Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O tubo permite uma curva não inferior a seis vezes o seu diametro. O espaçamento de curvatura do tubo é sempre a 20 pondendo no entanto ir até os 10cm . Os espaçamento de 5 em 5 centrimos é que vão determinar o restantes espaçamentos do sistema.

Repare:
    No espaçamento de 20 temos efectivamento o circuito de entrada a alimentar este espaçamento. Ao contrário do sistema em espiral ou dupla-serpentina, quando tem espaçamento de 20 o circuito de entrada está a 40 de espaçamento e quando o de retorno completa a pasagem é que o espaçemento fica a 20.

Avaliando o que foi dito, a efeciencia de 20 do sistema modelar é bem diferente que a do espaçamento de 20 em espiral ou em dupla serpentina.

No entanto, as calha MB permitem diferentes espaçamentos. Acima está bem esplícito.
  2.  # 22

Boa noite a todos
    Eu neste momento estou cá na obra que é na Serra da Estrela. Estive a confirmar e as voltas estão muito apertadas. Como estou com net móvel, não me posso alongar muito.
    Já encontrei tubos com 2mm de enfolamento, apesar de só conseguir ter acesso a poucas "voltas".Há algumas que terão um raio de cerca de 5cm na zona mais apertada, porque a curva não é perfeita, como se pode observar na foto.
    O tubo não é "pex" mas sim "SCHLUTER BEKOTEC- THERM PE-RT 16x2 KI.C ... DIN4726/4721 DIN 16833....".
    Estive a ver as instruções que estavam junto ao rolo e são como as que eu tenho "... a curva tem que ter, pelo menos,o diametro de dois nódulos,que será cerca de 22cm e não como deixaram que fica com cerca de 15, mas como a curva não pode ser perfeita, por causa do desfazamento dos nódulos, há sempre uma zona que tem os tais 5cm que falei. Se tivessem respeitado o que o fabricante aconselha, já poderia ficar a curva uniforme.
    Ainda descobri mais erros. Colocaram tubos a 5cm da parede, na zona do lavatório, que em princípio levará um armário. Ora, além de estar muito próximo da parede, vai aquecer o armário...
    Quando chegar a casa, vou tentar enviar as fotos recentes.
    Mais uma vez obrigado a todos.
    Cump. J. B.
  3.  # 23

Bom Dia.

Mais uma acha para a fogueira...
    Após algumas leituras sobre o piso radiante hidráulico, eis que surge uma questão quanto a mim muito importante que é nem mais nem menos os custos associados aos diferentes "desenhos" (dupla serpentina, em caracol etc...), quando eu já quase tinha decidido que iria instalar uma determinada marca, falo com o Engº responsável pelo estudo térmico que (e muito bem) tenho que ter cuidado ao optar por um desenho em detrimento de outro, ou seja o que gasta menos energia é para usar bomba de calor é...

O desenho em caracol.
    Será ?

José Maia
  4.  # 24

Colocado por: jmaiaBom Dia.

Mais uma acha para a fogueira...
    Após algumas leituras sobre o piso radiante hidráulico, eis que surge uma questão quanto a mim muito importante que é nem mais nem menos os custos associados aos diferentes "desenhos" (dupla serpentina, em caracol etc...), quando eu já quase tinha decidido que iria instalar uma determinada marca, falo com o Engº responsável pelo estudo térmico que (e muito bem) tenho que ter cuidado ao optar por um desenho em detrimento de outro, ou seja o que gasta menos energia é para usar bomba de calor é...

O desenho em caracol.
    Será ?

José Maia

As diferentes fontes de energia influenciam em muito a quantidade de tubagem. Por exemplo, para caldeiras a lenha ou Biomassa, os cálculos de tubagem tem por base valores mais baixos, pois são fontes de energia super dimensionadas para o piso radiante hidráulico. Já com as bombas de calor, isso não acontece e terá de se usar mais tubagem e ter um especial cuidado nos estudos dos circuitos hidráulicos. Mas para avaliar toda a eficiência do sistema, é necessário uma recolha muito mais pormenorizada do edifício. Factores de influência como a zona dos pais, se é uma zona recolhida ou não, o isolamento térmico de todos os materiais usados na construção do edifício e o seu valor u, etc., são levados em conta. Caso se conseguira reunir todos os valores térmicos que a sua nova moradia terá, o projecto de instalação vai acondicionar de acordo com a necessidade determinada os circuitos hidráulicos das diferentes zonas a climatizar e efectuará por meio de software cálculos para eficiência garantida do sistema radiante.

