Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: PREMISSA_ARQmas sim o PDM e regulamentos municipais.


    No caso, poderá ser loteamento de augi, e o que conta é o que está no regulamento e quadro de ónus do loteamento e na respectiva planta e quadro síntese.

    Pode pedir uma certidão de viabilidade construtiva, se tiver dúvidas.
    Concordam com este comentário: PREMISSA_ARQ, PedroeLara
  2.  # 22

    Colocado por: PREMISSA_ARQQuanto ao ICF é um sistema interessante a nível térmico mas um sistema tradicional com espessuras de isolamento acima da média terá maior eficiência e será à partida mais competitivo.


    Pode dar um exemplo de como seria esse sistema tradicional com espessuras de isolamento acima da média, para ficar melhor que ICF?
  3.  # 23

    Colocado por: PedroeLaraBoa tarde.
    Tenho um projecto de construir uma moradia isolada nos arredores de Lisboa (famoes), sendo que encontrei o terreno e esta semana farei o contrato de promessa compra e venda.

    Após ter o terreno, quais os proximos passos?
    Deverei ter um arquitecto para ver o terreno, já antes da compra do mesmo?

    Já vi um modelo de uma moradia que quero, com o tamanho dos quartos, cozinha, etc, basicamente quero copiar esse modelo, sendo que tem de implantacao 120 e o terreno que quero permite implantar 180, nao devendo portanto haver problema.

    Gostava de saber após a compra do terreno, quais os proximos passos que deverei dar.

    Agradeço todas as dicas, obrigado!

    Viva!
    Devia, antes de mais, se não tem experiência (que foi o que me pareceu...) rodear-se de pessoas capazes... quem sabe até um gestor de obra/projecto para coordenar tudo e garantir que não tem surpresas...
    Deve escolher muito bem o arquitecto,ir com ele à Câmara Municipal ver o alvará de loteamento. Isso é que lhe diz as condicionantes válidas para a sua construção em específico.
    Depois é fazer um bom projecto de acordo com as suas necessidades, orientação solar do terreno,e orçamento. Não se fie no que o arquitecto lhe diz acerca de orçamentos, mesmo.... Ainda não vi nenhum a acertar.... nesta parte já devia ter um construtor para ir falando também com ele e ir vendo se é possível fazer o que o arquitecto projecta, com o seu orçamento disponível.... Essa parte é muito importante para que o projeto não fique parado ou com grandes surpresas pelo meio.
    Deverá mandar fazer logo,junto com o projeto, um Mapa de Quantidades. Isso irá reduzir ao máximo os custos de construção e evita muitas surpresas.
    Depois tem que escolher um fiscal de obra, que não pode ser nenhum dos anteriormente referidos....
    Tem de escolher também um Coordenador de Segurança, que também deve ser independente dos anteriores.

    Tendo tudo isto,mete tudo na Câmara, dá os dias necessários, e quando tiver tudo ok pode comunicar à ACT a abertura de estaleiro e arrancar a obra....
    Concordam com este comentário: jamaral.57
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroeLara
  4.  # 24

    Colocado por: pedro_007

    Pode dar um exemplo de como seria esse sistema tradicional com espessuras de isolamento acima da média, para ficar melhor que ICF?


    Parede simples de tijolo furado térmico 20/25cm + ETICS 12cm. Esta composição de parede qualquer empreiteiro estará abilitado a executar. Nos tempos que correm, face à carência de mão de obra especializada, será à partida mais económico optar por soluções consolidadas e de fácil execução.

    Relativamente ao desempenho térmico do ICF, a parede em betão é menos isolante que o tijolo furado. Por outro lado, a mais valia de inércia térmica que o betão oferece é anulado pelo isolamento térmico pelo interior. O que isto quer dizer é que ventilando a casa, tanto no inverno como no verão, será mais difícil manter a temperatura constante e confortável no interior.
  5.  # 25

    Colocado por: PREMISSA_ARQmanter a temperatura constante e confortável no interior.

    Ainda não vivo na moradia, mas já tenho passado algumas valentes horas na casa e a temperatura interna da casa é muito constante. Esteja frio ou calor no exterior, a casa está sempre com uma temperatura extremamente agradável.
  6.  # 26

