Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Se o apartamento é um sonho para vocês, vá em frente...
    Não tem problemas com o crédito, seja agora, seja em setembro. Lembre-se de manter uma parte de lado para os imprevistos...
  2.  # 42

    Moro em Rio tinto e ando a ver casas ou aaprtamentos com terraço por 4k não comprei 1 apartamento t3 com 103m2 de terraço perto do colégio Paulo VI.
    Só vendo o apartamento mas está dentro dos valores mas também se está á 2 meses não é nenhum achado...
  3.  # 43

    Colocado por: spvaleMoro em Rio tinto e ando a ver casas ou aaprtamentos com terraço por 4k não comprei 1 apartamento t3 com 103m2 de terraço perto do colégio Paulo VI.
    Só vendo o apartamento mas está dentro dos valores mas também se está á 2 meses não é nenhum achado...


    Desculpe, não percebi? T3 por 4000 mil euros?

    É um T3 com 170m2 como tinha dito... Mas não é barato, embora valha o dinheiro tendo em conta o mercado atual. Não sei se é mentira dele mas diz que já teve propostas para 168k e não vendeu.
  4.  # 44

    Colocado por: CL1990

    Desculpe, não percebi? T3 por 4000 mil euros?

    É um T3 com 170m2 como tinha dito... Mas não é barato, embora valha o dinheiro tendo em conta o mercado atual. Não sei se é mentira dele mas diz que já teve propostas para 168k e não vendeu.

    4k igual a 4000 euros.
    Não tem o link? Essa zona já fica muito longe para mim trabalho em Gondomar.
    Para mal dos meus pecados Gondomar está caro
  5.  # 45

    Colocado por: spvale
    4k igual a 4000 euros.
    Não tem o link? Essa zona já fica muito longe para mim trabalho em Gondomar.
    Para mal dos meus pecados Gondomar está caro


    Mas anda a ver casas de 4000 euros? 🤔
    T3 com 103m2 a 4000 euros?
  6.  # 46

    Não, ele perdeu o apartamento por 4K, o aparatamento custava mais do que isso. Se oferecer 168K e o seu vendedor vender por 170K perdeu o seu apartamento por 2K
  7.  # 47

    Colocado por: IronManSousaNão, ele perdeu o apartamento por 4K, o aparatamento custava mais do que isso. Se oferecer 168K e o seu vendedor vender por 170K perdeu o seu apartamento por 2K


    Ah sim claro. Fui ler novamente e fez todo o sentido.

    Pois, tenho medo que isso aconteça...
  8.  # 48

    Consegue uma prestação de 300-400 euros com 2400 de rendimento por uma casa de "sonho" como você diz? Minha senhora quem me dera estar na sua situação.

    Eu e a minha esposa compramos uma moradia que para nós é tudo aquilo que queríamos mas que precisa de umas obras de melhoramento nada de urgente e estamos com um rácio de 300 prestação e 1500 rendimento.
    E para já estamos confortáveis e a poupar para se tudo correr bem, amortizar daqui a 30 anos ou antes..esperamos nós.

    Isto não quero dizer que deve avançar de cabeça..a decisão é sua como é óbvio e você é que conhece o apartamento, local etc..isso é tudo uma questão a analisar, mesmo a questão das moradias novas aí perto a 200mil...depende sempre da vossa preferência e nisso ninguém melhor que vocês para perceberem o que é o melhor negócio.

    Mas quando a questão do financiamento...pessoalmente acho que estão bastante confortáveis, com essa poupança, com esses rendimentos e estando efectivos (se ficarem os 2)...como lhe disse..quem me dera estar na sua situação xD.

    Ps. Um aparte quanto a cantiga do vendedor, posso lhe dizer que todas as casas que fomos ver, disseram que já tinham ofertas e que iam ser vendidas rápidas e não sei quê...algumas meio ano depois ainda lá estavam e um caso em particular até nos ligaram várias vezes a dizer que afinal aceitavam a nossa abordagem inicial ( que tinha sido 15mil euros abaixo mas nós apercebemo-nos que a casa precisava de demasiadas obras e desistimos )
    • CL1990
    • 17 abril 2021 editado

     # 49

    Obrigada pelos vossos feedback.

    A negociação começou connosco a oferecermos 160 e ele disse que já tinha quem lhe desse 170.
    Passado uns tempo oferecemos 165 e ele disse que fazia os 170 (ou seja, não era verdade que tinha quem lhe desse, ou venderia).

    Os meus pais são muito anti-credito e dizem-me que é imenso dinheiro e que não sei o dia de amanhã e isso deixa-me muito reticente... Mas sem crédito nunca conseguirei comprar nada... Ainda que custasse 100.000 teria sempre que recorrer a crédito.

