Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Depois de muito ler e pesquisar, fiquei cá com uma grande dúvida:
    Quais os sons considerados normais de se ouvir num apartamento?
    Pergunto isto porque existem várias opiniões sobre o que será normal ouvir-se do vizinho.
    No meu apartamento o isolamento é do pior, na minha opinião, mas se calhar o vizinho acha normal.
    Mas ora vejamos:

    Nas casas de banho ouço tudo, tudo mesmo... até o presente a cair na sanita, puns, xixi´s. Óbvio que, a descarga da água, parece-nos as cascatas do niagára! Os banhos ouvem-se na sala!
    Ouço o elevador na suite (que fica numa ponta oposta da casa)!
    Ouço as portas dos vizinhos a fechar como se estivessem em minha casa!
    Ouço televisões.
    Ouço a varinha mágica a relar a sopa, e todos os sons inerentes à cozinha!

    Entre outros sons...

    Digam-me por favor de vossa justiça, isto é normal?

    A construção é de 2005!
    • AMVP
    • 14 abril 2021

     # 2

    Colocado por: andreabeiraBom dia,

    Depois de muito ler e pesquisar, fiquei cá com uma grande dúvida:
    Quais os sons considerados normais de se ouvir num apartamento?
    Pergunto isto porque existem várias opiniões sobre o que será normal ouvir-se do vizinho.
    No meu apartamento o isolamento é do pior, na minha opinião, mas se calhar o vizinho acha normal.
    Mas ora vejamos:

    Nas casas de banho ouço tudo, tudo mesmo... até o presente a cair na sanita, puns, xixi´s. Óbvio que, a descarga da água, parece-nos as cascatas do niagára! Os banhos ouvem-se na sala!
    Ouço o elevador na suite (que fica numa ponta oposta da casa)!
    Ouço as portas dos vizinhos a fechar como se estivessem em minha casa!
    Ouço televisões.
    Ouço a varinha mágica a relar a sopa, e todos os sons inerentes à cozinha!

    Entre outros sons...

    Digam-me por favor de vossa justiça, isto é normal?

    A construção é de 2005!


    Não. Mas não é por ser construção de 2005, nas anteriores e posteriores também não. Isso tem haver com qualidade de construção, não com o ano de construção.
  2.  # 3

    Colocado por: andreabeiraA construção é de 2005!


    Colocado por: andreabeiraisto é normal?


    Sim!
    • AMVP
    • 14 abril 2021

     # 4

    Colocado por: zedasilva



    Sim!


    Não é não!
  3.  # 5

    Colocado por: AMVPIsso tem haver com qualidade de construção

    Verdade, mas tb é verdade que quanto mais antigo for mais probabilidade há de ter uma má construção. Isso associado ao facto de ser um bloco de apartamentos onde por norma a qualidade construtiva já é aquilo que sabemos
  4.  # 6

    Colocado por: AMVPNão é não!

    Normal é, não é é aceitável
  5.  # 7

    Bom dia,

    Vivo num apartamento, mas não em Portugal. Aqui apenas ouço barulho dos vizinhos se alguém estiver a martelar algo ou a furar paredes. Tirando isso, sei que posso ouvir musica à vontade, cantar, brincar com o meu filho e os vizinhos não vão ouvir nada. Temos dois bébebés no mesmo piso e não se ouve o bebé do vizinho a chorar, de todo.
    Diria que isto deve ser o objetivo de qualquer prédio de apartamentos.

    Bazinga
    Concordam com este comentário: Diii, ricat
    • AMVP
    • 14 abril 2021

     # 8

    Colocado por: zedasilva
    Verdade, mas tb é verdade que quanto mais antigo for mais probabilidade há de ter uma má construção. Isso associado ao facto de ser um bloco de apartamentos onde por norma a qualidade construtiva já é aquilo que sabemos


    Sabe bem que a qualidade de construção existe em todos os anos de construção, assim como o seu contrário.
    • AMVP
    • 14 abril 2021

     # 9

    Colocado por: zedasilva
    Normal é, não é é aceitável


    A pergunta da user não se relacionada com a estatísca!
    • Diii
    • 14 abril 2021

     # 10

    Morei cerca de 8 anos num apartamento.
    De "tipos de construção" não lhe posso falar pois não é a minha área mas posso relatar a minha experiência...
    O apartamento era de 2008 e vivi lá cerca de 9 anos.
    Não considero a construção do mesmo boa, pois tinha problemas gerais de infiltrações e outros, mas ao nível da acústica não partilho consigo a experiência.
    Nunca ouvi um autoclismo a funcionar (mesmo de noite), bebés a chorar, etc.
    Sentia os pés das crianças a correr (tipo pancada) ou sons mais intensos (género obras)... Mas tudo sentido "muito ao longe".
    Pessoas próximas que vivem em apartamentos também não tem esse problema.
    Portanto se a mim me perguntar se é normal, eu respondo que NÃO!