  7.  # 27

    Colocado por: Ultrabasslx
    Viva!
    Devia, antes de mais, se não tem experiência (que foi o que me pareceu...) rodear-se de pessoas capazes... quem sabe até um gestor de obra/projecto para coordenar tudo e garantir que não tem surpresas...
    Deve escolher muito bem o arquitecto,ir com ele à Câmara Municipal ver o alvará de loteamento. Isso é que lhe diz as condicionantes válidas para a sua construção em específico.
    Depois é fazer um bom projecto de acordo com as suas necessidades, orientação solar do terreno,e orçamento. Não se fie no que o arquitecto lhe diz acerca de orçamentos, mesmo.... Ainda não vi nenhum a acertar.... nesta parte já devia ter um construtor para ir falando também com ele e ir vendo se é possível fazer o que o arquitecto projecta, com o seu orçamento disponível.... Essa parte é muito importante para que o projeto não fique parado ou com grandes surpresas pelo meio.
    Deverá mandar fazer logo,junto com o projeto, um Mapa de Quantidades. Isso irá reduzir ao máximo os custos de construção e evita muitas surpresas.
    Depois tem que escolher um fiscal de obra, que não pode ser nenhum dos anteriormente referidos....
    Tem de escolher também um Coordenador de Segurança, que também deve ser independente dos anteriores.

    Tendo tudo isto,mete tudo na Câmara, dá os dias necessários, e quando tiver tudo ok pode comunicar à ACT a abertura de estaleiro e arrancar a obra....
    Concordam com este comentário:jamaral.57
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroeLara


    Excelentes dicas, muito obrigado!
    Mas existe também empresas que fazem logo chave na mao. Para quem nao percebe tanto do assunto, penso até ser a melhor coisa a fazer, certo?

    Comprando o terreno, ja vem com o projeto aprovado, só tenciono fazer algumas mudanças...
  8.  # 28

    Colocado por: PedroeLaratambém empresas que fazem logo chave na mao.
    Fuja! Nao estou a brincar.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  9.  # 29

    Colocado por: gil.alvesFuja! Nao estou a brincar.


    Entao?
  10.  # 30

    Colocado por: gil.alvesFuja! Nao estou a brincar.


    Deixem se destes comentários! Fugir porquê? Nem 8 nem 80. Nem todos os DO têm disponibilidade ou conhecimentos para serem eles a controlar uma obra. Como é que vão fazer nesses casos então se não for por chave na mão?
    As pessoas devem é estar alerta para mesmo contratando chave na mão, terem algum controlo sobre o que se passa na obra. Contratarem uma fiscalização eficaz, de quem percebe, para acompanhar a obra e defender o DO.
  11.  # 31

    Colocado por: PedroeLaraEntao?
    De lei as equipas tem de ser diferentes.
    Projecto, fiscalização, construção.

    Uma modalidade "chave na mão" voce não tem onde se agarrar se os intervenientes teem todos "panelinhas" entre si.
    Voce so paga e não bufa...


    Colocado por: frpinComo é que vão fazer nesses casos então se não for por chave na mão?

    Contracta intervenientes separados. Nao tem de ser voce a controlar a obra. Muito menos se não perceber alguma coisa.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  12.  # 32

    Colocado por: gil.alvesDe lei as equipas tem de ser diferentes.
    Projecto, fiscalização, construção.

    Uma modalidade "chave na mão" voce não tem onde se agarrar se os intervenientes teem todos "panelinhas" entre si.
    Voce so paga e não bufa...



    Contracta intervenientes separados. Nao tem de ser voce a controlar a obra. Muito menos se não perceber alguma coisa.


    Podem ter panelinha entre eles, mas estando tudo assinado, estando um projeto feito, têm que serguir e fazer o que está assinado em termos de materiais, etc. Ou vou ter um projeto c uma sala e eles durante a construcao alteram conforme querem?
  13.  # 33

    Colocado por: gil.alvesDe lei as equipas tem de ser diferentes.
    Projecto, fiscalização, construção.

    Uma modalidade "chave na mão" voce não tem onde se agarrar se os intervenientes teem todos "panelinhas" entre si.
    Voce so paga e não bufa...



    Contracta intervenientes separados. Nao tem de ser voce a controlar a obra. Muito menos se não perceber alguma coisa.


    Estamos a falar de construção chave na mão, apenas. Não é projeto e construção.
    Depois de ter projeto o mais fácil é procurar por empreteiro para fazer tudo, ou quase. E ter fiscalização independente.
    Concordam com este comentário: gil.alves, jamaral.57
  14.  # 34

    Colocado por: PedroeLaraestando um projeto feito
    Desde que tenha um Projecto de Execução e mapa de quantidades bem delineado... não ha nada para inventar.
    Mas como diz o frpin. Ha que ter fiscalização separada. Se não, se lhe quiserem mudar a sala, com jeitinho até conseguem... ;)
    Ja se viu cada coisa...
  15.  # 35

    Colocado por: Anonimo06082021Tudo tem prós e contras.
    Concordam com este comentário:F.Santos,Pedro Barradas


    Não estou a diabolizar a construção ICF que até comecei por dizer que tem nível de prestação térmica acima da média.
    Só me foquei no custo/benefício face a uma construção mais convencional tendo em conta o escalar de preços generalizado por falta de mão de obra especializada.
  16.  # 36

    Colocado por: PREMISSA_ARQ

    Não estou a diabolizar a construção ICF que até comecei por dizer que tem nível de prestação térmica acima da média.
    Só me foquei no custo/benefício face a uma construção mais convencional tendo em conta o escalar de preços generalizado por falta de mão de obra especializada.


