Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Gostava de pedir ajuda a este fórum, sem desrespeitar as regras.
    Estou a equacionar a construção de uma moradia em alternativa a comprar um apartamento.
    Tenho recebido vários conselhos, mas quase todos começam com "encontra um arquiteto".
    Da forma como vejo isto (e pedia que me dissessem se estou errado, é que existem 3 formas de iniciar o processo:

    Situação A) Uma pessoa tem um terreno e contrata um arquiteto para desenhar a casa possível, para aquele terreno.

    Situação B) Uma pessoa tem uma casa imaginária dos seus sonhos e contrata um arquiteto para a desenhar e definir os parâmetros do terreno que a pessoa tem de encontrar.

    Situação C) A pessoa não tem terreno nem casa dos sonhos e quer simplesmente encontrar uma solução para construir casa própria que seja compatível com orçamento disponível, disponibilidade de terrenos onde pretende viver e tipologia(s) de casas que o satisfazem.

    Eu estou na situação C) e posso fazer compromissos basicamente com todas as variáveis, menos com o preço que posso gastar/pedir emprestado. Para alguém que parte do orçamento final (obviamente com possibilidade de derrapagens, também não estou a contar tostões) qual é a forma mais racional de abordar o projeto?

    Por exemplo: encontro terrenos em zonas onde não me importaria de viver e a preços que poderia incluir num empréstimo (já tendo licença de construção). O que devo fazer com cada terreno "possível" que encontrar? As licenças de construção já têm associado um projeto de arquitetura completo?

    Qual é o lado negativo das empresas "chave na mão" que têm arquitetura, projeto e construção e casas standard, já em catálogo?

    Desculpem se disse algo absurdo.

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Para mim, a hipótese b) é a mais acertada, desde que os €€ não seja um fator com demasiado peso.
  3.  # 3

    Colocado por: nielskyPara mim, a hipótese b) é a mais acertada, desde que os €€ não seja um fator com demasiado peso.


    Mas aí estamos a limitar o número de terrenos que podemos considerar, logo teoricamente a pagar um preço desnecessário.

    Tirando tipologia e dois ou três detalhes na casa, não temos nenhuma outra exigência e acho que devemos tirar proveito dessa nossa disponibilidade para considerar a melhor relação qualidade-preço possível.
  4.  # 4

    Pergunta para quem 'escolheu' opção B.

    Como é que enquadram uma casa num terreno que não existe sem saber as condicionantes que potencialmente podem haver?


    Para mim a opção B é construir um castelo nas nuvens, a probabilidade de ter sucesso é mínima
    Concordam com este comentário: omazumba, antonylemos
  5.  # 5

    Colocado por: omazumbaTenho recebido vários conselhos, mas quase todos começam com "encontra um arquiteto".
    é porque esse é o primeiro passo a tomar.. não há outro.

    Colocado por: omazumbaqual é a forma mais racional de abordar o projeto?
    encontrar um arquitecto.

    Colocado por: omazumbaQual é o lado negativo das empresas "chave na mão" que têm arquitetura, projeto e construção e casas standard, já em catálogo?
    é o risco de seres comido com cebolada.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosé porque esse é o primeiro passo a tomar.. não há outro.

    encontrar um arquitecto.

    é o risco de seres comido com cebolada.


    Olá Anthony,
    Obrigado.
    Ajuda-me então a perceber: qual a melhor forma de encontrar um arquiteto? Por zona geográfica, ou por exemplo perguntando referências a proprietários de casas que gostemos?
    Outra coisa,um arquiteto ajuda-nos na procura de um terreno?! Que tipo de gasto estamos a falar aproximadamente para ter um arquiteto connosco, nos arredores de Lisboa, a acompanhar o processo? Hipoteticamente: quanto me custaria globalmente, ter um arquiteto desde a escolha de um terreno até tudo concluído da sua parte, para construir uma moradia modesta, sem grandes extras ou avarias arquitectónicas? Só pra ter uma noção dos valores que estamos a falar.
  7.  # 7

