Colocado por: rjmsilvacom a diferença que o (lucro do estado) é para ser usado no orçamento de estado ou seja para ser redistribuido, no lucro das gasolineiras acontece o mesmo?
E bem. Deviam era limitar o lucro do estado, que é quem mais ganha nesta história toda.
Colocado por: SrRé para ser usado no orçamento de estadoTeoricamente
Colocado por: SrRno lucro das gasolineiras acontece o mesmo?
Colocado por: ibytQuem acha que os serviços públicos em Portugal são muito maus devia visitar os países Nórdicos. Eles pagam muito mais impostos e a qualidade não é muito diferente.
Os maiores críticos de Portugal são os Portugueses.
Colocado por: rjmsilvae se em vez de o enterrar porque não o usam para baixar o preço dos combustíveis?
Não, eles enterram o dinheiro todo num buraco muito fundo. Já o estado proporciona-nos serviços públicos de alta qualidade, que nos tornam a inveja do mundo civilizado.
Colocado por: SrRe se em vez de o enterrar porque não o usam para baixar o preço dos combustíveis?
Colocado por: SrRIsso é notório, especialmente quando ja por diversas vezes aqui se falou que a baixa do preços nas gasolineiras n acompanha o preço do barril.
Colocado por: Vítor Magalhães
É um facto, mas o combustível está relacionado com todos os setores do mercado, é quase sempre um custo adicionado a um produto ou serviço.
Colocado por: SrRIsso é notório, especialmente quando ja por diversas vezes aqui se falou que a baixa do preços nas gasolineiras n acompanha o preço do barril.
Colocado por: ruicarlov
Se isso é relativo á comparação com o preço do barril em 2012, existem vários fatores a ter em conta para além do preço do barril. Por acaso na Deco publicaram umas imagens elucidativas
Que diferenças há relativas a 2012, quando o barril atinigiu preços semelhantes, mas os combustíveis não?
1) O custo de incorporação de biocombustível tem vindo a aumentar nos últimos anos, em grande parte como resposta às maiores metas de incorporação
2) As taxas de carbono, que são uma componente do ISP. Os componentes base do ISP não sofreram por si uma subida significativa no caso da gasolina, mas a taxa de carbono definida em cada ano, que tem por base o preço das emissões de CO2, que não existia em 2012 corresponde agora a 0,055€/L. No caso do gasóleo, verificou-se um subida das componentes base do ISP em 2016, mas que se tem mantido mais ou menos constante até agora, sendo novamente o CO2 o responsável pelos aumentos verificados desde então.
3) O barril de petróleo está cotado em USD, e a taxa de câmbio em 2012 era uns 15-20% mais favorável ao € do que é agora, logo a mesma cotação nos mercados custa mais aos mercados europeus do que dantes.
O IVA magnifica esta diferença
Resumindo, grande parte do custo acrescido entre 2012 e 2022 deriva das políticas ambientais de Portugal e da Europa, bem como o fortalecer do USD.
Colocado por: AMVP
Mas não é por isso que a lei não se aplica.
Colocado por: ruicarlov
Se isso é relativo á comparação com o preço do barril em 2012, existem vários fatores a ter em conta para além do preço do barril. Por acaso na Deco publicaram umas imagens elucidativas
Que diferenças há relativas a 2012, quando o barril atinigiu preços semelhantes, mas os combustíveis não?
1) O custo de incorporação de biocombustível tem vindo a aumentar nos últimos anos, em grande parte como resposta às maiores metas de incorporação
2) As taxas de carbono, que são uma componente do ISP. Os componentes base do ISP não sofreram por si uma subida significativa no caso da gasolina, mas a taxa de carbono definida em cada ano, que tem por base o preço das emissões de CO2, que não existia em 2012 corresponde agora a 0,055€/L. No caso do gasóleo, verificou-se um subida das componentes base do ISP em 2016, mas que se tem mantido mais ou menos constante até agora, sendo novamente o CO2 o responsável pelos aumentos verificados desde então.
3) O barril de petróleo está cotado em USD, e a taxa de câmbio em 2012 era uns 15-20% mais favorável ao € do que é agora, logo a mesma cotação nos mercados custa mais aos mercados europeus do que dantes.
O IVA magnifica esta diferença
Resumindo, grande parte do custo acrescido entre 2012 e 2022 deriva das políticas ambientais de Portugal e da Europa, bem como o fortalecer do USD.
Colocado por: taunus
Tudo certo mas incompleto... Faltou o factor gatunagem... É mais fácil subir os preços mas mais difícil baixa-los...
Colocado por: ruicarlovDei-me ao trabalho de investigar isto precisamente para mostrar que muitos dos fatores que determinam o preço da gasolina se têm vindo a agravar nos últimos anos e desmistificar o "É só gatunagem", mas mais valia estar quieto. Sempre tivemos um carga fiscal elevada, sem dúvida, mas no global os preços seguem alguma lógica, ainda que no balanço semana a semana nem sempre há uma tradução direta.