    Observação: Tinha tecto falso (deve abafar mais o som).
  6.  # 11

    Colocado por: zedasilva



    Sim!


    Eu tenho um apartamento e as coisas que ouço são: água a passar quando está a tomar banho, barulhos de coisas a cair ao chão, sendo estes dois últimos sempre do vizinho de cima, os dos lados não ouço um pio. Tenho é um problema infernal de ter uma escola de dança que apanha parte do apartamento no piso inferior, e já soube que o som da música chega ao segundo andar, havendo já reclamações.

    Como sou novo e ainda não habito lá, apenas já passei umas boas horas, já detetei este problema que me vai trazer chatices quando for para lá habitar. Agora quanto à user andreabeira, isso vai ser complicado de resolver, já se viu que é bastante fraco o isolamento :/
  7.  # 12

    Colocado por: DiiiMorei cerca de 8 anos num apartamento.
    De "tipos de construção" não lhe posso falar pois não é a minha área mas posso relatar a minha experiência...
    O apartamento era de 2008 e vivi lá cerca de 9 anos.
    Não considero a construção do mesmo boa, pois tinha problemas gerais de infiltrações e outros, mas ao nível da acústica não partilho consigo a experiência.
    Nunca ouvi um autoclismo a funcionar (mesmo de noite), bebés a chorar, etc.
    Sentia os pés das crianças a correr (tipo pancada) ou sons mais intensos (género obras)... Mas tudo sentido "muito ao longe".
    Pessoas próximas que vivem em apartamentos também não tem esse problema.
    Portanto se a mim me perguntar se é normal, eu respondo que NÃO!

    Observação: Tinha tecto falso (deve abafar mais o som).


    Não temos infiltrações nem nada do género! Aliás, isolamento térmico é do melhor! Fresquinho no Verão e ameno no inverno! Nada a apontar!
    Agora em termos acústicos é do pior, mesmo!
    Já ponderamos colocar teto falso, mas depois de saber que a minha vizinha de baixo tem teto falso e ouço tudo o que ela faz e diz... acho que será dinheiro desperdiçado! O último orçamento rondava os 8000€ para a casa toda!

    Para mim, que sempre vivi em apartamentos, tudo o que ali estou a viver é completamente inaceitável!
    O apartamento dos meus Pais é de 1998 e não se houve um pio... uma ou outra pancada, mas nada de mais!

    Mas depois começo a ler comentários que existem barulhos que são aceitáveis e tal e já começo a duvidar de mim... ou da minha sensibilidade auditiva!
    Obrigada
  8.  # 13

    Colocado por: zedasilva



    Sim!


    Mas acha normal pela má construção ou é normal isto acontecer em todos os apartamentos?
    É que em casa da minha Mãe, ou os vizinhos são super calmos, ou então a construção é boa (é de 1998)!
  9.  # 14

    Colocado por: andreabeiraa da minha Mãe, ou os vizinhos são super calmos, ou então a construção é boa (é de 1998)!


    O ano da construção pouco importa, importa é o material com que foi construído. Já estive em diversos apartamentos, de diferentes anos e cada um mais ou menos isolado.
    Concordam com este comentário: AMVP
  10.  # 15

    Colocado por: andreabeiraMas acha normal pela má construção

    É normal haver maus projetos e más fiscalizações o que associado à má construção faz com que seja uma patologia muito normal no nosso edificado.
  11.  # 16

    E a vizinha debaixo tem isolamento no tecto falso ou só tem o tecto falso por questões estéticas?
  12.  # 17

    Colocado por: JotaPE a vizinha debaixo tem isolamento no tecto falso ou só tem o tecto falso por questões estéticas?


    Tem isolamento!
    Aquando de uma infiltração, o perito identificou lã de rocha!
  13.  # 18

    Se não me engano, existe legislação nesse sentido...
  14.  # 19

    Existem dois tipos de ruídos os aéreos e os de percussão ou impacto se não conseguir atenuar os dois, não gaste dinheiro .
  15.  # 20

    Colocado por: madjer87Se não me engano, existe legislação nesse sentido...


    a partir de 2007.

    Colocado por: aarr2021Existem dois tipos de ruídos os aéreos e os de percussão se não conseguir atenuar os dois, não gaste dinheiro .


    isso nao faz sentido, os sons de percursão são muito menos persistentes que os aéreos e qualquer material de isolamento a sons aereos atenua os sons de percursão.

    Obviamente nao funciona tao bem como um isolamento proprio para os sons de percursão, mas nisto do barulho qualquer ajuda é bem vinda.
 
0.0209 seg. NEW