Colocado por: RdvSolução A: fotovoltaicos com acumulador 300L + Bomba de calor quente e frio + ventiloconvectoresnenhuma delas é regulamentar.
Solução B: fotovoltaicos com acumulador 300L + Ar Condicionado.
Colocado por: RdvSolução B: fotovoltaicos com acumulador 300L + Ar Condicionado.
Colocado por: Bruno.AlvesProvavelmente a solução com AC é mais barata, dependendo claro do número de máquinas. O que não sei se faz sentido é:
Podia ter painéis para o depósito de AQS, mas em princípio não fotovoltaicos, sem BC isso não faz muito sentido (só se tiver uma potência instalada em FV relativamente significativa - conheço quem aqueça as águas assim, mas têm todos mais de 10 painéis instalados).
Em relação ao AC, tem de avaliar ainda se toda a gente vai tolerar bem (problemas respiratórios ou ar demasiado seco se não houver renovação eficaz) e se, caso use máquinas individuais, os "cogumelos" à volta da casa nas paredes não ficam esteticamente mal.
Qualquer uma das soluções pode incluir algum ruído da ventilação no silêncio da noite.
Eu, se pudesse, teria escolhido AC. Estou a referir-me apenas à questão do investimento (no meu caso, claro) e flexibilidade de utilização. Como não podia acabei por colocar BC (só para aquecimento)
Existem foristas que têm aquecimento e arrefecimento com BC e PRH, pode ser interessante pesquisar um pouco por essa possibilidade, se bem que - pelo que li - normalmente é bastante mais caro no investimento inicial. O conforto de aquecimento é superior, o de arrefecimento parece dividir opiniões.
Colocado por: RdvRelativamente ao fotovoltaicos (2 pares) o meu projetista disse-me que para agua quente era suficiente (100% no Verão, ~70% no Inverno)
Colocado por: Bruno.AlvesA menos, claro, que projectista não esteja a considerar resistência, e sim depósito com BC incorporada. Que é o que faz sentido :-)provavelmente deve ser isso que o progectista definiu mas o user faz confusão
Colocado por: RdvComo possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.
Colocado por: Bruno.Alvescomparando com PRH o investimento inicial poderá ser superior, mas a temperatura de funcionamento poderá ser ainda inferior
Colocado por: RdvUma das conclusões que tirei dos comentário acima é que a bomba de calor para aqs é uma boa solução. No entanto, penso que ter a bomba de calor só para aqs e o AC a climatizar parece-me que a bomba de calor estará sub-aproveitada. Como possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.
Opiniões?
Colocado por: RdvUma das conclusões que tirei dos comentário acima é que a bomba de calor para aqs é uma boa solução. No entanto, penso que ter a bomba de calor só para aqs e o AC a climatizar parece-me que a bomba de calor estará sub-aproveitada. Como possível solução, usar ventiloconvetores que associados á bomba de calor (apoiada pelos fotovoltaicos) poderão ser uma boa solução.
Opiniões?
Colocado por: rjmpires
São bombas de calor diferentes e os preços também.
Colocado por: Rdv
Estamos a falar de que diferença de preços?
Estão a sugerir que a solução de bomba de calor simples para aqs com AC poderá ser melhor solução não só no investimento inicial como em termos de custos mensais durante a utilização?
Colocado por: rjmpirespodem ser dimensionados para temperaturas de 35 graus por ex
Dos vários sistemas que vi, não me recordo se nenhum que tivesse uma temperatura de impulso superior dos ventilocoventores em comparação com o prh
Colocado por: SrRpodem ser dimensionados para temperaturas de 35 graus por ex
Colocado por: SrRNão é sobredimencionar, é dimensionar para as condições de funcionamento que se pretende, ou impostas pelas condicionantesBoa noite, qual é o cálculo que costuma utilizar para obter a potência? Obrigado