Colocado por: AMG1. Baixando reformas ou aumentando salários. Eu não tenho qualquer dúvida sobre a que devo apoiar.Eu também não. A questão é que desde que comecei a votar todos os partidos querem aumentar os salários (reais, em poder de compra)...Acha que foi isso que aconteceu nos últimos 20 anos? O próprio AMG1 atrás deu a resposta.
Colocado por: HAL_9000O meu ponto é só este. Desde que não seja o OE a pagar isto, por mim está tudo ótimo.
Quanto ao estar devidamente aprovisionado, eu quero acreditar que sim, mas na verdade quando um beneficiário do fundo se reforma, não se sabe exatamente se vai auferir a refor por 20, 30 ou 40 anos.
Eu também não sei....
Quando em 2005 deixaram de se aceitar novas inscrições de FP na CGA, ficou logo previsto que seria o OE a suportar o défice futuro da CGA, ou na altura também se vendeu que o "Fundo estava devidamente aprovisionado para fazer face as responsabilidades existentes e futuras"? Foi feita alguma reforma para aproximar mais o valor das prestações que assegura ao valor das contribuições que recebe?
Nessa altura estava mais interessado em gajas do que em política, pelo que genuinamente não me lembro se na altura houve algum mediatismo em torno dessa mudança ou não.
Colocado por: HAL_9000Eu também não. A questão é que desde que comecei a votar todos os partidos querem aumentar os salários (reais, em poder de compra)...Acha que foi isso que aconteceu nos últimos 20 anos? O próprio AMG1 atrás deu a resposta.
Sendo assim qual tem sido o resultado prático de apoiar o aumento dos salários?
Colocado por: HAL_9000Fazendo investimentos com o fundo, Raspadinhas? Quermesses? rifas? com o que quiserem desde que não seja via OE.
Colocado por: HAL_9000também não sei....
Quando em 2005 deixaram de se aceitar novas inscrições de FP na CGA, ficou logo previsto que seria o OE a suportar o défice futuro da CGA,
Colocado por: Helena PereiraBom dia!
Vivo numa casa geminada com outra. O vizinho colocou a caldeira do aquecimento junto da parede que divide as duas casas. A caldeira faz muito barulho que se propaga para dentro da minha habitação. É um inferno! Ainda esta noite, quase que não dormi nada.Ele tem hipótese de a colocar na parede oposta que dá para uma rampa de garagem, tal como fiz com a minha. Já falei com ele, mas ainda me responde de forma grosseira. Não sei o que hei-de fazer. Já chamei uma vez a polícia, mas ele nem lhes abriu a porta. O que me aconselham? Obrigada.
Colocado por: AMG1O meu salario nunca foi pago pelo estado, logo nunca votei a pensar em quem me ia aumentar o salário.O AMG1 sabe bem que não foi ao sentido literal que aludi. O AMG1 é que falou em apoiar uma das duas soluções elencadas, imagino eu que se referia a apoiar medidas ou estratégias governativas, ou não?
Colocado por: AMG1Os aumentos que tive foram sempre negociados com quem o pagava e não creio que alguma vez tenham pedido qualquer ajuda ao estado, independentemente do partido que estivesse no poder.
Colocado por: AMG1Obviamente que nem todos temos a mesma capacidade negocial
Colocado por: AMG1Se o trabalhador se acha mal pago, o caminho é procurar melhor, se não encontar isso pode ser sinal de que afinal não está mal pago.Procurar melhor é o que os nossos jovens, sobretudo os mais qualificados estão a fazer....fora de Portugal. Apesar de, a confiar nas suas palavras; aqui nem estarem a ser mal pagos :).
Colocado por: AMG1Depois temos a contratação coletiva que deve cumprir o seu papel e que infelizmente não o tem feito como devia. Do meu ponto de vista é aqui que se deve apostar e onde os governos podem influenciar alguma coisa e tambem não o têm feito, muito pelo contrário.Totalmente de acordo neste ponto.
Colocado por: AMG1Não é segredo para ninguém que muitas das nossas empresas conseguem rentabilidades miseráveis pelo que não admira que só possam pagar salários miseráveis.Já neste discurso….tenho algumas reservas.
