Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Sou uma arquiteta acabada de formar e não tenho bem noção dos preços a praticar na minha profissão.
    Foi me pedida uma alteração de uma propriedade horizontal num prédio em Cascais. O projeto que destaca essa zona do prédio (antiga casa da porteira, no R/C) já está licenciado na Câmara de Cascais, de maneira que julgo que a única coisa que tenho de fazer será a memoria descritiva sobre as partes comuns e das frações.

    Alguém me pode dar uma noção do preço a pedir por este trabalho?

    Cumprimentos,

    Joana Sobral
  2.  # 2

    Convém juntar umas plantas e verificar se não há obras ilegais.
    Qual a dimensão do edifício?
  3.  # 3

    Este processo embora tenha um numero próprio, vem na sequência de um licenciamento de uma obras de alteração (feitas no inicio deste ano) e a Câmara diz que pode ser instruído com os elementos entregues nesse licenciamento de obras de alteração.
    O prédio tem cerca de 1000 m2.
  4.  # 4

    Se é tirar fotocopias das plantas e assinalar as frações autónomas e memoria descritiva tem um preço.
    Se for para estar a desenhar umas plantas para assinalar as frações autónomas e memoria descritiva tem outro preço.

    Como estás em início de carreira não te podes "esticar" no preço e se calhar é melhor que este trabalho saia bem sucedido para que depois possa vir outro... e também para ganhar experiencia.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Presumo que o acabada de formar signifique com inscrição na Ordem.
    Embora para fazer os processos de PH não seja necessária nenhuma qualificação.
  6.  # 6

    Pelo que percebi é a primeira opção: "tirar fotocopias das plantas e assinalar as frações autónomas e memoria descritiva". Realmente não sei o que hei de cobrar por isto. E sim, já estou inscrita na ordem, mas nunca trabalhei por conta própria.

    Eu não me quero esticar no preço, mas quero levar um preço justo. A câmara de cascais, pede que seja um técnico habilitado acompanhada da declaração da ordem, assim como do seguro de responsabilidade civil.
  7.  # 7

    Colocado por: Muxima1986
    Alguém me pode dar uma noção do preço a pedir por este trabalho?
    é um dos desafios de quem começa.. a pergunta são as seguintes.

    para si quanto vale o seu tempo?
    quanto tempo vai levar a fazer esse trabalho?

    desculpa se a resposta é um pouco obtusa, mas não há resposta concreta à sua pergunta
  8.  # 8

    Qual é o teu valor/h ou dia?
    que deslocações há?

    Quanto tempo estimas andar enrolada nisto?
    faz as constas e depois ves, se tens de fazer desconto, face a inexperiência. Ou então o desconto é logo feito no teu valor /h.
    Não esquecer que pode ser necessário aperfeiçoamento do elementos entregues, etc... os imprevistos.( uns mais do que outros)
  9.  # 9

    E não esqueça de excluir os registos ou pede preço a um solicitador.

    Também vai precisar da FTH dessa nova fração
    Concordam com este comentário: riscos
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasQual é o teu valor/h ou dia?
    que deslocações há?

    Quanto tempo estimas andar enrolada nisto?
    faz as constas e depois ves, se tens de fazer desconto, face a inexperiência. Ou então o desconto é logo feito no teu valor /h.
    Não esquecer que pode ser necessário aperfeiçoamento do elementos entregues, etc... os imprevistos.( uns mais do que outros)


    Mas por exemplo não há um preço mínimo?
    Imagine o meu custo hora são 10 euros e eu demoro 10 horas a fazer este trabalho, peço 100 euros pelo trabalho?

    Numa outra discussão aqui no forum vi alguém a dizer que este processo custaria entre 900 e 2000 euros, mas também falava em fazer um levantamento. Aqui seria só mesmo a entrega de uma memoria descritiva, pois o processo de licenciamento já esta na câmara e câmara diz que deve ser usado neste processo.

    Eu apenas quero pedir o dinheiro justo pelo trabalho porque não sei se 1000 euros não será demais? Mas também não quero que seja demasiado barato, porque pedir menos do que o trabalho vale também é dizer que o trabalho dos arquitetos não vale grande coisa.
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoE não esqueça de excluir os registos ou pede preço a um solicitador.

    Também vai precisar da FTH dessa nova fração


    Colocado por: RicardoPortoE não esqueça de excluir os registos ou pede preço a um solicitador.

