Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O coordenador de projecto não é suposto acompanhar obra. é coordenador de projectos. `è a figuar do tecnico que deve coordenar e compatibilizar os diversos projectos, em fase de projecto.

Havendo duvidas relativamente aos projetos, ( erros/ omissões), deverá o projectista da respectiva especialidade responder ao solicitado- poderão haver custos associados, por exemplo se for necessário visita à obra, ou referente a complemento de projecto)

O Director de Fiscalização de Obra, é o técnico que representa os interesses do Dono de Obra, na Obra.
  2.  # 2

Colocado por: antonylemospor isso digo sempre aos meus clientes que é um erro terem pressa para entregar a arquitectura sem começar as especialidades para que realmente haja alguma coordenação.
    senão pouco mais serve do que para assinar o termo de responsabilidade.

Aqui é que está o cerne da questão. Não se "pode" entregar a arquitetura para licenciamento sem primeiro ter, pelo menos, o esboço dos traçados das especialidades, e, sobretudo o projeto de estruturas.

Senão, depois em obra logo se vê e os projetos não servem para "nada".
  3.  # 3

O profissional que elabora o projeto de especialidades, pode ser o mesmo a fiscalizar?

Ou não deve haver 'misturas?'

Questiono isto porque, tenho um familiar que é Eng e possivelmente tratará do projeto de especialidades.

E tenho receio, que possa não ser a pessoa indicada. Ou seja, lá por ser da área, pode não ser um bom fiscal, certo?
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasO coordenador de projecto não é suposto acompanhar obra.
    a maioria dos coordenadores são o autor também... por isso ...
  5.  # 5

Colocado por: ricardo.rodriguesSenão, depois em obra logo se vê e os projetos não servem para "nada".
    aqui culpo os DO. eles é que têm essa pressa. mesmo explicando como funciona preferem ignorar.
  6.  # 6

Colocado por: JCoimbraOu não deve haver 'misturas?'
    nao deve haver misturas. pela simples razaõ que se houver algum erro ou outro qq problema vc acha que o fiscal o vai ajudar a si ou vai procurar encobrir o problema e safar as suas próprias costelas?

meta na cabeça de uma vez por todas, que poupar aqui e ter pressas em projectos é comprometer o futuro da obra.

o valor de projectos e fiscalização face ao investimento total futuro é irrisório. mesmo que parecçam valores avultados qu que é mais mil ou menos mil quando se vai comprometer o sucesso de um investimento cem ou duzentos vezes superiopr? vale mesmo a pena andar a contar moedas nessa fase?
    Concordam com este comentário: JCoimbra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  7.  # 7

Mas legalmente pode ser possível?

Obrigado
  8.  # 8

Colocado por: JCoimbraMas legalmente pode ser possível?
    desconheço os regulamentos dos engºs. os arquitectos sei que nao podem fazer as duas coisas.. mas mesmo que seja legal.. vc que acha?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 9

Colocado por: JCoimbraMas legalmente pode ser possível?

A fiscalização assumir igualmente a coordenação de projetos?
    Desde que o coordenador de projetos não seja tb autor do projeto de arquitetura pode.
    Se for autor do projeto de arquitetura, o Código de deontologia da ordem não lhe permite assumir a fiscalização.
    O que acontece muitas vezes é que os técnicos ignoram esse impedimento e propõem igualmente esse serviço aos DO
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaO que acontece muitas vezes é que os técnicos ignoram esse impedimento e propõem igualmente esse serviço aos DO
    metem mais 200 ou 300 ao bolso pela assinatura do papel. mas na verdade pouco mais fazem que isso. assinar um papel e rezar para que nao haja problemas de maior que os possam comprometer
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 11

Colocado por: antonylemosdesconheço os regulamentos dos engºs. os arquitectos sei que nao podem fazer as duas coisas.. mas mesmo que seja legal.. vc que acha?
    Concordam com este comentário:zedasilva

Dito assim, sem dúvida que devem ser pessoas diferentes.
    Mas isso levanta várias questões, porque: se for contratar fiscalização quem garante que fico melhor servido do que com o meu familiar?
    Se eu tiver certeza absoluta que a fiscalização é competente e não está lá só para receber e dizer 'ámen', será sem dúvida o ideal. O problema é que garantir isso é difícil, certo?
    Cumprimentos

Nota: neste caso específico, o coordenador dos projetos será um eng.
  12.  # 12

Colocado por: JCoimbraMas isso levanta várias questões, porque: se for contratar fiscalização quem garante que fico melhor servido do que com o meu familiar?

