Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Existe uma diferença colossal entre a impossibilidade de contrair um empréstimo novo (sobretudo para suportar preços especulativos) e ter que entregar casa ao banco por não conseguir pagar a mensalidade de um crédito existente.

Para além do nº de falências ter que ser enorme para ter esse tipo de impacto, os incumprimentos dão lugar a negociação e não directamente a "entregar a casa ao banco".

O cenário de entregar casas ao banco em catadupa é altamente improvável.
    No entanto, é um pouco mais provável que deixem de haver tantos DO com capacidade de suportar uma construção ou, pelo menos, com orçamentos tão folgados como parecem haver agora.
  2.  # 182

Colocado por: DR1982Para isso era preciso que os bancos tivessem concedido credito a torto e a direito

E foi o que fizeram e ainda fazem, desde créditos pessoais para terem os 10%/20% de entrada, etc... O pessoal a pagar uma prestação de 200 a passar para 400 vão perceber que o dinheiro não estica e nalgum lado vai falhar.
  3.  # 183

Não esquecer que na última crise imobiliária havia bem mais construção que há agora.

De qualquer modo isto é tudo apostas, ninguém consegue prever como o mercado irá funcionar :)
    Concordam com este comentário: RUIOLI, pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
      Screenshot from 2021-12-14 16-03-19.png
  4.  # 184

e concederam.. não tanto, mas a torto e direito !
  5.  # 185

Colocado por: Vítor Magalhães
    E foi o que fizeram e ainda fazem, desde créditos pessoais para terem os 10%/20% de entrada, etc... O pessoal a pagar uma prestação de 200 a passar para 400 vão perceber que o dinheiro não estica e nalgum lado vai falhar.
    Isso sim, nao entendo tambem como nao emprestam a totalidade a 30/40 anos mas emprestam 80/90% + um credito pessoal para o restante.
    Ainda assim acho que o pessoal aprendeu qualquer coisa com a crise passada, acho que aplicam margens de segurança mais altas as suas finanças, acho eu
  6.  # 186

O dinheiro está barato, sim. Mas está condicionado, coisa que antão não estava.

Lembram-se do tempo que o banco emprestava até 100% da avaliação? Dava para comprar carro e mobilar a casa. Agora tem o limite da avaliação (normalmente até 80% pois 85% já pode ter penalização) e 90% do valor de transacção.

Se a pessoa consegue articular uma forma de pedir empréstimo pessoal para colmatar esse regulamento, é outra história. Não só precisamos de ser regulados, como ainda temos de ser policiados?

Depois, mesmo em crédito pessoal, não dá para grandes voos. Talvez seja uma possibilidade para casas até um certo valor, mas nada que dê para alimentar especulações.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 187

Colocado por: DR1982mas emprestam 80/90% + um credito pessoal para o restante.

Não percebe, porque isso não existe :)

Quem faz isso, tem de ir pedir crédito a outro banco, à revelia do banco de CH. E no mesmo mês, para que o banco de CH não tenha ainda acesso a essa informação.
    Sim, é uma trafulhice premeditada de quem o faz.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Zé Meirinho
  8.  # 188

É fácil perceber até por certos tópicos que são criados aqui no fórum por pessoal com 25-30 anos sem poupanças nenhumas e com contratos de trabalho por vezes precários (aos olhos dos bancos) e que querem logo embarcar para a compra de um imóvel, a falta de noção também começa por aqui, este pessoal não viveu a sério a crise de 2008 e anos seguintes. Outros á que passaram por ela mas esqueceram e é fácil dar o passo maior que a perna.
    • DR1982
    • 14 dezembro 2021 editado

# 189

Colocado por: pguilherme
    Não percebe, porque isso não existe :)

Quem faz isso, tem de ir pedir crédito a outro banco, à revelia do banco de CH. E no mesmo mês, para que o banco de CH não tenha ainda acesso a essa informação.
    Sim, é uma trafulhice premeditada de quem o faz.
    Depende, se a taxa de esforço permitir acho que pode fazer os dois creditos no mesmo banco
  9.  # 190

Colocado por: Vítor MagalhãesÉ fácil perceber até por certos tópicos que são criados aqui no fórum por pessoal com 25-30 anos sem poupanças nenhumas e com contratos de trabalho por vezes precários (aos olhos dos bancos) e que querem logo embarcar para a compra de um imóvel, a falta de noção também começa por aqui, este pessoal não viveu a sério a crise de 2008 e anos seguintes. Outros á que passaram por ela mas esqueceram e é fácil dar o passo maior que a perna.
    O pessoal quer comprar porque ha zonas onde nao ha nada para arrendar praticamente e se ha fica quase sempre mais caro do que alugar.
    Eu acho que desde que feito com o minimo de cabeça é sempre melhor comprar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  10.  # 191

