Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

não vai haver falencia da SS nenhuma.

Pelo contrário,haverá um excedente que permitirá aumentar as reformas de miséria de milhares de portugueses.
    é a minha percepção quando saio de casa e de dou de caras com um rácio de portugueses (de gema)/versus estrangeiros seven to 3
    todos dias
  2.  # 2

Colocado por: joaopiresxgema)/versus estrangeiros seven to 3
    Que também vao querer as reformas deles.
  3.  # 3

Colocado por: HAL_9000Que também vao querer as reformas deles.

quando chegar á vez deles corremos com eles,tipo Trump
    • AMG1
    • 8 novembro 2024

# 4

Quando souberem a data da falência da Segurança Social, não se esqueçam de avisar.
  4.  # 5

Colocado por: AMG1Quando souberem a data da falência da Segurança Social, não se esqueçam de avisar.

Provavelmente no mesmo dia que rebenta a bolha imobiliária… 😂🤣
    Concordam com este comentário: AMG1
  5.  # 6

Colocado por: SolivaProvavelmente no mesmo dia que rebenta a bolha imobiliária…

A ver se um é de manhã e ou outro de tarde. Gostaria de ir aos dois eventos...
    Concordam com este comentário: Soliva, AMG1
  6.  # 7

Colocado por: N Miguel Oliveira

A ver se um é de manhã e ou outro de tarde. Gostaria de ir aos dois eventos...
    Concordam com este comentário:Soliva

Se possível que o da SS seja de manhã e a bolha de tarde.
    Sempre dava para receber a reforma de manhã e comprar a casa de tarde. 😁
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, AMG1, Carvai
  7.  # 8

Colocado por: AMG1Quando souberem a data da falência da Segurança Social, não se esqueçam de avisar.
    Se a taxa de conversão salário - pensão for baixando consideravelmente, eventualmente falir, falir, não vai. Mas condenar à miséria quem para lá descontou toda a vida produtiva, é uma forma de falência.

A remodelação do nosso sistema de pensões é inevitável, veja-me o que foi feito em diversos outros países europeus. O problema é que já mal ganhamos para sustentar os descontos para um fundo de pensões, quanto mais para descontar pra um segundo ou um terceiro.

Alias a remodelação já vem sendo feita. Basta comparar as condições de acesso à reforma em 2000 vs 2010 vs 2020.

O livro verde da SS recomenda mais algumas alterações que não são propriamente facilitadoras do acesso a reforma. O AMG1 continua a sugerir que a SS será sustentável, só não diz é que em que condições. No limite se a idade da reforma, para quem tem agora 30 anos, avançar para os 85 anos, e a taxa de conversão não for alem dos 20% entao sim, eu concordo consigo, a SS sera sustentável.
    Concordam com este comentário: MS_11
    • AMG1
    • 9 novembro 2024

# 9

Colocado por: HAL_9000Se a taxa de conversão salário - pensão for baixando consideravelmente, eventualmente falir, falir, não vai. Mas condenar à miséria quem para lá descontou toda a vida produtiva, é uma forma de falência.

A remodelação do nosso sistema de pensões é inevitável, veja-me o que foi feito em diversos outros países europeus. O problema é que já mal ganhamos para sustentar os descontos para um fundo de pensões, quanto mais para descontar pra um segundo ou um terceiro.

Alias a remodelação já vem sendo feita. Basta comparar as condições de acesso à reforma em 2000 vs 2010 vs 2020.

O livro verde da SS recomenda mais algumas alterações que não são propriamente facilitadoras do acesso a reforma. O AMG1 continua a sugerir que a SS será sustentável, só não diz é que em que condições. No limite se a idade da reforma, para quem tem agora 30 anos, avançar para os 85 anos, e a taxa de conversão não for alem dos 20% entao sim, eu concordo consigo, a SS sera sustentável.

Parece que o HAL_9000 continua com dúvidas sobre a minha posição relativamente a este tema, mas ela esta bem expressa em multiplos comentários ao longo deste tópico.
    Desde o primeiro momento em que intervi que menciono a necessidade de fazer algumas alterações sob pena de poderem surgir dificuldades no futuro, mas numas perspectiva de nos prepararmos para o pior e esperar que aconteça o melhor, que corresponde a uma regra de ouro destes sistemas.
    Agora continuo a considerar que a falencia ou colapso do sistema não é inevitavel, mas ...ver la atrás (sublinho: não é inevitavel) e sinceramente ja não tenho paciência para repetir tudo o que ja por aqui foi escrito.
    Quanto as sugestões do livro verde, se procurar bem até vai encontrar algumas mencionadas em comentarios anteriores, mas também lhe digo que o impacto da maioria das sugestões sobre a sustentabilidade do sistema nem é extraordinariamente relevante, como se reconhece no proprio livro verde.
    Se o HAL_9000 está absolutamente convicto da falência do sistema, talvez possa fazer-nos o favor de nos dizer quando é que isso acontecerá, é so isso que está em causa.
  8.  # 10