    Além disto desvalorizam a casa por ser um apartamento e não uma moradia... Mas infelizmente aqui as moradias ainda que antigas rondam os 250, 260...

    É mesmo uma decisão muito difícil. Tenho medo de esperar por algo mais barato e perder esta.
    • NLuz
    • 17 abril 2021

     # 50

    Não há casas perfeitas, há é oportunidades que aparecem e tendo a possibilidade de adquirir e sendo aquilo que pretendem é agarrar.

    Tem um racio excelente, conseguem pagar à vontade entre 300/400€ e continuaram a ter uma vida confortável, epa está à espera de quê ?
    O Excelente é inimigo do Bom 😉
  9.  # 51

    Não conheço a casa e sobre esse aspeto não me posso pronunciar.

    Sobre os pressupostos financeiros aqui partilhados, um crédito desses parece-me perfeitamente razoável. É uma questão de medir a taxa de esforço, simular um cenario em que um dos elementos do casal esta de baixa ou desempregado (nunca se sabe o amanha) e avaliar se é viavel manter a casa nessas circunstancias.

    Depois ter em conta se o agregado familiar vai ou não aumentar (planos) enfim simular esses cenarios so por precaução, mas mesmo assim parece-me perfeitamente viável.
  10.  # 52

    Quanto á parte do financiamento já disse, acho que estão numa situação muito boa para uma compra nesses valores e até superior a isso. Obviamente tal como os seus pais, ninguém gosta de créditos e preferia comprar tudo sem eles, mas vamos ser realistas muito pouca gente tem possibilidades para isso, acaba-se sempre a pagar um balúrdio em juros, taxas, comissões e etc mas as alternativas são alugar (que não tem mal nenhum, lá está cada um decide o que é melhor para si) ou esperar até juntar dinheiro suficiente para pagar a pronto (que em alguns casos é possível, noutros demoraria até aos 45-50 anos(ou mais) para poder pagar uma casa a pronto).
    Se percebi bem vocês não têm mais nenhum crédito e ganham cerca de 2400€ (brutos ou líquidos?) e se estão ambos a ficar efetivos melhor ainda. A Euribor é prevista continuar negativa nos próximos 3-5 anos mas com esses rendimentos até acho que se ela fosse para o pior valor dos últimos 20 anos (daria uma prestação de 900€+/- para um credito de 150.000) vocês iam conseguir pagar isso e ainda viver confortavelmente.
    Pessoalmente, com essas poupanças eu penso que faria algo do género:
    Tentava ter financiamento de 90%(se a compra tiver valor para isso), para uma compra de 170.000 por exemplo, paga 17.000 do meu bolso, ficava com uma prestação de 370+/-, com seguro de vida ficava +/- a pagar 400€ mês.
    Para esse valor os custos com a escritura e empréstimo serão +/- de 8000€ penso eu.
    Punha 10-15mil numa poupança á parte, e ficava com o resto para as despesas inicias com a casa (mobília/obras etc.)

    Quanto á questão do medo de perder a casa, pode acontecer vai ser sempre um risco, pode aparecer alguém e dar logo o que o homem quer e prontos, mas vou partilhar a minha experiencia consigo.
    Nós andámos cerca de 1 ano e meio á procura, primeiro porque não tínhamos grandes poupanças e segundo porque não aparecia nada dentro do nosso orçamento, mas no entanto posso-lhe garantir que para aí das 10 (+/-) casas/apartamentos que fomos ver, todas e repito TODAS tinham interessados e montes de visitas programadas e etc., numa delas a agente imobiliária até fazia sempre questão de dizer "têm de ver, porque tenho uma cliente que é médica que também está muito interessada e a qualquer momento pode avançar" não sei porquê mas a parte da "cliente que é médica" era repetida vezes sem conta, e posso-lhe dizer que 8 em 10 ainda estavam á venda 6 meses depois, ou até mais.
    No meio disso tudo houve 1 ou 2 situações que eu fiquei a pensar "Porra, não aparece mais nada e aquela casa até era porreira, podíamos ter avançado e dado logo o que pediam" mas nenhuma delas eram "um sonho" e hoje dou graças a deus de não ter entrado numa loucura na altura, porque 1 ano e meio depois, apareceu uma que era exatamente tudo aquilo que nós queríamos (e conseguíamos) comprar. Não é perfeita, gostava que fosse ligeiramente mais perto da cidade e tem algumas obras (melhoramentos) que vamos fazer no futuro mas de resto é tudo o que nós queríamos e como tal posso-lhe dizer que entre a casa aparecer no mercado e nós assinarmos CPCV passou uma semana. Falámos com o vendedor, fizemos uma oferta (15.000 abaixo do que ele pedia), ele recusou, conversámos com ele e tentámos entender qual seria o valor mínimo que ele aceitava, fomos para casa, falámos e dormimos sobre o assunto e no dia seguinte oferecemos isso porque não queríamos mesmo perder esta casa. Sem dúvida que gostava de ter pago menos 10.000 por ela, mas o valor pela qual a comprámos era o nosso valor máximo que tínhamos estipulado e como era uma casa que tinha mesmo tudo o que queríamos e potencial para mais avançámos e não nos arrependemos. Se calhar e arriscando a perde-la, podíamos ter negociado e tirado 5.000 ao negócio mas numa situação em que se está a comprar algo que é MESMO aquilo que queremos, esses 5.000 são insignificantes. No final até correu bem, pois o avaliador avaliou a casa em 30.000 acima do valor de compra (vale o que vale, mas sabe bem).

