Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: martinsmdGás tenho como back up.

    Mas é gás natural?
    Se for talvez a solução mais em conta seja a caldeira a gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinsmd
  2.  # 42

    Colocado por: martinsmd

    Casa com eficiência energética A+. Se o certificado de eficiência vale alguma coisa...

    Não vale. Eu fiz agora o certificado energético para me poder candidatar ao fundo ambiental com a instalação de bomba de calor e janelas mais eficientes.

    As recomendações que tenho são (estou a falar de cor, pode não ser assim à letra):
    - janelas mais eficientes --> passo de D para C
    - bomba de calor --> passo de D para C
    - isolamento interior das paredes, etc etc etc --> passo de D para C
    - recuperador de calor a lenha ou pellets (basicamente, a biomassa) a fazer AQC + AQS --> Passo de D para A+

    Basicamente o certificado energético relaciona as necessidades energéticas do imóvel com a fonte energética para as colmatar. Pode melhorar-se a necessidade energética (pequenos incrementos) ou usar passar a usar uma fonte energética altamente renovável. Como já tem o recuperador a biomassa, é A+ sem mais pergutas, ainda que resto possa ser medonho :-(

    Ou seja, o certificado energético pouco diz sobre o comportamento térmico da casa. Para isso poderá tentar compreender o que tem e investir para melhorar (o que eu fiz com as janelas, olhar pela calha superior e ver a rua desimpedida foi suficiente para achar que aquilo é miserável) ou solicitar um estudo térmico e atacar os pontos identificados especificamente.

    Dito isto, 265€ nos meses mais frios (fora todas as outras despesas, claro) não é particularmente mau. Para ter a casa confortável 24/7 em todo o inverno estou a contar com uns 1000-1200€ anuais de electricidade com BC (a confirmar , acabei de a instalar e agora não é preciso aquecimento ehehehehe)

    Colocado por: PRocha265€ mês???
    Isso dá para muitos cobertores.

    Algo vai mal neste país quando se gasta quase metade do ordenado mínimo numa fonte de calor.

    Ou vai bem. Sei lá.
    Tenho familiares no estrangeiro (países frios) que pagam horrores de dinheiro mensal pelo aquecimento dos seus prédios, mas quando lá vamos (ou íamos!) as casas são de um conforto extremo. Janelas horrendas de madeira, frestas por todo o lado, mas um radiador a ferver por baixo 24/7 que nem deixa notar que na rua estão -10º.
    Aqui andamos de pijama polar, robe polar, lençóis polares, cobertores de pelo, edredão polar, para não gastar em aquecimento.
    Cada um com a sua. Eu durante muitos anos estive (e cresci) neste segundo cenário, agora felizmente começo a poder caminhar para o primeiro, para uma situação de maior conforto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinsmd
  3.  # 43

    Colocado por: rjmpires
    Mas é gás natural?
    Se for talvez a solução mais em conta seja a caldeira a gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:martinsmd


    Boa tarde, sim é gás natural e funciona como alternativa às pellets quando não as arranjo no mercado, ou qdo o máquina das pellets está com bugs e aguardo técnico, que é demorado. Dificuldades: Não sei qto pago mas a conta é sempre elevada com a desvantagem e não saber a dolorosa ao fim do mês, e a casa não fica tão confortável a nível de aquecimento como no outro sistema.
  4.  # 44

    Sugeria ver outros tópicos onde se discute o valor gasto com BC em AQS. Pessoas que têm PRH (logo com temperaturas mais baixas do que nós precisamos com radiadores) têm facturas de electricidade de 300€ nos meses piores do ano. Convém estar preparado para essa realidade. Não há soluções "baratas" de aquecimento com elevado nível de conforto. Mesmo a lenha, comprada muito barato a 35€/m^3 (eu não a vendia a este preço), se estiver a queimar 24/24h como fará com BC ou Pellets o custo trepa na mesma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinsmd
  5.  # 45

    Colocado por: Bruno.AlvesSugeria ver outros tópicos onde se discute o valor gasto com BC em AQS. Pessoas que têm PRH (logo com temperaturas mais baixas do que nós precisamos com radiadores) têm facturas de electricidade de 300€ nos meses piores do ano. Convém estar preparado para essa realidade. Não há soluções "baratas" de aquecimento com elevado nível de conforto. Mesmo a lenha, comprada muito barato a 35€/m^3 (eu não a vendia a este preço), se estiver a queimar 24/24h como fará com BC ou Pellets o custo trepa na mesma
    Estas pessoas agradeceram este comentário:martinsmd


    Sim, eu comecei a pesquisar, mas não percebo muito. No aquecimento a pellets as principais vantagens são: o conforto térmico, os custos +-controlados, sem os BUGS, com as assistências técnicas o controlo de custos já não é tão visível. As grandes desvantagens: a grande trabalheira que dá, a complicação das pellets no mercado, a assistência técnica e seu custos. Eu sei que não há soluções baratas mas será que não consigo uma mais prática por valores semelhantes de utilização, tenho noção que e vou ter de investir inicialmente.
  6.  # 46

    O melhor investimento será o isolamento. Em custo de utilização provavelmente a BC (desde que optimizada e bem dimensionada) será semelhante, mas o investimento é muito significativo.

    A sua caldeira de pellets acende sozinha e é programável? Quer as BC, quer pellets, quer caldeiras a gás poderão ter estas funcionalidades.
    O mais racional em termos de investimento será uma caldeira de condensação, que tem custos de investimento muito menores. Podem ser programadas, aquecem os radiadores num instante, etc.
    Dito isto eu instalei uma BC :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinsmd
  7.  # 47

    Colocado por: Bruno.AlvesO melhor investimento será o isolamento. Em custo de utilização provavelmente a BC (desde que optimizada e bem dimensionada) será semelhante, mas o investimento é muito significativo.

    A sua caldeira de pellets acende sozinha e é programável? Quer as BC, quer pellets, quer caldeiras a gás poderão ter estas funcionalidades.
    O mais racional em termos de investimento será uma caldeira de condensação, que tem custos de investimento muito menores. Podem ser programadas, aquecem os radiadores num instante, etc.
    Dito isto eu instalei uma BC :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:martinsmd

    Boa noite, sim é programável, estava configurada para ligar de manhã, ao meio dia, noite, no total de 9h/24h e a casa estava confortável, a caldeira que tenho vou anexar. E está gostar da BC?
      junkers.jpg
  8.  # 48

    Pois, a caldeira não sei se é programável.

    A minha sugestão honesta é que resolva os problemas da assistência da caldeira a pellets. Escolha outro fornecedor, o que for. Quando comprar, compre um big bag 😁 O investimento está feito, além da limpeza não terá vantagem significativa noutra solução.

    Colocado por: martinsmdE está gostar da BC?

    Adoro. Mas a minha opinião é muito enviesada :-)
    Eu venho de quase 8 anos a acender a lareira todos os dias para poder tomar banho quente. Moro num apartamento, logo acartar lenha regularmente e comprar a tempo para ter para gastar.
    Neste momento (desde que a instalei) ainda não precisei de fazer aquecimento e há alguns problemas pendentes a resolver. Mas em relação às AQS, gasto menos de 0,5€/dia. Muito barato para o conforto de não ter de acender e limpar o borralho 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinsmd
  9.  # 49

  10.  # 50

    Sim, claro. E o que não tenho é só ir lá fora ou à garagem 😁
    O que é que precisa?
 
0.0202 seg. NEW