Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    Os meus tios teem uma habitação para vender há mais de um ano por uma agência imobiliária.
    Eles tinham já falado com outro proprietário na altura que meteram a venda a deles que quando vendessem compravam a do outro senhor.
    Ficou acordo entre eles assim.
    O problema é que passou se tanto tempo que o senhor cansou se de esperar e resolveu vender o imóvel. Sendo isto os meus tios querem desistir da compra do imóvel.
    Informaram a imobiliária por telefone das intenções e perguntaram quando terminava o contrato com eles. Responderam pelo telefone que podia desistir a qualquer momento.
    Eu pedi a minha tia para mostrar o contrato e claro que era mentira são 9 meses renovados. Neste caso o deles termina em novembro de 2021.
    Coincidência ou não no dia que eu lá estava apareceu a agente imobiliária com a data que afinal era o fim do contrato pois tinha sido renovado.
    Expliquei lhe que os meus tios já não estavam interessados em vender pois a casa que queriam tinha sido vendida por demasiado tempo de espera de conseguirem o dinheiro para dar.
    A resposta foi que podia desistir mas que implicava custo neste caso os meus tios terem que devolver os 5000 mim euros que foi o acordado em comissões a empresa.
    Ou seja o que fiquei a perceber é que neste caso eles até novembro se aparecer uma pessoa que queira comprar a casa são obrigados a vender e não tendo outra são obrigados a sair.
    Estamos a falar de valores baixos (45 mil). Dois velhotes com animais que devido ao mercado atual fica difícil entrar um imóvel adequado às necessidades deles e ao valor adquirido.
    A agência não entra pelo que percebi em acordo o que foi dito foi, se não é vendida tem que pagar o valor acordado.
    Será que não há volta a dar nesta situação.
  2.  # 2

    Isso está mal contado.
    Verifique se no contrato de mediação existe alguma clausula que diga isso.
    Essa cláusula a existir é algo preparado para 'dar o golpe'.
  3.  # 3

    Nao me parece nada estranho, costuma ser assim quando e em regime de exclusividade.

    Mas deixem andar, pode ser que ate novembro nao consigam nenhum comprador. Mas atencao que ha um prazo minimo de comunicacao para a nao renovacao automatica
  4.  # 4

    As imobiliárias são geniais máquinas de fazer dinheiro 1º não fazem o seu trabalho 2º ainda cobram dinheiro. Eu tenho as imobiliárias um pouco atravessadas na garganta, 1º andei interessado em informações de um imóvel e só me quiseram sacar dados e não deram uma única informação do imóvel e o imóvel ainda está para venda. Mais recentemente outro imóvel e enviei pedido de informação para várias agências e nem se dão ao trabalho de responder só porque eu disse para a comunicação ser por e-mail que me dá mais jeito ver os e-mail ao fim de semana em vez de estar a atender os agentes quando eles querem. Enfim boa sorte eu se fosse a si enviava já a comunicação por escrito e com aviso de recepção que no fim do contrato não quer mais nada com eles.
  5.  # 5

    Das imobiliárias nao obrigam ninguém a assinar com eles, so assina quem quer e é normal que nao se possa desistir assim de repente sem ter de pagar nada, afinal é o trabalho deles.

    Ah, eu nao acho que as imobiliárias valham o dinheiro que cobram e acho que, pelo menos as que conheço, deixam muito a desejar na qualidade de trabalho que prestam ao cliente!
    • imo
    • 24 maio 2021 editado

     # 6

    Ninguém pode ser obrigado a vender um imóvel porque tem contrato com imobiliária, em exclusivo ou nao.
    Era só o que faltava não poder mudar de ideias!
    Mande carta registada a denunciar o contrato de mediação por desistência da venda do imóvel.
    Ficará tudo bem.
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, RicardoPorto
  6.  # 7

    Colocado por: imoNinguém pode ser obrigado a vender um imóvel porque tem contrato com imobiliária, em exclusivo ou nao.
    Era só o que faltava não poder mudar de ideias!
    Mande carta registada a denunciar o contrato de mediação por desistência da venda do imóvel.
    Ficará tudo bem.
    Boa sorte
    E paga a comissao
    • imo
    • 24 maio 2021 editado

     # 8

    Colocado por: DR1982E paga a comissao

    Olhe que não, olhe que não:

    Lei 15/2013:
    Artigo 19.º
    Remuneração da empresa
    1 - A remuneração da empresa é devida com a conclusão e perfeição do negócio visado pelo exercício da mediação ou, se tiver sido celebrado contrato-promessa e no contrato de mediação imobiliária estiver prevista uma remuneração à empresa nessa fase, é a mesma devida logo que tal celebração ocorra.


