Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982E a solução qual é? Sentarmo-nos e esperar?

Eu já ando aqui defendi que da forma como as coisas estão, das duas uma. Ou se colocam os projectos definitivamente na gaveta ou então é arrancar o quanto antes.
  2. O problema nao sao as derrapagens dos preços da construção de casas para viver. O problema são as derrapagens na construcao de casas de sonho para viver.
    Quiseram acreditar que construiam por menos de 1000€/m2 em casas cheias de vidro, carpintaria, etc.
    E agora para minimizar o problema tenta-se cortar o impossivel.
    A poupanca começa no papel. Nao na nossa cabeça.
  3. Na minha opinião, acho que não se deve dar o passo de construir sem ter no mínimo 50% do valor para a empreitada. Isto é um filtro que dá para selecionar entre o sonho e a realidade. Por 50% refiro-me a 50% reais e não os imaginários que pensamos que a construção vá ficar.
    Muita gente gostaria de ter uma casa de sonho, mas poucos podem chegar aos pedais da bicicleta. De que me vale ter uma casa com toda uma panóplia de "comodidades" se depois vou ter que me regrar para poder usufruir das mesmas? A renda depois não é só o CH, é toda a manutenção e gastos associados.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, azwsedcrfv
  4. Colocado por: Vítor MagalhãesNa minha opinião, acho que não se deve dar o passo de construir sem ter no mínimo 50% do valor para a empreitada. Isto é um filtro que dá para selecionar entre o sonho e a realidade. Por 50% refiro-me a 50% reais e não os imaginários que pensamos que a construção vá ficar.
    Muita gente gostaria de ter uma casa de sonho, mas poucos podem chegar aos pedais da bicicleta. De que me vale ter uma casa com toda uma panóplia de "comodidades" se depois vou ter que me regrar para poder usufruir das mesmas? A renda depois não é só o CH, é toda a manutenção e gastos associados.
    Tem noção que a maioria das pessoas que pensam assim nunca chegam a ter nada certo?
  5. Colocado por: DR1982Tem noção que a maioria das pessoas que pensam assim nunca chegam a ter nada certo?

Você é muito novo para se lembrar do que aconteceu em 2008-2012.
    • DR1982
    • 9 março 2022 editado
    Colocado por: rjmsilva

Você é muito novo para se lembrar do que aconteceu em 2008-2012.
    Então diga la que aconteceu...
  6. Colocado por: DR1982Então diga la que aconteceu...

Muitos que "tinham tudo", ficaram sem nada.
    Concordam com este comentário: smart, Vítor Magalhães, desofiapedro
  7. Colocado por: DR1982Nao é nada disso, o que eu dizia é pede 100mil, com esses 100K faz a casa, e os extras, (arranjos exteriores, climatizacao, paineis nao sei das quantas, alguma carpintaria por exemplo ou ate uma ou outra divisão acaba depois com capitais próprios caso seja necessário

Tem de ser ao contrario homem.

Mais uma vez, para construir por fases, actualmente, você tem de avançar com os seus capitais próprios e se faltar dinheiro no fim, o banco empresta o "pouco" que falta. Esta é a melhor garantia para o banco. Terrível negocio para si? Talvez. Mas os bancos, tal como os empreiteiros nao sao a Santa Casa da Misericórdia.

Nao pense que qualquer banco lhe vai emprestar 100 mil euros com promessas que no fim será você a cobrir o resto que lhe falta - Nao tem dinheiro ao inicio da obra e vai ter no final da obra?
    Isto é um risco enorme para eles, porque tal como disse, um monte de blocos tem pouco valor para um banco... Ainda por cima no meio do Baiao/Gove...Localização localização localização.

O DR já foi falar com bancos?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8. Colocado por: rjmsilva

Muitos que "tinham tudo", ficaram sem nada.
    Pessoas que viviam acima das suas possibilidades acredito...
    A menos que considere que apenas tem possibilidades de construir quem tem a totalidade do dinheiro para pagar uma casa, nao é dessas pessoas que estou a falar
  9. Colocado por: DR1982Pessoas que viviam acima das suas possibilidades acredito...

Nao necessariamente.

Houve pessoas que até nem viviam a cima das possibilidades e viram-se litaralmente fud**** para pagar a casa porque um crédito de 300€ passou a custar 600€ - felizmente foi passageiro.

