Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: N Miguel OliveiraHá 30 anos, um apartamento T2 arranjava-se por 5 mil contos em Braga. Hoje nem um carro eletrico compra com isso... Normal.

Esta vou deixar passar para reflectir um pouco mais :)

De resto, estou de acordo. É o mercado e este muitas vezes autoregula-se (mas quanto há factores artificiais, é normal haverem comportamentos aberrantes, tal como o caso do imobiliário).

Continuo sem perceber é a falta de frontalidade, transparência e honestidade dos profissionais em dizer "o preço é este, porque é o valor que eu atribuo à minha prestação".
    A necessidade de arranjar desculpas diz muito acerca do que o profissional acha do seu próprio trabalho.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 142

Colocado por: pguilhermeContinuo sem perceber é a falta de frontalidade, transparência e honestidade dos profissionais em dizer "o preço é este, porque é o valor que eu atribuo à minha prestação".
    A necessidade de arranjar desculpas diz muito acerca do que o profissional acha do seu próprio trabalho.

Totalmente de acordo.
    • FT87
    • 13 dezembro 2021

# 143

O mal de muitos DO sejam particulares sejam investidores principalmente os pequenos ou que estão nos inícios assim como pequenas empresas de construção é a falta de negociação na fase de compra ou porque conhecem este é aquele e vão sempre comprar ao mesmo sítio e não se dão ao trabalho de consultar outros fornecedores e até outros mercados.
    Se o fizerem concerteza que ganharam mais dinheiro e ficaram mais competitivos.
  3.  # 144

Colocado por: PedroeLaraClaro que houve uma pequena subida, mas o restante é para o construtor.
    Dou só uma pequena achega. Tinha um orçamento de finais de 2018 para todas as carpintarias da minha moradia. Quando fui agora entregar a empreitada (houve atrasos na execução por parte do empreiteiro), foi-me dado um orçamento retificativo com um aumento de 75 % do valor global (quase o dobro portanto). Justificação: aumento do valor da matéria prima.

Logo, o aumento da madeira justifica esta retificação do orçamento, ou existe um aproveitamento da conjuntura por parte das empresas?

Eu não acompanho com esta profundidade o aumento dos preços das matérias primas, mas as retificações a orçamentos que tenho recebido, parecem-me manifestamente exageradas.
    Concordam com este comentário: pvieira91, Beto1980, brunozo
    • FT87
    • 13 dezembro 2021

# 145

Colocado por: HAL_9000Dou só uma pequena achega. Tinha um orçamento de finais de 2018 para todas as carpintarias da minha moradia. Quando fui agora entregar a empreitada (houve atrasos na execução por parte do empreiteiro), foi-me dado um orçamento retificativo com um aumento de 75 % do valor global (quase o dobro portanto). Justificação: aumento do valor da matéria prima.

Logo, o aumento da madeira justifica esta retificação do orçamento, ou existe um aproveitamento da conjuntura por parte das empresas?

Eu não acompanho com esta profundidade o aumento dos preços das matérias primas, mas as retificações a orçamentos que tenho recebido, parecem-me manifestamente exageradas.
    Concordam com este comentário:pvieira91

Aproveitamento descarado para não dizer roubo.
  4.  # 146

Colocado por: FT87Aproveitamento descarado para não dizer roubo.

Depende, há situações situações.
    Uma empresa, hoje para arranjar mão de obra qualificada tem que abrir s cordões á bolsa.
    Uma carpintaria não pode recorrer a subcontratações nem ir a cabo verde ou à índia buscar 10 desgraçados que trabalham pelo ordenado mínimo.
    Os custos de mão de obra são hoje bastante significativos. Estes custos não vão baixar, antes pelo contrário vão aumentar.
    Para minimizar isso as empresas vão ter que repensar o processo produtivo e isso vai ter obrigatoriamente custos.
    • Jome
    • 13 dezembro 2021

# 147

Colocado por: zedasilva
    Uma empresa, hoje para arranjar mão de obra qualificada tem que abrir s cordões á bolsa.
    Uma carpintaria não pode recorrer a subcontratações nem ir a cabo verde ou à índia buscar 10 desgraçados que trabalham pelo ordenado mínimo.
    Os custos de mão de obra são hoje bastante significativos. Estes custos não vão baixar, antes pelo contrário vão aumentar.
    Para minimizar isso as empresas vão ter que repensar o processo produtivo e isso vai ter obrigatoriamente custos.

Isso seria partir do princípio que a empresa, de um momento para o outro perdeu meia dúzia de funcionários e foi ao mercado contratar com salários muito mais elevados do que aqueles que o restantes funcionários recebem, realidade que me custa a crer.
    Acredito que no futuro os salários em geral vão subir para atrair mais profissionais, mas isso não acontece num espaço temporal como aqui se faz crer.
  5.  # 148

Colocado por: JomeAcredito que no futuro os salários em geral vão subir para atrair mais profissionais

Nas empresas de construção que conheço e que se estão a preparar para se conseguirem manter no mercado, isso já aconteceu.
    Hoje qualquer chefe de equipa ou pedreiro ganha bastante mais que há 2 anos.
    Acredito que numa carpintaria para segurarem os funcionários indispensáveis isso possa também ter acontecido
  6.  # 149

