Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: RUIOLIPIR 10 cm

Realmente, em PIR é muito bom 10cm. Eu estava a pensar em PIR 8cm na cobertura, mas ainda não tenho o número recomendado do projeto de térmica para poder "comparar".
  2.  # 122

Colocado por: ricardo.rodrigues

Realmente, em PIR é muito bom 10cm. Eu estava a pensar em PIR 8cm na cobertura, mas ainda não tenho o número recomendado do projeto de térmica para poder "comparar".

Depois de julho/ agosto volta a baixar, +1 ou 2 cm não ficammuito mais caro no global da obra. Se for cobertura plana, com tela asfaltica, o PIR até simplifica o processo construtivo.
  3.  # 123

Colocado por: RUIOLISe for cobertura plana, com tela asfaltica, o PIR até simplifica o processo construtivo.

É mesmo por isso!

Pendentes em betão leve tipo Secil Unileve EPS;

Barreira de vapor e primário de aderência através de emulsão betuminosa modificada com Elastómero tipo Imperkote L;

Placas PIR 80 mm Pirmate b, aderidas ao suporte com cola expansível Soudatherm Roof 250;

Tela asfáltica SBS com armadura de poliéster, de 4 kg/m2 tipo Elastoplas 40 FP;

Tela asfáltica SBS com armadura de poliéster, de 4 kg/m2, com revestimento de ardósia colorida de branco (xisto para proteção UV), tipo Elastoplas 40 G FP.

Mais leve e simples do que isto, desconheço.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 124

Colocado por: Anonimo06082021Mas sua não vai ser em LSF..

Só nas paredes... A solução estrutural sempre foi em aço de siderurgia.

Este mês, depois de uns quantos cálculos e telefonemas, o engenheiro de estruturas sugeriu mudarmos a solução das lajes para sistema colaborante, e aceitámos, porque acredito que é melhor solução.

Já não vou poder dizer que temos uma casa "leve";)

Cave com laje em betão, e as outras lajes, chapa colaborante e betão.

Dá para furar à vontade para as suspensões!

Já agora, aproveito para agradecer, e indicar que já tenho os projetos de esgotos e pluviais tudo em PEAD, sem famosos, e com VAA (abastecimento de águas é PEAD no exterior e interior multicamada a definir posteriormente).
    Isolamento de tubos tipo k-flex.
  5.  # 125

Colocado por: Anonimo06082021Mas não é o sistema Pluvia porque na sua casa isso não funciona.

Exato.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  6.  # 126

Colocado por: Anonimo06082021É quem vai executar os esgotos em PEAD?

Não faço ideia. Gostava que fosse alguém perfeccionista como o James... Veremos.

Ainda não cheguei a essa fase:)
  7.  # 127

Colocado por: Anonimo06082021São de que fabricante?

Tenho no projeto tipo Geberit.

(mas não sou fundamentalista, se aparecer um bom profissional que me aplique PEAD de outra marca, tipo Valsir, por exemplo, não direi não).
  8.  # 128

Colocado por: Anonimo06082021O que o levou a escolher o PEAD

Isso é simples. No longo prazo a melhor solução técnica tem sempre vantagem.

Os argumentos técnicos de comparações com outros sistemas.

Agora haja €€ para suportar as vantagens técnicas face aos pvc.
  9.  # 129

Colocado por: Pablo OS

Já agora, quão eficiente é na verdade o sistema duplo-fluxo? Aquilo consegue mesmo aquecer o ar que entra de forma significativa? Sem ser demasiado céptico, gostava de ver um estudo comparando as temperaturas do ar que sai (de dentro para fora), do ar que entra, à entrada da conduta (fora) e à saida da conduta (dentro).

Deixo aqui esta thread que explora esta questão da eficiência, ainda que eu não tenha conseguido ainda ter um entendimento claro sobre a eficiência destes sistemas.
    https://forumdacasa.com/discussion/47160/1/vmc-sim-ou-nao-compensam-o-investimento/
  10.  # 130

Colocado por: Pablo OS

Alguma forma descentralizada sem as perdas térmicas?
    Já agora, quão eficiente é na verdade o sistema duplo-fluxo? Aquilo consegue mesmo aquecer o ar que entra de forma significativa? Sem ser demasiado céptico, gostava de ver um estudo comparando as temperaturas do ar que sai (de dentro para fora), do ar que entra, à entrada da conduta (fora) e à saida da conduta (dentro).

O que pensei eventualmente em colocar é uma coisa assim do género:

https://www.ideiasparahabitacao.pt/ventilacao-descentralizada.html

Esses dados não lhe consigo dar, porque não tenho nenhum colocado, mas fala em eficiencia de 90%...
    • eu
    • 31 maio 2021

# 131

Colocado por: ricardo.rodriguesIsso é simples. No longo prazo a melhor solução técnica tem sempre vantagem.

Os argumentos técnicos de comparações com outros sistemas.

Agora haja €€ para suportar as vantagens técnicas face aos pvc.

Mas tem que se comparar a vantagem técnica obtida com a diferença de custos.
  11.  # 132

Colocado por: euMas tem que se comparar a vantagem técnica obtida com a diferença de custos.

Claro, mas é preferível começar por uma base de excelência técnica, e depois, não havendo €, estudar alternativas.

A vantagem é que no que fica tapado dentro das paredes só há critérios técnicos e monetários a compatibilizar. No resto, como as torneiras e outros equipamentos, já há outra voz na discussão.
  12.  # 133

Colocado por: ricardo.rodriguesaos pvc.

Ontem reparei que o pvc onde está enfiado o tubo do esgoto da MLL fissurou. Terá sido um tremor de terra?

Só para apreciarem o brio de execução do artista, nem um corte limpo do tubo se dignaram a fazer.
      20210531_112802.jpg
    • eu
    • 31 maio 2021

# 134

Colocado por: ricardo.rodriguesnem um corte limpo do tubo se indignaram dignaram a fazer

;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • eu
    • 31 maio 2021 editado

# 135

Colocado por: ricardo.rodriguesClaro, mas é preferível começar por uma base de excelência técnica

Quando o orçamento é limitado, algumas soluções são tão caras que devem ser riscadas logo à partida.

Eu quando construí, defini um tecto máximo de custos. Logo à partida, tive que abdicar de alguns materiais e equipamentos de topo. E tive que fazer um exercício de compromisso: sempre que havia algum aspeto que queria melhorar (aumento de custos), tive que fazer a respetiva redução de custos noutras áreas.

Isto de construir, não é aquilo que queremos, é aquilo que podemos.
    Concordam com este comentário: fleite10
  13.  # 136

mfa17 de que zona do país é?
  14.  # 137

Colocado por: M.Diasmfa17 de que zona do país é?
    concelho vizinho do berço da nação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
  15.  # 138

mfa17 pode me dar o seu mail pf ?
  16.  # 139

Colocado por: M.Diasmfa17 pode me dar o seu mail pf ?

xxmymailboxx [arroba] Gmail.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
  17.  # 140

No meu caso:
    Piso radiante da Daikin + Bomba calor Daikin Altherma R Ech20 = 23k com IVA para +/- 200m2

0.0299 seg. NEW