Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vendi casa em julho 2020 de particular a particular, sem intervenção de imobiliária, somente so banco pelo comprador.
    A habitação era usada, onde residi,nao foi remodelada,foi visitada e aceite pelo comprador.
    Recebo hoje carta de advogado do comprador a exigir reparação do telhado, exigindo substituição de telhas e vedação, por ter sofrido humidade este inverno. Enquanto la vivi durante 15 anos,nunca sofremos problemas. Uma telha ou outra substituída, dentro do normal. Na escritura so refere venda Imovel entre particulares.
    Alguém passou pela experiência por favor. Obrigado desde ja pela atenção prestada.
    Ate obde vai a minha responsabilidade? Acho um exagero querer colocar novo telhado na totalidade!
  2.  # 2

    nao tem nada de dar qq tipo de garantia.
    O negocio foi entre particulares.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Vítor Magalhães, macinblack, Damiana Maria, HAL_9000
  3.  # 3

    Colocado por: GuiaRecebo hoje carta de advogado do comprador a exigir reparação do telhado

    Mais um advogado a chulhar uns cobres para vender ilusões.

    Colocado por: GuiaAte obde vai a minha responsabilidade?

    Terminou no dia em que entregou a chave ao novo proprietário.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães, macinblack, Damiana Maria
  4.  # 4

    Qual é a lei/ direito evocado pelo advogado da outra parte?
  5.  # 5

    A carta não refere qualquer artigo/lei. Somente um convite para reunião afim de resolver o telhado.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasQual é a lei/ direito evocado pelo advogado

    O de receber umas boas maquias à custa de vender uns sonhos.
    O pessoal esquece-se que os advogados ganham sempre, quer tenham razão quer não.
    Aliás quanto mais conseguirem arrastar os processos mais ganham.
    Agora foram 200 ou 300 € da consulta e da carta, depois são mais 100 para um email a ameaçar que vai para tribunal e por aí fora
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, macinblack, Damiana Maria
  7.  # 7

    Colocado por: GuiaSomente um convite para reunião afim de resolver o telhado.

    Esse é dos inteligentes.
    Só a reunião vai custar à outra parte 500 mocas.
  8.  # 8

    Obrigados pelos comentários. Eu tencionava de boa vontade, entregar 1palete de telha para ajudar e não ficar mal vista, ou até algo mais. Acontece que sempre atendi o telefone ao novos proprietários, nunca disse que não! Mas fiquei muito aborrecido por ter recibido a carta, pois não vejo justificação para tal, ja haviamos demonstrado vontade em ajudar. Agora ficamos muito ofendidos com esta carta.
    • RCF
    • 12 maio 2021

     # 9

    Colocado por: GuiaObrigados pelos comentários. Eu tencionava de boa vontade, entregar 1palete de telha para ajudar e não ficar mal vista, ou até algo mais. Acontece que sempre atendi o telefone ao novos proprietários, nunca disse que não! Mas fiquei muito aborrecido por ter recibido a carta, pois não vejo justificação para tal, ja haviamos demonstrado vontade em ajudar. Agora ficamos muito ofendidos com esta carta.

    Eu, no seu lugar, ignorava a carta do advogado e, daqui em diante, ignorava qualquer contacto dos compradores da casa.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, ricat
  9.  # 10

    Colocado por: RCFEu, no seu lugar, ignorava a carta do advogado

    Aqui não concordo.
    É meio caminho andado para ele não parar. Daqui a nada vai receber uma notificação de que ele foi para tribunal.
    Deve sim responder que tratando-se de uma transação entre particulares o bem não tem qualquer tipo de garantia, como tal agradeçe não voltar a ser contactado sobre esse assunto
    Concordam com este comentário: NLuz, macinblack, ADROatelier
    • RCF
    • 12 maio 2021

     # 11

    Colocado por: zedasilva
    Aqui não concordo.
    É meio caminho andado para ele não parar. Daqui a nada vai receber uma notificação de que ele foi para tribunal.
    Deve sim responder que tratando-se de uma transação entre particulares o bem não tem qualquer tipo de garantia, como tal agradeçe não voltar a ser contactado sobre esse assunto
    Concordam com este comentário:NLuz

    Se se sentir à vontade para responder ao advogado, sim, pode responder. Mas, não tem de responder.
    O advogado sabe bem as limitações da sua intervenção. Veja que se limitou a convidar para uma reunião... Não avisou que, caso não respondesse, avançaria com ação judicial, por exemplo... Por isso, estou convicto que, caso não responda, o assunto morre ou, quando muito, recebe uma segunda carta
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  10.  # 12

    Alguém conhece algun caso destes, rumo a ação judicial, merece tal?
    A intenção de colaborar já existia da nossa parte,somos gente humilde e honesta, mas a atitude da carta, desmotivou a vontade muito sinceramente.
    Algum advogado que após leitura deste post, possa transmitir-me art/lei, para eu responder a carta por favor.

