Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Tenho um projecto de construir uma moradia isolada nos arredores de Lisboa (famoes), sendo que encontrei o terreno e esta semana farei o contrato de promessa compra e venda.

Após ter o terreno, quais os proximos passos?
    Deverei ter um arquitecto para ver o terreno, já antes da compra do mesmo?

Já vi um modelo de uma moradia que quero, com o tamanho dos quartos, cozinha, etc, basicamente quero copiar esse modelo, sendo que tem de implantacao 120 e o terreno que quero permite implantar 180, nao devendo portanto haver problema.

Gostava de saber após a compra do terreno, quais os proximos passos que deverei dar.

Agradeço todas as dicas, obrigado!
  2.  # 2

Arranjar o tal arquiteto que lhe explique todos os passos a dar será o primeiro passo e depois arranjar um construtor. E quem o informou que o terreno permite construir 180m2 de área de implantação ?
  3.  # 3

Eu contratei o meu arquiteto quando já tinha o terreno apalavrado e ele até foi comigo a uma reunião na câmara, isto tudo antes de fazer a escritura propriamente dita.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  4.  # 4

Colocado por: tviegasE quem o informou que o terreno permite construir 180m2 de área de implantação ?

Caderneta predial, que é o único documento que o pessoal conhece.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Ultrabasslx
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Caderneta predial, que é o único documento que o pessoal conhece.
    Concordam com este comentário:IronManSousa

Convenhamos que andar a consultar PDM, RGEU, planos de loteamento, etc não é fácil, apesar de estarem disponiveis na maior parte das vezes.
    Frequentemente são contraditórios e mesmo as camaras os interpretam de maneira diferente.
    Ou seja, ninguém sabe a área de implantação até a camara aprovar
  6.  # 6

PedroeLara
    Comprar o terreno sem ter a certeza do que pode construir é meio caminho andado para dores de cabeça.
    Faça um pedido de informação prévia à sua Câmara Municipal
  7.  # 7

Colocado por: jamaral.57Faça um pedido de informação prévia à sua Câmara Municipal

Na maior parte dos casos isso não é necessário.
  8.  # 8

Colocado por: PicaretaNa maior parte dos casos isso não é necessário.

Também pode falar com a vizinhança
  9.  # 9

Pois, caderneta predial diz que é urbano.
    E também diz a área de implantação. É tudo o que preciso nesse caso certo?

Depois é fazer o projeto c o arquitecto, mandar para aprovação na câmara e seguir para construtora certo?

Gostava de fazer a casa em vez de alvenaria, em ICF.
    Tem mais vantagens?

Obrigado!
  10.  # 10

Colocado por: PedroeLaraPois, caderneta predial dias é urbano.
    E também diz a área de implantação. É tudo o que preciso nesse caso certo?

Bingo!!!
    A informação que está nesse papel não interessa para nada, esqueça.

Colocado por: PedroeLaraDepois é fazer o projeto c o arquitecto, mandar para aprovação na câmara e seguir para construtora certo?

Não, primeiro tem que consultar o PDM para saber o que pode construir nesse terreno.

Colocado por: PedroeLaraGostava de fazer a casa em vez de alvenaria, em ICF.

Porquê?
  11.  # 11

Eu diria que o primeiro a fazer era consultar o PDM, antes de qualquer coisa
  12.  # 12

Colocado por: Picareta
    Bingo!!!
    A informação que está nesse papel não interessa para nada, esqueça.

Não, primeiro tem que consultar o PDM para saber o que pode construir nesse terreno.

Porquê?

Porque me disseram que a construção em ICF é o futuro. Não cria rachas. Mantém a temperatura mais certa. Tem mais vantagens em relação a alvenaria, segubdo me disseram. Gostava de saber se é verdade.

Já agora
      Screenshot_20210629-221027_WhatsApp.jpg
  13.  # 13

Em princípio deverá poder construir. Mas o que diz a caderneta predial de nada vale para aferir capacidade construtiva. Só vale o que disser o PDM. A caderneta pode estar desatualizada, e para o PDM, conceitos de rústico e urbano não interessam para nada. Isso só interessa àa finanças para calcularem os impostos.
    Devia ter consultado um técnico antes de avançar.
  14.  # 14

Bem vindo a esta bela freguesia!

Se pensa construir em ICF (gosto bastante deste método construtivo) contrate uma empresa de projetistas que tenha experiencia, para depois não ter de andar a adaptar a arquitetura ao que o ICF permite fazer.

Aqui no FdC o user F. Santos que está a construir em ICF, fale com ele.
  15.  # 15

Como pode comprar um terreno sem saber o que pode construir nele?
    A caderneta predial não serve para essa informação.
    Faça um pedido de informação simples
    A Câmara tem 15 dias para lhe dizer volumetria, área de construção e implantação e outras condicionantes.
    Assim comprará com a informação necessária reduzindo o risco ou seja cria valor.
  16.  # 16

Se é onde eu estou a pensar (vi a rua na CP que publicou) pode construir sem problemas, já as áreas de construção e afins pode fazer um pedido à CM Odivelas ao abrigo do "direito à informação". deve também falar com a comissão de moradores.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  17.  # 17

Obrigado pela ajuda.
    Vou comunicar com a câmara de odivelas!

ICF parece uma ótima opção sim
  18.  # 18

De facto, a rua aparenta estar toda loteada e muito provavelmente terá a cacapacidade construtiva que necessita. A caderneta predial não importa, mas sim o PDM e regulamentos municipais.

De qualquer forma, já que pretende construir a sua moradia, poderá contactar desde já um arquiteto que o poderá ajudar a tomar a melhor escolha quanto ao terreno, seja a nível de exposição solar, vistas ou enquadramento urbanístico e regulamentar.

Quanto ao ICF é um sistema interessante a nível térmico mas um sistema tradicional com espessuras de isolamento acima da média terá maior eficiência e será à partida mais competitivo.
  19.  # 19

Colocado por: PedroeLaraICF parece uma ótima opção sim

Se quiser comprar em Portugal, fale com a TERMOBOX (Torres Vedras), eles fornecem o sistema de blocos e laje e também montam, andei de volta deste sistema, e pelos preços que me deram fiz o comparativo e ficava mais barato que a construção "tradicional", não avancei porque o meu projeto não estava pensado de raiz para este sistema...

Pode ser que eles também tenham equipa projetista que faça a arquitetura e estabilidade, nesse caso é conveniente ter alguém da sua confiança a gerir o projeto para não ficar na mão de terceiros, pode ser o futuro fiscal da obra por exemplo.
    Concordam com este comentário: PedroeLara, F.Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroeLara, zed_1972
  20.  # 20

Colocado por: RUIOLI

Se quiser comprar em Portugal, fale com a TERMOBOX (Torres Vedras), eles fornecem o sistema de blocos e laje e também montam, andei de volta deste sistema, e pelos preços que me deram fiz o comparativo e ficava mais barato que a construção "tradicional", não avancei porque o meu projeto não estava pensado de raiz para este sistema...

Pode ser que eles também tenham equipa projetista que faça a arquitetura e estabilidade, nesse caso é conveniente ter alguém da sua confiança a gerir o projeto para não ficar na mão de terceiros, pode ser o futuro fiscal da obra por exemplo.
    Concordam com este comentário:PedroeLara
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroeLara

Vou realmente falar com eles e ver :)
    Obrigado pela dica!

0.0254 seg. NEW