Colocado por: rjmsilvaSó destila inveja neste tópico.Agora que partiu para a ofensa pessoal, sente-se melhor rjmsilva? O Rui sente que o seu ponto de vista ficou validado por dizer que eu destilo inveja? É esse o seu argumento sem rebate possível?
Colocado por: HAL_9000Outra coisa que não entendo é: Os nossos hiper estão tão ou mais caros que os Espanhóis, e Franceses. Sendo assim porque é que os seus funcionários não auferem os mesmos rendimentos que nos dois países mencionados? Somos menos produtivos cá?
Será que os funcionários dos hotéis em Lisboa recebem o mesmo que os seus colegas de profissão de Madrid ou Barcelona?
Colocado por: CarvaiQuer com isso dizer que os trabalhadores cá são menos produtivos que os da Alemanha?
Se a VW pagasse aos operários da AutoEuropa o mesmo que paga nas fábricas na Alemanha, esta á não existia
Colocado por: HAL_9000gora que partiu para a ofensa pessoal, sente-se melhor rjmsilva? O Rui sente que o seu ponto de vista ficou validado por dizer que eu destilo inveja? É esse o seu argumento sem rebate possível?
Colocado por: rjmsilva1400 posts e o seu registo é sempre o mesmo.Se não gosta passe ao lado. Reparo que o seu registo também não deixa de ser consistente.
Colocado por: rjmsilvaTodos os outros são privilegiados.Leia lá outra vez os meus posts, vai ver que na minha opinião não são nada todos.
Colocado por: rjmsilvaOs governos eleitos decidem o que fazer a esse dinheiro.Precisamente. O propósito do tópico não era trocar opiniões, se decidem bem ou mal? Eu considero que decidem mal, e sendo assim obviamente que sinto que me estão a ir ao bolso, e tendo em conta que isto chegou aos 1400 posts como disse, não devo ser o único.
Colocado por: HAL_9000Quer com isso dizer que os trabalhadores cá são menos produtivos que os da Alemanha?
Colocado por: Dias12Mas depois essas coisas produzidas valem muito pouco o que leva a que a nossa produtividade seja em €/hora seja muito baixa.Eu percebo isso, contudo estavamos a falar de uma fábrica da Volkswagen, que terá fábricas semelhantes na Alemanha, e em outros países da europa. Neste caso as coisas produzidas deveriam ter um valor semelhante.
Colocado por: HAL_9000Eu percebo isso, contudo estavamos a falar de uma fábrica da Volkswagen, que terá fábricas semelhantes na Alemanha, e em outros países da europa. Neste caso as coisas produzidas deveriam ter um valor semelhante.
Colocado por: CarvaiSe não fossem os salários mais baixos acham que a fábrica ainda existia?Pronto era isso que estava a dizer ao AMG1, a produtividade ou rentabilidade nem sempre é o factor determinante para o valor dos salários.
Colocado por: HAL_9000O AMG1 sabe bem que não foi ao sentido literal que aludi. O AMG1 é que falou em apoiar uma das duas soluções elencadas, imagino eu que se referia a apoiar medidas ou estratégias governativas, ou não?
O estado pode não me pagar diretamente o salário, mas tem uma influência bastante preponderante quer na criação das condições que permitem um maior ou menor desenvolvimento económico e criação de riqueza, na quantidade de dinheiro que nos fica no bolso após pagar os impostos, condições laborais que temos, etc.
O que vale é que o AMG1 levanta a questão e dá a resposta. O poder de negociação de um quadro qualificado, não é o mesmo do de um trabalhador braçal.
Depois há outras questões, que têm a ver com a conjuntura económica, com as leis laborais, com a cultura empresarial, que bloqueiam ou diminuem de forma significativa o poder negocial dos trabalhadores, mas eu penso que o AMG1 sabe bem disso.
Procurar melhor é o que os nossos jovens, sobretudo os mais qualificados estão a fazer....fora de Portugal. Apesar de, a confiar nas suas palavras; aqui nem estarem a ser mal pagos :).
Totalmente de acordo neste ponto.
Já neste discurso….tenho algumas reservas.
Nos dois últimos anos os sectores da banca, e das petrolíferas tiveram lucros históricos, sabe-me dizer se o refletiram devidamente na remuneração aos trabalhadores?