Colocado por: AMG1Se o HAL_9000 está absolutamente convicto da falência do sistema, talvez possa fazer-nos o favor de nos dizer quando é que isso acontecerá, é so isso que está em causa.
    Sem as devidas alterações, vai acontecer um dia destes, logo a seguir ao carnaval daquele ano por volta das 14:37.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
    • itchy
    • 9 novembro 2024 editado

# 11

Normalmente tento fugir da discussão política nestes fóruns, mas depois de um jantar bem servido estou a sentir-me corajoso.

A segurança social, falir nunca vai, politicamente é demasiado indigesto. Dito isto, nunca vai ser aquilo que nos habituamos até agora. O sistema foi todo baseado numa realidade que já não existe, os novos, que são muitos, pagam velhos que são poucos.

Este ideia é importante.
    Todos nós, tenhamos 20, 40 ou 60 anos habituamo-nos inconscientemente a uma realidade que não se vai repetir. Tínhamos população activa que chegue para garantir que os poucos velhos que descontaram a vida toda tinham direito a uma reforma decente, pelo último vencimento.
    Isso tudo vai acabar.
    É uma matemática simples, basta olhar para a demografia. Simplesmente não há população activa para garantir a realidade que conhecemos até agora.

Entre 1950 e 2000 (isto foi a fase boa em que se conseguia resolver o problema porque a maioria da população ainda estava activa), mas coloco para capturarmos a tendência.

https://www.researchgate.net/profile/Antonio-Cordeiro-3/publication/339439301/figure/fig1/AS:861657089716231@1582446467807/Figura-1-Piramide-etaria-da-populacao-residente-em-Portugal-de-1950-a-2001.ppm

Fonte: https://www.researchgate.net/publication/339439301_Projecao_do_Parque_Escolar_por_NUT_III_a_2013_-_Sub_Regiao_Serra_da_Estrela

Pode-se cortar em vários lados, isso já aconteceu. A imigração que temos, já é suficiente para dar 50 deputados ao chega, mas não é suficiente para resolver a hemorragia demográfica. Dados rápidos tirados à pressa das interwebs:

https://drive.google.com/file/d/1oyRg6H22JELncnJ18BXenOYZCvQv6Q03/view?usp=drivesdk

Se isto não vos preocupa, óptimo. Pela minha parte vou fazer o que posso para ter um plano b para além dos descontos da segurança social. Recomendo a quem leia que considere o mesmo. Os sinais já estão escritos.

Tentei ser neutro e não ser político no meu comentário. Se não gostar das respostas que antevejo, vou me reservar ao direito de ignorar. Nada contra, abreijos!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, HAL_9000
    • AMG1
    • 9 novembro 2024

# 12

Colocado por: HAL_9000Sem as devidas alterações, vai acontecer um dia destes, logo a seguir ao carnaval daquele ano por volta das 14:37.

Posta a questão desta forma tão definitiva torna-se dificil não concordar consigo.
  9.  # 13

Colocado por: itchySe isto não vos preocupa, óptimo. Pela minha parte vou fazer o que posso para ter um plano b para além dos descontos da segurança social. Recomendo a quem leia que considere o mesmo. Os sinais já estão escritos.
    É precisamente esta a minha opinião, e foi esse o intuito deste tópico. O problema aqui é que o governo continua a transmitir a ideia que a SS vai garantir uma pensão de reforma em moldes semelhantes à que garante atualmente.

Posto isto, diria que a maior parte da população não tem qualquer plano B, uma vez que acreditam que não precisam dele.

Mesmo ca em casa tenho o exemplo de um familiar próximo, que não quis garantir os 15 anos de desconto mínimo. Tudo bem que trabalhou apenas 10 anos, mas poderia fazer os restantes 5 através de pagamentos voluntários.
    Sempre que eu lhe falava nisso dizia-me que eu não sabia o que estava a falar..obviamente que ia ter reforma porque descontou, e que a conversa da SS nao ser sustentável ja se ouvia nos anos 80.
    Pois bem agora que está perto da idade da reforma foi a SS informar-se e ficou revoltada porque em princípio não vai ter direito a pensão de reforma porque o Marido ganha mais de 290 euros de pensão.

