesmo mesmo estar errado mas os proximos 6/9 meses vão revelar muita coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart


    elevada taxa de poupança na europa e nos EUA?? pode explicar?
 
0.0261 seg. NEW