Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 11 novembro 2021 editado

     # 1

    Boas foristas.

    Vou remodelar a minha cozinha e quero desistir com o esquentador e gás dentro de casa, pois é de garrafa butano.
    Estava inclinado para adquirir uma bomba de calor de 200l mas tenho ouvido falar do termo acumulador Lydos Hybrid e fiquei confuso, pois 100L dá perfeitamente pois somos só 3 em casa e é os banhos não são seguidos.
    Mesmo que sejam seguidos são banhos rápidos, +/- 5 minutos
    A diferença de preço também é significativa, pois uma bomba de calor ronda >1500€ e o termo acumulador Lydos Hybrid 100l wi-fi ronda os 800€
    Agradeço os prós e contras entre os dois produtos, tendo em consideração os meus hábitos de banhos.
    Dr salientar que tenho painéis fotovoltaicos 2,2kw
    • dom123
    • 19 novembro 2021 editado

     # 2

    Quero implementar este sistema em minha casa, os equipamentos vão ficar nuns anexos que ficam ao lado da casa.
    Como tenho fotovoltaico e para aproveitar o excesso de produção irei colocar um gestor de excedentes para pré aquecer a água num termo acumulador de 100L e com recirculação
    O esquema em em baixo exemplifica o que quero fazer.
    Opiniões?
      20211119_150504.jpg
    • SrR
    • 19 novembro 2021

     # 3

    N percebi o que pretende.
    • dom123
    • 19 novembro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: SrRN percebi o que pretende.

    Pretendo saber se esse sistema é viável, usar um termo acumulador como slave para aproveitar o excesso de produção do fotovoltaico e se esse esquema carece de aperfeiçoamento
    • dom123
    • 29 novembro 2021 editado

     # 5

    Boas
    Como tenho um esquentador Vulcano Sensor ventilado WTD 11 KM E , pensei em o aproveitar e esquecer a bomba de calor.
    Sendo assim passaria a adquirir um termoacumulador de 300L que iria sendo aquecido com o excedente dos painéis fotovoltaicos "2.2KW" e em caso de dias pouco solarengos o esquentador como é termostático iria aquecer a água até á temperatura requerida, uns 40º.
    Os equipamentos serão para ficar nuns anexos que ficam a cerca de uns 10 metros da residência, por isso a recirculação de água.
    A bomba terá um interruptor no interior da habitação para ser acionada quando necessário, assim dá para poupar uns bons litros de água
    O retorno da água será melhor entrar no esquentador ou na entrada da água fria do termoacumulador?
    Este esquema que fiz é viável?
      Esquema.png
      Esquema2.png
  1.  # 6

    Colocado por: dom123que iria sendo aquecido com o excedente dos painéis fotovoltaicos "2.2KW"


    E como é que vai fazer para garantir que só consome mesmo o excedente dos fotovoltaicos?

    (só metendo mais um gestor de excedentes...)

    E esse termoacumulador funciona bem se lhe passar corrente abaixo daquilo que "ele" pretende consumir?
  2.  # 7

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    E como é que vai fazer para garantir que só consome mesmo o excedente dos fotovoltaicos?

    (só metendo mais um gestor de excedentes...)

    E esse termoacumulador funciona bem se lhe passar corrente abaixo daquilo que "ele" pretende consumir?

    O consumo dele é garantido pelo gestor de excedentes,
    Sendo uma resistência à partida não deve haver problema de funciona com menos watts
  3.  # 8

    Colocado por: dom123O consumo dele é garantido pelo gestor de excedentes,


    Pois, peço desculpa, não reparei na legenda da imagem.
  4.  # 9

    Colocado por: dom123O consumo dele é garantido pelo gestor de excedentes,
    Sendo uma resistência à partida não deve haver problema de funciona com menos watts


    O termoacumulador simples, se optar por um modelo o mais manual possível funcionará sem problema com o gestor de excedentes.

    Já o Lydos Hybrid duvido muito, pois ele tem uma bomba de calor integrada e ele faz a gestão da resistência sozinho. Embora acho que seja só on/off mas não atraves de um simples termostato.
  5.  # 10

    Colocado por: hangas

    O termoacumulador simples, se optar por um modelo o mais manual possível funcionará sem problema com o gestor de excedentes.