    Isto tudo para dizer o quê? Analisem se esse apartamento tem realmente tudo aquilo que vocês querem, analisem o local, analisem o valor das casa á volta para perceber se é bom negócio ou não (no caso de apartamento, analisem também o potencial de arrendamento, pois pode ser uma opção no futuro) e se realmente for isso que querem, estabeleçam entre vocês um valor máximo que estão dispostos a oferecer e arrisquem.
    Se for uma questão do "ah e tal é porreiro mas não gosto disto, não gosto daquilo" e se essas coisas forem coisas que não podem mudar (o local por exemplo) pensem muito bem se querem oferecer e quanto querem oferecer e não se deixem pressionar pelo proprietário/agente imobiliário pois a partir do momento que assinem o CPCV já não há volta atrás.
    Por exemplo nós, queríamos moradia, mas como o orçamento não era muito grande e estava difícil encontrar, então começámos a considerar apartamentos, mas estabelecemos que se comprássemos apartamento o valor máximo que íamos dar era 100.000 (usado) e estava um á venda que foi um dos casos que "até é porreiro mas...epá é RC não nos agrada muito mas até é porreiro", ele estava a venda por 107.500..oferecemos 95, disseram-nos que não que o mínimo que o dono aceitava era 105, então oferecemos 100..disseram que não outra vez e ficámos por ali...sempre a pensar que se calhar devíamos ter avançado pois não aparecia mais nada..3 meses depois o apartamento foi vendido e nós ainda sem encontrar nada ficámos ainda mais aborrecidos por não termos feito negócio por 5.000...no final de contas para nós acabou por correr muito bem...pois como disse passado uns meses apareceu aquilo que nós realmente queríamos e hoje estamos gratos por não termos cedido á pressão.

    Mais IMPORTANTE que isto tudo, lembrem-se que isto é apenas um conselho/opinião de um estranho na internet a partilhar a sua experiencia, no final do dia pode não correr assim e decidam o que decidirem são vocês que sofrem as consequências, boas ou más, da decisão que tomarem por isso pensem muito bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: json
  11.  # 53

    Bom, às vezes ouvir outros exemplos ajuda.

    Eu e a minha esposa temos idades parecidas com as vossas.
    Temos um apartamento que está pago e temos o objetivo de comprar uma moradia.

    No nosso entendimento para o planfond que definimos não compramos nada que gostemos e portanto vamos juntando mais dinheiro…

    Assim vamos esperar pela oportunidade certa. Sem pressa.
    Temos rendimento líquido de 3k mês.

    Agora, transportando para a vossa situação: vocês estão em 2021 e não em 2014 como nos estávamos quando compramos o nosso apartamento. Ainda assim há um ponto fundamental: ou vivem com os pais, ou arrendam ou compram.

    Se eu estivesse no seu lugar, em 2021, com os dados que fornece, não me preocupava nada com os 170 ou 175k que refere.

    Esse é um valor bom se o apartamento for bom. :) Se gosta do apartamento, força!
  12.  # 54

    Boa tarde,

    Só agora regressei a este tópico.

    Infelizmente não avançamos com a compra. O vendedor não queria conversa basicamente, não nos respondia e mais tarde retirou o anuncio. Diz que vendeu mas não tenho certeza se foi bem isso dado que passo várias vezes ao imóvel e a mobilia da varanda mantém-se (era vendido sem mobilia).

    Mas enfim, tenha ou não vendido, perdemo-lo. E até ao momento os imoveis que estão a surgir são poucos e ainda mais caros (e com menos qualidade). Está verdadeiramente dificil. Não fosse o tempo que demora, avançariamos para construção.

    Moramos com os nossos pais ainda, mas temos urgencia em começar a nossa vida a 2. Arrendar não é opção pois nem sequer existem imoveis para a arrendar neste momento.
 
0.0214 seg. NEW