Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para reduzir o uso do gás na caldeira, estava a pensar comprar um TERMOACUMULADOR e ligar em paralelo.

    A ideia será usar a água quente do TERMOACUMULADOR para banhos, e sempre que a mesma não seja suficiente, entra em acção a caldeira.


    Para isso ligava em primeiro o TERMOACUMULADOR, com entrada de água fria e saída de água quente. Essa saída de água quente, entra na caldeira (como se fosse água fria) e como o termostato vai acusar água quente, liberta a água sem a ter de aquecer novamente na caldeira... Será isso? Ou terá de haver mais alguma ligação?
    • SrR
    • 21 junho 2021

     # 2

    Termoacumilador eléctrico,? Caldeira a gas natural?
  2.  # 3

    SrR obrigado pelo seu comentário. Sim, TERMOACUMULADOR elétrico e caldeira a gás natural
    • SrR
    • 22 junho 2021

     # 4

    Baixa p consumo de gás mas aumenta o consumo eléctrico , e entre dois o gas natural tem custo de kwh inferior ao eléctrico
    • RCF
    • 22 junho 2021

     # 5

    Colocado por: miguellinharesPara reduzir o uso do gás na caldeira, estava a pensar comprar um TERMOACUMULADOR e ligar em paralelo.

    A ideia será usar a água quente do TERMOACUMULADOR para banhos, e sempre que a mesma não seja suficiente, entra em acção a caldeira.


    Para isso ligava em primeiro o TERMOACUMULADOR, com entrada de água fria e saída de água quente. Essa saída de água quente, entra na caldeira (como se fosse água fria) e como o termostato vai acusar água quente, liberta a água sem a ter de aquecer novamente na caldeira... Será isso? Ou terá de haver mais alguma ligação?

    Não poupará. Pelo contrário, gastará mais.
    A caldeira a gás é mais económica que o acumulador elétrico.
    O acumulador elétrico é bom para quem não tem ou não quer ter gás em casa. Se tem gás em casa, use a caldeira
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 6

    Tudo depende do termoacumulador.... Eu estou a gastar cerca de 100 kw por mês com o termoacumulador..
  4.  # 7

    Colocado por: miguellinharesPara reduzir o uso do gás na caldeira, estava a pensar comprar um TERMOACUMULADOR e ligar em paralelo.

    A ideia será usar a água quente do TERMOACUMULADOR para banhos, e sempre que a mesma não seja suficiente, entra em acção a caldeira.


    Para isso ligava em primeiro o TERMOACUMULADOR, com entrada de água fria e saída de água quente. Essa saída de água quente, entra na caldeira (como se fosse água fria) e como o termostato vai acusar água quente, liberta a água sem a ter de aquecer novamente na caldeira... Será isso? Ou terá de haver mais alguma ligação?

    Bom dia,
    Conseguiu fazer a ligação do termoacumulador á caldeira sem problemas ?
    Queria tentar fazer o mesmo tipo de combinação, usando os excentes solares fotovoltaicos para aquecer a água no termoacumulador
  5.  # 8

    Colocado por: ematosTudo depende do termoacumulador.... Eu estou a gastar cerca de 100 kw por mês com o termoacumulador..


    Não. Para aquecer a mesma quantidade de água, uma caldeira gasta menos que um acumulador eléctrico.
    Concordam com este comentário: jdmosorio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  6.  # 9

    Colocado por: jdmosorioQueria tentar fazer o mesmo tipo de combinação, usando os excentes solares fotovoltaicos para aquecer a água no termoacumulador

    Veja o meu projecto aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  7.  # 10

    Colocado por: jorgemlflorencio

    Não. Para aquecer a mesma quantidade de água, uma caldeira gasta menos que um acumulador eléctrico.


    Colocado por: jorgemlflorencio

    Não. Para aquecer a mesma quantidade de água, uma caldeira gasta menos que um acumulador eléctrico.

    Exacto, mas como eu quero aquecer a água com os excedentes fotovoltaicos (+/- 6kWh) que vão parar á rede, aí a situação é diferente.
  8.  # 11

    Colocado por: dom123
    Veja o meu projectoaqui

    É mesmo isso que quero fazer, mas não encontro quem execute.
    NO meu caso tenho uma caldeira e queria instalar um termoacumulador de 100l.
    Como moro num apartamento não tenho como fazer a recirculação da água quente, além da comodidade evita desperdício de água.
  9.  # 12

    Colocado por: jdmosorioComo moro num apartamento não tenho como fazer a recirculação da água quente, além da comodidade evita desperdício de água.

    Se quer alterar a fonte de aquecimento de aguas quentes, tente ver se consegue instalar o TE, num ponto central da casa face os locais de consumo. Não precisa de linha de recirculação + bomba, etc... Não vai ter retorno financeiro disso num apartamento. Não se justifica.
    Concordam com este comentário: barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  10.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se quer alterar a fonte de aquecimento de aguas quentes, tente ver se consegue instalar o TE, num ponto central da casa face os locais de consumo. Não precisa de linha de recirculação + bomba, etc... Não vai ter retorno financeiro disso num apartamento. Não se justifica.
    Concordam com este comentário:barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jdmosorio

    Já pensei nessa solução, mas como os excedentes não ultrapassam os 6/8kwh ao dia, tenho de manter a caldeira como fonte primária para aquecimento das AQS. O termoacumulador injectaria na caldeira a água á temperatura que estivesse e a caldeira compensaria para a temperatura desejada.
    A recirculação é outra questão, comodidade e evita andar com os baldes para aproveitamento da quantidade de água até que a mesma aqueça.
 
0.0171 seg. NEW