Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

Colocado por: marco1o DO vai buscar o subempreiteiro que lhe apetecer, dai que ....
    Sim, mas se o subempreiteiro nao tiver tudo direitinho o empreiteiro nao o deixa entrar em obra.
    E um subempreiteiro com tudo direitinho custa mais caro.
  2.  # 842

Colocado por: DR1982É quase como que a modos de ir na AE ali entre os 130/140.

Mas ter a consciência que se houver um acidente com mortos e a velocidade detectada for 135 isso é crime!
  3.  # 843

Um caso prático.
    Subempreitadas geridas pelo DO com o consentimento do empreiteiro geral
    O empreiteiro geral aplica a impermeabilização das varandas e vai para outra obra. O DO contrata a empresa do ETICS e gere ele esses trabalhos
    Resultado, impermeabilizações completamente comprometidas por falta de cuidado e brio profissional do subempreiteiro.
    Quem pagou?
    O DO claro!
    Pagou não só o novo material como a mão-de-obra para reparar a cagada que o subempreiteiro fez.
      varanda.jpg
  4.  # 844

caso pratico de má gestão e fiscalização não é Zé?
    ora não tem de ser assim pois não
    Concordam com este comentário: pguilherme, nbastos
  5.  # 845

Colocado por: DR1982Sim, mas se o subempreiteiro nao tiver tudo direitinho o empreiteiro nao o deixa entrar em obra.
    E um subempreiteiro com tudo direitinho custa mais caro.

DR

que disparate, seja qual for quem contrata o subempreiteiro tem que estar direitinho em teoria
    portanto qual a diferença nesse aspeto?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 846

Colocado por: marco1caso pratico de má gestão e fiscalização não é Zé?

Sim!

Colocado por: marco1não tem de ser assim pois não

Não!
    Mas para isso tem que haver tempo, disponibilidade e conhecimentos de alguém que possa acautelar isto.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  7.  # 847

Colocado por: jamaral.57
    Mas ter a consciência que se houver um acidente com mortos e a velocidade detectada for 135 isso é crime!
    La esta, claro que ha riscos e é preciso ter consciência do quenpode acontecer.
    Salvaguardar situações verdadeiramente graves...
    Um exemplo, eu posso querer uma casa sem roupeiros nenhuns, ninguém me vai obrigar a ter roupeiros, se depois passado uns tempos o chamar o carpinteiro para meter roupeiros duvido que as finanças me venham perguntar pela fatura
  8.  # 848

Colocado por: zedasilvaNa medida em que pode ser responsabilizado por tudo.
    Um suponhamos
    O DO adjudica 50% da obra a subempreiteiros sem qualquer habilitação e onde a faturação é toda sem ivas.
    Os senhores das finanças passado 3 anos fazem uma inspeção ao dito empreiteiro e detetam que afinal ele só faturou 50% da obra. Vão-lhe perguntar pelos outros 50% ele vai alegar que não foi ele que fez mas não tem provas disso pois o alvará que está na câmara é o dele. Resultado paga o iva desses 50% com juros e depois se quiser que vá provar que não foi ele que fez a obra.
    Outro suponhamos
    Um dos empregados do gajo das caleiras cai do telhado e morre ou fica numa cadeira de rodas. O seguro do gajo das caleiras descobre que ele não usava arnês nem havia qualquer outro meio de proteção e não paga qualquer tipo de indeminização.
    A coisa vai para tribunal. O empreiteiro é corresponsável pela indeminização pois sendo ele o empreiteiro geral não podia ter autorizado o trabalho naquelas condições. O subempreiteiro como é uma estrutura pequena abre logo falência e não paga nada, o empreiteiro que até nem teve nada a ver com aquilo fica com a responsabilidade toda.

Desmontando:

1) Esfera fiscal.
    Detectam que só facturou 50%? E depois? É fiscalmente obrigado a fazer a obra toda?
    Não ter provas disto ou aquilo é de esfera civil ou criminal. O ónus de prova é do lado da acusação. Para além do óbvio de não se poder provar a negativa.
    Face ao que comummente se faz logo ao IVA, julgo que isto, para além de aparentemente falso, cai no exagero para assustar a malta.

2) Seguros
    Muito crítico, sem dúvida. Quem deixa o alvará ou tem confiança que o DO será diligente nesses aspectos, ou pelo menos, ter como condição a prestação de um serviço para acompanhar esse e outros aspectos e retirar o alvará em caso de incumprimento. Nada que seja impossível de articular.

De qualquer forma, o coordenador de segurança em obra não deverá alertar o DO para esse tipo de falhas?
    • DR1982
    • 28 dezembro 2021 editado

# 849

Colocado por: marco1

DR

que disparate, seja qual for quem contrata o subempreiteiro tem que estar direitinho em teoria
    portanto qual a diferença nesse aspeto?
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Pronto, as vossas obras sao diferentes daquelas que eu vou vendo.
    A teoria é uma coisa e a pratica é outra.
  9.  # 850

Colocado por: marco1qual a diferença nesse aspeto?