    Supostamente ICF nao é até mais barato, devido à maior rapidez na construcao (toda em bloco) e conseguir fechar a casa e construir depois por dentro, nunca atrasando as obras por causa da chuva etc?
    Pelo menos explicaram-me isso...
  17.  # 37

    Colocado por: PedroeLara

    Supostamente ICF nao é até mais barato, devido à maior rapidez na construcao (toda em bloco) e conseguir fechar a casa e construir depois por dentro, nunca atrasando as obras por causa da chuva etc?
    Pelo menos explicaram-me isso...


    O facto de poder ser mais rápido a erigir não quer dizer que seja mais barato. Tem custo acrescidos pela utilização massiva de betão, armaduras/blocos e pelo uso de mão de obra especializada como já referi anteriormente.
    O melhor que tem a fazer é pedir cotação prévia para alvoramento (estrutura+paredes exteriores) a um empreiteiro que construa em ICF e a um empreiteiro que construa parede simples + isolamento 10/12cm em capoto.
    Face aos orçamentos que lhe forem apresentados poderá adaptar o projeto para uma execução em ICF ou parede+capoto.

    Com uma ou outra solução ficará bem servido se for executado por um empreiteiro que tenha bom conhecimento dos sistemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroeLara
  18.  # 38

    Colocado por: Ultrabasslx
    Viva!
    Devia, antes de mais, se não tem experiência (que foi o que me pareceu...) rodear-se de pessoas capazes... quem sabe até um gestor de obra/projecto para coordenar tudo e garantir que não tem surpresas...
    Deve escolher muito bem o arquitecto,ir com ele à Câmara Municipal ver o alvará de loteamento. Isso é que lhe diz as condicionantes válidas para a sua construção em específico.
    Depois é fazer um bom projecto de acordo com as suas necessidades, orientação solar do terreno,e orçamento. Não se fie no que o arquitecto lhe diz acerca de orçamentos, mesmo.... Ainda não vi nenhum a acertar.... nesta parte já devia ter um construtor para ir falando também com ele e ir vendo se é possível fazer o que o arquitecto projecta, com o seu orçamento disponível.... Essa parte é muito importante para que o projeto não fique parado ou com grandes surpresas pelo meio.
    Deverá mandar fazer logo,junto com o projeto, um Mapa de Quantidades. Isso irá reduzir ao máximo os custos de construção e evita muitas surpresas.
    Depois tem que escolher um fiscal de obra, que não pode ser nenhum dos anteriormente referidos....
    Tem de escolher também um Coordenador de Segurança, que também deve ser independente dos anteriores.

    Tendo tudo isto,mete tudo na Câmara, dá os dias necessários, e quando tiver tudo ok pode comunicar à ACT a abertura de estaleiro e arrancar a obra....
    Concordam com este comentário:jamaral.57
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroeLara



    Aproveitando o post… e a parte das infra estruturas? Alguém me pode ajudar? Fiz contrato promessa compra e venda de um terreno. Sendo aUGi e loteada sou eu quem tem que fazer as puxadas para o muro técnico?
  19.  # 39

    Colocado por: Ppampulim


    Aproveitando o post… e a parte das infra estruturas? Alguém me pode ajudar? Fiz contrato promessa compra e venda de um terreno. Sendo aUGi e loteada sou eu quem tem que fazer as puxadas para o muro técnico?

    Se não estiverem feitas deve ter que as fazer e pagar mas atenção às condições exigidas pela CM. Se estiverem feitas tem de ver se o anterior proprietário do lote já as pagou senão tem de as pagar a quem as realizou (associação de moradores eventualmente).
    • AAFF
    • 11 outubro 2021 editado

     # 40

    Isso da área de implantação fico com um pé atrás... Liguei para a câmara de acordo com o PDM o terreno é urbanizável e a área de implantação cerca de 40 % por piso relativamente à área do terreno. Até aqui parecia tudo ok (fácil não? Olha se para a caderneta e é só aplicar uma percentagem)... Até ao dia que ao deslocar me para uma reunião com o arquiteto da câmara para obter uma opinião do mesmo e com base nas informações que lhe mostrei disse me logo que desconfiava de se poder construir com base nos 40%...portanto mesma câmara critérios e análises diferentes... Resumindo antes de ficar com o bebé ao colo lá tive que fazer um PIP até porque a vontade para me esclarecer pareceu me pouca.
 
0.0257 seg. NEW