Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Ah, uma das empresas, disse-me que nem dava orçamento sem caderno de encargos com os materiais todos especificados, referências e quantidades.

Foi o mais sério de todos.

Colocado por: HAL_9000Só duas empresas é que se deram ao trabalho de me fornecer um orçamento estruturados. Parte da culpa também foi minha que não tinha um caderno de encargos em condições

Parte? Desculpe, mas teve a culpa toda. Quem sabe o que quer e o que precisa é o DO e os projectistas.
    O empreiteiro o que tem que ver é o que lhe incumbe a ele, a mão de obra, ferramentas, seguros, etc... e fazer o que lhe pedem.

Senão, é como ir à farmácia sem saber que medicamento precisa.
    Para uma gripe ainda funciona, mas para algo mais complexo põe-se a jeito...
  2. Colocado por: N Miguel OliveiraPara uma gripe ainda funciona, mas para algo mais complexo põe-se a jeito...

Esta frase resume muito bem o estado da coisa.
    O dono de obra deveria saber mais (onde se está a meter), e não sabe.
    Mas também os interveniente não ajudam, o arquitecto até lhe dar jeito dar um projecto sem detalhe, ao construtor dá-lhe jeito porque pode colocar uns trabalhitos a mais e por aí fora.
    No fundo é isso, o DO põe-se a jeito, é comido, paga mais e ainda no final ainda agradece porque poderia ter sido pior.

Eu no principio, numa das primeiras obras, tinha um detalhe mais complexo e achei que o empreiteiro por ter mais experiência do que eu, saberia resolver aquilo bem. E resolveria, se ele quisesse. Claro que quem se lixou fui eu.

E ainda temos muito pessoal, desde os arquitectos aos pedreiros, que sempre fizeram as coisas de determinada maneira (digo mal feitas).
    Mas depois, tipo o canalizador que é apontado que está a fazer uma ligação mal, atira logo que já faz casas de banho à 20 anos!!??

Entenda-se que este comentário refere-se mais ao âmbito da construção de casitas. À partida nas construções de maior volume as coisa deveriam estar melhor. À partida...
  3. Colocado por: paulovalenteO dono de obra deveria saber mais (onde se está a meter), e não sabe.
    Mas também os interveniente não ajudam, o arquitecto até lhe dar jeito dar um projecto sem detalhe, ao construtor dá-lhe jeito porque pode colocar uns trabalhitos a mais e por aí fora.
    No fundo é isso, o DO põe-se a jeito, é comido, paga mais e ainda no final ainda agradece porque poderia ter sido pior.

A complexidade do processo exige grande profissionalismo dos intervenientes e todos sabemos que isso muitas vezes não acontece.
    O que o DO deve fazer e isso se não tem as competências ou o tempo disponivel para fazer um acompanhamento eficaz é contratar quem o faça por si. Alguém que possa liderar o processo saber como resolver as questões com os projetistas com os construtores etc.
    Pode ser um fiscal, um consultor mas tem que ter a possibilidade de ser completamente independente dos outros intervenientes e absolutamente transparente para o DO exigindo que ele decida quando tem que decidir e sendo um árbrito entre as diversas equipas que como é natural pôem os seus intereses em primeiro lugar. É assim a vida ninguém vai deixar de querer ganhar (se for possível) 2X em vez de X.
  4. Colocado por: RUIOLISe isso lhe afeta a produtividade, tem de ajudar os donos de obra a planear. Até dia X tem de escolher o material Y, senão decido eu. Até nos grandes DO isso acontece, normalmente só uma vez com cada interveniente, aprendem rápido que ou decidem ou alguém decide por eles, é a democracia a funcionar ;)

Pois, estou mesmo a ver o empreiteiro a ir escolher os azulejos :-))
  5. Colocado por: Pickaxe
    Pois, estou mesmo a ver o empreiteiro a ir escolher os azulejos :-))

É aqui que falhamos.
    Tanto os DO como os próprios empreiteiros acham que isso é uma tarefa que não lhe compete.
    Por isso somos tão pouco competitivos.
    O nosso processo construtivo tem imensas paragens que tem que deixar de existir.
    Quanto custa ao empreiteiro um simples estaleiro por dia?
    Atenção que estou a falar num estaleiro,não em meia dúzia de barrotes uma malga sol e 5 telhas de zinco a servir de barraca
  6. Colocado por: zedasilva
    É aqui que falhamos.
    Tanto os DO como os próprios empreiteiros acham que isso é uma tarefa que não lhe compete.
    O nosso processo construtivo tem imensas paragens que tem que deixar de existir.
    Atenção que estou a falar num estaleiro,não em meia dúzia de barrotes uma malga sol e 5 telhas de zinco a servir de barraca

Ainda muita coisa terá de mudar, em primeiro a palavra prazos não entra em grande maioria das obras em Portugal!.
    Em todas as obras que participei na Suíça no "barraco" tinha sempre um calendário enorme com as datas de início e de final de cada uma especialidades estrutura, caixilharia, redes etc..
    Quando não se cumpria prazos vinham as multas e muitas horas extras!
  7. Colocado por: zedasilva
    É aqui que falhamos.
    tem que me dizer quantas obras " habitacionais" tem estaleiro com 5 telhas de zinco , isso já é um grande barracão ,,, quanto mais estaleiro em condições...
  8. Colocado por: DjdasaEm todas as obras que participei na Suíça no "barraco" tinha sempre um calendário enorme com as datas de início e de final de cada uma especialidades estrutura, caixilharia, redes etc..

