Iniciar sessão ou registar-se
    • joka7
    • 2 junho 2021 editado

     # 1

    Boa noite,

    Trabalho recentemente num pequeno hotel com uma instalação de agua quente com cerca de 15 anos.
    Alguns clientes queixam-se que a agua quente demora um pouco a chegar as torneiras, eu pensei que o hotel não tinha bomba de circulação de agua quente, mas tinha. Verifiquei se estava a funcionar e pareceu-me que sim ela liga conforme orientação do relógio, e parece estar a funcionar.
    Entretanto experimentei com outra bomba e o problema continua, a agua quente demora a chegar (2/3 min.).
    Conseguem identificar alguma coisa errada no esquema apresentado na foto?

    1622665995102

    O manómetro da temperatura que faz o mix da agua fria com a agua que vem da bomba circulada, não passa dos 40º.

    Desde já obrigado
    • espt
    • 2 junho 2021 editado

     # 2

    Para mim, como leigo, erra bomba não está aí a fazer nada a não ser circular água e só é quente se alguém abrir a água quente, se ninguém abrir ela só circula água esteja à temperatura que estiver na tubagem...
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 3

    O retorno deveria estar ligado ao depósito de agua quente, pelas fotos fico sem saber se existe ai nessa zona valvulas de retenção que impeçam essa circulação, ha tambem outras possiveis causas para o problema é ir despistando, outra coisa parece-me que essa bomba circuladora nao é propria para aqs
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 4

    Tire mais fotos e mais abrangentes e veja na tubagem da agua fria que liga à misturadora ali na zona do passador se tem alguma valvula anti retorno e depois siga a tubagem a ver onde ela esta ligada, confirme se a bomba por ex nao esta ferrada
  1.  # 5

    Junto envio mais fotos do sistema com a continuidade até as caldeiras:
    1622714536536
    1622714536532
    1622714536529


    Esta é o seguimento dos tubos ate as caldeiras e aos depositos dos paineis solares:
    1622714536524

    Depois da bomba de circulação existe uma peça que diz return mix, a meu ver a agua da bomba não passa dai.
    O que essa peça faz?
    Obrigado.
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 6

    Colocado por: joka7Depois da bomba de circulação existe uma peça que diz return mix, a meu ver a agua da bomba não passa dai.
    O que essa peça faz?
    Obrigado.
    tendo de certeza absoluta anti retorno na misturadora essa valvula era a saida dedicada que vai ate ao deposito das aqs. Falta um tubo desde essa return mix ate ao deposito
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 7

    Essa misturadora é da River bem jeitosa, olhe aqui o esquema a ver se entende o que digo
      Screenshot_20210603-113032_Chrome.jpg
  2.  # 8

    Penso que percebi o esquema.

    Então o problema será aqui:

    1622717937630

    Necessita de uma ligação para a caldeira naquela saída que não tem nada.
    A agua faz o circuito e volta a ir para a caldeira por a tubagem que falta, certo?
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 9

    Colocado por: joka7Penso que percebi o esquema.

    Então o problema será aqui:

    1622717937630

    Necessita de uma ligação para a caldeira naquela saída que não tem nada.
    A agua faz o circuito e volta a ir para a caldeira por a tubagem que falta, certo?
    não é à caldeira é uma ligação ate aos deposito de aqs, ou seja muito resumidamente, dessa valvula tem que sair um tubo ate ao deposito e depois liga o tubo ao deposito ou a meio dele ou no fundo ou na entrada de agua fria, mas isso so vendo no local
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 10

    Depois de feita a ligação tem k abrir a valvula
  3.  # 11

    Na minha opinião essa ligação que falam ao depósito faz falta. Mas não será por aí que a água vai passar mais fria ou quente. Já tentou regular a válvula misturadora para o lado da quente?
      038F3BAB-7D16-47D4-9385-D4E298E4E694.jpeg
    • joka7
    • 3 junho 2021 editado

     # 12

    Colocado por: SrRnão é à caldeira é uma ligação ate aos deposito de aqs, ou seja muito resumidamente, dessa valvula tem que sair um tubo ate ao deposito e depois liga o tubo ao deposito ou a meio dele ou no fundo ou na entrada de agua fria, mas isso so vendo no local