Espero que esta informação lhe tenha sido útil.
  5.  # 25

Repare que não respondeu a minha questão
  6.  # 26

Há se bem entendo, a eficiência garantida do sistema radiante, nada tem a ver com o consumo associado a fonte de calor Certo ?
  7.  # 27

Colocado por: jmaiaRepare que não respondeu a minha questão

Como deve calcular, desconheço a eficiencia das duplas serpentinas ou em esperial (caracol), apenas o informei das diferentes diferenças enter o uso das caldeiras e as bombas de calor.
  8.  # 28

Ora cá está o que estava à espera, não conhece o sistema dupla serpentina e em espiral, mas diz que o seu sistema é melhor que os outros ? já sei que é um pouco mais barato mas ...
  9.  # 29

Colocado por: jmaiaHá se bem entendo, a eficiência garantida do sistema radiante, nada tem a ver com o consumo associado a fonte de calor Certo ?

Sim, os consumos associados das fontes de calor fazem parte do conjunto da eficiencia do sistema Radiante. No entanto como acima expliquei, o acondicionamento, o numero e as dimensões dos circuitos influenciam em muito no uso de diferentes fontes de energia.
  10.  # 30

Colocado por: jmaiaOra cá está o que estava à espera, não conhece o sistema dupla serpentina e em espiral, mas diz que o seu sistema é melhor que os outros ? já sei que é um pouco mais barato mas ...

Sr. Jmaia, o facto de desconhecer os valores de eficiência dos sistemas em espiral ou dupla serpentina, não me suscita qualquer dúvida relativamente a melhor eficiência do nosso sistema modelar. Só o facto de nos circuitos a tubagem de retorno acompanhar a de alimentação há quebras significativas na perca de temperaturas. De resto, o sistema modelar é o mesmo do que na dupla serpentina, as passagens são as mesmas a diferença é que o nosso sistema tem apenas um único sentido de distribuição, e não faz o retorno do circuito na área a climatizar. As diferenças são estas, está bem à vista não?
    • fsc
    • 10 dezembro 2009

# 31

a fonte de calor não tem nada a ver com o pavimento radiante. a fonte de calor deve ser dimensionada para compensar as perdas de temperatura pelas envolventes e o pavimento radiante deve apenas transmitir essa potência. se um espaço perde 10kw, a fonte de calor, se não tiver depósito de inércia deve permitir introduzir os 10kw. o tipo de serpentina deve permitir o ataque à envolvente mais desfavorável e o salto térmico dessa zona não pode ser superior a 5ºC.
  11.  # 32

Caro FSC
    Fiz um pergunta (acho) simples, já é areia demais para a minha camioneta :)
    Apenas queria saber se o sistema de caracol para usar com bomba de calor gastava menos, apenas isto.

Cumprimentos,
    José Maia
  12.  # 33

Colocado por: fsc
    a fonte de calor não tem nada a ver com o pavimento radiante.

Em parte o que disse está corercto, no entanto repare, que em termos de potencia da fonte de enrgia, esta tem de ser proporcional ás necessidades do piso radiante, a nivel de consumo é evidente que influência na eficiencia do sistema(energética) relativamente ao uso de outros sistemas de climatização.
    • fsc
    • 10 dezembro 2009

# 34

quando se faz um balanço energético de uma habitação determina-se a potência necessária para manter uma determinada temperatura. se usar pavimento radiante deve-se anular as perdas pelo pavimento por este é uma envolvente que introduz energia na habitação. logo aqui, a eficiência da habitação é superior quando comparada com outros tipos de climatização (radiadores, vc, ac, etc). o desenho das serpentinas deve responder às necessidades do compartimento a climatizar. se tiver uma sala com uma parede de vidro, deve apertar o passo da serpentina junto ao vidro para responder mais eficazmente à ponte térmica que é o vidro. este princípio aplica-se em todos os tipos de climatização. se é caracol ou serpentina não interessa desde que responda às necessidades do compartimento.
    com o projecto feito, avalia-se a potência que deve ser introduzida no sistema e escolhe-se a fonte de calor que consiga dar essa potência. não interessa se é uma caldeira ou bomba de calor
  13.  # 35

Colocado por: fsccom o projecto feito, avalia-se a potência que deve ser introduzida no sistema e escolhe-se a fonte de calor que consiga dar essa potência. não interessa se é uma caldeira ou bomba de calor

