Colocado por: Dav82Tem que ir a câmara e saber qual a altura que permitem de muro, simples.
Colocado por: RicardoPortoVem no PDM nem é preciso ir a câmara
Colocado por: pvieira91Viva,
Comprei um terreno num loteamento e disseram-me que posso optar por uma comunicação prévia para apressar as coisas. No início, fiquei bastante satisfeito mas lendo um pouco mais parece-me que a CP só faz sentido no papel. Ora vejamos:
- Só conseguimos ter luz de obras se tivermos a licença de construção, CP não serve. Li isso em vários sítios embora careça de informação. Alguém pode confirmar sobre isto?
- Alguns bancos só emprestam com licença de construção;
- E se depois o projecto não é aprovado? Temos de deitar abaixo o que foi construído? Isto assusta-me um pouco, é um risco grande. Este meu receio faz sentido?
Alguém já passou por isto?
Obrigado
Colocado por: pedrosslp
Eu fiz com comunicação prévia, na câmara onde estou a construir os projectos de arquitectura e especialidades estavam a levar mais de ano e meio a serem aprovados...
-Tenho luz de obra, como em qualquer outra obra. Levou bastante tempo a ser colocada, mas não por ser comunicação prévia, simplesmente porque estas coisas levam tempo...
-Nenhum banco (e contactei praticamente todos) levantou entraves ao facto de a obra ser com comunicação prévia. Exigiram apenas que eu apresentasse o despacho da câmara a autorizar a comunicação prévia.
-O seu receio faz sentido. É preciso MUITO cuidado quando se submete uma comunicação prévia, o seu arquitecto tem de saber o que anda a fazer. No meu caso como o terreno se situava num loteamento, foi mais tranquilo (foi a própria câmara que encorajou a comunicação prévia, alegando que neste concelho é a norma para obras em loteamentos). Certifique-se que o seu arquitecto tenha uma reunião na câmara para esclarecer qualquer dúvida que tenha, apesar da lei ser clara muitas vezes os técnicos das câmaras depois têm as suas "interpretações" da legislação.
-É preciso vistoria da empresa das águas como num processo de licenciamento normal. Pelo menos na minha foi...
-No meu caso a câmara eventualmente comunicou algumas alterações que queria que fossem feitas aos projectos. Coisas simples sem impacto de maior (queriam que os painéis solares estivessem representados nos projectos de arquitectura por exemplo)
Colocado por: pvieira91A altura dos muros ultrapassa o que é permitido como muros de vedação, a questão é que, como vamos subir o terreno, os muros são de contenção e não de vedação. Nesse caso, podem ter alturas superiores... Portanto, vou ter um muro de contenção + um muro normal. Visto do meu terreno serão 1.5m de muro, mas, no vizinho, podem ser muros de 3.5m.