Iniciar sessão ou registar-se
  1. Nem mais, ou seja tem de haver um meio termo, nem 8 nem 80.
  2. Colocado por: DR1982Mas para isso nao acontecer naoné preciso ter 50% do valor da casa, ou entao para ter a certeza que isso nao acontece só tendo 100%.
    Acho que basta apenas nao entrar em loucuras.

Para quem constrói, na minha opinião, é bem necessário os 50%, a titulo de exemplo, fazer uma casa de 300K e ter 50K para entrada vai ser para andar no fio da navalha durante o processo da construção, gerir tudo muito bem, e depois ter uma prestação de 500/600€ ao banco que de um momento para o outro pode traduzir-se em 1000-1200€, fora as contas da energia, serviços, transportes, alimentação, educação dos filhos, vestuário, etc...
  3. Colocado por: Vítor Magalhães
    Para quem constrói, na minha opinião, é bem necessário os 50%, a titulo de exemplo, fazer uma casa de 300K e ter 50K para entrada vai ser para andar no fio da navalha durante o processo da construção, gerir tudo muito bem, e depois ter uma prestação de 500/600€ ao banco que de um momento para o outro pode traduzir-se em 1000-1200€, fora as contas da energia, serviços, transportes, alimentação, educação dos filhos, vestuário, etc...
    Depende do que esses 1200€ mes impliquem, se a pagar esses 1200€ ainda conseguir viver confortavelmente ate num cenário de desemprego nao considero que seja arriscado
    • smart
    • 9 março 2022 editado
    Hum
    E todas estas considerações, não abordam sequer a eventualidade das taxas de juro irem para 3 ou 4%...
    Com o impacto á vista no crédito ...
    Mais para a fogueira..
    Encerramento do nord stream 2.
    Passa a vender os produtos petrolíferos á Chinx

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especiais/guerra-na-ucrania/detalhe/putin-assina-decreto-para-proibir-exportacoes-de-produtos-e-materias-primas?ref=CmaoMinuto_DestaquesPrincipais
  4. Colocado por: ghost12De sexta para ontem o varão para construção subiu 60€/ton, de ontem para hoje subiu 200€/ton.
    não podem argumentar q não foram avisados aqui no fórum desde setembro, ou acham q iam passar ao lado? Tbm não podem dizer q em dezembro não se falava já da guerra. São sinais q são ignorados devido à típica fezada tuga. Os sinais estão todos aí inflação vai piorar, juros do país e familia vão subir, energia, gás, petróleo, materiais, comida tudo vai escalar e não vai terminar quando a guerra terminar, boa sorte. Talvez agora percebam a notícia q saiu em dezembro q a China andava a comprar quantidades enormes de cereais e eles já controlam mais de metade dos cereais do mundo.
  5. Colocado por: DR1982Depende do que esses 1200€ mes impliquem, se a pagar esses 1200€ ainda conseguir viver confortavelmente ate num cenário de desemprego nao considero que seja arriscado

Claro que sim, agora diga-me lá em Portugal qual a franja da população é que pode dizer isso? É que é disso que se trata, ou não estivéssemos a falar de um país com os salários mais baixos e com o preço da energia e tudo que daí depende mais alto.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6. Colocado por: Vítor Magalhães
    Claro que sim, agora diga-me lá em Portugal qual a franja da população é que pode dizer isso? É que é disso que se trata, ou não estivéssemos a falar de um país com os salários mais baixos e com o preço da energia e tudo que daí depende mais alto.

Ainda não reparou que este é apenas mais um tópico sobre a construção da casa do DR?
  7. Colocado por: smartEncerramento do nord stream 2.

Nem sequer abriu, em risco de fechar está o nord stream 1.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8. ha tanta malta que vive em barracos clandestinos em terrenos públicos e ninguém os tira de la . Com estes preços nao culpabilizo de todo quem comprar um terrenozinho e fazer um diy
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  9. Colocado por: Reduto25ha tanta malta que vive em barracos clandestinos em terrenos públicos e ninguém os tira de la . Com estes preços nao culpabilizo de todo quem comprar um terrenozinho e fazer um diy
    Concordam com este comentário:rjmsilva

A politica publica de apoio à habitação deveria passar pela disponibilização de lotes e meia dúzia de projetos padrão a preços baixos, que dessem para construir a preços controlados pela classe média.
  10. Colocado por: Reduto25ha tanta malta que vive em barracos clandestinos em terrenos públicos e ninguém os tira de la . Com estes preços nao culpabilizo de todo quem comprar um terrenozinho e fazer um diy
    Concordam com este comentário:rjmsilva

É um facto, e então se forem ciganos, mesmo à face da estrada, é o que mais se vê por cá. Quem é que os tira de lá?
  11. Colocado por: Vítor Magalhães
    É um facto, e então se forem ciganos, mesmo à face da estrada, é o que mais se vê por cá. Quem é que os tira de lá?

