Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou fazer um soalho de pinho (como o original) sobre estrutura de aço leve (150x43). Tenho duas perguntas concretas:
    1. Estou a pensar separar as travessas com uma distancia de 50 cm. Está bem assim ou não?
    2. Devo aparafusar as tábuas à estrutura? Todas? Algumas? ou nenhumas?
    Obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: jraimundoff1. Estou a pensar separar as travessas com uma distancia de 50 cm. Está bem assim ou não?
    entre 40 e 50. está ok



    Colocado por: jraimundoff2. Devo aparafusar as tábuas à estrutura? Todas? Algumas? ou nenhumas?
    depende tem um desenho técnico dessa estrutura?
  3.  # 3

    Não leva uma sub base em osb ou contraplacado?
    Concordam com este comentário: Joao Dias, antonylemos
  4.  # 4

    Porque essas travessas seriam os tarugos.num chão de madeira original..

    E não se costuma ver lajes sem qualquer tipo de revestimento/sub base

    Isso senão levar uns apoios de elastomero vai ser uma caixa de sons
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias
  5.  # 5

    Obrigado a todos. Quanto às dúvidas:
    1. Tábuas de 2 cm de espessura
    2. Não tenho desenho técnico. Mas basicamente vou fazer um soalho por cima de outro já existente criando uma caixa de ar.
    3. Não estou a pensar colocar uma sub-base mas um revestimento de elastómero por causa do ruído parece-me boa ideia.

    Mas devo aparafusar as tábuas à estrutura ou não? A minha dúvida prende-se com o facto de o volume da madeira variar com a temperatura e a humidade. A lógica diz-me que se as prender todas aquilo vai quase decerto empolar. Se não prendo nenhuma tenho receio que as tábuas "saiam do sítio".
  6.  # 6

    Sou da opinião que as tábuas devem ser aparafusadas ou pregadas. Mas 20mm para 50cm de afastamento parece-me algo no limite caso venha a ter móveis pesados.
    A questão acústica parece ser pertinente. Veja isso.
    Concordam com este comentário: jraimundoff
  7.  # 7

    Então onde entra o perfil metálico se vai aplicar por cima de um existente?
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoEntão onde entra o perfil metálico se vai aplicar por cima de um existente?


    Vou aplicar por cima, mas não diretamente. Como disse vou criar uma caixa de ar entre o antigo e o novo.
  9.  # 9

    Então faça tudo em vigas de madeira e não tem problemas
  10.  # 10

    Vamos lá ver se me explico:

    A casa tem dois pisos.

    O piso de cima é desnivelado; tem um degrau. Pretendo anular esse degrau fazendo um soalho por cima do original para deixar o piso todo ao mesmo nível.

    O soalho original vai passar a ter apenas função decorativa - Vai ser o teto do piso térreo.

    O novo soalho vai ficar fixado à parede com montantes de aço leve que vão suportar as travessas, também de aço leve.

    A minha dúvida é apenas se devo aparafusar as tábuas do soalho às travessas de aço. Já há aqui uma opinião a dizer que sim, que devo aparafusá-las todas. Mas o meu receio é como é que aquilo se vai comportar depois com a dilatação e contração da madeira.

    O que é certo é que o soalho antigo está lá há décadas sem problema e as tábuas nem são macho e fêmea...
  11.  # 11

    Colocado por: jraimundoffVamos lá ver se me explico:

    A casa tem dois pisos.

    O piso de cima é desnivelado; tem um degrau. Pretendo anular esse degrau fazendo um soalho por cima do original para deixar o piso todo ao mesmo nível.

    O soalho original vai passar a ter apenas função decorativa - Vai ser o teto do piso térreo.

    O novo soalho vai ficar fixado à parede com montantes de aço leve que vão suportar as travessas, também de aço leve.

    A minha dúvida é apenas se devo aparafusar as tábuas do soalho às travessas de aço. Já há aqui uma opinião a dizer que sim, que devo aparafusá-las todas. Mas o meu receio é como é que aquilo se vai comportar depois com a dilatação e contração da madeira.

    O que é certo é que o soalho antigo está lá há décadas sem problema e as tábuas nem são macho e fêmea...

    Ainda não percebi porque é que o lsf entrou na equação.
    Se fosse eu a fazer:
    Sarrafos de madeira exótica para nivelar seguido de chapas de contraplacado seguido de novo soalho colado integralmente e aparafusado ao contraplacado.
    Muito mais simples e garantidamente mais eficaz (nada chega a uma colagem integral com suporte mecânico do parafuso).
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  12.  # 12

    Colocado por: jraimundoffo meu receio é como é que aquilo se vai comportar depois com a dilatação e contração da madeira.


    Humm, em rigor, nessa solução, devia preocupar-se ainda mais com as constantes dilatações e contrações dos perfis metálicos lsf.

    Porque é que insiste em ter lsf como estrutura de base?
    Concordam com este comentário: jraimundoff
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Humm, em rigor, nessa solução, devia preocupar-se ainda mais com as constantes dilatações e contrações dos perfis metálicos lsf.

    Porque é que insiste em ter lsf como estrutura de base?


    A resposta a esta última pergunta foi dada pelo Anonimo06082021. Terei que ter cuidado em deixar uma folga nos perfis também, claro.
 
0.0178 seg. NEW