Exactamente, o estudo e projecto do sistema radiante é que vai determinar qual a potência necessária do equipamento para alimentar as necessidades do sistema. No entanto, para o uso de caldeiras de Biomassa no sistema radiante, as temperatura de entrada têm de ser reguladas, pois são fontes de calor super dimensionadas. Terá logo à partida maior capacidade de resposta. Em termos de tubagem e circuitos, como os valores de entrada tendem a ser superiores, a necessidade de reforço de tubagem é diferente. Ou seja, nas caldeira biomassa/gás/gasoleo/etc usa-se uma temperatura de entrada na ordem dos 45º. Com as bomdas de calor embora isso seja possivel, tende-se a usar temperaturas de alimentação na ordem dos 35 a 38º.
    • fsc
    • 10 dezembro 2009

# 36

Sr Ricardo, como representante de uma marca de pavimento radiante deve saber que num sistema radiante deve haver um grupo de regulação de temperatura e segurança. se usar um passo estreito, o projecto sai com uma temperatura mais baixa e um caudal mais elevado e com um passo mais largo, usa uma temperatura mais elevada. o tipo de revestimento também influencia a temperatura obviamente. a fonte de calor deve ser calculada para funcionar no ponto de rendimento óptimo pois assim terá um melhor aproveitamento de energia. volto a referir que a fonte de calor não tem nada a ver com o sistema radiante porque nunca se pode ligar uma fonte de calor directamente a um sistema radiante.
  14.  # 37

Sr. fsc.
    Repare que o que é alterado é apenas o paçamento da tubagem, no projecto você dará uma temperatura de entrada e temperatura de ambiente desejada, e não o passo que pretende dar. Se por exemplo usar uma referência de 25ºC de temperatura ambiente num quarto de banho com uma temperatura de entrada de 45º o passamento do circuito irá ser determinado com base nestes valor, e claro com outros factores de isolamento do edificio. Agora se usar uma temperatura de entrada na ordem dos 38ºC para a mesma temperatura ambiente desejada, certamente que o passamento da tubagem é inferior.

Julgo que tenha as ideias trocadas.
    • fsc
    • 10 dezembro 2009

# 38

porque o sistema radiante tem de ser independente da fonte de calor ao nível da temperatura, caudal e segurança. o sr sabe que os sistemas pr foram banidos em vários países porque causava problemas de saúde aos utilizadores. estes problemas foram identificados pela alta temperatura que circulava no pavimento. neste momento existe uma norma europeia que regulamenta o funcionamento destes sistemas e está previsto usar um sistema de regulação de temperatura, caudal e segurança específicos para o pr.
    • fsc
    • 10 dezembro 2009

# 39

Colocado por: Ricardo.mrdSr. fsc.
    Repare que o que é alterado é apenas o paçamento da tubagem, no projecto você dará uma temperatura de entrada e temperatura de ambiente desejada, e não o passo que pretende dar. Se por exemplo usar uma referência de 25ºC de temperatura ambiente num quarto de banho com uma temperatura de entrada de 45º o passamento do circuito irá ser determinado com base nestes valor, e claro com outros factores de isolamento do edificio. Agora se usar uma temperatura de entrada na ordem dos 38ºC para a mesma temperatura ambiente desejada, certamente que o passamento da tubagem é superior.

com mais tubo põe mais temperatura e com menos tubo põe menos temperatura?
    no dimensionamento de um sistema radiante podem-se alterar muitas variáveis. temperatura, passo, caudal, etc. se o seu software obriga a um determinado passo sugiro que troque de software
  15.  # 40

Colocado por: fsc
    Colocado por: Ricardo.mrdSr. fsc.
    Repare que o que é alterado é apenas o paçamento da tubagem, no projecto você dará uma temperatura de entrada e temperatura de ambiente desejada, e não o passo que pretende dar. Se por exemplo usar uma referência de 25ºC de temperatura ambiente num quarto de banho com uma temperatura de entrada de 45º o passamento do circuito irá ser determinado com base nestes valor, e claro com outros factores de isolamento do edificio. Agora se usar uma temperatura de entrada na ordem dos 38ºC para a mesma temperatura ambiente desejada, certamente que o passamento da tubagem é superior.

com mais tubo põe mais temperatura e com menos tubo põe menos temperatura?
    no dimensionamento de um sistema radiante podem-se alterar muitas variáveis. temperatura, passo, caudal, etc. se o seu software obriga a um determinado passo sugiro que troque de software

Peço desculpa, mas o senhor está completamente enganado!

Quem lhe disse que estamos obrigados a um determinado passo? Repare, que a curvatura mínima do Tubo Multibeton é de 6 vezes o seu diâmetro, ora no tubo de 17mm poderemos ter um ângulo de curvatura na ordem dos 10,2 cm, para além de ser possível por meio das calhas MB um espaçamento de circuito de 5 em 5 cm.

0.0291 seg. NEW