Colocado por: RCFPor que não? Ainda que a compra de carne no talho seja um pouco diferente de construir uma casa...
Colocado por: DR1982Para mim negociar é algo tipo perguntar se esse é realmente o melhor preco, eu pelo menos nao sei negoviar de outra forma
Colocado por: DR1982Para mim negociar é algo tipo perguntar se esse é realmente o melhor preco, eu pelo menos nao sei negoviar de outra forma
Colocado por: pguilhermeMas ao ónus de prova é do lado da acusação. Sempre. Tem que provar que foi o empreiteiro que fez.
Colocado por: pguilhermeDe que serve comparar se depois não pode questionar, ou, no mínimo, poder negociar nos pontos fracos?
Colocado por: PickaxeNegociar não é nada disso.
Colocado por: pguilherme
Sem dúvida. O problema, julgo, é apenas a justificação para o aumento de preços. O que devia ser "é o valor actual de mercado" é quase sempre "a culpa é dos materiais".
A falta de transparência diz muito, na minha opinião.
Que o exagero devido à falta de competição será prejudicial no futuro, é algo que não creio que consigam ver. Aliás, como já disseram, normalmente navegam à vista, sem qualquer estratégia. A verdade é que muitas empresas de construção são muito recentes, o que sugere uma hipótese que se alinha com esta falta de estratégia, visão e gestão.
Mas não andava a perguntar como é que se negoceia? Agora já é expert para determinar o que é importante saber? :)
Colocado por: NTORION
Posso não ter sido claro o suficiente.
Solicitam o contrato de adjudicação da obra, constam as carpintarias. É suficiente para provar que foi omitido esse proveito (e provavelmente tb o gasto). O empreiteiro pode alegar, mas tem de provar (aqui já se inverteu o ónus), que não foi ele que as forneceu. O problema é que mesmo não tendo sido ele a fornecer, o DO tb não tem faturas (normal).
Ou seja, temos 1 contrato em que o empreiteiro estava encarregue de fornecer as carpintarias, e só temos a palavra dele em como não as forneceu. Em que ficamos? Mas a questão dos proveitos é de facto mais complexa que a dos gastos.
Suponhamos que efetivamente, o empreiteiro até tem 50k de faturas (gastos)relativos a trabalhos de carpintaria naquele ano (as quais deduziu iva), contudo, só faturou aos clientes 40k (proveitos). Cabe a ao empreiteiro provar que os outros 10k (+margem) estão incluídos noutros trabalhos/faturas. A questão é como o faz?
Sendo assim, a questão do ónus da prova da necessidade dos gastos ou encargos passa ao lado da presunção de veracidade da escrita corretamente organizada (art.os 75.º da LGT e 59.º, do CPPT) pois não se questiona a veracidade (existência e montante) da despesa contabilizada mas a sua relevância, face à lei, para efeitos fiscais, no caso da sua qualificação como gastos fiscalmente
dedutíveis.
Colocado por: pguilhermeEvidentemente que não. Será um serviço a ser prestado e pago, claro! Isso, para não lhe chamar "aluguer de alvará", mas grosso o modo, pode funcionar para ambos.
Colocado por: zedasilva
Eu diria que a quase totalidade dos DO não sabe o que é negociar nem tem qualquer poder negocial.
Para eu ter poder negocial tenho que saber explicar ao empreiteiro porque é que ele consegue reduzir o custo daquela tarefa sem estar a ter prejuízo.
Colocado por: Buzyrestauração pré covid, sei de casos que até tinham 3 menus( uns para portugueses, estrangeiros e até outro para angolanos) "pratico os preços que quero" "não paga vo
Colocado por: Joao Diasestá a ficar tudo doido ou senão sou eu que já não percebo nada disto.nao percebes nada disto pah, tens que mudar o nome da empresa para "Santa Casa do Soalho"
Colocado por: Joao DiasNão é para ficarem ofendidos porque não é esse o objectivo de todo.
Mas nota-se perfeitamente que a maioria dos comentários que se têm visto neste tópico é de pessoal que trabalha por conta de outrem. E só pode ser mesmo pois se fossem patrões, não escreviam aqui nem metade das tonteiras que vejo serem escritas.
A alternativa caso sejam de facto patrões é convidar-vos a gerir as vossas empresas como querem que os Empreiteiros giram as suas. Mas desconfio que isso já não seja bem recebido.
Atenção que eu fui um dos primeiros aqui a defender que existe um aproveitamento brutal nos dias que correm dado a lei da oferta e da procura.
Mas, uma vez mais, as posições estão a ficar extremadas, como é aliás apanágio deste forum. Então una torneira que custa 30€ ao empreiteiro tem de ser vendida ao cliente final pelos mesmos 30€? Fixe, ele que a vá comprar e aproveite e monte-a ele.
Isto está a ficar tudo doido ou senão sou eu que já não percebo nada disto.
Colocado por: BigmouseAcho que está aqui em causa é a torneira custar 30€, serem cobrados depois ao DO 90 + instalação. Quando depois o DO compra na mesma por 30 e para a instalação a parte.a responsabilidade da torneira é de quem?se desaparecer da obra quem paga, quem a vai levantar a loja ou estar as 14:34 para a receber na obra?se riscarem a torneira em obra quem a paga?se faltar um acessório, como tantas vezes acontece de quem é a responsabilidade? O material do dono de obra atrasou e com isso o canalizador que entrava na semana x não pode entrar , então só daqui a um mês...quem quer essa responsabilidade?tenho n casos assim, alguns dá para resolver com paninhos quentes , outros dão mer.....
O custo da instalação até poderá ser maior nessas situações, mas no final fica a ideia que estava a ser comido com a primeira solução. A reputação ficará lá marcada.
Conheço situações em que o empreiteiro sugere determinada empresa para a venda de revestimentos dos WC, e depois no final vem pedir a diferença porque tinha indicado era 20€ e foi vendido por menos. Estamos a falar de situações onde o empreiteiro não tem qualquer interferência e o negócio foi feito e pago diretamente pelo cliente.
Colocado por: NTORIONSolicitam o contrato de adjudicação da obra, constam as carpintarias.
Colocado por: zedasilvaPara eu ter poder negocial tenho que saber explicar ao empreiteiro porque é que ele consegue reduzir o custo daquela tarefa sem estar a ter prejuízo.
Colocado por: jamaral.57Ou seja tem de ter condições técnicas para discutir o preço e colocar-se no lugar dele.
Colocado por: ghost12Não percebo, o problema afinal é apenas a desculpa que o empreiteiro dá para justificar o valor do orçamento?
Colocado por: jamaral.57O alvará não é um objeto que se alugue é intrinseco da empresa construtora e é intransmissível.
Colocado por: Joao DiasEntão una torneira que custa 30€ ao empreiteiro tem de ser vendida ao cliente final pelos mesmos 30€? Fixe, ele que a vá comprar e aproveite e monte-a ele.
Colocado por: riscosa responsabilidade da torneira é de quem?se desaparecer da obra quem paga, que a vai levantar a loja ou estar as 14:34 para a receber na obra?se riscarem a torneira em obra quem a paga?se faltar um acessório, como trás vezes acontece de quem é a responsabilidade?