Por cá também se fazem obras assim, mas não as moradias, esse planeamento exige que esteja tudo definido na fase de projeto, e os donos de obra não gostam de perder tempo na fase de projeto, depois queixam-se que que está tudo caro.
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2022
    Os donos de obra? Os donos de obra com os seus gostos e dúvidas são os que demoram mais a coisa. Diria que 90% dos técnicos, confiando que sabe o que faz, quer é que a coisa ande.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
    • DR1982
    • 10 fevereiro 2022 editado
    Colocado por: Pickaxe
    Por cá também se fazem obras assim, mas não as moradias, esse planeamento exige que esteja tudo definido na fase de projeto, e os donos de obra não gostam de perder tempo na fase de projeto, depois queixam-se que que está tudo caro.
    Atualmente com àma instabilidade de preços de que adianta escolher materiais na fase de projeto? A menos que o orçamento seja bastante flexível arrisca-se a perder tempo para depois nao conseguir comprar os materiais que escolheu.
  9. Email recebido ontem de um dos nossos fornecedores.
    Aumento imediato de 8% em todos os pavimentos Multicamadas.
    Produção de soalho maciço suspensa e preços só sob consulta.

Uma vez que eles andam todos mais ou menos alinhados, lá vem jarda dos outros a seguir.
    • AMVP
    • 10 fevereiro 2022
    Colocado por: Joao DiasEmail recebido ontem de um dos nossos fornecedores.

Uma vez que eles andam todos mais ou menos alinhados, lá vem jarda dos outros a seguir.

Solucao? Colocar flutuante rasca a preco de soalho macico e depois dizemos todos os dias que e um Chao de excelente qualidade. Esta feito!
    Tb nao anda muito longe do que se vem fazendo.
  10. Colocado por: DR1982Atualmente com àma instabilidade de preços de que adianta escolher materiais na fase de projeto?
    mas depois em fase de obra fica-se 3 meses á espera que decidam qual a espessura do flutuante ou se vão colocar soalho ou cerâmica,
    multiplique estas indecisões por todos os materiais de acabamento e vai descobrir porque derrapou e demorou mais 2 anos que o esperado.
  11. Daikin: 12% de aumento geral, alguns produtos nomeadamente bombas de calor nova geração 20%

efeitos a partir de Abril, mas encomenda colocada hoje muito dificilmente será fornecida antes
    • FT87
    • 10 fevereiro 2022 editado
    Colocado por: jorgealvesDaikin: 12% de aumento geral, alguns produtos nomeadamente bombas de calor nova geração 20%

efeitos a partir de Abril, mas encomenda colocada hoje muito dificilmente será fornecida antes

Dão esse aumento e depois na fase de negociação e compra sobem ao desconto :) em vez de por exemplo 50% dão 60% e o dito aumento fica quase todo diluído.
    Não digo está marca em específico pois ainda não tive essa esperiencia com eles mas noutras tem acontecido muito.
  12. Colocado por: FT87sovem
    exacto isso e o pai Natal que agora vem quando se quiser ao invés de somente no dia 24 de dezembro
    Concordam com este comentário: SrR
  13. Colocado por: jorgealvesDaikin: 12% de aumento geral, alguns produtos nomeadamente bombas de calor nova geração 20%

Vou ali a Madrid e já venho.
    Concordam com este comentário: PedroeLara
    • FT87
    • 10 fevereiro 2022
    Colocado por: jorgealvesexacto isso e o pai Natal que agora vem quando se quiser ao invés de somente no dia 24 de dezembro

Se estou a dizer isso é porque realmente é não digo por dizer e tem acontecido montes de vezes em montes de marcas.
    Não falei nesta marca específica porque não trabalhei com eles ainda mas noutras sim.
  14. Colocado por: Joao DiasEmail recebido ontem de um dos nossos fornecedores.

Faz ideia qual o motivo para a suspensão da produção? Bem, se não for mais nada, pelo menos a subida de preços fica justificada e valoriza-se o stock existente.
    Custa-me perceber como é que uma empresa que produz soalhos, suspende a produção. Está a apostar nos multicamadas? Irá mudar de ramo?

A propósito, como é que andam os preços no vinil?
  15. Colocado por: FT87Se estou a dizer isso é porque realmente é não digo por dizer
    se o que diz é verdade e comprando eu diretamente á Daikin POrtugal se me disser onde e como eu divido consigo os 40.000€ de diferencial a menos em relação ao que habitualmente compro anualmente,

0.6859 seg. NEW