Iniciar sessão ou registar-se
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 21

Colocado por: NunoDaSilvageralmente falando: acham mesmo que o controlo da obra por etapas, pedindo orçamentos para cada uma resulta mais barato que a obra na totalidade?

Pode sair-lhe mais barato a curto prazo, mas também lhe pode sair mais caro a médio prazo.

Para além do seu tempo disponível é importante também não ter pressa na conclusão da obra, pois só assim poderá ter tempo para pedir muitos orçamentos das especialidades, analizá-los com calma e decidir pelo melhor! E para isso terá que ter sempre a colaboração do empreiteiro principal.

Tem sempre também a questão da garantia da obra no seu todo, que neste caso fica sempre muito reduzida e aí o poder sair mais caro a médio prazo.
  1.  # 22

Filipos
    Sem me querer armar em bufo hoje a denuncia deste tipo de situações está bastante facilitada.
    O site da ACT tem lá uma parte especifica para se denunciarem estas ilegalidades, nem precisa de se identificar.
    Eu defendo que todos tem o direito de trabalhar mas quando há alguem que se julga com mais direitos que os outro já me faz um bocadinho de confusão.
    Eu poderia candidatar-me a um alvará e depois ficar aqui muito sossegadinho sentado no escritorio limitamdo-me a receber umas quantias por cada empréstimo.
    Não tenho encargos nem com maquinaria nem com pessoal nem chatiçes com os donos de obra.
    Não emito facturas, chego ao fim do ano fecho a empresa e abro logo outra nova e fresquinha para viver bem durante mais um ano, enquanto os outros lá fora se desunham para manter as suas empresas á tona de água e honrar todos os seus compromissos.
    Creio que cabe a cada um de nós começar a arrancar esta ervas daninhas para que neste matagal que é o mundo da construção possa haver espaço para quem quer verdadeiramente trabalhar possa conseguir respirar.
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 23

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: NunoDaSilvageralmente falando: acham mesmo que o controlo da obra por etapas, pedindo orçamentos para cada uma resulta mais barato que a obra na totalidade?
    Poderá ser, se você considerar que o seu tempo vale zero euros à hora.

Mas é preciso que a pessoa que coordena os vários empreiteiros saiba da poda. Caso contrário, o pintor vai dizer que é do estucador, o estucador vai dizer que é do pedreiro, o pedreiro vai dizer que é do carpinteiro, o carpinteiro vai dizer que é do pintor...

Pois, neste caso se não perceber da poda tem que ter alguém a seu lado que perceba, pode ter a sorte do empreiteiro principal/geral lhe deixe ficar um bom encarregado até ao final da obra e que o ajude a resolver todas as situações que lhe vão surgindo.

Portanto passará sempre por conseguir encontrar uma empresa de construção que não se importe de fazer a construção neste moldes e com a crise que existe acredito não ser dificíl.
  2.  # 24

Um exemplo com uma coisita simples e sem grande significado:

Se, quando estiver a mobilar a casa, encostar um móvel a uma parede e perceber que o tecto está todo torto, de quem é a responsabilidade?
    Do que fez a cofragem, do que meteu o betão, do que rebocou, ou do que estucou?
    Ah! Já sei. É do responsável da obra... o NunoDaSilva! :-)

Agora imagine que o problema é mesmo grave (esgotos que não escoam, tomadas sem corrente, paredes todas estaladas, infiltrações...)...
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 25

Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?

Tem que contratar uma empresa de construção, a que vai fazer a estrutura, alvenarias, reboco e telhado que esteja na disposição de ficar com a responsabilidade da obra até ao final prescindindo da sua margem de lucro sobre as especialidades adjudicadas directamente pelo dono da obra. Todas as sub-empreitadas contratadas pelo dono da obra terão que o ser a empresas "legais" (alvará para os respectivos trabalhos a executar e seguros)
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 26

Colocado por: NunoDaSilvasim... ía fazer essa anotação. Tendo em conta que o meu tempo não vale zero, mas que é "pago" a mim próprio!

