Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 7 dezembro 2009

     # 21

    Colocado por: Pedro Barradas-Se ele quiser desistir do projecto e devolver-lhe o valor já pago (o que duvido), diga-lhe que pretende uma indeminização e que vai processá-lo judicialmente.

    Se ele quiser ou se ele não quiser?
  1.  # 22

    Colocado por: psousaSe o tipo é de Sto. Tirso já conheço a peça :)

    Não é. Este é perto de Lisboa.
  2.  # 23

    Colocado por: Pedro Barradaseu aconselho os passos que o user NAAR postou:
    -Uma carta a expôr a situação, desta vez, registada e com aviso de recepção e com a menção de que, se em 15 dias não lher começar a resolver o problema de forma urgente envia cópia da mesma e reclamação para a Ordem dos Arquitectos.


    Estava a pensar enviar uma carta c/AR a solicitar ao arquitecto c/prazo máximo de 15 dias, informações detalhadas do que já fez, do que falta fazer, prazos máximos para cada fase, confirmação dos pagamentos (mesmo tendo os comprovativos na minha mão) e o que entende quando diz no documento "...inclui a execução de telas finais ressalvando as alterações (se consideráveis)..."
    Seria uma espécie de última oportunidade de acordo com o espírito natalício da presente época.
    De qualquer maneira não acredito que tenha resultados.
  3.  # 24

    Colocado por: FD
    Colocado por: Pedro Barradas-Se ele quiser desistir do projecto e devolver-lhe o valor já pago (o que duvido), diga-lhe que pretende uma indeminização e que vai processá-lo judicialmente.

    Se ele quiser ou se elenãoquiser?


    LOLOL...
    ..Se ele NÃO quiser...
  4.  # 25

    Boa Tarde

    Tendo sido alertado por uma pessoa que leu este tópico e depois de eu ter entrado em contacto com o autor desta "discussão" venho clarificar alguns pontos.

    O referido projecto não é um licenciamento mas sim uma "comunicação prévia"

    e tal como todos os profissionais sabem......

    - o projecto de arquitectura tem que estar finalizado de forma a serem efectuadas as especialidades.
    - assim como a entrega na camara municipal tem que incluir inclusivamente todos os elementos do construtor, alvarás e plano de segurança, certificações, etc.

    Nestes pontos convem clarificar que só quando o requerente entender que o projecto está terminado e efectua o pagamento desta fase, o mesmo está em condições de serem efectuadas e finalizadas as especialidades e requeridas as respectivas certificações.(ou algum arquitecto dos que aqui respondeu manda fazer as especialidades sem que o projecto de arquitectura esteja finalizado e "aprovado pelo requerente????).

    Em 8 meses (??) foram desenvolvidas várias propostas e por vários factores apenas no dia 19 de Novembro o Sr. anitsirc deu como "aprovada" a arquitectura.

    Sendo um Gabinete com mais de 10 anos de actividade regular e sediada no mesmo local (não é nenhum arquitecto de vão de escada como alguns comentários fazem entender) temos de momento em curso 8 projectos na fase de especialidades e como é obvio na gestão do atelier existem trabalhos que já estavam em desenvolvimento e que não podemos parar de forma a satisfazer apenas uma pessoa (que como o próprio sabe um dos projectos em curso até é do seu irmão)

    Foram feitas não "algumas" mas dezenas de imagens 3D e Plantas de todas as variantes e fases do projecto assim como todos os elementos gráficos que compoem o projecto de arquitectura (plantas, cortes, alçados, pormenores, etc) por isso considero que aquilo que se faz parecer é apenas uma versão reduzida do processo até aqui desenvolvido.

    Peças graficas

    Ontem por telefone com o sr. anitsirc comuniquei que se tiver dúvidas relativamente ou processo de arquitectura até aqui desenvolvido, teria todo o gosto em dirigir-me com o próprio à ordem dos arquitectos de forma a que visse clarificadas as dúvidas que coloca aqui.

    Por este facto espero que as questões aqui colocadas tenham sido clarificadas e deixo claro que considero que este não é o canal próprio para serem resolvidas as questões relacionadas com o andamento do projecto.