    Muito obrigado, vou falar com alguém mais especializado do que eu na zona para ver no local e ver se ele concorda com esta ideia e tentarmos resolvemos o problema.
  4.  # 13

    Colocado por: J eduardoNa minha opinião essa ligação que falam ao depósito faz falta. Mas não será por aí que a água vai passar mais fria ou quente. Já tentou regular a válvula misturadora para o lado da quente?
      038F3BAB-7D16-47D4-9385-D4E298E4E694.jpeg


    A agua se esperarem sai quente, só que demora a chegar.
    Eu já experimentei meter na vavula misturadora mais quente ou mais para o frio, mas continua na mesma a nivel do não funcionamento da bomba de circulação.
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 14

    Colocado por: J eduardoNa minha opinião essa ligação que falam ao depósito faz falta. Mas não será por aí que a água vai passar mais fria ou quente. Já tentou regular a válvula misturadora para o lado da quente?
      038F3BAB-7D16-47D4-9385-D4E298E4E694.jpeg
    tem que ter alguma ligação ao deposito caso contrario a agua nao circula em condições ou nem circula de todo.
    • SrR
    • 3 junho 2021

     # 15

    Colocado por: joka7

    A agua se esperarem sai quente, só que demora a chegar.
    Eu já experimentei meter na vavula misturadora mais quente ou mais para o frio, mas continua na mesma a nivel do não funcionamento da bomba de circulação.
    atenção que a bomba circuladora nao me parece a indicada para circulação de agua potável
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 16

    Colocado por: SrRtem que ter alguma ligação ao deposito caso contrario a agua nao circula em condições ou nem circula de todo.


    Eu não estou a dizer que o sr. Está errado no que está a dizer. Atenção. Deveria ter a ligação ao depósito também. Mas muitas vezes o que fazem é ligar o retorno só para a válvula misturadora. Sendo um edifício grande a água quando chega há casa das máquinas já vai quase fria. Então há instaladores que ligam o retorno assim. Em vez de misturar fria mistura a do retorno. E circula sempre porque tem o circulador.
  6.  # 17

    Agora também poderá ver se está estará aberta na posição correta para o que está montado. E certificar se se o circulador está mesmo a funcionar bem. Se não o melhor mesmo é resolver o problema de vez chamar um instalador e por a ligação do retorno até ao depósito
      69CFD98C-BA2A-41EA-8423-0BFF5DF3470B.jpeg
    • SrR
    • 4 junho 2021

     # 18

    Colocado por: J eduardo

    Eu não estou a dizer que o sr. Está errado no que está a dizer. Atenção. Deveria ter a ligação ao depósito também. Mas muitas vezes o que fazem é ligar o retorno só para a válvula misturadora. Sendo um edifício grande a água quando chega há casa das máquinas já vai quase fria. Então há instaladores que ligam o retorno assim. Em vez de misturar fria mistura a do retorno. E circula sempre porque tem o circulador.
    nesse caso nao circula, porque mesmo que ligue so à misturadora e se houver valvulas de retenção que impeçam de o retorno circular pela tubagem da fria ate ao deposito simplesmente nao vai funcionar, apenas circula da misturadora pra frente e isto quando ela abrir pro lado da fria caso contrario ñ circula nada
  7.  # 19

    Muito obrigado por todas as vossas dicas, eu entrei em contacto com os revendedores da River em Portugal e eles forneceram-me o guia de instalação e prontificaram a esclarecer alguma duvida ao técnico.

    Vamos fazer a ligação do return mix ao deposito que falta, para ver se o problema fica resolvido.

    Fiz mais um teste para verificar que o sistema de circulação não esta mesmo a funcionar correctamente.

    Numa hora sem movimento de aguas, aqueci a agua da caldeira a 60º, liguei a bomba cerca de meia hora e o manómetro de temperatura na saída do sistema de agua quente para o circuito não passou dos 44º, só depois de abrir uma torneira é que começou a subir a temperatura e a sair a agua quente da caldeira.

    Quando houver novidade eu digo.
    Obrigado.
    • SrR
    • 4 junho 2021

     # 20

    Nao tem de quê! 😁
 
0.0231 seg. NEW