Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

outra semelhante
      Alvará casa 017.jpg
  2.  # 82

dimensão da curva
      Alvará casa 005.jpg
  3.  # 83

Raio de curvatura
      Alvará casa 006.jpg
  4.  # 84

Não é permitido curvas a 90 graus, mas esta está pior
      Alvará casa 008.jpg
  5.  # 85

Outra com raio de +- 3cm
      Alvará casa 010.jpg
  6.  # 86

Mais de perto
      Alvará casa 011.jpg
  7.  # 87

Continuando com exemplos de raios de curvatura, com a ajuda de duas fitas
      Alvará casa 018.jpg
  8.  # 88

Agora com duas pedras
      Alvará casa 019.jpg
  9.  # 89

e ainda...
      Alvará casa 020.jpg
  10.  # 90

Comparando a deformação. Nesta, a medida normal.
      Alvará casa 012.jpg
  11.  # 91

E nesta, a deformação numa curva apertada.
    Desculpem se não foram enviadas da maneira mais aconselhável, mas ainda não sei lidar com fotos.
    Tinha muitas outras que poderia enviar, mas já ocupei muito espaço.
    Na minha opinião, que sou um leigo, pareceu-me que isto não estava de acordo com os mínimos aceitáveis e ordenei a suspensão dos trabalhos. Ao informar o fabricante do material, também ficou com a mesma opinião, e diz que forneceu as instruções, que não foram seguidas. Aliás, encontrei-as em cima do rolo do tubo, quando lá fui recentemente.
    O engenheiro responsável pela instalação afirma que tem utilizado este processo em "milhares de metros quadrados, que nunca teve problemas e que todos eles estão a funcionar correctamente". Acrecenta que, apesar de o tubo estar deformado na vertical (com menor diâmetro), isso não tem problema, porque é compensado com a maior largura na horizontal, que a área se mantém a mesma.
    Quando o questionei sobre o esforço dum tubo que irá transportar água quente, afirma que o tubo nunca sofrerá nenhum dano, porque fica dentro da betonilha e desta maneira se manterá inalterável.