Colocado por: joaopiresxgema)/versus estrangeiros seven to 3Que também vao querer as reformas deles.
Colocado por: HAL_9000Que também vao querer as reformas deles.
Colocado por: AMG1Quando souberem a data da falência da Segurança Social, não se esqueçam de avisar.
Colocado por: SolivaProvavelmente no mesmo dia que rebenta a bolha imobiliária…
Colocado por: N Miguel Oliveira
A ver se um é de manhã e ou outro de tarde. Gostaria de ir aos dois eventos...
Colocado por: AMG1Quando souberem a data da falência da Segurança Social, não se esqueçam de avisar.Se a taxa de conversão salário - pensão for baixando consideravelmente, eventualmente falir, falir, não vai. Mas condenar à miséria quem para lá descontou toda a vida produtiva, é uma forma de falência.
Colocado por: HAL_9000Se a taxa de conversão salário - pensão for baixando consideravelmente, eventualmente falir, falir, não vai. Mas condenar à miséria quem para lá descontou toda a vida produtiva, é uma forma de falência.
A remodelação do nosso sistema de pensões é inevitável, veja-me o que foi feito em diversos outros países europeus. O problema é que já mal ganhamos para sustentar os descontos para um fundo de pensões, quanto mais para descontar pra um segundo ou um terceiro.
Alias a remodelação já vem sendo feita. Basta comparar as condições de acesso à reforma em 2000 vs 2010 vs 2020.
O livro verde da SS recomenda mais algumas alterações que não são propriamente facilitadoras do acesso a reforma. O AMG1 continua a sugerir que a SS será sustentável, só não diz é que em que condições. No limite se a idade da reforma, para quem tem agora 30 anos, avançar para os 85 anos, e a taxa de conversão não for alem dos 20% entao sim, eu concordo consigo, a SS sera sustentável.
Colocado por: AMG1Se o HAL_9000 está absolutamente convicto da falência do sistema, talvez possa fazer-nos o favor de nos dizer quando é que isso acontecerá, é so isso que está em causa.Sem as devidas alterações, vai acontecer um dia destes, logo a seguir ao carnaval daquele ano por volta das 14:37.
Colocado por: HAL_9000Sem as devidas alterações, vai acontecer um dia destes, logo a seguir ao carnaval daquele ano por volta das 14:37.
Colocado por: itchySe isto não vos preocupa, óptimo. Pela minha parte vou fazer o que posso para ter um plano b para além dos descontos da segurança social. Recomendo a quem leia que considere o mesmo. Os sinais já estão escritos.É precisamente esta a minha opinião, e foi esse o intuito deste tópico. O problema aqui é que o governo continua a transmitir a ideia que a SS vai garantir uma pensão de reforma em moldes semelhantes à que garante atualmente.
Colocado por: HAL_9000O problema aqui é que o governo continua a transmitir a ideia que a SS vai garantir uma pensão de reforma em moldes semelhantes à que garante atualmente.
Colocado por: euNunca ouvi nenhum governo garantirNao disse que o governo garantia. Disse que transmitia essa ideia. Ao evitar falar na questão, a ideia que se transmite é que tudo continuará a funcionar como está, ou não?
Colocado por: euO facto é que a tendência é para a idade da reforma ser cada vez mais alta e a fórmula de cálculo do valor da pensão dar valores cada vez mais reduzidos.Porque não dize-lo claramente para as pessoas estarem prevenidas?
Colocado por: HAL_9000Nao disse que o governo garantia. Disse que transmitia essa ideia. Ao evitar falar na questão, a ideia que se transmite é que tudo continuará a funcionar como está, ou não?
Colocado por: HAL_9000Mas vão sempre garantindo que a sustentabilidade da SS não está em causa
Colocado por: HAL_9000Porque não dize-lo claramente para as pessoas estarem prevenidas?
Colocado por: euNa minha opinião, também não transmitem essa ideiaComo não se não está no programa de nenhum a proposta de discussão ou reformulação da SS. Penso que o que se fala é fontes alternativas de financiamento da SS. Mesmo assim é tudo abordado muito pela rama, pelo menos no que à percepção pública diz respeito. Qualquer questão de casas de banho mistas é debatida com muito nais afinco.
Colocado por: euClaro que os partidos não gostam de falar no assunto, afinal más notícias não dão votos.Se não falam disso é porque consideram, ou querem transmitir a ideia que "no passa nada".
Colocado por: eusustentável porque vão aumentar a idade da reforma e baixar o valor das pensões.Esqueceu-se é de o dizer.
Colocado por: euinformação é clara e está disponível. Os políticos é que evitam falar nas más notícias.Se tiver a iniciativa de procurar a informação e a capacidade de a entender...podemos dizer que sim.
Colocado por: euO que ganha eleições são as ilusões, não é a verdade.