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    • SrR
    • 11 março 2022
    Colocado por: rjmsilva

    E bem. Deviam era limitar o lucro do estado, que é quem mais ganha nesta história toda.
    com a diferença que o (lucro do estado) é para ser usado no orçamento de estado ou seja para ser redistribuido, no lucro das gasolineiras acontece o mesmo?
  1. Colocado por: SrRé para ser usado no orçamento de estado
    Teoricamente
  2. Colocado por: SrRno lucro das gasolineiras acontece o mesmo?


    Não, eles enterram o dinheiro todo num buraco muito fundo. Já o estado proporciona-nos serviços públicos de alta qualidade, que nos tornam a inveja do mundo civilizado.
    • ibyt
    • 11 março 2022
    Quem acha que os serviços públicos em Portugal são muito maus devia visitar os países Nórdicos. Eles pagam muito mais impostos e a qualidade não é muito diferente.

    Os maiores críticos de Portugal são os Portugueses.
  3. Colocado por: ibytQuem acha que os serviços públicos em Portugal são muito maus devia visitar os países Nórdicos. Eles pagam muito mais impostos e a qualidade não é muito diferente.

    Os maiores críticos de Portugal são os Portugueses.


    Eu sei, são os povos mais infelizes do mundo, mas deve ser por causa do clima.
    • SrR
    • 11 março 2022
    Colocado por: rjmsilva

    Não, eles enterram o dinheiro todo num buraco muito fundo. Já o estado proporciona-nos serviços públicos de alta qualidade, que nos tornam a inveja do mundo civilizado.
    e se em vez de o enterrar porque não o usam para baixar o preço dos combustíveis?
  4. Colocado por: SrRe se em vez de o enterrar porque não o usam para baixar o preço dos combustíveis?


    Porque eles andam nisto para ganhar dinheiro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • SrR
    • 11 março 2022
    Isso é notório, especialmente quando ja por diversas vezes aqui se falou que a baixa do preços nas gasolineiras n acompanha o preço do barril.
  5. Colocado por: SrRIsso é notório, especialmente quando ja por diversas vezes aqui se falou que a baixa do preços nas gasolineiras n acompanha o preço do barril.


    Custa muito a perceber que eles sobem e descem conforme lhes apetece, não há nada que os obrigue a seguir o valor do barril. O mercado está liberalizado.
    Concordam com este comentário: nbastos
    • AMVP
    • 11 março 2022
    Colocado por: Vítor Magalhães
    É um facto, mas o combustível está relacionado com todos os setores do mercado, é quase sempre um custo adicionado a um produto ou serviço.


    Mas não é por isso que a lei não se aplica.
  6. Colocado por: SrRIsso é notório, especialmente quando ja por diversas vezes aqui se falou que a baixa do preços nas gasolineiras n acompanha o preço do barril.


    Se isso é relativo á comparação com o preço do barril em 2012, existem vários fatores a ter em conta para além do preço do barril. Por acaso na Deco publicaram umas imagens elucidativas

    Gasolina

    Que diferenças há relativas a 2012, quando o barril atinigiu preços semelhantes, mas os combustíveis não?
    1) O custo de incorporação de biocombustível tem vindo a aumentar nos últimos anos, em grande parte como resposta às maiores metas de incorporação
    2) As taxas de carbono, que são uma componente do ISP. Os componentes base do ISP não sofreram por si uma subida significativa no caso da gasolina, mas a taxa de carbono definida em cada ano, que tem por base o preço das emissões de CO2, que não existia em 2012 corresponde agora a 0,055€/L. No caso do gasóleo, verificou-se um subida das componentes base do ISP em 2016, mas que se tem mantido mais ou menos constante até agora, sendo novamente o CO2 o responsável pelos aumentos verificados desde então.
    3) O barril de petróleo está cotado em USD, e a taxa de câmbio em 2012 era uns 15-20% mais favorável ao € do que é agora, logo a mesma cotação nos mercados custa mais aos mercados europeus do que dantes.
    O IVA magnifica esta diferença
    Resumindo, grande parte do custo acrescido entre 2012 e 2022 deriva das políticas ambientais de Portugal e da Europa, bem como o fortalecer do USD.
  7. Colocado por: ruicarlov

    Se isso é relativo á comparação com o preço do barril em 2012, existem vários fatores a ter em conta para além do preço do barril. Por acaso na Deco publicaram umas imagens elucidativas