Qualquer profissional ou empresa para atuar no ramo da construção tem que possuir no minimo:
    _ Alvará ou certificado de construtor civil;
    _ Contabilidade organizada;
    _ Seguros de RC e AT;
    _ Serviços de HST;
    _ Situação regularizada nas finanças e na SS.

Se repararem a única diferença é apenas ter alvará ou certificado de construtor civil.
    A nível de custo não deve chegar a 100€
  10.  # 851

Colocado por: zedasilvaAssim de repente lembro-me de:
    _ Contabilidade organizada
    _ Serviços de HST
    _ Diretor técnico
    ...

Contabilidade organizada?
    Quando factura os seus serviços inclui um artigo no documento chamado "contabilidade organizada"?

Director técnico, sim. No exemplo dado, este não ganha menos de 10k por obra. Mas em que medida isso garante o quer que seja a nível de segurança ou qualidade? :)
  11.  # 852

Colocado por: pguilhermeÉ fiscalmente obrigado a fazer a obra toda?

Não!
    Mas como o alvará que está na câmara é o dele tem que provar quem fez o resto da obra.
    O ultima caso que conheci pagou cerca de 30.000€ de uma só obra. Agora anda em tribunal a tentar reaver esse dinheiro mas não me parece que vá ter hipóteses pois algumas das empresas que deveriam ter pago esse valor já não existem.

Colocado por: pguilhermeNada que seja impossível de articular.

Claro que não mas certamente que não será a custo zero.

Colocado por: pguilhermeo coordenador de segurança em obra não deverá alertar o DO para esse tipo de falhas?

É um dos seu deveres.
    Se permitir a prevaricação acaba por ser corresponsavel por tudo o que aconteçer.
    Por isso a grande maioria dos técnicos não assumir a coordenação de segurança
  12.  # 853

Colocado por: pguilhermeQuando factura os seus serviços inclui um artigo no documento chamado "contabilidade organizada"?

Não!
    Mas o meu preço hora é calculado em função dos custos diretos e indiretos, sendo que a necessidade de ter "contabilidade organizada" é um dos custos indiretos.
    No meu caso em concreto, tenho ainda como custo indireto a obrigatoriedade de a cada 5 anos ter que fazer formação especifica paga do meu bolso e sem a qual deixo de poder exercer a profissão
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Joao Dias
  13.  # 854

Para que fique claro, eu não defendo nem partilho da opinião que o custo de construção seja obrigatoriamente de 1500€/m2
    É possível construir com qualidade a preços bem mais simpáticos
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • DR1982
    • 28 dezembro 2021 editado

# 855

Cada vez mais chego à conclusão que ha vários “Portugais”.
    Isso acaba por justificar muita coisa
    Concordam com este comentário: Majin
  14.  # 856

Custos indiretos? Isso é um conceito esquisito para eles. O pessoal daqui vai ver o preço duma torneira na loja que custa 30 € e depois pergunta ao construtor porque é que lha vende por mais de 50 €.
    Concordam com este comentário: zedasilva, jamaral.57
  15.  # 857

Colocado por: marteloescoproCustos indiretos? Isso é um conceito esquisito para eles. O pessoal daqui vai ver o preço duma torneira na loja que custa 30 € e depois pergunta ao construtor porque é que lha vende por mais de 50 €.
    Se o empreiteiro lhes levasse 50€ ate nao era mau, mas atualmente eles pedem 60€ pela torneira mais 20 pelo transporte, mais 50 pelo trabalho de a Ter recebido em obra
    Concordam com este comentário: Buzy
  16.  # 858

Colocado por: marteloescoproCustos indiretos? Isso é um conceito esquisito para eles. O pessoal daqui vai ver o preço duma torneira na loja que custa 30 € e depois pergunta ao construtor porque é que lha vende por mais de 50 €.

ah sim ? e se eu apenas estiver a pagar ao construtor a mão de obra? custa na mesma 50 € só o material?
  17.  # 859

Colocado por: DR1982atualmente eles pedem 60€ pela torneira mais 20 pelo transporte, mais 50 pelo trabalho de a Ter recebido em obra

E sabe porquê?
    Porque ganham mais se não se responsabilizarem por essa torneira e for o DR a compra-la.
    Alguns até são capazes de lhe dizer qua a plicam de borla
  18.  # 860

Colocado por: marco1

ah sim ? e se eu apenas estiver a pagar ao construtor a mão de obra? custa na mesma 50 € só o material?

Nesse caso você é que vai comprar a torneira à loja e fica-lhe por 30€,porque não contabiliza os outros custos que teve, tempo, combustíveis, desgaste do carro, etc.
    Concordam com este comentário: Joao Dias

0.2969 seg. NEW