Outra coisa que não entendo é: Os nossos hiper estão tão ou mais caros que os Espanhóis, e Franceses. Sendo assim porque é que os seus funcionários não auferem os mesmos rendimentos que nos dois países mencionados? Somos menos produtivos cá?
Será que os funcionários dos hotéis em Lisboa recebem o mesmo que os seus colegas de profissão de Madrid ou Barcelona?
Colocado por: HAL_9000Pronto era isso que estava a dizer ao AMG1, a produtividade ou rentabilidade nem sempre é o factor determinante para o valor dos salários.
Colocado por: AMG1Óbviamente que não estava a pensar em nenhum partido/governo, mas numa solução para o problemaQual solução? Aumentar salários? Nisso, penso que não haverá por aqui ninguém que discorde. O foco é como? O AMG1 também não o diz, assim parece a Mariana Mortágua.
Colocado por: AMG1Tal como escrevi não concordo que o estado possa ou deva fixar salarios, para além do smn,Nem eu disse tal coisa.
Colocado por: AMG1Por vezes parece que o HAL_9000 acha que o estado deve ser assim uma espécie estado soviético, que tudo pode e tudo deve, mas apenas naquilo que lhe convém.Desculpe lá AMG1, alguém além do estado pode operar reformas no sistema de pensões? Pois se é ao estado que compete a gestão da SS, só ele o pode fazer, é uma incumbência que lhe está atribuída pelos cidadão…Não sei de onde veio essa do estado soviético… Simplesmente manifesto o meu desacordo com a inércia do estado neste tema.
Colocado por: AMG1O HAL_9000, como considera que o estado não vai ter condições de lhe pagar uma pensão igual à que paga aos actuais pensionistas, acha que o estado deve reduzir desde já as pensões dos actuais reformados. Ou seja, o estado não deve defraudar as suas justas aspirações a ter uma pensão decente, mas já pode romper o compromisso que tem com os reformados que estão a receber o que lhes atribuiram com base nas contribuições que já fizeram.Primeiro, não me viu aqui defender que “o estado deve reduzir desde já as pensões dos actuais reformados.”, o que eu defendo é outra coisa:
Colocado por: AMG1Não pense que para mim não possa vir a fazer sentido reduzir pensões, mas para já e ao contrário de si, estou muito, mas mesmo muito longe de concluir que isso é uma inevitabilidade, mas isto sou eu que sou dificil de convencer,Certo, só que o AMG1 da mesma maneira que não acha que isso é uma inevitabilidade, também não apresenta nenhuma verdadeira solução. Fala em aumentar os salários, pois aí estamos de acordo. Mas e entretanto?
Colocado por: AMG1Esses aumentos tem de emergir da negociação entre as partes e a iniciativa dessa negociação já se sabe de quem tem de ser, se os trabalhadores não tomarem a inicitiva, bem podem esperar sentados.Acha que os trabalhadores negoceiam pouco, é isso? Que não se sentem mal pagos? Nos últimos 5 anos, o que mais ouço dizer é : “os jovens emigram”, “os portugueses não querem é trabalhar” nesta ou naquela área, “as empresas têm dificuldade em atrair e reter talento”, etc…
Colocado por: AMG1Confesso que não percebo onde quer chegar com a demagogia (desculpe lá se a palavra é demasido forte) dos Bancos ou de outras grandes empresas não dividirem com os seus trabalhadores os lucros fabulosos, quando o HAL_9000 sabe perfeitamente que são essas empresas que, em regra, também pagam melhor aos seus funcionários.O AMG1 estava a dizer que as empresas também não pagam melhor, porque têm fraca rentabilidade. Eu apenas perguntei se as empresas desses sectores partilharam a sua excelente rentabilidade de forma justa com os seus funcionários, foi só isso. O facto de serem as empresas que pagam melhor aos seus funcionários, não quer dizer que paguem bem, tendo por base a miséria que se ganha por cá.
Colocado por: AMG1As democracias do norte da europa não foi a fixar saláriosA única pessoa que falou em fixar salários foi o AMG1, não eu. Mas diga-me uma coisa essas “democracias do norte da europa” tomaram algumas medidas estratégicas que levaram a que a sua economia se desenvolvesse como desenvolveu, ou limitaram-se a cobrar impostos e distribuir misérias, e por pura sorte as empresas tornaram-se altamente rentáveis?