    Gasolina

    Que diferenças há relativas a 2012, quando o barril atinigiu preços semelhantes, mas os combustíveis não?
    1) O custo de incorporação de biocombustível tem vindo a aumentar nos últimos anos, em grande parte como resposta às maiores metas de incorporação
    2) As taxas de carbono, que são uma componente do ISP. Os componentes base do ISP não sofreram por si uma subida significativa no caso da gasolina, mas a taxa de carbono definida em cada ano, que tem por base o preço das emissões de CO2, que não existia em 2012 corresponde agora a 0,055€/L. No caso do gasóleo, verificou-se um subida das componentes base do ISP em 2016, mas que se tem mantido mais ou menos constante até agora, sendo novamente o CO2 o responsável pelos aumentos verificados desde então.
    3) O barril de petróleo está cotado em USD, e a taxa de câmbio em 2012 era uns 15-20% mais favorável ao € do que é agora, logo a mesma cotação nos mercados custa mais aos mercados europeus do que dantes.
    O IVA magnifica esta diferença
    Resumindo, grande parte do custo acrescido entre 2012 e 2022 deriva das políticas ambientais de Portugal e da Europa, bem como o fortalecer do USD.


    Tudo certo mas incompleto... Faltou o factor gatunagem... É mais fácil subir os preços mas mais difícil baixa-los...
  8. Colocado por: AMVP

    Mas não é por isso que a lei não se aplica.

    A questão é que o combustível é transversal a todas as atividades, logo, na minha opinião, deveria ser regulamentado de forma diferente, o problema é que a regulamentação é apenas ao nível de impostos.
  9. Colocado por: ruicarlov

    Se isso é relativo á comparação com o preço do barril em 2012, existem vários fatores a ter em conta para além do preço do barril. Por acaso na Deco publicaram umas imagens elucidativas

    Gasolina

    Que diferenças há relativas a 2012, quando o barril atinigiu preços semelhantes, mas os combustíveis não?
    1) O custo de incorporação de biocombustível tem vindo a aumentar nos últimos anos, em grande parte como resposta às maiores metas de incorporação
    2) As taxas de carbono, que são uma componente do ISP. Os componentes base do ISP não sofreram por si uma subida significativa no caso da gasolina, mas a taxa de carbono definida em cada ano, que tem por base o preço das emissões de CO2, que não existia em 2012 corresponde agora a 0,055€/L. No caso do gasóleo, verificou-se um subida das componentes base do ISP em 2016, mas que se tem mantido mais ou menos constante até agora, sendo novamente o CO2 o responsável pelos aumentos verificados desde então.
    3) O barril de petróleo está cotado em USD, e a taxa de câmbio em 2012 era uns 15-20% mais favorável ao € do que é agora, logo a mesma cotação nos mercados custa mais aos mercados europeus do que dantes.
    O IVA magnifica esta diferença
    Resumindo, grande parte do custo acrescido entre 2012 e 2022 deriva das políticas ambientais de Portugal e da Europa, bem como o fortalecer do USD.

    O combustível da Repsol da A.S. Vila Nova de Gaia (A1) em termos de "frete" vem diretamente da Arábia Saudita e por carga aérea na Emirates...
  10. Colocado por: taunus

    Tudo certo mas incompleto... Faltou o factor gatunagem... É mais fácil subir os preços mas mais difícil baixa-los...

    É verdade o saque fiscal aumenta sempre, e não é só no gasoil...
  11. Dei-me ao trabalho de investigar isto precisamente para mostrar que muitos dos fatores que determinam o preço da gasolina se têm vindo a agravar nos últimos anos e desmistificar o "É só gatunagem", mas mais valia estar quieto. Sempre tivemos um carga fiscal elevada, sem dúvida, mas no global os preços seguem alguma lógica, ainda que no balanço semana a semana nem sempre há uma tradução direta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fredcunha
  12. A diferença global entre a média do dólar em 2012 e o cambio ao dia de hoje é de sensivelmente 17%, o dólar mais forte obviamente.
  13. A Galp vai distribuir um dividendo de cerca de 6% sobre o valor de cada ação. Um escândalo...
    O Estado saca cento e tal por cento sobre os combustíveis sem investir um cêntimo no setor.
  14. Colocado por: ruicarlovDei-me ao trabalho de investigar isto precisamente para mostrar que muitos dos fatores que determinam o preço da gasolina se têm vindo a agravar nos últimos anos e desmistificar o "É só gatunagem", mas mais valia estar quieto. Sempre tivemos um carga fiscal elevada, sem dúvida, mas no global os preços seguem alguma lógica, ainda que no balanço semana a semana nem sempre há uma tradução direta.


    Não desmistifique que não vale a pena... sei do que falo. E repare que no meu comentário deixei explícito que o seu comentário estava certo mas incompleto. E também não disse "é só gatunagem" mas disse "faltou o factor gatunagem". Portanto não perca tempo.
 
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