    Refiro igualmente que continuo ao dispor para continuar o projecto pois é esta e sempre foi a politica deste atelier.

    ps.Em complemento do que aqui referi e acerca do trabalho desenvolvido aqui vão alguns dos elementos já efectuados no decorrer deste processo.

    imagem 1

    imagem 2

    imagem 3

    imagem 4
  5.  # 26

    não conheço a realidade e apenas os intervenientes a conhecem, agora a mim parece-me que oito meses são demasiados para elaborar um projecto de arquitectura completo de uma moradia tipo aqui apresentada, até porque na elaboração de proposta convém e costuma-se colocar datas do cumprimento das fases, outra situação que me parece grave e que convinha esclarecer entre vocês, e pegando nas palavras ditas aqui:
    "passo só a mencionar alguns exemplos: desmarcou 4-5 vezes reuniões no próprio dia, chegou atrasado a uma reunião 2 horas, dos muitos emails que se enviou só respondeu a um, quando contactado por telefone diz-se muito ocupado prometendo ligar de volta, o que nunca faz)."
    a falta de cumprimento se existiu realmente, destroi a imagem de profissionalismo do próprio gabinete assim como pode interferir na imagem indirecta da classe.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitsirc
  6.  # 27

    Colocado por: Fernando Gabrielnão conheço a realidade e apenas os intervenientes a conhecem, agora a mim parece-me que oito meses são demasiados para elaborar um projecto de arquitectura completo de uma moradia tipo aqui apresentada


    Boa Tarde sr Fernando

    - aqui só está a ouvir uma das partes certo? pois não sabe quantas alterações, indefinições o projecto(programa base) teve, nem quantas reuniões foram feitas até que ficou "aprovado" no dia19 de Nov.

    - felizmente o meu tempo (e da equipa de engenharia) tem estado nesta fase muito ocupado e por isso não estou tão disponivel como eu próprio gostaria (e na hora que convem de imediato a cada pessoa).

    Ps. visto para mim ser uma das questões que considero essencial nas dúvidas do sr anitsirc (e que refere logo no topico inicial ter visto apenas "algumas imagens 3D e uma planta"). Gostava que comentasse o que considera ser para si o projecto de arquitectura a submeter a engenharias e para entrega municipal e se pelos dados que apresentei (e como é obvio não estão todos aqui - falta por ex aqui toda a parte escrita) este já se encontra ou não efectuado, (volto a lembrar que é um projecto de comunicação prévia e não um licenciamento, pois se fosse esse o caso a arquitectura estaria em condições de dar entrada imediata).

    Cumprimentos
    • Jonh
    • 8 dezembro 2009

     # 28

    8 meses é muito...tive bastantes indefinições no meu projecto de arquitectura, ("culpa" minha), e nem metade levou...mas agora quem terá a razão?

    Colocado por: anitsircCumprimentos a todos,
    desmarcou 4-5 vezes reuniões no próprio dia, chegou atrasado a uma reunião 2 horas, dos muitos emails que se enviou só respondeu a um, quando contactado por telefone diz-se muito ocupado prometendo ligar de volta, o que nunca faz).




    Colocado por: thanatus
    Colocado por: Fernando Gabrielnão conheço a realidade e apenas os intervenientes a conhecem, agora a mim parece-me que oito meses são demasiados para elaborar um projecto de arquitectura completo de uma moradia tipo aqui apresentada


    felizmente o meu tempo (e da equipa de engenharia) tem estado nesta fase muito ocupado e por isso não estou tão disponivel como eu próprio gostaria (e na hora que convem de imediato a cada pessoa).

    Cumprimentos


    ...para se responder a emails nao é preciso ser na hora! É uma questão de respeito pelo cliente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitsirc
  7.  # 29

    Boa tarde,
    Pela 1ª vez, consigo que me responda por escrito a algo. Já é alguma evolução!
    Agora vou por pontos:
    “Tendo sido alertado por uma pessoa que leu este tópico (…)”

    1º- Engraçada a situação de alguém o ter reconhecido, não acha? Afinal não havendo identificação de qualquer espécie a não ser da situação em si, como e porquê o aviso tão direccionado a si?

    (…) e depois de eu ter entrado em contacto com o autor desta "discussão" venho clarificar alguns pontos.”

    2º O Senhor não entrou em contacto com o autor desta “discussão” mas sim com o marido da mesma. O meu marido não é para aqui chamado. Isto é uma “discussão” entre mim e si.

