Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Barradas


    O isolamento térmico a lã de rocha invés de OSB?

    Resumidamente é o meu Padrasto juntamente com um colega que irão trabalhar na obra do telhado, só irei comprar os materiais, contudo a indicação dada por ele foi a que citei acima :

    - Barrote de Madeira
    - RoofMate
    - Ripas para assentar
    - Telha (ainda não sei o tipo)

    daí a minha questão, não quero que seja insuficiente.
  2.  # 22

    O OSB funciona como suporte ao isolamento. O isolamento será o XPS ou Lã de rocha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelg77
  3.  # 23

    A subtelha é aconselhada e é uma mais valia pelas razões obvias, muitas vezes não é utilizada e o ripado para a telha é feito directamente em cima do XPS, com argamassa. Neste caso o XPS é especifico para telhado (riscado).


    Concordam com este comentário: rafaelg77
  4.  # 24

    A minha confusão é as diferentes formas, maneiras e materiais ao projetar uma construção do telhjado.

    E tentar entender qual é a melhor opção, quais as vantagens, o que é FUNDAMENTAL ter e o que efetivamente compensa.
  5.  # 25

    Colocado por: Vítor MagalhãesA subtelha é aconselhada e é uma mais valia pelas razões obvias, muitas vezes não é utilizada e o ripado para a telha é feito directamente em cima do XPS, com argamassa. Neste caso o XPS é especifico para telhado (riscado).

    Concordam com este comentário:rafaelg77

    Exato, estranhei ele não querer colocar subtelha.

    Acho que é importante também.
  6.  # 26

    A subtelha não tem necessariamente de ser do tipo Onduline, pode ser uma membrana impermeável transpirável tipo Rothoblaas ou Tyvek. Neste caso coloca um ripado na vertical, a tela agrafada por cima, e depois o ripado transversal para receber a telha.
  7.  # 27

    Colocado por: Vítor MagalhãesA subtelha não tem necessariamente de ser do tipo Onduline, pode ser uma membrana impermeável transpirável tipo Rothoblaas ou Tyvek. Neste caso coloca um ripado na vertical, a tela agrafada por cima, e depois o ripado transversal para receber a telha.


    Thanks pela sugestão.

    Sendo assim na tua opinião o indicado seria:
    * Pladur
    * Vigamento de madeira
    * OSB 12mm
    * Lã de Rocha ou XPS 60mm
    * Ripado de madeira
    * Subtelha - Membrana impermeável transpirável Tothoblaas ou Tyvek
    * Ripado de madeira
    * Telha cerâmica.

    Pelo facto de levar Pladur por baixo continua a ser necessário o OSB? Que outras alternativas tenho ao que aqui coloquei?

    Grande abraço e obrigado a todos pela ajuda !!
  8.  # 28

    O pladur vai ficar encostado ao vigamento, ou vai ficar suspenso (tecto falso)?
  9.  # 29

    Colocado por: Vítor MagalhãesO pladur vai ficar encostado ao vigamento, ou vai ficar suspenso (tecto falso)?


    Nem te sei responder, tenho que esperar que o meu Padrasto chegue para lhe perguntar qual é a ideia.

    Vou postar aqui umas fotografias de como está atualmente sem as obras, tem um ligeiro declive.. e é bastante alto!! Até acho graça ver-se as vigas e os barrotes em madeira, dá um aspeto rústico.
    Fotos atualmente:

    1234
  10.  # 30

    Colocado por: Vítor MagalhãesO pladur vai ficar encostado ao vigamento, ou vai ficar suspenso (tecto falso)?


    Já tirei a dúvida @VitorMagalhães, na opinião do familiar que me vai fazer a obra não é necessário a subtelha e a estrutura seria a seguinte:

    * Pladur suspenso (tecto falso - o pé da casa é bastante alto)
    * Vigamento de madeira - Barrotes
    * Lã de Rocha
    * XPS 60mm
    * Ripado de madeira
    * Telha cerâmica.

    Fez-me um pouco confusão ele querer colocar os dois tipos de isolamento.

    O que vos parece? Foi a sugestão, mas sou eu é que tenho a ultima palavra
    Abraço
  11.  # 31

    É parvo.. a subtelha faz um telhado durar o dobro.

    Duplicar o isolamento não precisa ser lá Rocha, mete xps 60 por fora e 60mm lá mineral dentro
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 32

    Quer dobrar o isolamento meta XPS no telhado e mete a lã de rocha em cima do "pladur".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelg77
  13.  # 33

    Preocupe se em utilizar.madeira tratada em autoclave
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelg77
  14.  # 34

    Colocado por: RicardoPortoÉ parvo.. a subtelha faz um telhado durar o dobro.

    Duplicar o isolamento não precisa ser lá Rocha, mete xps 60 por fora e 60mm lá mineral dentro
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Colocado por: Vítor MagalhãesQuer dobrar o isolamento meta XPS no telhado e mete a lã de rocha em cima do "pladur".


    @RicardoPorto
    Sim, a madeira será tratada em autoclave. Ainda estou um pouco reticente sobre se deva investir na subtelha ou não, tendo em conta que vejo muitas opiniões diversas.

    @Vitor Magalhães
    exatamente a Lã de Rocha será acima do pladur, em relação ao XPS o que quer dizer com meter no telhado? A ordem que me falou foi exatamente como referi de baixo para cima.
  15.  # 35

    Outra pergunta,

    Compensa muito mais comprar em Lojas de Especialidade do que no Leroy Merlin? Tinha feito o orçamento para a remodelação total da casa no Leroy com a ideia que era o mais barato, contudo após muita pesquisa apercebi-me que não é bem assim.

    Aconselham algo? :)

    Abraço
  16.  # 36

    Casa Peixoto
    Concordam com este comentário: F.Santos
  17.  # 37

    Tenha atenção, Xps não deixa respirar.
    Se vai colocar madeira, seria melhor optar pela LM e pela Membrana impermeável transpirável.
  18.  # 38

    Colocado por: zinnaTenha atenção, Xps não deixa respirar.
    Se vai colocar madeira, seria melhor optar pela LM e pela Membrana impermeável transpirável.


    Obrigado pela resposta Zinna.
    Qual seria para ti a melhor opção para toda a estrutura do telhado de baixo a cima?
  19.  # 39

    Por membrana respirável referem-se a ROLO TELA ASF. POLIET.(Filme de Polietileno)? Um género de uma membrana preta?
    • zinna
    • 1 julho 2021 editado

     # 40

    Alterando aqui...

    Colocado por: Vítor MagalhãesCom tecto falso:
    De baixo para cima.


    * Vigamento de madeira
    * OSB 12mm
    * lá de rocha termoendurecida 100mm
    * tela
    * Ripado de madeira( #)
    * Telha cerâmica.


    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz,rafaelg77
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0261 seg. NEW