Colocado por: jmaiaBom Dia.
Mais uma acha para a fogueira...
Após algumas leituras sobre o piso radiante hidráulico, eis que surge uma questão quanto a mim muito importante que é nem mais nem menos os custos associados aos diferentes "desenhos" (dupla serpentina, em caracol etc...), quando eu já quase tinha decidido que iria instalar uma determinada marca, falo com o Engº responsável pelo estudo térmico que (e muito bem) tenho que ter cuidado ao optar por um desenho em detrimento de outro, ou seja o que gasta menos energia é para usar bomba de calor é...
O desenho em caracol.
Será ?
José Maia
Colocado por: jmaiaRepare que não respondeu a minha questão
Colocado por: jmaiaHá se bem entendo, a eficiência garantida do sistema radiante, nada tem a ver com o consumo associado a fonte de calor Certo ?
Colocado por: jmaiaOra cá está o que estava à espera, não conhece o sistema dupla serpentina e em espiral, mas diz que o seu sistema é melhor que os outros ? já sei que é um pouco mais barato mas ...
Colocado por: fsc
a fonte de calor não tem nada a ver com o pavimento radiante.
Colocado por: fsccom o projecto feito, avalia-se a potência que deve ser introduzida no sistema e escolhe-se a fonte de calor que consiga dar essa potência. não interessa se é uma caldeira ou bomba de calor
Colocado por: Ricardo.mrdSr. fsc.
Repare que o que é alterado é apenas o paçamento da tubagem, no projecto você dará uma temperatura de entrada e temperatura de ambiente desejada, e não o passo que pretende dar. Se por exemplo usar uma referência de 25ºC de temperatura ambiente num quarto de banho com uma temperatura de entrada de 45º o passamento do circuito irá ser determinado com base nestes valor, e claro com outros factores de isolamento do edificio. Agora se usar uma temperatura de entrada na ordem dos 38ºC para a mesma temperatura ambiente desejada, certamente que o passamento da tubagem é superior.
Julgo que tenha as ideias trocadas.
Colocado por: fscColocado por: Ricardo.mrdSr. fsc.
Repare que o que é alterado é apenas o paçamento da tubagem, no projecto você dará uma temperatura de entrada e temperatura de ambiente desejada, e não o passo que pretende dar. Se por exemplo usar uma referência de 25ºC de temperatura ambiente num quarto de banho com uma temperatura de entrada de 45º o passamento do circuito irá ser determinado com base nestes valor, e claro com outros factores de isolamento do edificio. Agora se usar uma temperatura de entrada na ordem dos 38ºC para a mesma temperatura ambiente desejada, certamente que o passamento da tubagem é superior.
Julgo que tenha as ideias trocadas.
com mais tubo põe mais temperatura e com menos tubo põe menos temperatura?
no dimensionamento de um sistema radiante podem-se alterar muitas variáveis. temperatura, passo, caudal, etc. se o seu software obriga a um determinado passo sugiro que troque de software