Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

O cargueiro que entupiu o canal do Suez deu prejuízos de biliões às empresas de transporte marítimo. Quem achavam que ia pagar a conta?
    Somado ao pick-up das encomendas após uma fase de abrandamento, o resultado está à vista. Mas como não houve destruição da capacidade produtiva a oferta irá em breve ajustar à procura e pode até dar resultado a quebras futuras nos preços. É claro que quem está agora a pedir orçamentos (como eu) vai ficar entalado com eles, mas é a vida.
  2.  # 42

Colocado por: euTemos que começar a dar uso ao pinho que temos em abundância no nosso País.

Não temos assim tanta madeira e a qualidade também deixa a desejar. Não dá para fazer tudo o que se faz com o pinho nórdico.

Já agora, a madeira queimada do Pinhal de Leiria , também foi para a China..

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/pinhal-de-leiria-madeira-ardida-nos-incendios-de-2017-vendida-na-china
    Concordam com este comentário: SrR, Joao Dias
  3.  # 43

Temos eucaliptos com fartura
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  4.  # 44

A madeira do eucalipto tem boa resistência e boa para a construção , mas não tão boa para trabalhos nobres , mas confesso que desconheço a razão pela qual não é utilizada
  5.  # 45

Colocado por: Reduto25mas confesso que desconheço a razão pela qual não é utilizada
    Tirar uma tábua/viga direita de um eucalipto, sem aquilo retorcer tudo deve ser uma aventura. Sei que já passou aqui no fórum um soalho em eucalipto que ficou lindíssimo, mas acho que a madeira não é grande base de trabalho para moveis e soalhos.
    • eu
    • 1 junho 2021

# 46

Colocado por: DVilar
    Não temos assim tanta madeira e a qualidade também deixa a desejar.

Pois, a qualidade é o que é.

Quanto à quantidade, discordo; a zona centro tem pinho bravo em abundância.
    • eu
    • 1 junho 2021

# 47

Colocado por: Reduto25A madeira do eucalipto tem boa resistência e boa para a construção , mas não tão boa para trabalhos nobres , mas confesso que desconheço a razão pela qual não é utilizada

Na aldeia em que cresci, a estrutura dos telhados era toda feita em eucalipto.

E aquilo durava uma vida se não apanhasse água.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  6.  # 48

Colocado por: HAL_9000mas acho que a madeira não é grande base de trabalho para moveis e soalhos

O conceito de duração pode variar de pessoa para pessoa, os meus pais tiveram uma mobilia de quarto que durou 70 anos, já a compraram usada, e só não dura porque deixou de ser necessária e acabaram por se desfazer dela.
  7.  # 49

Colocado por: euQuanto à quantidade, discordo; a zona centro tem pinho bravo em abundância.

Quando falo em pouca quantidade, é em comparação com o que se produz no Leste Europeu.

O que temos dará para o nosso consumo, mas o pinho está a usar-se para quê? Tenho ideia que a maior parte é para paletes, cofragens e similares. A indústria do tratamento em autoclave tem também algum peso, produzem-se uns postes para vinhas, etc. mas são diâmetros pequenos, sendo que os diâmetros maiores lá darão umas vigas tratadas.

Para trabalhos mais nobres, o pinho nacional não serve. É caro em comparação com o pinho nórdico, é mais pesado, mais susceptível a criar fendas e empenos, acabamos por nos mantermos dependentes daquilo que vem do Leste.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 1 junho 2021

# 50

Colocado por: DVilar
    O que temos dará para o nosso consumo, mas o pinho está a usar-se para quê?

Pois a minha pergunta era mesmo para perceber se não se poderia usar na construção a matéria prima que abunda no nosso País, ou seja, adaptar a nossa construção aos recursos locais que temos.

Como diz o James, agora importamos derivados Chineses em massa. Não seria mais inteligente valorizar aquilo que temos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  8.  # 51

Colocado por: DVilarO que temos dará para o nosso consumo, mas o pinho está a usar-se para quê? T

Pellets.
  9.  # 52

Colocado por: Anonimo06082021

Já se usou mais ainda se usa,pouco.

As modas dos Nórdicos veio estragar um pouco a coisa.

Atenção que existem várias 3species de Eucaliptos.

Antigamente as escadas e escadotes das vindimas é não só eram em Eucalipto.

Uma grande parte do mobiliario era em Eucalipto,algum era totalmente em Eucalipto.

Pipas e pipos também,baças etc

Hoje é tudo á men
    Pensei que nao gostava de eucalipto
  10.  # 53

Colocado por: DR1982Pensei que nao gostava de eucalipto

O James sempre falou bem do eucalipto.
  11.  # 54

Eu ja morei numa casa de aldeia, com soalho em eucalipto (só o cerne vermelho), e que nunca levou verniz (penso que era só encerado)...aquilo deve ter cerca de 40 anos e continua lá, sem qualquer tipo de empeno. Está é muito escuro e baço, mas se aquilo fosse bem tratado, penso que ficaria um espetáculo.
  12.  # 55

Colocado por: rjmsilva

O James sempre falou bem do eucalipto.
    Nao nao, ate lhes chama de pragas
  13.  # 56

Colocado por: DR1982Nao nao, ate lhes chama de pragas

Corrijo, da madeira do eucalipto.
  14.  # 57

Colocado por: rjmsilva

Corrijo, da madeira do eucalipto.
    Posso estar enganado mas creio que nem da madeira de eucalipto o james gosta... provavelmente irei colocar soalho em eucalipto e senpre fiquei com a ideia queno James achava má opção.
  15.  # 58

Colocado por: Anonimo06082021

Está enganado.

Aliás,você deturpa muitas vezes o que lhe é dito.
    Entendi mal então.
  16.  # 59

Colocado por: Anonimo06082021E existem várias espécies de Eucalipto
    Uma das razoes pelas quais gosto de eucalipto é o preço, por isso devo ficar me peo mais comum em Portugal que penso que seja o mais barato.
    • eu
    • 2 junho 2021

# 60

Uma das tendências atuais (e futura, presumo) é a sustentabilidade.

Por isso, penso que a construção em Portugal (pelo menos de moradias) deveria voltar a usar os materiais locais.

Lembro-me que a casa dos meus avós era construída totalmente com materiais locais: pedra, madeira de pinho e eucalipto e... barro.

Qualquer dia, vamos voltar a esses materiais...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães

0.0267 seg. NEW