    Colocado por: omazumbaAjuda-me então a perceber: qual a melhor forma de encontrar um arquiteto? Por zona geográfica, ou por exemplo perguntando referências a proprietários de casas que gostemos?
    há várias formas, pode ser por localização, mas isso é o que menos importa, ou pelo trabalho, pode perguntar a outros DO.. pode pesquisar na net e abordar os mesmos..

    convém gostar do trabalho e do proprio arqº.

    pode ajudar na procura do terreno se quiser contratar isso. isso será obviamente um extra.

    os custos depende do arquitecto. não há tabelas. cada qual tem o seu preço. a melhor forma de saber é contactar uns quantos e pedir cotação para essas tarefas.
  8.  # 8

    Aquilo que eu aconselho é em primeiro procurar terrenos e ter logo aí ajuda de um arquitecto. Este pode ajudar a escolher e explicar desde logo o que é possível construir tendo em conta todas as condicionantes. Nunca se fie na conversa dos vendedores segundo os quais tudo será possível.
    Tendo o terreno comprado, pode fazer o projecto de arquitectura e submetê-lo na Câmara Municipal. Após a aprovação do projecto de Arquitectura, é altura de fazer os projectos de especialidades e procurar orçamentos para construção. A empresa de construção não deve ter relação com o gabinete de Arquitectura e tem que contratar fiscalização independente.
    Tem que ter em mente que naturalmente é um processo moroso e não deve saltar etapas.
    Se não tiver grande folga orçamental deve definir muito bem ab initio o que quer e ser comedido nas áreas e não embarcar em grandes entusiasmos que mais tarde se pagam bem caros.
  9.  # 9

    Por experiência própria nao da para idealizar a casa e pousa-la no terreno, eu fiz isso e o resultado embora nao tenha sido desastroso, nao foi a melhor abordagem!
    No papel a coisa estava bem, mas foi no local que tudo se desencaixou, deixou de estar assim tao bem e de fazer assim tanto sentido e essa sensação so pode ser sentida no local!
    É o local que desenha a casa, e como nao ha dois locais iguais...

    O meu conselho é que tente encontrar um terreno que lhe agrade, tem de definir o que é mais importante, se a vista, se a localização, se a exposição solar, sossego, confusão, se quer casa térrea etc... e depois provavelmente tem de ceder, fazer escolhas....

    Eu tentei durante alguns meses encontrar o terreno ideal, mas só comprei quando desisti e aceitei que tinha de ter defeitos, comprei um cheio de defeitos mas ainda assim estou contente com a escolha!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    Concordo totalmente com o DR1982. Depois de ter o terreno convém mostrar ao Arquitecto alguns exemplos do que gostam e dar-lhe liberdade para trabalhar dentro daquilo que pretendem. É mais fácil adaptar a Arquitectura ao terreno que o inverso.
  11.  # 11

    Obrigado pelos novos comentários. Tenho de avaliar com o meu banco, porque não tendo dinheiro para comprar o terreno não sei se é exequível encontrar o terreno e só depois procurar um arquiteto.
    Tanto quanto sei, o banco só empresta para projectos com terreno já com licença de construção e orçamento feito.

    Como disse, não tenho exigência nenhuma pelo formato e design da casa, nem da sua localização. Só queria uma casa que eu pudesse pagar, onde eu gostasse de viver e que ficasse a cerca de 30m do meu emprego.
  12.  # 12

    Quando um terreno que esteja à venda diz "Com projeto de construção aprovado para moradia V?? com x m2 de implantação e y de construção" isto significa que o projeto de arquitetura já está entregue e aprovado pela Câmara Municipal?
    Ou seja, significa que, no caso desse terreno, só tenho de contratar um construtor e a fiscalização da obra?
  13.  # 13

    Colocado por: omazumbaQuando um terreno que esteja à venda diz "Com projeto de construção aprovado para moradia V?? com x m2 de implantação e y de construção" isto significa que o projeto de arquitetura já está entregue e aprovado pela Câmara Municipal?
    Ou seja, significa que, no caso desse terreno, só tenho de contratar um construtor e a fiscalização da obra?


    Um licenciamento aprovado quer dizer que tem um projeto desenhado à escala 1:100 que ainda precisará de ser detalhado a nível de acabamentos, cozinha e outros tantos pormenores de cobertura e fachada.