    Agora vamos a pontos bem mais interessantes;

    “Foram feitas não "algumas" mas dezenas de imagens 3D e Plantas de todas as variantes e fases do projecto assim como todos os elementos gráficos que compõem o projecto de arquitectura (plantas, cortes, alçados, pormenores, etc) por isso considero que aquilo que se faz parecer é apenas uma versão reduzida do processo até aqui desenvolvido”

    A maior parte dos elementos gráficos que postou aqui no fórum, são até à data do nosso total desconhecimento, como bem sabe. Com excepção das fotos 3D.

    “ Em 8 meses (??) foram desenvolvidas várias propostas e por vários factores apenas no dia 19 de Novembro o Sr. anitsirc deu como "aprovada" a arquitectura.”

    Sim 8 meses! Faz 8 meses agora. Efectivamente foram desenvolvidas várias propostas, as quais não foram aceites, por diversos motivos tão óbvios que nem vou mencionar, porque não teria espaço para isso. Sempre dissemos que a nossa casa tinha de ser para além de tudo, funcional, e por vezes essa parte falhava. O Senhor pode argumentar que existiram muitas mudanças ao projecto. Porque será? Não será porque o Senhor só trabalhava no projecto na nossa presença? Assim que virávamos costas, o dito projecto era metido na gaveta e só voltava a sair, exactamente igual, na reunião seguinte?

    Agora é assim; o senhor tem lidado com o meu marido neste processo, que é uma pessoa de extrema educação e paciente. Eu não sou! Perdi a paciência e peço desculpa aos demais.

    O meu marido vem-lhe solicitando “encarecidamente” prazos por escrito, desde Setembro, e até agora nada. A semana passada inclusive falou telefonicamente consigo e enviou-lhe um email a pedir prazos, para resolver uma situação urgente no banco. O senhor disse que ia ver a situação. O meu marido contínua sentado à espera e com os bolsos mais vazios, salientando-se o facto de esta situação ter repercutido em perdas financeiras. O que agradecemos.

    (…) 8 projectos na fase de especialidades e como é obvio na gestão do atelier existem trabalhos que já estavam em desenvolvimento e que não podemos parar de forma a satisfazer apenas uma pessoa (que como o próprio sabe um dos projectos em curso até é do seu irmão)

    É melhor nem comentar este tópico, pois teria muito a dizer. Sabe, o mundo é muito pequeno!

    (…) aqui só está a ouvir uma das partes certo? pois não sabe quantas alterações, indefinições o projecto(programa base) teve, nem quantas reuniões foram feitas até que ficou "aprovado" no dia 19 de Nov. (…)

    Sobre as indefinições estamos conversados. Agora sobre a reunião do dia 19 de Novembro; esta reunião já tinha sido marcada com um mês de antecedência, e seria nesta reunião que o senhor iria entregar o projecto com os elementos de engenharia, indispensáveis para se poder começar a planear orçamentos.

    Surpreendentemente, nada tinha avançado, estava tudo exactamente na mesma. A reunião acabou por servir unicamente para executar pequenas alterações, já solicitados há muito tempo, e as quais não tinham sido realizadas. Na altura o Senhor informou o meu marido, que o projecto de engenharia estava em pleno curso, e que nos iria entregar o tal pré-projecto de engenharia, até ao dia 4 de Dezembro o qual se encontraria completo e entregue na Câmara, até ao final do corrente ano. Neste dia, solicitou mais 30% do valor dos honorários. Como é óbvio nem vou comentar.

    Termino, apenas dizendo o seguinte:

    Se o projecto é para andar para a frente até ao seu término, agradeço que envie por escrito, o que foi solicitado pelo meu marido inúmeras vezes, ou seja, datas e prazos máximos das referidas fases em falta. E a conversa será sempre com ele, pois – sabe-se lá porquê - ele ainda tem fé que tudo isto se resolva a bem.

    Note-se que não queremos atenções especiais, apenas o respeito que merecemos, como indivíduos e clientes. E que a nossa casa de sonho não se transforme num pesadelo. O qual para mim já se transformou.

    Se o Senhor vê, que não consegue lidar com a situação ou que não tem tempo, ou seja, se vai continuar a ter as mesmas atitudes que teve até agora, então a partir de hoje fala aqui comigo, pois vou mantendo actualizado o diário da situação. Peço desculpa aos restantes.