é que eventualmente pode haver interesse de um empreiteiro assegurar a realização da obra na totalidade, fazendo um valor total próximo do que seriam as varias fases em separado, por diferentes empresas! n acham?

Sim, isso até será o mais provável, porque hoje em dia com a crise que existe as empresas de construção retiram o seu lucro das especialidades que executam e pouca margem colocam nas sub-empreitadas que colocam. Agora teria que encontrar uma empresa destas.
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 27

Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?
    É uma balda. :-)
    Segundo aprendi aqui no Forum, (sobretudo nas obras nortenhas) há sempre um pedreiro que tem um primo amigo de um conhecido, que empresta o alvará para toda a duração da obra a troco não sei bem do quê (ou de fazer uma parte da obra).

Pois, isso é que não será mesmo nada boa ideia senão pode dar consigo com a obra embargada e uma grande dôr de cabeça.
    •  
      MRui
    • 4 dezembro 2009

# 28

Colocado por: naarTem que contratar uma empresa de construção, a que vai fazer a estrutura, alvenarias, reboco e telhado que esteja na disposição de ficar com a responsabilidade da obra até ao final

E que também fica com a responsabilidade da garantia por 5 anos sobre os defeitos de construção das especialidades adjudicadas directamente, etc.

Tanta responsabilidade que começa a cheirar mais a irresponsabilidade.
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 29

Colocado por: NunoDaSilvatb n sei como é isso do alvará! alguém sabe? provavelmente cada prestador de serviço ou "sub-empreiteiro" terá que ter o seu alvará de construção!

n sei que queres dizer com alvará a licença de construção...? penso que existe regime juridico para o dono da obra fazer a administração directa da obra e mediante apresentação do seguro poder levantar o alvará.

Com o seguro penso que o responsavel serei eu...

É óbvio que todas as empresas que forem prestar serviços na sua obra têm que ter alvará assim como têm que ter seguro.

Vc. é responsável se aceitar que alguma empresa trabalhe na sua obra sem lhe entregar cópia da apólice de seguro dos trabalhadores.
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 30

Colocado por: filipos
    É uma balda. :-)
    Segundo aprendi aqui no Forum, (sobretudo nas obras nortenhas) há sempre um pedreiro que tem um primo amigo de um conhecido, que empresta o alvará para toda a duração da obra a troco não sei bem do quê (ou de fazer uma parte da obra).

Olhe que aqui no centro também já apanharam cá essa moda! Perco empreitadas por causa disso, porque a empresa nem alvará tem, mas vai ter aqui com uma que "dá o alvará" e depois tem que gastar material deles!!! ...lol... existe INFELIZMENTE algumas empresas aqui a fazerem isso. Empresas essas, que repito, NAO TÊM ALVARÁ, e ganham as obras todas que concorrem...

deviam ser denunciadas essas empresas que facultam os alvarás... sem duvida!

Deixe lá que já estão a apertar o cerco, a cruzar informações entre as finanças e o inci, a efectuarem mais "visitas" ás obras, não podem é chegar a todas (bem, agora com a crise que existe deveriam chegar a mais):) e cada vez é mais perigoso "emprestar" alvarás.

Não se esqueça também que quando perde uma obra a razão mais importante nem será a outra empresa não ter alvará, mas sim ter a maior parte das vezes pessoal ilegal e sem seguro a trabalhar, estes custos são superiores aos de ter um alvará.

OFF-TOPIC - As telas que falámos podem ser colocadas das duas maneiras, ambas são correctas! :)
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 31

Colocado por: zedasilvaE porque é que não são?