    Não se aplica o nº 2 (abaixo), desde que ainda não haja negócio na calha, como presumo que será o caso:

    2 - É igualmente devida à empresa a remuneração acordada nos casos em que o negócio visado no contrato de mediação tenha sido celebrado em regime de exclusividade e não se concretize por causa imputável ao cliente proprietário ou arrendatário trespassante do bem imóvel.
    (...)
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  7.  # 9

    Colocado por: DR1982E paga a comissao


    Essa história está mal contada. Eu tive um contrato de exclusividade e desisti da venda com eles e não paguei nada, isto porque não apareceu ninguem que me fizesse uma proposta ao preço que queria e sendo assim, pude desistir sem pagar nada. Enviei carta com aviso de receção a dizer que não queria renovar (com 1 mês de antecedência) e fiz contrato com outra agência e em 2 meses vendi pelo preço que queria!
  8.  # 10

    Colocado por: spereira

    Essa história está mal contada. Eu tive um contrato de exclusividade e desisti da venda com eles e não paguei nada, isto porque não apareceu ninguem que me fizesse uma proposta ao preço que queria e sendo assim, pude desistir sem pagar nada. Enviei carta com aviso de receção a dizer que não queria renovar (com 1 mês de antecedência) e fiz contrato com outra agência e em 2 meses vendi pelo preço que queria!


    Mas cumpriu o prazo do contrato, no caso em apreco o mesmo esta em vigor ate novembro de 2021.
    Concordam com este comentário: spereira
  9.  # 11

    Colocado por: AMVP

    Mas cumpriu o prazo do contrato, no caso em apreco o mesmo esta em vigor ate novembro de 2021.
    Concordam com este comentário:spereira


    mas só tem de pagar a comissão se aparecer alguem que ofereça o valor que estipulou no inicio. Se não aparecer ninguem e quiser cancelar em Novembro, não tem de pagar nada. Se aparecer e ofereceram aí já é outra conversa...
  10.  # 12

    Há 1001 formas de terminar com o contrato, sendo que uma cartinha bem feita alegando razões de saúde, pode ser suficiente.

    Exemplo - a venda da casa era com o objectivo de irem para zona X, mas tendo em conta a saúde da pessoa A ou B, é necessário permanecer naquela zona onde o médico ou hospitais, garantem o acompanhamento.
  11.  # 13

    Colocado por: JotaPHá 1001 formas de terminar com o contrato

    Não precisa de terminar o contrato.
    Deixa as coisas com o estão, sempre que aparecer um potencial interessado, os seu tios fazem uma pequena (grande) descrição dos problemas da casa.
    São pessoas já de idade, honestas, que estão interessadas em vender mas não em enganar os potências compradores.
    Aliás, o motivo da venda é mesmo esse, a casa tem montes de problemas e eles já não têm idade para se estar a chatear com isso.
    Entretanto o contrato acaba e não voltam a renovar.
    Concordam com este comentário: JotaP, DR1982
  12.  # 14

    Também é possível, mas os velhotes com coisas pendentes, nem dormem.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • imo
    • 24 maio 2021

     # 15

    Colocado por: zedasilvaNão precisa de terminar o contrato.

    Se calhar é melhor.
    A não ser que queira correr o risco de aparecer alguém mais afoito que não se deixe impressionar com os "problemas da casa".
    Se formalizarem uma oferta do preço pedido, aí se não vender já terá que pagar a comissão.
  13.  # 16

    Colocado por: imoA não ser que queira correr o risco de aparecer alguém mais afoito que não se deixe impressionar com os "problemas da casa".

    Tb podem mandar uma carta à imobiliária a subir o preço a casa.
    O mercado está em alta e eles não querem perder dinheiro. A casa é um excelente negócio e como tal sobem 20.000€ ao imóvel
  14.  # 17

    Não pode aumentar o preço da casa ? Punha um preço ridículo ninguém lhe pega
    • imo
    • 24 maio 2021 editado

     # 18

    Colocado por: zedasilva
    Tb podem mandar uma carta à imobiliária a subir o preço a casa.
    O mercado está em alta e eles não querem perder dinheiro. A casa é um excelente negócio e como tal sobem 20.000€ ao imóvel

    Argumento difícil de fundamentar porque casa já está à venda há muito tempo.
    Se existe uma solução fácil e perfeitamente legal (denúncia do contrato por desistência da venda do imóvel) não vejo razões para complicar...
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  15.  # 19

    Bom dia,

    Acho que já há poucas coisas que me surpreendem.

    Isto resume-se à imobiliaria e marca em questão. Umas pedem o pagamento da comissão outras não, umas dificultam o termo do contrato outras não. Depende.

    Sempre disse e irei mencionar sempre, se pensam colocar um imóvel numa imobiliária falem de tudo com o Consultor em questão. A minha última reunião demorou +- 2 horas e foi somente a falar sobre o Contrato de Mediação Imobiliária, sobre todos os pontos e porque eu quis! As pessoas para assinarem um documento têm que estar cientes de tudo e sim, comigo podem rescindir o contrato, sem dar cavaco - basta dizer que já não quer vender e pronto.

    Não é devido nenhuma comissão nem nada porque a minha função é achar um potencial comprador, se não achei porque os meus serviços têm que ser pagos?

    Mas como foi dito, tudo depende da imobiliária e do contrato assinado. Veja bem o contrato e todas alíenas...
    • imo
    • 24 maio 2021

     # 20

    Se o contrato for em regime de exclusividade, talvez não seja assim tão fácil como eu disse acima.
    Veja-se a parte final do nº 4. aqui: https://massimoforte.com/blog/nulidade-e-cessacao-do-contrato-de-mediacao-imobiliaria/
 
0.0249 seg. NEW