Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

outra semelhante
      Alvará casa 017.jpg
  2.  # 82

dimensão da curva
      Alvará casa 005.jpg
  3.  # 83

Raio de curvatura
      Alvará casa 006.jpg
  4.  # 84

Não é permitido curvas a 90 graus, mas esta está pior
      Alvará casa 008.jpg
  5.  # 85

Outra com raio de +- 3cm
      Alvará casa 010.jpg
  6.  # 86

Mais de perto
      Alvará casa 011.jpg
  7.  # 87

Continuando com exemplos de raios de curvatura, com a ajuda de duas fitas
      Alvará casa 018.jpg
  8.  # 88

Agora com duas pedras
      Alvará casa 019.jpg
  9.  # 89

e ainda...
      Alvará casa 020.jpg
  10.  # 90

Comparando a deformação. Nesta, a medida normal.
      Alvará casa 012.jpg
  11.  # 91

E nesta, a deformação numa curva apertada.
    Desculpem se não foram enviadas da maneira mais aconselhável, mas ainda não sei lidar com fotos.
    Tinha muitas outras que poderia enviar, mas já ocupei muito espaço.
    Na minha opinião, que sou um leigo, pareceu-me que isto não estava de acordo com os mínimos aceitáveis e ordenei a suspensão dos trabalhos. Ao informar o fabricante do material, também ficou com a mesma opinião, e diz que forneceu as instruções, que não foram seguidas. Aliás, encontrei-as em cima do rolo do tubo, quando lá fui recentemente.
    O engenheiro responsável pela instalação afirma que tem utilizado este processo em "milhares de metros quadrados, que nunca teve problemas e que todos eles estão a funcionar correctamente". Acrecenta que, apesar de o tubo estar deformado na vertical (com menor diâmetro), isso não tem problema, porque é compensado com a maior largura na horizontal, que a área se mantém a mesma.
    Quando o questionei sobre o esforço dum tubo que irá transportar água quente, afirma que o tubo nunca sofrerá nenhum dano, porque fica dentro da betonilha e desta maneira se manterá inalterável.
    Julgo que, apesar do sistema poder funcionar nos primeiros anos sem grandes problemas, com o decorrer do tempo, estará em risco, além de considerar que o somatório de todas as obstruções dará uma grande perda de carga, que tornará o sistema menos eficaz.
    Mas isto é a minha opinião, que eu agradeço que me informem se está certa ou errada.
    Renovando os votos de um Bom Ano, aguardo os vossos comentários.
    Cumprimentos.
    José H.Borges
      Alvará casa 013.jpg
  12.  # 92

Se não cumpriram o que estava estipulado no projecto e as norma de segurança que a própria marca determina, julgo que deveria apontar responsabilidades ao instalador. Ele deveria levantar tudo, e caso não esteja apto a fazer este tipo de serviço, contrate outro instalador. Antes de colocarem a betonilha, verifique se está tudo dentro das normas do projecto, e depois sim colocar a betonilha.

Cumprimentos
  13.  # 93

Colocado por: Ricardo.mrdSe não cumpriram o que estava estipulado no projecto e as norma de segurança que a própria marca determina, julgo que deveria apontar responsabilidades ao instalador. Ele deveria levantar tudo, e caso não esteja apto a fazer este tipo de serviço, contrate outro instalador. Antes de colocarem a betonilha, verifique se está tudo dentro das normas do projecto, e depois sim colocar a betonilha.

Cumprimentos

Boa noite senhor Ricardo
    Depois de ter visto as fotos e pela experiência que o senhor tem, consegue apontar algum erro na instalação em relação a qualquer outro sistema, que obrigue a tolerâncias mínimas?
    Para mim que sou um leigo, parece-me que, para além de todos os defeitos de distribuição das tubagens, umas por baixo do fogão, outras por baixo dos armários e banheira, o mais grave será as curvas apertadas, porque existem algumas com raio entre 35mm e 40mm, que considero pouco para um tubo de 16mm que, segundo o que afirmaram no post 33 deveria ser de pelo menos 96mm (pelo menos foi isso que eu percebi).
    Agradecia informações concretas de profissionais, para que eu tenha uma ideia se estou muito enganado ou não. Pode comentar quem quiser...
    Cumprimentos
    .J. Borges
    Concordam com este comentário: cmcosta
  14.  # 94

n sou tecnico de piso radiante mas se tem tubos enfolados ou seja com uma dobra mande retiar pois isso afecta o bom foncionamento
  15.  # 95

so agora vi as fotos se tem tubos assim com dobras mande retirar isso ira estrangular a passagem de agua e alteriar a pressao dentro do tudo com zonas com muita pressao e outras de baixa pessao cianado a acelaração e desacelaração da agua.
    isto é o k da as novas tecnologias chegam ca um artista ve a colocar e de seguida ja se julga um istalador por vezes os propios metros du tubo colocados nem~´e em funçao da area a aquecer mas sim dos metros que la cabem
    uma nota o ser uma empresa cerificada n quer dizer que trabalha melhor que outra
  16.  # 96

