Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho algumas dúvidas em relação ao meu IRS e sobre mais valias. Em 1996 comprei uma casa por 35.000€, entretanto, paga e sem dividida qualquer ao banco. Em 2020 vendi a casa por 120.000€, tendo gasto em comissão imobiliária e certificados energéticos e afins, cerca de 7.500€, podendo apresentar este último valor em despesas na aquisicao de nova HPP. Até aqui, tudo certo?
    Também em 2020 compro um terreno para construção de moradia própria permanente, no valor de 55.000€, tenho ainda gasto cerca de 10.000€ em projetos, licenciamento, IMT, taxas e taxinhas. Devido ao fato de neste ano o IRS ser mais complicado e confuso, entreguei a um contabilista para o fazer. Acabei de falar com o Sr. e está feito, entregue e tenho comprovativo, faltando apenas ser validado pelas financas. As dúvidas são.
    O Sr diz que fechou este capítulo de mais valias e que não preciso apresentar mais nada nos próximos 2 anos. Segundo o Sr. O valor tributável nas financas da moradia que vendi em 2020 era de 62.000€,sendo que a compra do terreno foi de 55.000€, juntando as despesas na venda e na aquisição ultrapassam o valor tributável, não tenho mais valias a apagar. Diz que encerrou este processo, tendo assinalado no final do anexo G da declaração o caso como encerrado, não demonstrando interesse em continuar nos próximos 2 anos a apresentar despesas para a mais valia.
    Isto está correto?
    É mesmo assim? O valor a apresentar da compra da moradia não é o valor de 1996? Ou seja, 35.000? O que faço com as faturas que me passarem em 2021, na construção? Despesas normais? Diz ele que sim.
    Não querendo por em causa o conhecimento do Sr contabilista,mas as dúvidas são minhas e ele parece não as ter, será que alguém pode ajudar me a compreender se está tudo correto ou se esxite alguma falha neste processo?
    Muito obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: Patri ciaSegundo o Sr. O valor tributável nas financas da moradia que vendi em 2020 era de 62.000€,

    Se vendeu por 120k,obviamente q sendo esse o valor da escritura é o q tem de considerar. A partir desta venda em 2020,tem 36 meses para reinvestir o dinheiro em novo terreno/casa para HPP (supondo que a que vendeu era tb hpp) . E tem de declarar a intenção de reinvestimento.

    Colocado por: Patri ciatendo gasto em comissão imobiliária e certificados energéticos e afins, cerca de 7.500€, podendo apresentar este último valor em despesas na aquisicao de nova HPP.
    Isso são despesas que entram no calculo do apuramento da mais valia da casa q vendeu, nada têm a ver com a nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  3.  # 3

    Julgo não ter sido bem clara e relação ao valores quando falei em 62.000
    O valor apresentado da casa que comprei não foi o de 35.000, pagos neste ano, mas 62.000, valor que o Sr. Diz ser o valor da casa em 2020.
    Utilizou este valor de 62.000 e relacionou com o valor da venda que foram realmente 120.000.
    Como a diferença é de 58.000 e tenho mais que isso investido no terreno, ele diz que a "casa está arrumada" já "justifique a mais valia, não tenho que apresentar mais nada para abate nas mais valias nos próximos 2 anos
  4.  # 4

    Não deveria ter sido colocado o valor de compra de 35.000, pagos em 1997, ao invés de colocar o valor de 62.020 que o Sr. Contabilista encontrou na própria página das finanças como sendo o o valor patrimonial em 2020, ano da venda da casa?
      Screenshot_20210505-110418.jpg
  5.  # 5

    A casa vendida era HPP ou não?

    A mais valia é uma coisa e o reinvestimento é outra!

    Se custou 35k, o valor atualizado em 2020 é 53.900 (35000*1,54).

    A mais valia é de 58.600 (120.000-(53.900+7500)). Sendo que a mais valia é tributada em 50%, ou seja 29.300€ somam ao seu rendimento e são tributados à tx correspondente.

