Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

pretendo contruir uma moradia térrea em breve e um amigo recomendou-me que fizesse um "chão falso", garantindo com isto que a casa respirava melhor (já que também tenho previsto a instalação de pavimento flutuante em quase toda a casa).
    Até concordo que "respire melhor". No entanto, pretendia saber se alguém optou por esta solução e se realmente é uma mais valia, tendo em conta o custo acrescido na obra.
    Obrigado e parabéns a todos pelo forum!
    •  
      FD
    • 10 dezembro 2009

# 2

Chão falso = piso sanitário?
  2.  # 3

o chao falso deve ser aquele bom para as crinças que em caso de queda como o chão é falso eles não se magoam... ehehehhe (piadinha seca ja sei)
    mas tb é bom caso haja inundalções, se bem que há quem opte pelo flutuante...
  3.  # 4

Acho que seria melhor apenas caixa de ar.
  4.  # 5

se calhar o termo chão falso não é o mais correcto.
    O que quis dizer é que teria uma enorme caixa de ar por baixo do chão, género cave mas com cerca de 1 m de altura.
  5.  # 6

a meu ver, depende do terreno ( o seu nivel friático) mas sou mais apologista de lajes com enrocamento ( sem caixa de ar).
    deve é ter-se cuidado com a impermeabilização e isolamento térmico que segundo os entendidos na térmica basta que seja perimetral.
    • naar
    • 12 dezembro 2009

# 7

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: underrungénero cave mas com cerca de 1 m de altura.

convém porque conheço situações em que o piso (palca) está elevado mas condensa!..(por baixo da placa)

Se colocar respiros em paredes opostas não condensa.
    • naar
    • 12 dezembro 2009

# 8

Eu prefiro caixa de ar a piso sanitário, e entre um bom enroncamento e uma lage aligeirada a diferença de preço não é assim tanta!
  6.  # 9

Colocado por: naarEu prefiro caixa de ar a piso sanitário, e entre um bom enroncamento e uma lage aligeirada a diferença de preço não é assim tanta!

Estou um pouco confuso.
    Peço desculpa pela minha ignorância.
    Enrocamento é um piso feito sobre a terra, utilizando brita e argamassa, certo?
    Lage aligeirada e piso sanitário é a mesma coisa, certo?
    Caixa de ar é o espaço deixado entre a terra e o piso da habitação, que poderá ser de lage aligeirada ou sobre uma placa composta por vigotas e leca, certo?

De entre todas as soluções que possam existir, qual é a que recomendam sem nos alargarmos muito nos custos (you know what I mean!)
    Agradeço a v/ compreensão para com estas questões que se calhar até são básicas.
    • naar
    • 12 dezembro 2009

# 10

Colocado por: underrun
    Colocado por: naarEu prefiro caixa de ar a piso sanitário, e entre um bom enroncamento e uma lage aligeirada a diferença de preço não é assim tanta!

Estou um pouco confuso.
    Peço desculpa pela minha ignorância.
    Enrocamento é um piso feito sobre a terra, utilizando brita e argamassa, certo? )(pedra de enroncamento, brita, malhasol, betão)
    Lage aligeirada e piso sanitário é a mesma coisa, certo? (errado, piso sanitário cocos em pvc assentes na terra, permitem passar tubagem por baixo e por cima é colocada a malhasol e o betão, ver por ex: COPULEX - lage aligeirada, vigas e abobadilhas assentes nas vigas de fundação ou muretes em betão, sobre esta malhasol e betão, ficando com uma caixa de ar com a altura que definir)
    Caixa de ar é o espaço deixado entre a terra e o piso da habitação, que poderá ser de lage aligeirada ou sobre uma placa composta por vigotas e leca, certo?

De entre todas as soluções que possam existir, qual é a que recomendam sem nos alargarmos muito nos custos (you know what I mean!) (eu optava por fazer uma lage aligeirada assentando as vigas de pré-esforçado em cima das vigas de fundação e ficaria com uma caixa de ar da altura das vigas de fundação (50/60cm) e fazia uns furos para respiro em paredes opostas para facilitar a circulação de ar e evitar as condensações)
    Agradeço a v/ compreensão para com estas questões que se calhar até são básicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  7.  # 11

em conversa com o possível engenheiro que irá executar o projecto estrutural, convenceu-me a não utilizar a caixa de ar.
    O principal argumento, além do preço, é o facto de levar a muitas condensações na parte inferior da placa, obrigando a grandes grelhas de ventilação.
    Estou eclarecido. Obrigado pelos contributos de todos.
  8.  # 12

Colocado por: underrunO principal argumento, além do preço, é o facto de levar a muitas condensações na parte inferior da placa, obrigando a grandes grelhas de ventilação.

também é verdade, mas em solos húmidos vale bem a pena, e deve ser feito.
    cumps
  9.  # 13

UNDERRUN... não tem nada que condensar.. a laje de pavimento terá, obrigatóriamente de levar isolamento termico.
  10.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasUNDERRUN... não tem nada que condensar.. a laje de pavimento terá, obrigatóriamente de levar isolamento termico.

convém arejamento, agora também não me parece grandes grelhas ou numerosas.
  11.  # 15

http://www.ferca.pt/prod/pisos_sanit.htm
    ver caracteristicas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EcoWill, Layman
  12.  # 16

de facto parecem soluções interessantes.
    A questão é: é uma mais valia?
    Porque posso estar a investir e não tirar muito proveito. E de acordo com o eng. projectista um bom piso tradicional (com uma camada de pedra, uma camada de brita, betão + tela impermiabilizante) garante um bom resultado a longo prazo.
    Teve também o cuidado de afirmar que caso o nível freático fosse muito elevado, aí recomendava a caixa de ar com um bom sistema de drenagem.
    estou deveras como o tolo no meio da ponte...
    só uma das opiniões deste tópico é que não optaria pela caixa de ar e verdade seja dita: tenho tanto onde gastar o dinheiro que ainda por cima é muito pouco.
  13.  # 17

se não é um terreno húmido, não há problema em optar por piso normal, agora isole bem esse piso como diz, com tela e o resto tudo direitinho.
    pode é usar drenos à volta da casa.
  14.  # 18

Caro Fernando, podia dar-me referência para instalaçao desses drenos à volta da casa?
  15.  # 19

Faça algo do género ...
  16.  # 20

é como mostra as figuras que zedasilva colocou, é um dreno/tubo que pode ser colocado à volta da casa para escoar águas e conduzi-las para fora do perimetro da casa, evitando o acesso da água ou de grande parte dela de atingir fundações e lage de piso.

0.0215 seg. NEW