Nada, além da vergonha, impede qualquer um de nós de fazer o mesmo.
  12. Colocado por: rjmsilva

A politica publica de apoio à habitação deveria passar pela disponibilização de lotes e meia dúzia de projetos padrão a preços baixos, que dessem para construir a preços controlados pela classe média.

Isso, mas e depois como faziam aqueles da "classe média" que querem 200m2 de área útil, piscina, PRH, FV, churrasqueira com 30m2, 2 quartos para terem os sogros a viver, na terceira idade, etc... Eu não tenho nada contra quem o faz, mas é preciso ter capacidade para tal. Eu não tenho, e mesmo que tivesse, teria que rever as minhas prioridades na vida.
  13. Colocado por: Vítor Magalhães
    Então mas isso so quer dizer que os valores têm de ser ajustados em função da carteira de cada um. Quem nao tem possibilidades para se aguentar com 1200€ constroi mais barato. Ainda deve ser possível construir por 150k e esses valores caiem pra metade.
  14. Colocado por: DR1982Então mas isso so quer dizer que os valores têm de ser ajustados em função da carteira de cada um. Quem nao tem possibilidades para se aguentar com 1200€ constroi mais barato. Ainda deve ser possível construir por 150k e esses valores caiem pra metade.

Eu acho que nao consegue construir Dr já nem se trata de construir menos ou mais . So se for como nos tempos antigos em que a familia dormia toda na sala
  15. Colocado por: rjmsilva

Ainda não reparou que este é apenas mais um tópico sobre a construção da casa do DR?

Nao nao é sobre a caso do DR.
    é sobre o facto de ainda existirem pessoas que podem avancar para a construção com alguma segurança, é sobre ainda haver quem consiga construir porque indo na vossa conversa atiramo-nos todos a baixo da ponte ou entao vamos todos para bairros de lata.
  16. Colocado por: DR1982Então mas isso so quer dizer que os valores têm de ser ajustados em função da carteira de cada um. Quem nao tem possibilidades para se aguentar com 1200€ constroi mais barato. Ainda deve ser possível construir por 150k e esses valores caiem pra metade.

Obviamente, na eventualidade de construir pelos 150K, e o DR deve saber tão bem como eu que ainda não é um valor descabido, há que ter a poupança que permita dar esse passo e que o mesmo seja firme. Agora nesses 150K não mete metade daquelas premissas que falei no tópico lá atrás.
  17. Colocado por: Reduto25

Eu acho que nao consegue construir Dr já nem se trata de construir menos ou mais .
    Em algumas zonas consegue, pode nao ser com os prilipipins que por aqui se falam no forum, pode nao ser uma casa de sonho mas consegue-se.
    Pode ate ser uma casa de 100m2 brutos com janelas de metro e uma porta, mas nao me parece impossível
  18. Colocado por: DR1982Em algumas zonas consegue, pode nao ser com os prilipipins que por aqui se falam no forum, pode nao ser uma casa de sonho mas consegue-se.
    Pode ate ser uma casa de 100m2 brutos com janelas de metro e uma porta, mas nao me parece impossível

Dr uma pessoa que nao seja muito folgada financeiramente nao se mete nesta loucura sem saber o que aumenta amanha e quanto . Não se trata só de pagar a casa .

Mesmo para um investidor isto e uma altura desinteressante para construir alguma coisa
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, RUIOLI
  19. Colocado por: Vítor Magalhães
    Obviamente, na eventualidade de construir pelos 150K, e o DR deve saber tão bem como eu que ainda não é um valor descabido, há que ter a poupança que permita dar esse passo e que o mesmo seja firme. Agora nesses 150K não mete metade daquelas premissas que falei no tópico lá atrás.
    Claro que nao, tal como disse atras mete janelas de metro e uma porta, Pre de AC e pronto.
    Faz 100 m2 ou um pouco mais, betona sapatas contra a terra e siga, ha Ferraris e Fiats.
    Quanto a poupanca nao vejo necessidade de haver nada por aí alem, depois de ter terrenos projetos e afins, uns 20% e uma situação de trabalho estável com margem para fazer face a um imprevisto nao me parece uma situação arriscada.

0.0366 seg. NEW