    É aconselhável contratar um arquiteto que lhe prepare essa pormenorização, um mapa de quantidades para consultar vários empreiteiros e que acompanhe a execução da obra.

    Voltando um pouco atrás, à sua questão inicial, poderá tirar proveito do aconselhamento desde a compra do terreno. Estabelecendo um orçamento global, o arquiteto poderá aconselhar determinado terreno para a casa que o seu orçamento permitir. Definindo melhor o que pode gastar vai também estabelecer melhor as suas prioridades e tirar o máximo dos €€ de que dispõe.
    • JNCM
    • 18 abril 2021

     # 14

    Colocado por: omazumbaObrigado pelos novos comentários. Tenho de avaliar com o meu banco, porque não tendo dinheiro para comprar o terreno não sei se é exequível encontrar o terreno e só depois procurar um arquiteto.
    Tanto quanto sei, o banco só empresta para projectos com terreno já com licença de construção e orçamento feito.

    Como disse, não tenho exigência nenhuma pelo formato e design da casa, nem da sua localização. Só queria uma casa que eu pudesse pagar, onde eu gostasse de viver e que ficasse a cerca de 30m do meu emprego.
    • JNCM
    • 18 abril 2021

     # 15

    Existem alguns bancos que financiam para "auto-construção", onde pode incluir no financiamento a aquisição do terreno. Neste tipo de financiamentos não exigem entrada inicial e vão libertando o valor por tranches como naturalmente acontece em qualquer construção, mas com a diferença de que pelo menos no 1o ano paga apenas os juros e seguros do financiamento,é uma forma de o banco demonstrar algum apoio a quem está a iniciar a construção de um teto que de momento não tem. No entanto, convém não esquecer que o valor do terreno irá influenciar e muito o valor limite da construção. Por exemplo, um terreno de valores à volta dos 60mil€ à partida já terá uma área razoável, o que leva também a uma moradia maior. Logo, certamente o bolo total irá ultrapassar os 200mil ou andar lá por perto. É uma questão de contas encontrar o mais apropriado e fazer simulações
    Concordam com este comentário: PREMISSA_ARQ
  14.  # 16

    Colocado por: JNCMExistem alguns bancos que financiam para "auto-construção", onde pode incluir no financiamento a aquisição do terreno. Neste tipo de financiamentos não exigem entrada inicial e vão libertando o valor por tranches como naturalmente acontece em qualquer construção, mas com a diferença de que pelo menos no 1o ano paga apenas os juros e seguros do financiamento,é uma forma de o banco demonstrar algum apoio a quem está a iniciar a construção de um teto que de momento não tem. No entanto, convém não esquecer que o valor do terreno irá influenciar e muito o valor limite da construção. Por exemplo, um terreno de valores à volta dos 60mil€ à partida já terá uma área razoável, o que leva também a uma moradia maior. Logo, certamente o bolo total irá ultrapassar os 200mil ou andar lá por perto. É uma questão de contas encontrar o mais apropriado e fazer simulações
    Concordam com este comentário:PREMISSA_ARQ


    Até pode chegar à conclusão que poderá ter apenas um pequeno terraço/jardim em casa urbana (mais perto do trabalho) que possa reabilitar.
  15.  # 17

    Colocado por: PREMISSA_ARQÉ aconselhável contratar um arquiteto que lhe prepare essa pormenorização, um mapa de quantidades para consultar vários empreiteiros e que acompanhe a execução da obra.

    Um arquiteto ou outro profissional com experiência de gestão de obras.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16.  # 18

    Encontra nas imobiliárias projetos já com tudo preparado ou em fase de construção. Se não tem muitas esquisitices pode ser uma hipótese. No fim gasta o mesmo porque a fazer tudo de raiz há sempre o já agora. Essas casas têm valor fixo e pode ir escolhendo os matetiais.
  17.  # 19

    Colocado por: omazumbaTanto quanto sei, o banco só empresta para projectos com terreno já com licença de construção e orçamento feito.
    nao é bem assim. pesquise melhor
 
0.0250 seg. NEW