    Cumprimentos,
    • eu
    • 8 dezembro 2009 editado

     # 30

    Independentemente das razões, há alguns pormenores que considero importantes:

    - Os gabinetes de arquitectura/engenharia deviam fazer sempre contratos escritos detalhados com os clientes, com prazos de entrega dos trabalhos;

    - 8 meses é demasiado tempo para fazer uma comunicação prévia de uma vivenda. Se têm muito trabalho, deviam alertar os clientes para esse facto.

    - Os clientes devem ser sempre respeitados e merecem pelo menos uma explicação séria sobre eventuais atrasos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitsirc
  8.  # 31

    como já referi

    "deixo claro que considero que este não é o canal próprio para serem resolvidas as questões relacionadas com o andamento do projecto."
    e
    "Refiro igualmente que continuo ao dispor para continuar o projecto pois é esta e sempre foi a politica deste atelier"

    Não vou alongar em trocas de argumentos online, pois nem é algo que tenha tempo ou paciencia, os assuntos do atelier e de projecto são resolvidos presencialmente, algo que nem tem feito pois nem participou nas ultimas reuniões.

    Volto a referir que não tenho tempo nem perfil para manter trocas de argumentos em foruns, blogs ou chats, nem respondo a ultimatos por mail, sempre estive e estou ao vosso dispor para encontrar a solução para este problema.
  9.  # 32

    Colocado por: thanatusBoa Tarde

    Tendo sido alertado por uma pessoa que leu este tópico e depois de eu ter entrado em contacto com o autor desta "discussão" venho clarificar alguns pontos.

    O referido projecto não é um licenciamento mas sim uma "comunicação prévia"

    e tal como todos os profissionais sabem......

    - o projecto de arquitecturatem que estar finalizadode forma a serem efectuadas as especialidades.
    - assim como a entrega na camara municipal tem que incluir inclusivamente todos os elementos do construtor, alvarás e plano de segurança, certificações, etc.

    Nestes pontos convem clarificar que só quando o requerente entender que o projecto está terminado e efectua o pagamento desta fase, o mesmo está em condições de serem efectuadas e finalizadas as especialidades e requeridas as respectivas certificações.(ou algum arquitecto dos que aqui respondeu manda fazer as especialidades sem que o projecto de arquitectura esteja finalizado e "aprovado pelo requerente????).

    Em 8 meses (??) foram desenvolvidas várias propostas e por vários factores apenas no dia 19 de Novembro o Sr. anitsirc deu como "aprovada" a arquitectura.

    Sendo um Gabinete com mais de 10 anos de actividade regular e sediada no mesmo local (não é nenhum arquitecto de vão de escada como alguns comentários fazem entender) temos de momento em curso 8 projectos na fase de especialidades e como é obvio na gestão do atelier existem trabalhos que já estavam em desenvolvimento e que não podemos parar de forma a satisfazer apenas uma pessoa (que como o próprio sabe um dos projectos em curso até é do seu irmão)

    Foram feitas não "algumas" mas dezenas de imagens 3D e Plantas de todas as variantes e fases do projecto assim como todos os elementos gráficos que compoem o projecto de arquitectura (plantas, cortes, alçados, pormenores, etc) por isso considero que aquilo que se faz parecer é apenas uma versão reduzida do processo até aqui desenvolvido.

    Peças graficas

    Ontem por telefone com o sr. anitsirc comuniquei que se tiver dúvidas relativamente ou processo de arquitectura até aqui desenvolvido, teria todo o gosto em dirigir-me com o próprio à ordem dos arquitectos de forma a que visse clarificadas as dúvidas que coloca aqui.

    Por este facto espero que as questões aqui colocadas tenham sido clarificadas e deixo claro que considero que este não é o canal próprio para serem resolvidas as questões relacionadas com o andamento do projecto.