    Caso opte pelo reinvestimento, por forma a não ser tributada em mais valias, tem de reinvestir os 120.000€, no prazo dos 36 meses. E tem de declarar essa intenção agora no irs de 2020, por forma a n ser tributada, pois tal como está, o reinvestimento foi parcial, ou seja em 55k, pelo que a será tributada em mais valias em 15.870€ ((65/120)*50%*58.600).

    Ainda assim, voce deve ter percebido mal, caso contrário ele n lhe diria isto:
    Colocado por: Patri ciamais nada para abate nas mais valias nos próximos 2 anos


    Consulte a declaração, e veja o que tem lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  6.  # 6

    Colocado por: Patri ciaNão deveria ter sido colocado o valor de compra de 35.000, pagos em 1997, ao invés de colocar o valor de 62.020


    Sim, a n ser que esse valor seja o VPT em 97.

    Pelo que descreve, está mal feito, mas só tendo os dados todos é que é possível avaliar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  7.  # 7

    Muito obrigado, agradeço imenso a sua atenção.
    Realmente era uma HPP e o terreno destina se também a uma HPP, não tenho outras moradias e neste momento pago renda de um apartamento enquanto não faço a obra.
    Já agora, não querendo abusar, o dito contabilista preencheu o resto o IRS desta forma. Colocou como investimento a quer realizar 55.000, daí ter dito que a "casa ficou arrumada" colocou o mesmo valor como já investido, "fechando este capítulo", disse ele. Que raiva que me dá. Paguei 50 euros para isso e amanhã dia 06 faz um mês que deixei a papelada com o dito contabilista. Eu que não sou coisa nenhuma, aqui no fórum nos últimos tempos andei a ler outras discussões sobre o tema mais valias e quando falei com o sujeito hoje e ele explicou como fez, eu vi que sem saber nada, sabia mais que ele
      Screenshot_20210505-120207.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: Patri ciaMuito obrigado, agradeço imenso a sua atenção.
    Realmente era uma HPP e o terreno destina se também a uma HPP, não tenho outras moradias e neste momento pago renda de um apartamento enquanto não faço a obra.
    Já agora, não querendo abusar, o dito contabilista preencheu o resto o IRS desta forma. Colocou como investimento a quer realizar 55.000, daí ter dito que a "casa ficou arrumada" colocou o mesmo valor como já investido, "fechando este capítulo", disse ele. Que raiva que me dá. Paguei 50 euros para isso e amanhã dia 06 faz um mês que deixei a papelada com o dito contabilista. Eu que não sou coisa nenhuma, aqui no fórum nos últimos tempos andei a ler outras discussões sobre o tema mais valias e quando falei com o sujeito hoje e ele explicou como fez, eu vi que sem saber nada, sabia mais que ele
      Screenshot_20210505-120207.jpg


    Sim, no campo de 5006 tem de colocar os 120.000.

    Colocado por: Patri ciaentretanto, paga e sem dividida qualquer ao banco.

    A casa estava paga antes de 2020, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  9.  # 9

    Sim, a casa estava paga. Muito obrigado pelos seus comentários. Ajudou bastante.
    Eu vou procurar alguém que faça isto como deve ser, riscar o dito contabilista da minha lista e tratar de publicitar o seu trabalho
    • imo
    • 5 maio 2021

     # 10

    Parece que vai ter que entregar uma declaração de substituição...
  10.  # 11

    Colocado por: Patri ciaSim, a casa estava paga. Muito obrigado pelos seus comentários. Ajudou bastante.
    Eu vou procurar alguém que faça isto como deve ser, riscar o dito contabilista da minha lista e tratar de publicitar o seu trabalho

    Estando esse entregue deve-lhe ter feito a simulação a dizer quanto vai pagar. Pode pegar nesse e fazer a simulação alterando apenas o valor referido para os 120.000 e já vê a diferença.