DR, é melhor comprar quando há condições para o fazer.
  11.  # 192

Colocado por: Vítor MagalhãesDR, é melhor comprar quando há condições para o fazer.
    E ate la vive onde? Isso é bom para quem pode ficar em casa dos pais ou assim
  12.  # 193

Entre viver em casa dos pais e hipotecar a vida, eu escolheria a primeira, pelo menos até conseguir ter uma base para poder sair de casa. Quem não poupa quando pode também não poupa quando não consegue.
  13.  # 194

Colocado por: DR1982E ate la vive onde? Isso é bom para quem pode ficar em casa dos pais ou assim

DR esqueça, aqui no fórum é o mundo ideal. Até ter condições certinhas vive debaixo da ponte. Com rendas a custarem o dobro, as vezes o triplo que um emprestimo bancário... Chega a compensar por vezes entalar com o CH + Credito pessoal da entrada e ainda sobra. É mais seguro? Provavelmente não, provavelmente ao primeiro puxaozinho de tapete nos juros esta malta cai, mas a outra alternativa tbm não ajuda.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  14.  # 195

Colocado por: DR1982Depende, se a taxa de esforço permitir acho que pode fazer os dois creditos no mesmo banco

Não quer dizer que não passe num caso ou outro, dependendo do banco e do gestor. Mas por norma não é possível. E se disser ao gestor a razão do crédito pessoal, então leva um "não" de caras.
    A razão para limitar a 90% da transação é *precisamente* para garantir que o proponente tem capacidade económica para tal.

E a bem dizer, se não excedesse a taxa de esforço, provavelmente não seria necessário crédito pessoal. Este, devido ao curto prazo e alto juro, resulta numa prestação bem alta. Não me admirava que em alguns casos até fosse maior do que o próprio CH.
  15.  # 196

Colocado por: Vítor MagalhãesEntre viver em casa dos pais e hipotecar a vida, eu escolheria a primeira, pelo menos até conseguir ter uma base para poder sair de casa. Quem não poupa quando pode também não poupa quando não consegue.

Nem todos podem viver na casa dos paizinhos até aos 50 anos, que é quando muita malta, com o salário que aufere e a tentar poupar consegue um raio de uma entrada.
    • DR1982
    • 14 dezembro 2021 editado

# 197

Colocado por: Vítor MagalhãesEntre viver em casa dos pais e hipotecar a vida,.
    Sabe que nem toda a gente tem essa possibilidade certo?
  16.  # 198

Colocado por: desofiapedroDR esqueça, aqui no fórum é o mundo ideal. Até ter condições certinhas vive debaixo da ponte. Com rendas a custarem o dobro, as vezes o triplo que um emprestimo bancário... Chega a compensar por vezes entalar com o CH + Credito pessoal da entrada e ainda sobra. É mais seguro? Provavelmente não, provavelmente ao primeiro puxaozinho de tapete nos juros esta malta cai, mas a outra alternativa tbm não ajuda.

Qual é a alternativa? Comprar algo à medida da bolsa? Não me parece assim tão mau.
  17.  # 199

Colocado por: desofiapedro

DR esqueça, aqui no fórum é o mundo ideal. Até ter condições certinhas vive debaixo da ponte. Com rendas a custarem o dobro, as vezes o triplo que um emprestimo bancário... Chega a compensar por vezes entalar com o CH + Credito pessoal da entrada e ainda sobra. É mais seguro? Provavelmente não, provavelmente ao primeiro puxaozinho de tapete nos juros esta malta cai, mas a outra alternativa tbm não ajuda.

Compreendo, mas a raiz deste problema está precisamente na especulação e nos preços do imobiliário atualmente, assunto já mais que debatido na bolha. A solução mais fácil é fazer parte do problema, ou seja, continuar a endividar-nos e a comprar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  18.  # 200

Colocado por: desofiapedroNem todos podem viver na casa dos paizinhos até aos 50 anos, que é quando muita malta, com o salário que aufere e a tentar poupar consegue um raio de uma entrada.

Só se for para os tais casarões com todos os luxos, que se fala por aqui como sendo normal.
    Para algo mais comedido, não creio que só aos 50 anos se consiga amealhar o suficiente para uma entrada. Digo eu.

0.0911 seg. NEW