    Refiro igualmente que continuo ao dispor para continuar o projecto pois é esta e sempre foi a politica deste atelier.

    ps.Em complemento do que aqui referi e acerca do trabalho desenvolvido aqui vão alguns dos elementos já efectuados no decorrer deste processo.

    imagem 1

    imagem 2

    imagem 3

    imagem 4
  10.  # 33

    Boa noite novamente,

    Por vezes tenho a sensação de que nos está a fazer um favor. Desculpe, mas é um favor um pouco caro. Está a ser pago para isso.
    Não deveria ter solicitado os ultimos 30% dos honorários se não havia disponibilidade para avançar de imediato com o projecto e devia-nos ter informado da situação.
    Sobre este canal ser próprio ou não, acho curioso ter-se associado à discussão não havendo qualquer menção a nomes ou locais.
    Novamente verifico pelo que diz que não vai fornecer por escrito qualquer prazo/data para nossa orientação.
    Considera isto um ultimato?
    Caros arquitectos, acham um pedido de datas/ prazos um ultimato?
    Reuniões, telefonemas como sempre vão permitir que continue esta situação indefenidamente.

    Mantenho que o projecto pela nossa parte também se encontra em curso (afinal está quase todo pago).
  11.  # 34

    Exigir que se dê um prazo num trabalho que SÓ DEPENDE DO PRÓPRIO (e da sua equipa) é perfeitamente legítimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitsirc
  12.  # 35

    Colocado por: thanatuscomo já referi

    "deixo claro que considero que este não é o canal próprio para serem resolvidas as questões relacionadas com o andamento do projecto."
    e
    "Refiro igualmente que continuo ao dispor para continuar o projecto pois é esta e sempre foi a politica deste atelier"

    Não vou alongar em trocas de argumentos online, pois nem é algo que tenha tempo ou paciencia, os assuntos do atelier e de projecto são resolvidos presencialmente, algo que nem tem feito pois nem participou nas ultimas reuniões.

    Volto a referir que não tenho tempo nem perfil para manter trocas de argumentos em foruns, blogs ou chats, nem respondo a ultimatos por mail, sempre estive e estou ao vosso dispor para encontrar a solução para este problema.
  13.  # 36

    Eu sinceramente não sei quem terá razão ultima, apesar de puder tecer considerações sobre isso, a mim custa-me é que a user cristina, mostre-se desesperada, e apenas posso calcar no ponto em que o próprio arquitecto reconhece, que tem tido pouco tempo, se um gabinete não tem meios para arcar com responsabilidades para mim é um erro comprometer-se, pois se tem já trabalho que enche completamente o gabinete, não deveria pegar em mais trabalho, depois isto acontece.
    eu não tenho um gabinete com oito projectos a decorrer porque já disse que não a um ou dois trabalhos porque tive de dizer, não tenho quatro mãos e aceitar essas situações é aceitar algo que no futuro não traz nada de bom para os dois lados.
    acho que o problema aqui exposto decorre de uma má coordenação de gabinete, que origina esta falta"" aparente de atenção perante o cliente.
    agora isto é a minha opinião, como alguem pode dizer que o cliente por vezes faz e desfaz o projecto, também pode acontecer, mas isso são consequencias de oficio.
    espero que tudo corra melhor para um e outro lado, mesmo que se tiverem que separar"".
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitsirc
  14.  # 37

    saliento que os prazos das fases são dados na descrição da prestação de serviços, para a salvaguarda de um lado e outro estes devem ser colocados e falados, até também para definir o faseamento dos honorarios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitsirc
  15.  # 38

    Mantenho que o projecto pela nossa parte também se encontra em curso (afinal está quase todo pago).
  16.  # 39

    Colocado por: anitsircCaros arquitectos, acham um pedido de datas/ prazos um ultimato?


    as datas devem constar do orçamento, ou seja no inicio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar, anitsirc
    • naar
    • 8 dezembro 2009

     # 40

    Colocado por: FD
    Colocado por: Pedro Barradas-Se ele quiser desistir do projecto e devolver-lhe o valor já pago (o que duvido), diga-lhe que pretende uma indeminização e que vai processá-lo judicialmente.

    Se ele quiser ou se elenãoquiser?


    Era mesmo isto que eu queria dizer! :) Eu vou repetir:

    Se ele (O Arqtº) quiser desistir de lhe fazer o projecto(porque não tem tempo, porque não gosta, porque não vai com a sua cara, etc) e MESMO que lhe devolva o dinheiro por si já entregue(o que eu duvido), MESMO assim devia processá-lo pelo tempo que perdeu com o mesmo (O Arqtº) e pelos transtornos que este lhe causou.

    Estava assim tão mal escrito? :))
 
0.0274 seg. NEW