    Também vai precisar da FTH dessa nova fração


    Não percebi bem o que é isso de excluir os registos, consegue explicar melhor?
    A FTH é dada por quem?
  12.  # 12

    Sugiro que os registos o cliente que contrate um advogado, solicitador ou vá a um notário.
    Eu sugiro que o trabalho seja apenas obter por parte da Câmara da Certificação de Propriedade Horizontal.
    Com esse papel os proprietários que tratem do resto, senão vai por caminhos que não são da competência direta de um arquiteto/a e para quem esta a começar é enfadonho e burocrático.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Colocado por: RicardoPorto
    Também vai precisar da FTH dessa nova fração

      Não. Acho que não, para quê ?
    •  # 14

      Colocado por: Tome_2Sugiro que os registos o cliente que contrate um advogado, solicitador ou vá a um notário.
      Eu sugiro que o trabalho seja apenas obter por parte da Câmara da Certificação de Propriedade Horizontal.
      Com esse papel os proprietários que tratem do resto, senão vai por caminhos que não são da competência direta de um arquiteto/a e para quem esta a começar é enfadonho e burocrático.


      Tomé, a ideia é essa, fazer só é parte que me cabe como arquitecta, só que não sei o que hei-de apresentar como honorários.
    •  # 15

      veja quais os requisitos para instruir essa PH na camara
      veja se precisa de fazer um levantamento real da edificação, para aferir com rigor as áreas
      trabalho de desenho conte com um minimo de 5 horas
      ....
      .....

      já agora, estes trabalhos não são assim tão lineares e com uma fluência tipo : sento-me na secretária e em 10 horas está feito.

      para primeiro trabalho veja um preço que lhe tenham dito para esse tipo de trabalho e compare com o tempo que andará com isso em mãos e veja
      Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  # 16

      Colocado por: marco1veja quais os requisitos para instruir essa PH na camara
      veja se precisa de fazer um levantamento real da edificação, para aferir com rigor as áreas
      trabalho de desenho conte com um minimo de 5 horas
      ....
      .....

      já agora, estes trabalhos não são assim tão lineares e com uma fluência tipo : sento-me na secretária e em 10 horas está feito.

      para primeiro trabalho veja um preço que lhe tenham dito para esse tipo de trabalho e compare com o tempo que andará com isso em mãos e veja


      Eu não vou precisar de entregar plantas na câmara porque este processo vem na sequência dão licenciamento de alterações do dito apartamento na câmara de Cascais. Embora seja um processo com um número diferente, mas a própria câmara diz que o processo terá de ser instruído na sequência desse primeiro licenciamento.
      Numa outra discussão aqui no fórum vi que o preço deveria variar entre 900€ e 2000€ dependendo do levantamento (que neste caso não preciso fazer). Mas fico a pensar se pedir 900€ não será muito apenas por uma memória descritiva.
    •  # 17

      a)A desenhar ou redesenhar as frações: 850 euros . Só plantas simplificadas.
      b) A tirar cópias de desenhos existentes e conforme o construido: 650 euros.

      Se fosse eu a orçamentar, demonstrando a minha experiência e não como o Tomé do Fórum da Casa:

      a) 1500 euros
      b) 1000 euros. Eu coloquei uma fasquia mínima, não faço trabalhos abaixo dos 1000 euros, mesmo que seja só desenhar um quadrado, mas os motivos para isso não são para aqui chamados.


      Mas pode ser uma coisa completamente diferente disto.
      •  
        Tome_2
      • 22 abril 2021 editado

       # 18

      Colocado por: Muxima1986fico a pensar se pedir 900€ não será muito apenas por uma memória descritiva.

      Exato. É muito aborrecido o cliente ver 3 folhas A4 e dizer que pagou 900 euros... por isso não faças só isso, apareçe no edifício, leva uma fita métrica, tire umas medidas, toma umas notas, mostra que valeu a pena.
      Tira fotos, troque umas questões... faz parte..
      Faz uns desenhos bonitos, se for o caso. Se for tirar copias faz um grafismo competente, atenção ao quadro sinóptico. Vai à Câmara entregar as coisas, para justificar um pouco mais.
    •  # 19

      humm

      realmente não estou a ver como isso se faz apenas com uma memória descritiva, as PH que já fiz tinha que nas plantas desenhar os poligonos com rigor das áreas das frações e por onde andavam esses limites, áreas comuns, permilagens, etc...
      Concordam com este comentário: RicardoPorto, Pedro Barradas
    •  # 20

      ... uma cópia encadernada para o cliente, as folhas bem dobradas. Um telefonema para a Câmara a meio da semana seguinte a perguntar como esta o processo e enviar um email de feedback... ja vale os 900 euros assim.
      hehehe
     
    0.0218 seg. NEW