Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O betão leve tem alguma resistência térmica comparável à de um XPS?
    Digo isto porque na térmica está estipulado 6cms XPS + 2cm de EPS (placa pitonada) no chão e eu estava a pensar em substituir parte desse XPS por uma betonilha leve que servirá de regularização e enchimento.

Esse betão leve é feito em obra ou é preferível vir de uma central?
  2.  # 2

Colocado por: jfsmoreiraO betão leve tem alguma resistência térmica comparável à de um XPS?
    Digo isto porque na térmica está estipulado 6cms XPS + 2cm de EPS (placa pitonada) no chão e eu estava a pensar em substituir parte desse XPS por uma betonilha leve que servirá de regularização e enchimento.

Esse betão leve é feito em obra ou é preferível vir de uma central?

Boas. Por acaso é tema que também gostava de saber pois estou a pensar fazer o recobrimento dos tubos (enchimento inicial) com o betão leve , Unileve EPS da Secil. No entanto na ficha técnica não refere a resistência térmica.

Este betão vem da central, pelo o que eu falei com o empreiteiro, sai-me mais caro ele fazer em obra do que pedir da central, logo, será a opção. Para já é o que tenho em mente.

Não estou a entender é o que quer dizer com EPS placa pitonada? são as placas onde pousam os tubos do piso radiante?

No meu caso tenho 8cm de XPS, onde será 6XPS+2 placas PRH, no entanto se este Unileve se revelar eficiente, sou capaz de reduzir para 4XPS+2 Placas PRH.
  3.  # 3

Colocado por: jfsmoreiraO betão leve tem alguma resistência térmica
    essa carateristica a existir esta indicada na ficha tecnica do produto,

mas sendo você um conhecedor absoluto é bizarro não saber ler e interpretar fichas tecnicas
  4.  # 4

Colocado por: Pereira82No entanto na ficha técnica não refere a resistência térmica
    porque não é uma caraterística relevante do produto.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesporque não é uma caraterística relevante do produto.

refere a condutibilidade termica. é só fazer as contas

Rt= espess/condut.
  6.  # 6

Nem a sua função é substituir o isolamento quer seja xps ou EPS, de uma laje
  7.  # 7

Mas dava sempre jeito saber, eheh.

Tenho ouvido só feedback positivo disto, mas também não sei detalhes ou condições, é de boca.
  8.  # 8

Colocado por: callinas
    Nem a sua função é substituir o isolamento quer seja xps ou EPS, de uma laje

Pois e também se calhar por isso a Secil não se compromete na resistência térmica.

A minha ideia era usar isto no enchimento da primeira camada da laje, penso que deverá ser melhor opção que um tradicional betão celular ou betonilhas, é o que me "vendem".
  9.  # 9

Colocado por: fernandoFerreira

refere a condutibilidade termica. é só fazer as contas

Rt= espess/condut.

Então fazendo as contas senão falhar:

8cm de XPS tem 2.50 de resistencia térmica (0.08/0.032) - bate certo com as fichas técnicas

10cm de betão leve tem 0.625 de resistencia térmica

Se é isto, já aprendi qualquer coisa hoje. Obrigado desde já. :D
  10.  # 10

Colocado por: Pereira82Se é isto, já aprendi qualquer coisa hoje. Obrigado desde já. :D

é isso mesmo.

só preciso cuidado que se for feito em obra, garantir as quantidades na mistura.
  11.  # 11

Colocado por: Pereira82Então fazendo as contas senão falhar:

8cm de XPS tem 2.50 de resistencia térmica (0.08/0.032) - bate certo com as fichas técnicas

10cm de betão leve tem 0.625 de resistencia térmica

Se é isto, já aprendi qualquer coisa hoje. Obrigado desde já. :D

Essas contas valem para 8cm de EPS, o betão leve não tem essa condutibilidade térmica.
  12.  # 12

Colocado por: Picareta
    Essas contas valem para 8cm de EPS, o betão leve não tem essa condutibilidade térmica.

Olá,

Então o Unileve EPS (betão leve) tem 0.16 de condutibilidade térmica.

10cm disto dá 0.625 de resistência térmica, ou não?

os 8cm era para o XPS, que dá 2.50 de acordo com fichas técnicas e que fica também a par de um (exemplo) Atlas Grafite 8cm que tem 2,55 de resistência térmica.

Se fiz bem isto, de facto o betão leve nem é "comparável".

Acho que no fim da obra vou à faculdade pedir equivalência das cadeiras e ainda me safo com o canudo, ehehe.
  13.  # 13

Colocado por: Pereira82Então o Unileve EPS (betão leve) tem 0.16 de condutibilidade térmica.

10cm disto dá 0.625 de resistência térmica, ou não?

háaa Ok, fez a contas com o eps, mas depois apresentou o resultado da resistência térmica para o betão leve.
    Siga pra bingo.
  14.  # 14

Colocado por: Pereira82
    Acho que no fim da obra vou à faculdade pedir equivalência das cadeiras e ainda me safo com o canudo, ehehe.

Vá lá a um Domingo, o "outro" safou-se bem!

0.0169 seg. NEW