Iniciar sessão ou registar-se
    • Rdv
    • 12 maio 2021 editado

# 1

Boa Noite,

Já fui lendo várias discussões sobre a temática no entanto gostaria de saber opiniões para o meu caso em particular.
    Estou em fase de orçamentação para moradia em Valongo (Porto). Casa com 2 pisos, 90m2 cada, virada a OESTE e com exposição solar com envidraçados apenas a OESTE.
    Como solução de aquecimento/arrefecimento + AQS tenho pensado as seguintes hipóteses (sendo que em qualquer uma delas irei sempre ter um recuperador de calor na sala a lenha para conforto e visual)

Solução A: fotovoltaicos com acumulador 300L + Bomba de calor quente e frio + ventiloconvectores
    Solução B: fotovoltaicos com acumulador 300L + Ar Condicionado.

Bem sei que não existe a solução ideal, mas gostava de ouvir opiniões construtivas que falassem em COPs, eficiencias, conforto, custo inicial, amortizações, etc.

Muito Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: RdvSolução A: fotovoltaicos com acumulador 300L + Bomba de calor quente e frio + ventiloconvectores
    Solução B: fotovoltaicos com acumulador 300L + Ar Condicionado.
    nenhuma delas é regulamentar.
    • Rdv
    • 12 maio 2021

# 3

Bom Dia,

Estou mesmo aberto a opiniões construtivas, falei das acima pois foi o que foi sugerido pelo meu projetista.

Obrigado
  2.  # 4

Provavelmente a solução com AC é mais barata, dependendo claro do número de máquinas. O que não sei se faz sentido é:
    Colocado por: RdvSolução B: fotovoltaicos com acumulador 300L + Ar Condicionado.

Podia ter painéis para o depósito de AQS, mas em princípio não fotovoltaicos, sem BC isso não faz muito sentido (só se tiver uma potência instalada em FV relativamente significativa - conheço quem aqueça as águas assim, mas têm todos mais de 10 painéis instalados).

Em relação ao AC, tem de avaliar ainda se toda a gente vai tolerar bem (problemas respiratórios ou ar demasiado seco se não houver renovação eficaz) e se, caso use máquinas individuais, os "cogumelos" à volta da casa nas paredes não ficam esteticamente mal.
    Qualquer uma das soluções pode incluir algum ruído da ventilação no silêncio da noite.

Eu, se pudesse, teria escolhido AC. Estou a referir-me apenas à questão do investimento (no meu caso, claro) e flexibilidade de utilização. Como não podia acabei por colocar BC (só para aquecimento)

Existem foristas que têm aquecimento e arrefecimento com BC e PRH, pode ser interessante pesquisar um pouco por essa possibilidade, se bem que - pelo que li - normalmente é bastante mais caro no investimento inicial. O conforto de aquecimento é superior, o de arrefecimento parece dividir opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
    • Rdv
    • 12 maio 2021

# 5

Colocado por: Bruno.AlvesProvavelmente a solução com AC é mais barata, dependendo claro do número de máquinas. O que não sei se faz sentido é:

Podia ter painéis para o depósito de AQS, mas em princípio não fotovoltaicos, sem BC isso não faz muito sentido (só se tiver uma potência instalada em FV relativamente significativa - conheço quem aqueça as águas assim, mas têm todos mais de 10 painéis instalados).

Em relação ao AC, tem de avaliar ainda se toda a gente vai tolerar bem (problemas respiratórios ou ar demasiado seco se não houver renovação eficaz) e se, caso use máquinas individuais, os "cogumelos" à volta da casa nas paredes não ficam esteticamente mal.
    Qualquer uma das soluções pode incluir algum ruído da ventilação no silêncio da noite.

Eu, se pudesse, teria escolhido AC. Estou a referir-me apenas à questão do investimento (no meu caso, claro) e flexibilidade de utilização. Como não podia acabei por colocar BC (só para aquecimento)

Existem foristas que têm aquecimento e arrefecimento com BC e PRH, pode ser interessante pesquisar um pouco por essa possibilidade, se bem que - pelo que li - normalmente é bastante mais caro no investimento inicial. O conforto de aquecimento é superior, o de arrefecimento parece dividir opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IronManSousa

Boa Tarde,

Relativamente ao fotovoltaicos (2 pares) o meu projetista disse-me que para agua quente era suficiente (100% no Verão, ~70% no Inverno). Será uma má solução? Disse-me ainda que será gerada uma pequena corrente para tomadas de carregador telemóveis, candeeiros, etc. (coisa pouca).

Relativamente ao AC tanto eu como a minha mulher não temos qualquer histórico de problemas com ele. Quanto ás maquinas, ficarão no telhado, não serão visíveis.