Porque como nas placas de identificação das obras o nome do empreiteiro geral quase nunca aparece, quem anda a trabalhar também não faz muita publicidade, as vistorias da CM e da ACT também não são frequentes as coisas vão passando. Normalmente o único que sabe (e é ás vezes) é o cliente que vê o livro de obra e sabe que a empresa que está a trabalhar não é aquela que consta no livro.
    Agora se acontece um acidente (e ele acontecem, ás vezes até mortais e não precisa de ser queda em altura de 30mt. ou soterramento em vala de 3mt.) aí sim, aí descobre-se tudo, porque nessa altura todos querem "fugir".
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 32

Colocado por: filiposconhece aquelas historias dos livrinhos, em que tem um rei que controla o reinado todo. Ele faz coisas más, os habitantes fazem tudo para o destruir e não conseguem?! por terem o poder de controlar tudo...?!...

Acho que hoje em dia já não será tanto assim, sabe que hoje se houver uma queixa formal, as entidades são obrigadas a investigar mas também é importante que quem faça a queixa se identifique e não se acobarde! Aqui é que reside o problema, porque normalmente os pequeninos têm medo dos grandes porque normalmente também têm "se não telhados, pelo menos telheiros de vidro):)
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 33

Colocado por: zedasilvaFilipos
    Sem me querer armar em bufo hoje a denuncia deste tipo de situações está bastante facilitada.
    O site da ACT tem lá uma parte especifica para se denunciarem estas ilegalidades, nem precisa de se identificar.
    Eu defendo que todos tem o direito de trabalhar mas quando há alguem que se julga com mais direitos que os outro já me faz um bocadinho de confusão.
    Eu poderia candidatar-me a um alvará e depois ficar aqui muito sossegadinho sentado no escritorio limitamdo-me a receber umas quantias por cada empréstimo.
    Não tenho encargos nem com maquinaria nem com pessoal nem chatiçes com os donos de obra.
    Não emito facturas, chego ao fim do ano fecho a empresa e abro logo outra nova e fresquinha para viver bem durante mais um ano, enquanto os outros lá fora se desunham para manter as suas empresas á tona de água e honrar todos os seus compromissos.
    Creio que cabe a cada um de nós começar a arrancar esta ervas daninhas para que neste matagal que é o mundo da construção possa haver espaço para quem quer verdadeiramente trabalhar possa conseguir respirar.

Ora aí está! (eu hoje não dou á conta para sair deste tópico :))

E depois só dá vontade aqueles que têm empresas legais (alvarás, seguros RCE, AT, máquinas e equipamentos, estaleiro, pagamentos em dia ás finanças e SSocial e aos trabalhadores, contabilidade organizada, quoatizações das associações, avenças com advogados, etc), fazerem o mesmo que fazem as "empresas" que lhes fazem concorrência desleal.
    Assim se calhar trabalham menos, ganham mais e não se preocupam tanto!
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 34

Colocado por: Luis K. W.Um exemplo com uma coisita simples e sem grande significado:

Se, quando estiver a mobilar a casa, encostar um móvel a uma parede e perceber que o tecto está todo torto, de quem é a responsabilidade?
    Do que fez a cofragem, do que meteu o betão, do que rebocou, ou do que estucou?
    Ah! Já sei. É do responsável da obra... o NunoDaSilva! :-)

Agora imagine que o problema é mesmo grave (esgotos que não escoam, tomadas sem corrente, paredes todas estaladas, infiltrações...)...

E aqui, lá estão os custos a médio prazo!
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 35

Colocado por: MRui
    Colocado por: naarTem que contratar uma empresa de construção, a que vai fazer a estrutura, alvenarias, reboco e telhado que esteja na disposição de ficar com a responsabilidade da obra até ao final

E que também fica com a responsabilidade da garantia por 5 anos sobre os defeitos de construção das especialidades adjudicadas directamente, etc.

Tanta responsabilidade que começa a cheirar mais a irresponsabilidade.

Pois, aqui é que está o problema, essa empresa só poderá ser responsável pelos trabalhos que executou e como depois, numa construção todos os trabalhos estão interligados é muito difícil definir responsabilidades, normalmente ficam para o dono da obra e este terá os tais custos a médio prazo!

0.0244 seg. NEW