    Ja me sinto melhor ao ler os comentários, é sem dúvida muito instrutivo.
    • RCF
    • 12 maio 2021

     # 13

    Colocado por: GuiaAlgum advogado que após leitura deste post, possa transmitir-me art/lei, para eu responder a carta por favor.

    Não há artigos nem Lei a invocar, da sua parte... Apenas deve responder que:
    - por se tratar de negócio entre particulares;
    - por se tratar de uma casa usada, que os compradores poderam visitar e aferir sobre o estado de conservação, não lhe tendo sido recusada ou negada a visita a qualquer parte da casa;
    não há responsabilidade alguma da sua parte após a escritura.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Damiana Maria
  11.  # 14

    Brilhante a vossa ajuda, espero resolver esta situação. os proprietários iam ser sem dúvida ajudados,mas sem estes métodos, agora vou pensar e rever a vontade que perdi. Sao jovens, infelizmente agem sem pensar...
  12.  # 15

    Colocado por: GuiaSao jovens, infelizmente agem sem pensar...

    É mais, sem se informarem dos seus direitos/ deveres... E depois, ainda põem-se a jeito com certos indivíduos "profissionais".
    Concordam com este comentário: zedasilva, Damiana Maria
  13.  # 16

    A que é que tudo isto chegou? Algo semelhante aconteceu aos meus pais com a venda da sua casa, eles tiveram de pagar por ela, o que não compreendemos, pois levaram um perito para a casa. Graças a Deus, foram pequenos danos e não lhes causaram grandes despesas.
  14.  # 17

    Colocado por: Estela67eles tiveram de pagar por ela, o que não compreendemos, pois levaram um perito para a casa.

    E mesmo assim pagaram?
  15.  # 18

    Guia,
    permita contar-lhe a minha experiencia de venda, mais ou menos recente, entre particulares, prometo não ser "testamento".

    Quem mostrava mais vezes a casa a interessados era a mulher do meu irmão porque tinha/tem horário flexível; a mim tocava-me o e-mail e o meu irmão o telefone porque, além de ter menos tempo tem mais paciência.

    A quantidade de pessoas que lhe apareceram, depois de marcarem e de se eliminar os que "diziam" que não eram intermediários, deu para perceber que muitos, particulares, andam a ver se a conversa pega:

    P. "Precisa de reparações..."
    R. "Não, não precisa, tudo funciona perfeitamente."
    P. "É antiquada."
    R. "Tem a data de construção na sua frente, já a sabia antes de cá vir"
    P. "Não foi remodelada."
    R. "Se tivesse sido o preço era outro".
    P. "Os acabamentos são modestos"
    R. "O preço também, assim já pode pôr acabamentos mais finos, mármores de Carrara, porcelanas de Limoges...".
    P. "Como posso saber se tem problemas de conservação?"
    R. "Tem uma escada de ferro até ao telhado, é ir lá ver, levar um engenheiro, e tudo o resto está à vista, a casa está vazia."

    Creio que uma vez ou outra perguntaram se "dávamos garantia" e levaram a competente resposta: "Onde está plasmada essa obrigação?"

    Segundo contava a minha cunhada algumas pessoas parecia virem de outro planeta pelas originalidades do que perguntavam; não é surpreendente que um advogado esperto convença quem não sabe nada da poda que tem estes direitos e mais aqueles e ele "trata do assunto".

    Opinião minha: se lhes quiser responder, responda, se não quiser não o faça; o advogado pode ser esperto mas não é maluco nem suicida.
    Quanto a chicos espertos, vai ter sempre que levar com algum, a vida toda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  16.  # 19

    Boa tarde,

    Resumidamente, todos queremos, o dinheiro, a casa e a garantia da casa mesmo se de segunda mão! Eu comprei outra, usada sim, mas nem me passou pela cabeça, tentar o que seja junto dos vendedores, apesar de algumas surpresas. Mas estou a ser muito incomodado quanto ao telhado da que vendi, arrependo-me só de nao ter obrigado aquando a visita da família, a subir ao telhado um por um.... Talvez nem quisessem subir!
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  17.  # 20

    No contrato colocou algo do género: o comprador visitou a casa e a aceita tal como se encontra
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
 
0.0204 seg. NEW