Colocado por: soskasa.blogspot.comn sou tecnico de piso radiante mas se tem tubos enfolados ou seja com uma dobra mande retiar pois isso afecta o bom foncionamento

Obrigado pela sua tentativa de ajuda, porque apesar de não ser tecnico de piso radiante tentou ajudar...
    Os tubos ainda não estarão muito enfolados como poderá ver nas fotos desde o post 99 ao 118, onde apresento um com 3mm de estrangulamento (pelas minhas contas dará cerca de 18 por cento de obstrução), que não sei se é muito ou pouco. Foi essencialmente por isso, que eu pedi ajuda a este Forum e até hoje, ainda nenhum dos verdadeiros profissionais que dissertaram ao longo deste tema, me deu a sua opinião técnica sobre isto. Apenas o Sr. Ricardo mrd me deu o seu conselho como um "advogado" e nada mais. Ainda um outro me respondeu em privado, acusando-me de eu também ter algumas culpas...Ora quem ler atentamente as minhas descrições desde o início, decerto terá outra opinião. Como este forista anteriormente tinha afirmado ser pessoa experiente e demonstrado grande interesse, pedi-lhe a sua opinião como técnico, mas nunca mais me respondeu...
    É verdade que aprendi algumas coisas com o muito que foi escrito ao longo destes 121 posts, mas de concreto, sobre o meu problema, pouco adiantaram...
    Faço um derradeiro apelo a todos os que poderem dar-me o seu contributo, que o façam o mais breve possivel porque neste momento a obra está parada.
    Agradecimentos antecipados a todos e cumprimentos
    J. Borges
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2010 editado

# 97

Colocado por: jhborgesmas de concreto, sobre o meu problema, pouco adiantaram...

Se sabe, pelas próprias palavras do fabricante, que a instalação não está capaz, o que é que pode mesmo fazer?

Tem duas saídas:
    -> deixar estar, tanto pode correr "bem" como mal
    -> refazer

A culpa foi sua? Não me parece logo, só existe uma saída: refazer.

Mas isto é o que um ignorante ao ler o que leu pode dizer. Mas acho que mesmo o mais experiente dos instaladores/profissionais não lhe pode dar outro conselho que não este.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhborges
  17.  # 98

Se quer uma solução milagrosa que permita manter o trabalho como está e garanta o bom funcionamento futuro, julgo que ninguém lha vai dar.
    Por outro lado, você já verificou que como as coisas estão feitas, não cumprem os requisitos do fabricante e/ou as boas práticas desse tipo de trabalho, portanto, na minha opinião, só há um caminho: refazer todo o trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhborges
  18.  # 99

Colocado por: aprendiz2a única ajuda a esta distancia,.e que é a mais fácil de dar,.é,recomece tudo de novo (do zero).

e os "verdadeiros" profissionais estão no seu "cantinho" a tentar ajudar (ou a lamentar) toda essa situação!!....(milagres só...)

culpados?? de certeza que existem...(esquece-se que estamos no século XXI)

agora veja se não volta a cair no mesmo erro!!!

já "privei" consigo a minha opinião acerca.!.e fazer uma avaliação sem conhecer todos os pormenores é complicado (para mim)

se achar que posso ajudar disponha

Obrigado pela rápida resposta
    Eu só peço a Vossa ajuda, para dentro do que é normal nos vossos sistemas, comentarem sobre aqueles Raios de curvatura, que eu considero serem curtos e foi essencialmente por isso mandei parar a obra, embora existam ainda os outros problemas de colocação, que apesar de os considerar graves, são secundários.
    Cump. J.B.
  19.  # 100

Colocado por: J.FernandesSe quer uma solução milagrosa que permita manter o trabalho como está e garanta o bom funcionamento futuro, julgo que ninguém lha vai dar.
    Por outro lado, você já verificou que como as coisas estão feitas, não cumprem os requisitos do fabricante e/ou as boas práticas desse tipo de trabalho, portanto, na minha opinião, só há um caminho: refazer todo o trabalho.

Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

Obrigado J. Fernandes
    Como referi ao Sr. Aprendiz, só necessito da vossa ajuda, que através da Vossa experiência me digam se o que apresento nas fotos, vos parece que seja normal ou não, porque se já se vos depararam casos semelhantes e sem problemas, eu repensarei e arrisco avançar com os trabalhos. Mas, como atrás referi, que sou um leigo, ao chegar à obra e ver aquelas curvas, pareceu-me que estariam forçadas...
    Cumprimentos J. B.

0.0287 seg. NEW