    Agora imagine clientes que têm esse técnico a fazer a contabilidade mensal, como lhes sai caro.
    • imo
    • 5 maio 2021 editado

     # 12

    Colocado por: NTORIONAgora imagine clientes que têm esse técnico a fazer a contabilidade mensal, como lhes sai caro

    Pode ser que ele só não saiba preencher o anexo G das mais valias...
  11.  # 13

    Peço desculpa...mas esse contabilista parece estar pouco informado.

    Pois devia ter-lhe dito que tem de aplicar 120k(tirando despesas) no terreno+construção no prazo de 3 anos.
    • fpc
    • 6 maio 2021

     # 14

    Tenho uma duvida sobre este assunto: o valor da aquisição é aquele que foi pago em 1996, neste caso 35000€ ou o valor corrigido à data da venda?
    • imo
    • 6 maio 2021 editado

     # 15

    Colocado por: fpco valor da aquisição

    Faria sentido considerando o valor do dinheiro no tempo? Para que serviriam os coeficientes de desvalorização da moeda?
  12.  # 16

    Colocado por: fpcvalor corrigido à data da venda?

    É o valor corrigido pelos coeficientes monetários...
  13.  # 17

    Já agora aproveito o tópico, em 2020 tive mais valias em ações 5.000€ e menos valias de 1.000€, também é possível declarar intenção de reinvestimento neste ano para não me cobrarem a mais valia relativamente à diferença de 4000€? Se sim em que campo declaro isso?
    • psnl
    • 7 maio 2021 editado

     # 18

    Boa noite,
    no seguimento da leitura do artigo de opinião abaixo, surgiu-me uma dúvida, nomeadamente nos parágrafos transcritos:

    Dando um exemplo:

    Caso tenha adquirido uma HPP por 120.000€ e vendido por 160.000€ e como ainda devia 100.000€ ao banco, a mais valia por grosso modo será de 40.000€.

    Para construir uma nova HPP adquiri um novo empréstimo de 150.000€.

    De acordo com a lei:

    1. Tenho que reinvestir 190.000€ (40.000€ da mais valia + 150.000€ do emprestimo) no prazo de 36 meses após a venda da 1ª HPP ou será o valor da venda: 160.000€?

    2. Reinvestir significa apresentar despesas (facturas) que comprovem os gastos no montante acima referido?

    3. Tenho 48 meses para finalizar a obra e assim inscrever a mesma na matriz?

    5. Tenho 60 meses para nas finanças afectar esta nova construção como minha HPP?

    Obrigado.

    https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/reinvestimento---impacto-na-tributacao-de-mais-valias-de-imoveis

    "Importa destacar que, se para aquisição do imóvel vendido, se recorreu a empréstimo bancário, o montante que ainda esteja em dívida e que seja pago aquando da venda – a efetuar-se no espaço de tempo estritamente necessário para o efeito, segundo entendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) – será deduzido a esse valor de venda. É entendimento da AT que esta faculdade, ou seja, a consideração da liquidação de empréstimos como valor a deduzir ao valor de realização, não é extensível às situações de construção de imóveis.

    Se apenas for reinvestido parte do valor de realização, então a exclusão da tributação da mais-valia será apenas parcial e na proporção do valor reinvestido."
  14.  # 19

    Colocado por: XtrilhoJá agora aproveito o tópico, em 2020 tive mais valias em ações 5.000€ e menos valias de 1.000€, também é possível declarar intenção de reinvestimento neste ano para não me cobrarem a mais valia relativamente à diferença de 4000€? Se sim em que campo declaro isso?

    Não, nesse tema n é possível o reinvestimento. Dependendo como declara pode é deduzir menos valias de anos anteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho
  15.  # 20

    Colocado por: psnl
    1. Tenho que reinvestir 180.000€ (30.000€ damais valia + 150.000€ do emprestimo) no prazo de 36 meses após a venda da 1ª HPP?

    Não, tem de reinvestir 200k (50+150). Só assim as mais valias de 30k n são tributadas.
    Tb convém fazer esse apuramento exato, pq considerando custos de venda, desvalorização da moeda, etc., secalhar n tem assim tantas mais valias para se preocupar
 
0.0203 seg. NEW