Penso que a informação a dar as pessoas sobre a previsível "falência" do modelo actual de pensoes deveria ser verdadeira e não se andar a tapar o sol com a peneira.
    Ou então dizer-lhes que o actual modelo só será possível com um "brutal aumento de impostos".
    • eu
    • 9 novembro 2024 editado

# 14

Colocado por: HAL_9000O problema aqui é que o governo continua a transmitir a ideia que a SS vai garantir uma pensão de reforma em moldes semelhantes à que garante atualmente.

Nunca ouvi nenhum governo garantir isso, aliás, eles evitam falar na questão - porque será?

O facto é que a tendência é para a idade da reforma ser cada vez mais alta e a fórmula de cálculo do valor da pensão dar valores cada vez mais reduzidos.
  10.  # 15

Já ando a planear o plano B mas é triste ver pessoal que descontou 40 anos e recebe igual semelhante a quem descontou 20 a única diferença é o ano de entrada para a reforma...
    Já é um tema muito debatido por aqui mas nenhum governo quer cortar como o PPC vez depois foi o lobo mau, infelizmente é um mal necessário rectificar os actuais reformados para não prejudicar os futuros...
  11.  # 16

Colocado por: euNunca ouvi nenhum governo garantir
    Nao disse que o governo garantia. Disse que transmitia essa ideia. Ao evitar falar na questão, a ideia que se transmite é que tudo continuará a funcionar como está, ou não?

Mas vão sempre garantindo que a sustentabilidade da SS não está em causa. Apenas o governo do Costa em 2022 alertou para a questão da sustentabilidade ao não garantir logo uma atualização pela taxa de inflação.

Colocado por: euO facto é que a tendência é para a idade da reforma ser cada vez mais alta e a fórmula de cálculo do valor da pensão dar valores cada vez mais reduzidos.
    Porque não dize-lo claramente para as pessoas estarem prevenidas?
    • eu
    • 9 novembro 2024

# 17

Colocado por: HAL_9000Nao disse que o governo garantia. Disse que transmitia essa ideia. Ao evitar falar na questão, a ideia que se transmite é que tudo continuará a funcionar como está, ou não?

Na minha opinião, também não transmitem essa ideia, as pessoas é que criaram essa perceção de que tudo vai continuar na mesma, estão entorpecidas pelo futebol, pelas celebridades e pelas eleições americanas, em vez de pensarem e discutirem o que realmente é importante.

Claro que os partidos não gostam de falar no assunto, afinal más notícias não dão votos.

Colocado por: HAL_9000Mas vão sempre garantindo que a sustentabilidade da SS não está em causa

Claro que não está em causa, é sustentável porque vão aumentar a idade da reforma e baixar o valor das pensões.

Colocado por: HAL_9000Porque não dize-lo claramente para as pessoas estarem prevenidas?

A informação é clara e está disponível. Os políticos é que evitam falar nas más notícias.
  12.  # 18

Colocado por: euNa minha opinião, também não transmitem essa ideia
    Como não se não está no programa de nenhum a proposta de discussão ou reformulação da SS. Penso que o que se fala é fontes alternativas de financiamento da SS. Mesmo assim é tudo abordado muito pela rama, pelo menos no que à percepção pública diz respeito. Qualquer questão de casas de banho mistas é debatida com muito nais afinco.

Colocado por: euClaro que os partidos não gostam de falar no assunto, afinal más notícias não dão votos.
    Se não falam disso é porque consideram, ou querem transmitir a ideia que "no passa nada".

Colocado por: eusustentável porque vão aumentar a idade da reforma e baixar o valor das pensões.
    Esqueceu-se é de o dizer.

Colocado por: euinformação é clara e está disponível. Os políticos é que evitam falar nas más notícias.
    Se tiver a iniciativa de procurar a informação e a capacidade de a entender...podemos dizer que sim.
    • eu
    • 9 novembro 2024

# 19

Mas o que é que o HAL_9000 queria? Que os políticos começassem agora a dizer a verdade às pessoas?

O que ganha eleições são as ilusões, não é a verdade.
  13.  # 20

Colocado por: euO que ganha eleições são as ilusões, não é a verdade.

Deve ser por isso é que os detentores "da verdade a que temos direito" cada vez têm menos votos.
    E que a chamada Imprensa de referência que só divulga "a verdade" tem cada vez menos leitores/espetadores.

0.6131 seg. NEW