Se me permitem ser um bocadinho profeta da desgraça.
    Daqui a 1 ano grande parte das empresas de construção que estão hoje no mercado já não existirão.
    Infelizmente isso não vai ser sinonimo de mais mão de obra
    Concordam com este comentário: PedroeLara
    • Jome
    • 13 dezembro 2021

# 150

Nas empresas de construção que conheço e que se estão a preparar para se conseguirem manter no mercado, isso já aconteceu.
    Hoje qualquer chefe de equipa ou pedreiro ganha bastante mais que há 2 anos.
    Acredito que numa carpintaria para segurarem os funcionários indispensáveis isso possa também ter acontecido

No distrito de Braga, zona que conheço bem, isso é uma miragem, até porque os trabalhadores que lá trabalham não vão propriamente sair e ir para serventes ou outra profissão qualquer (onde não têm experiência) a ganhar mais.
    • FT87
    • 13 dezembro 2021 editado

# 151

Não há justificação possível para um aumento de 75% em 3 anos.
    E continuo a dizer pessoal negoceiem bem a compra pois grande parte das empresas de construção estão aproveitar-se só isso.
    Subir os preços todos os anos é perfeitamente normal mas não nestes valores.
    Basta o mercado abrandar um pouco e essas ditas empresas que agora dizem que os preços rondam os 1500€ m2 e mais ainda vão baixar para os ditos 800€ e 900€ o m2 que estavam anteriormente.
  7.  # 152

Colocado por: zedasilvaHoje qualquer chefe de equipa ou pedreiro ganha bastante mais que há 2 anos.
    Pode ocorrer em casos pontuais, mas não é generalizado. E verdade que ha falta de mão de obra, mas as empresas continuam com enorme resistência em subir os salários face há 2 anos atrás. Conheço diversas situações, em que mesmo trocando de empresa não conseguiram melhores condições salariais.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  8.  # 153

Colocado por: HAL_9000foi-me dado um orçamento retificativo com um aumento de 75 % do valor global (quase o dobro portanto). Justificação: aumento do valor da matéria prima.

Possa, tb abusaram, eu tinha adjudicado e pago 20%. Não me falaram em rever preços, mas estes eram de fim de 2019.
  9.  # 154

Colocado por: Zé MeirinhoPortanto, até aqui justificava-se o preço da omelete pelo aumento do preço do ovo. Agora que o preço do ovo tem decrescido, afinal o ovo já não é parte que influencie o preço da omelete.
    so

É exatamente o mesmo o racicínio do aumento dos combustíveis e a relação com o barril de crude. :)
  10.  # 155

Colocado por: HAL_9000Conheço diversas situações, em que mesmo trocando de empresa não conseguiram melhores condições salariais.

É verdade que falo de realidade que conheço mas pelo menos aqui na zona de Aveiro, se o profissional for bom e competente não faltam oportunidades bem pagas.
    Mas também temos que ser sinceros, metade do pessoal que trabalha na construção não vele um caracol.
    Metade dos nossos empreiteiros têm os funcionários que merecem.
    Concordam com este comentário: pcgiao
  11.  # 156

Colocado por: zedasilvaSe me permitem ser um bocadinho profeta da desgraça.
    Daqui a 1 ano grande parte das empresas de construção que estão hoje no mercado já não existirão.
    Infelizmente isso não vai ser sinonimo de mais mão de obra

É verdade, mas a outra metade da verdade é que existiram outras tantas ou mais a abrir e a "reabrir"**

**Com outro NIF e nome pomposo de empresa feita na hora.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 157

Xíça uma pessoa ao ler o que por aqui vai tem vontade é de se atirar da ponte :S
    Concordam com este comentário: AFernandesH4U, PedroeLara, macinblack, RJGG
  13.  # 158

Colocado por: HAL_9000Dou só uma pequena achega. Tinha um orçamento de finais de 2018 para todas as carpintarias da minha moradia. Quando fui agora entregar a empreitada (houve atrasos na execução por parte do empreiteiro), foi-me dado um orçamento retificativo com um aumento de 75 % do valor global (quase o dobro portanto). Justificação: aumento do valor da matéria prima.

Concordam com este comentário:pvieira91

Ainda bem que a proposta do construtor não incluiu as carpintarias. Livrou-se de um prejuizo em grande! Orçamentar acabamentos tem de ser com margens grandes, decorre muito tempo entre o orçamento e a compra.

Quanto ao custo da madeira, pura e simplesmente não há madeira no mercado. A que nós transformamos está a ser açambarcada toda pelos industriais estrangeiros.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 159

Colocado por: zedasilvaDaqui a 1 ano grande parte das empresas de construção que estão hoje no mercado já não existirão.

Vamos aguardar por isso para melhorar o mercado
  15.  # 160

Colocado por: PedroeLaraVamos aguardar por isso para melhorar o mercado

Normalmente, quanto mais concorrência, maior competitividade.

Neste caso, talvez possa traduzir-se em condições mais vantajosas, caso tal se deva à falta de procura.
    Caso - tal como é sugerido - se deva ao aumento de custos operacionais, ainda será pior do que actualmente, pois com mais custos e menos concorrência, o que acontecerá aos preços?

De qualquer forma, a previsão do fecho de empresas não é nada de alarmante. A maioria das empresas de construção têm constituições bastante recentes. Se isto é endémico desta indústria, já é outra conversa.

0.0292 seg. NEW