Numa altura que o salário mínimo era 2x inferior (quase) ao actual.
  10. Colocado por: NostradamusO DR já foi falar com bancos?
    Lógico, fui perguntar se precisava de vender o apartamento para pedir crédito para construir, disseram-me que como a mensalidade dos dois creditos é cerca de 20% do meu salário nao vêm grande problema.
  11. Colocado por: DR1982Pessoas que viviam acima das suas possibilidades acredito...
    A menos que considere que apenas tem possibilidades de construir quem tem a totalidade do dinheiro para pagar uma casa, nao é dessas pessoas que estou a falar

Como têm dito, atualmente há muitas variáveis que o DO não controla nem consegue prever no curto/médio prazo. Preços de materiais, escassez, preço de energia descontrolada, possibilidade de taxas de juro subir, etc.
    A maior parte das pessoas constrói para valores que pode pagar hoje, com o cenário atual não é difícil os encargos passarem no global ao dobro. Eu não avançava se não tivesse a certeza que iria aguentar a duplicação dos encargos com a casa para o dobro.
    Mas isto sou eu, que nunca quis ter muito mais do que o pouco que tenho.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  12. Colocado por: Nostradamus

Nao necessariamente.

Houve pessoas que até nem viviam a cima das possibilidades e viram-se litaralmente fud**** para pagar a casa porque um crédito de 300€ passou a custar 600€ - felizmente foi passageiro.

Numa altura que o salário mínimo era 2x inferior (quase) ao actual.
    Por isso mesmo é que eu para as minhas contas imagino sempre que os créditos possam duplicar o valor.
  13. Colocado por: DR1982Por isso mesmo é que eu para as minhas contas imagino sempre que os créditos possam duplicar o valor.

Então não tem problema nenhum em avançar.
  14. Colocado por: rjmsilva

Como têm dito, atualmente há muitas variáveis que o DO não controla nem consegue prever no curto/médio prazo. Preços de materiais, escassez, preço de energia descontrolada, possibilidade de taxas de juro subir, etc.
    A maior parte das pessoas constrói para valores que pode pagar hoje, com o cenário atual não é difícil os encargos passarem no global ao dobro. Eu não avançava se não tivesse a certeza que iria aguentar a duplicação dos encargos com a casa para o dobro.
    Mas isto sou eu, que nunca quis ter muito mais do que o pouco que tenho.
    Pela primeira vez concordo em alguma coisa consigo, eu faço precisamente o mesmo, conto sempre com o dobro do que me pedem hoje, normalmente faço contas a um cenário de desemprego/doença de quanto fico a ganhar e se ainda assim consigo pagar o dobro do que me pedem hoje.
  15. Colocado por: DR1982Pela primeira vez concordo em alguma coisa consigo, eu faço precisamente o mesmo, conto sempre com o dobro do que me pedem hoje, normalmente faço contas a um cenário de desemprego/doença de quanto fico a ganhar e se ainda assim consigo pagar o dobro do que me pedem hoje.

Mas tem que ter a noção que é um cenário impensável para a maioria das famílias. Quando dá a sua opinião é sobre o seu caso particular e não pode extrapolar para o geral.
  16. Colocado por: DR1982Tem noção que a maioria das pessoas que pensam assim nunca chegam a ter nada certo?

Tenho, e entre ter pouco agora e ficar sem nada no futuro e com a vida penhorada (e às vezes a de outros) até morrer eu sei bem qual escolheria.
    Estamos a generalizar, mas a verdade é que se o vizinho tem não quer dizer que eu também possa ter. A realidade é mesmo essa.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17. Colocado por: rjmsilva

Mas tem que ter a noção que é um cenário impensável para a maioria das famílias. Quando dá a sua opinião é sobre o seu caso particular e não pode extrapolar para o geral.
    Tenho noção que muitas pessoas provavelmente na minha situação nao andavam cag*dos de medo de nao conseguir construir pelo valor pretendido, bastava chegar ao banco e dar mais um cheirinho nos números.
    Mas também conheço muito gente que tem possibilidades de avancar com segurança e não avançam, esses Nao tem nem nunca vao ter nada, porque é preciso avaliar os riscos, mas avançar.
  18. Colocado por: Vítor Magalhães
    Tenho, e entre ter pouco agora e ficar sem nada no futuro e com a vida penhorada (e às vezes a de outros) até morrer eu sei bem qual escolheria.
    Estamos a generalizar, mas a verdade é que se o vizinho tem não quer dizer que eu também possa ter. A realidade é mesmo essa.
    Mas para isso nao acontecer naoné preciso ter 50% do valor da casa, ou entao para ter a certeza que isso nao acontece só tendo 100%.
    Acho que basta apenas nao entrar em loucuras.
  19. Colocado por: DR1982Tenho noção que muitas pessoas provavelmente na minha situação nao andavam cag*dos de medo de nao conseguir construir pelo valor pretendido, bastava chegar ao banco e dar mais um cheirinho nos números.
    Mas também conheço muito gente que tem possibilidades de avancar com segurança e não avançam, esses Nao tem nem nunca vao ter nada, porque é preciso avaliar os riscos, mas avançar.

Infelizmente também conheço destes, e na minha terra há muitos, vivem em casas a cair aos pedaços e andam a pé, para poupar dinheiro para deixar aos filhos que depois em 3 tempos derretem tudo em carros e férias de luxo.
    Concordam com este comentário: DR1982

0.7870 seg. NEW