Será esta a solução mais viável para mim?
  3.  # 6

bomba de calor para AQS; + A/C
  4.  # 7

Colocado por: RdvRelativamente ao fotovoltaicos (2 pares) o meu projetista disse-me que para agua quente era suficiente (100% no Verão, ~70% no Inverno)

Não tenho forma de afirmar se é ou não suficiente. 4 painéis produzirão 1000-1200Wp no máximo (dependendo do painel), na melhor altura (inclinação ideal, hora solar ideal, etc). Durante o resto do dia, menos. Também com excesso de calor produzem menos (o rendimento baixa consideravelmente quando sobreaquecem).
    Eu há uns anos fiz o teste com um regulador de potência para a minha resistência do depósito de AQS e com 500W a água não mexia um grau que fosse. Os meus 150l de água precisavam de 5h a 1500W para aquecer, mais coisa ou menos.
    Pelos meus testes (e é só isso, não tenho como afirmar isto com quaisquer outras bases) eu não colocava painéis fotovoltaicos a alimentar uma resistência. A menos que, como disse antes, tivesse 10+ painéis. Assim, mesmo com uma produção a 50%, seria suficiente para dar potência suficiente à resistência.

A menos, claro, que projectista não esteja a considerar resistência, e sim depósito com BC incorporada. Que é o que faz sentido :-)
  5.  # 8

Colocado por: Bruno.AlvesA menos, claro, que projectista não esteja a considerar resistência, e sim depósito com BC incorporada. Que é o que faz sentido :-)
    provavelmente deve ser isso que o progectista definiu mas o user faz confusão
    • Rdv
    • 14 maio 2021 editado

# 9

Uma das conclusões que tirei dos comentário acima é que a bomba de calor para aqs é uma boa solução. No entanto, penso que ter a bomba de calor só para aqs e o AC a climatizar parece-me que a bomba de calor estará sub-aproveitada. Como possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.

Opiniões?
  6.  # 10

Colocado por: RdvComo possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.

Sim, porque a utilização de ventiloconvectores permite baixar a temperatura necessária ao funcionamento da BC (comparando com radiadores). Novamente comparando com PRH o investimento inicial poderá ser superior, mas a temperatura de funcionamento poderá ser ainda inferior.
    Menos temperatura --> menos consumo.
  7.  # 11

Colocado por: Bruno.Alvescomparando com PRH o investimento inicial poderá ser superior, mas a temperatura de funcionamento poderá ser ainda inferior

Dos vários sistemas que vi, não me recordo se nenhum que tivesse uma temperatura de impulso superior dos ventilocoventores em comparação com o prh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  8.  # 12

Colocado por: RdvUma das conclusões que tirei dos comentário acima é que a bomba de calor para aqs é uma boa solução. No entanto, penso que ter a bomba de calor só para aqs e o AC a climatizar parece-me que a bomba de calor estará sub-aproveitada. Como possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.

Opiniões?

São bombas de calor diferentes e os preços também.
  9.  # 13

Colocado por: RdvUma das conclusões que tirei dos comentário acima é que a bomba de calor para aqs é uma boa solução. No entanto, penso que ter a bomba de calor só para aqs e o AC a climatizar parece-me que a bomba de calor estará sub-aproveitada. Como possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.

Opiniões?

não dá

a bomba de calor sendo só para aqs, não consegue produzir energia suficiente para alimentar VC's
    • Rdv
    • 14 maio 2021

# 14

Colocado por: rjmpires
    São bombas de calor diferentes e os preços também.

Estamos a falar de que diferença de preços?

Estão a sugerir que a solução de bomba de calor simples para aqs com AC poderá ser melhor solução não só no investimento inicial como em termos de custos mensais durante a utilização?
  10.  # 15

Colocado por: Rdv

Estamos a falar de que diferença de preços?

Estão a sugerir que a solução de bomba de calor simples para aqs com AC poderá ser melhor solução não só no investimento inicial como em termos de custos mensais durante a utilização?

Depende das necessidades.. tanto pode ser 1000 como 4000€
    • SrR
    • 14 maio 2021

# 16

Colocado por: rjmpires
    Dos vários sistemas que vi, não me recordo se nenhum que tivesse uma temperatura de impulso superior dos ventilocoventores em comparação com o prh
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves
    podem ser dimensionados para temperaturas de 35 graus por ex
  11.  # 17

Colocado por: SrRpodem ser dimensionados para temperaturas de 35 graus por ex

Resta saber se faz sentido sobredimencionar
    • SrR
    • 14 maio 2021

# 18

Não é sobredimencionar, é dimensionar para as condições de funcionamento que se pretende, ou impostas pelas condicionantes
  12.  # 19

Colocado por: SrRNão é sobredimencionar, é dimensionar para as condições de funcionamento que se pretende, ou impostas pelas condicionantes
    Boa noite, qual é o cálculo que costuma utilizar para obter a potência? Obrigado
    • SrR
    • 14 maio 2021

# 20

Ver as necessidades do espaço a climatizar e a partir dai faz o resto

0.0240 seg. NEW