    Já o Lydos Hybrid duvido muito, pois ele tem uma bomba de calor integrada e ele faz a gestão da resistência sozinho. Embora acho que seja só on/off mas não atraves de um simples termostato.

    Sim, é para usar um termoacumulador o mais simples possível...
    Este só irá aquecer a água o possível para dar apoio ao esquentador
    Nesta nova opção o lydos fica de fora.
    Mesmo na primeira opção o gestor de excedentes era só para o termoacumulador, o qual iria dar apoio ao lydos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Klauser
  6.  # 11

    O tubo de recirculação que diâmetro é aconselhável, igual ou inferior ao de água quente?
  7.  # 12

    Colocado por: dom123O tubo de recirculação que diâmetro é aconselhável, igual ou inferior ao de água quente?


    Tenho em projeto diâmetro igual (e faz todo o sentido que assim seja).


    Edit: estava enganado, tenho diâmetros diferentes, menor no circuito de retorno.
  8.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodriguese faz todo o sentido que assim seja
    não faz sentido algum ter uma linha de retorno do mesmo diametro da linha de abastecimento, os custos termicos disso são habitualmente desprezados e não são nada baixos, e ainda por cima não é usual existir qualquer controle sobre os mesmos aumentando desnecessariamente o desperdício de energia.
    Concordam com este comentário: SrR
  9.  # 14

    Colocado por: jorgealvesos custos termicos


    Tem que assumir que vai aplicar bom isolamento (de tubos e acessórios também) em ambas as linhas.

    Não é o diâmetro que vai resolver isso.
    • SrR
    • 21 dezembro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: jorgealvesnão faz sentido algum ter uma linha de retorno do mesmo diametro da linha de abastecimento, os custos termicos disso são habitualmente desprezados e não são nada baixos, e ainda por cima não é usual existir qualquer controle sobre os mesmos aumentando desnecessariamente o desperdício de energia.
    Concordam com este comentário:SrR
    mas em contrapartida aumentas o conforto e baixas o desperdício de agua, resumindo não ha Bela sem o monstro
  10.  # 16

    Na minha opinião o desperdício de água é inesistente independentemente da secção do tubo, pois a mesma volta ao termoacumulador, mas posso estar errado
  11.  # 17

    Tendo em vista o cenário traçado, qual o termo acumulador de cerca de 150L aconselhado para o efeito.
    Penso que tem de ser um dos mais simples mas com resistência embainhada, assim posso trocar a mesma sem despejar o termo acumulador.
  12.  # 18

    Venho fazer um update ao meu cenário.
    Comprei um termoacumulador de 150l vulcano que está ligado ao gestor de excedentes.
    Nestes dias de sol consigo aquecer os 150L de água a qual dá para dois banhos por volta das 20h00 e para eu tomar banho por volta da 1h00 da manhã.
    Não podia estar mais satisfeito.
    Assim pouco quase duas garrafas de gás por mês pois o esquentador não liga, só mesmo quando há pouco sol mas mesmo assim a água chega meia morna ao esquentador, poupando assim gás.
    Ainda tenho o esquentador na cozinha e o termoacumulador nos anexos, o sistema de recirculação funciona muito bem.
    Quando ligo a ventoinha da casa de banho, liga a bomba de circulação por 5 minutos, fazendo assim com que a água quente chegue ao esquentador
  13.  # 19

    Up
  14.  # 20

    Colocado por: dom123Venho fazer um update ao meu cenário.
    Comprei um termoacumulador de 150l vulcano que está ligado ao gestor de excedentes.
    Nestes dias de sol consigo aquecer os 150L de água a qual dá para dois banhos por volta das 20h00 e para eu tomar banho por volta da 1h00 da manhã.
    Não podia estar mais satisfeito.
    Assim pouco quase duas garrafas de gás por mês pois o esquentador não liga, só mesmo quando há pouco sol mas mesmo assim a água chega meia morna ao esquentador, poupando assim gás.
    Ainda tenho o esquentador na cozinha e o termoacumulador nos anexos, o sistema de recirculação funciona muito bem.
    Quando ligo a ventoinha da casa de banho, liga a bomba de circulação por 5 minutos, fazendo assim com que a água quente chegue ao esquentador

    Bom dia. Como resolveu a eventual formação de legionela na água do termoacumulador ?
 
0.0206 seg. NEW