Eu não percebo nada do assunto e do que é legalmente permitido ou não, mas também estou curioso sobre este assunto porque estou a pensar construir e também tenho um familiar que faz projectos.

Diria que sendo familiar, devia estar do seu lado e "puxar" pelos seus interesses... penso que de que... :D :D
  13.  # 13

Colocado por: JCoimbraMas isso levanta várias questões, porque: se for contratar fiscalização quem garante que fico melhor servido do que com o meu familiar?
    é como tudo..neste mundo quando tratamos de negócios quem lhe garante que o familiar o trata melhor que um desconhecido.. há que ter confiança

o argumento que põe funciona em ambos os sentidos.

nada lho garante. seja familiar ou não.. diria que até por ser familiar penso que corre mais riscos. parece um contrasenso.. mas já diziam os antigos e muito bem que amigos amigos, negócios à parte. e isso inclui familiares.
    Concordam com este comentário: JCoimbra
  14.  # 14

Colocado por: JCoimbraisso levanta várias questões, porque: se for contratar fiscalização quem garante que fico melhor servido do que com o meu familiar?

Ninguém!

Colocado por: antonylemosjá diziam os antigos e muito bem que amigos amigos, negócios à parte

A vantagem de ter alguém que não é familiar é a possibilidade de o DO dar uns puxões de orelhas ao técnico quando descobre que afinal o serviço não é o que estava à espera.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  15.  # 15

Como já foi referido, os fiscais não deveriam ser os projetistas, mas como você escolheu um familiar para fazer os projetos, ao escolher um fiscal para fiscalizar o trabalho do seu familiar, ainda vai arranjar problemas familiares, pelo que o melhor é esse familiar ser também o fiscal da obra, mas fica já a saber que se em obra for detetado algum problema no projeto por ele executado, você nunca vai ficar a saber, e se existirem trabalhos a mais por causa disso, a desculpa vai ser outra coisa qualquer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  16.  # 16

Eu não escolhi nada ainda.
    Nesta fase apenas estou a recolher informação para quando iniciar o processo estar o mais/melhor informado possível.
    Não vou avançar com nada antes do fim do ano, pelo menos.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  17.  # 17

Boas, surgiram-me mais uma duvidas:

- Caderno de encargos: o que é na prática? Costuma estar incuído nos honorários do projeto de licenciamente? Quém é o responsável que elabora? Eng ou arq?

- Projeto de execuçao: sei que este é bastante caro, na prática é o quê? Será o detalhe de como se executam todos os trabalhos?

- Mapa de Quantidades: este será as quantidades de todos os materiais, certo? Desde tijolo, telha, pavimento, etc etc? Qual é a grande diferença deste mapa para o caderno de encargos?

Para pedir orçamentos aos empreiteiros ROSCOF qual é o documento minimo que deverei ter para comparar preços?

Ps. quando me refiro roscof, significa que poderão ser empreiteiros que possivelmente nem se guiarão por projetos muitos elaborados, porque não querem, ou porque nem têm formação para isso.

Se tiver a dizer alguma parvoice, corrijam-me por favor.

Cumprimentos
  18.  # 18

Colocado por: JCoimbraPara pedir orçamentos aos empreiteiros ROSCOF

Esqueça os CE os MQ e os PE, nenhum vai olhar para isso por não ter a mínima noção daquilo para que servem.
    Para empreiteiros ROSCOF, basta as plantas e os alçados.
  19.  # 19

Então oh Ze como posso garantir que colocam o ferro e o betão x em vez do y?
  20.  # 20

Colocado por: JCoimbraEntão oh Ze como posso garantir que colocam o ferro e o betão x em vez do y?

Com a contratação de uma fiscalização.
    Mas se a ideia é contratar empreiteiros ROSCOF, tudo o que gastar em fiscalização é certamente dinheiro deitado ao lixo

0.0235 seg. NEW