Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Então é o seguinte.. sou um pouco faz tudo lá em casa e tive a brilhante ideia de querer instalar um grelhador a gás na churrasqueira que tenho na varanda de um apartamento. (E sim. Já comprei o grelhador)
    Como não quero andar a passear bilhas de Gas até ao 2º andar e não tenho nenhuma saída de Gás Natural ao pé, pensei que poderia puxar o Gas N. do esquentador até lá. (Sim. O grelhador tem um kit para G. N.)

    O que preciso fazer:
    Criar uma 2a saída de Gas desde o ponto de abastecimento (cozinha).
    Passar esse tubo pelo teto da cozinha (escondido por um rebordo já existente) até ao exterior/varanda (furando a parede).
    Passar junto ao teto da varanda até ao local próximo da churrasqueira e descer até ao nível ideal.
    Criar uma ponteira de ligação para o grelhador.
    Ao todo devo precisar de 20metros de tubo.

    Dúvidas::

    1.É permitido fazer isto em um apartamento?
    2.Preciso pedir alguma autorização?
    3.Posso ser eu a fazer isto?
    4.Tem de haver inspecção do Gás depois?
    5.Qual o tubo/material indicado/legal para este trabalho?
    6.Alguém pode dar preços para esta obra? (Caldas da Rainha/Alcobaça)

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Diocatino3.Posso ser eu a fazer isto?
    se possuir certificado de soldador e carteira de gás, sim, caso contrario não.

    Colocado por: Diocatino4.Tem de haver inspecção do Gás depois?
    sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diocatino
  3.  # 3

    5. Cobre 18mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diocatino
  4.  # 4

    1.É permitido fazer isto em um apartamento?
    Pode ser.

    2.Preciso pedir alguma autorização?
    Uma vez que está alterar o projecto de gás pode precisar, assim como verificar se a rede está dimensionada para o aumento.
    Se calhar pedir autorização ao condominio.

    3.Posso ser eu a fazer isto?
    Tem que ser um Técnico Instalador e Soldador de Redes de Gás e precisa de um termo de responsabilidade passado por 1 Técnico de Gás.
    Se fizer sem o que escrevi acima, caso tenha algum problema na habitação e quiser activar o seguro põe-se logo de lado.
    Na próxima inspeção de gás que deve ser efectuada de 5 em 5 anos vai reprovar.

    4.Tem de haver inspecção do Gás depois?
    Sim.

    5.Qual o tubo/material indicado/legal para este trabalho?
    Cobre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diocatino
  5.  # 5

    Não sei se o grelhador funcionará a gaz Natural.
    Andar com a botija,mas calhar será uma por ano se tanto. Vale a pena inventar tanto?
    De resto já foi dito.
    Não pode fazer o trabalho.
  6.  # 6

    Obrigado pelas respostas. Então é melhor contratar um profissional. Alguma recomendação para esta zona Alcobaça/Caldas?



    Colocado por: callinasNão sei se o grelhador funcionará a gaz Natural.
    Andar com a botija,mas calhar será uma por ano se tanto. Vale a pena inventar tanto?
    De resto já foi dito.
    Não pode fazer o trabalho.


    Funciona a G.N. com o kit que vem incluído para o efeito fornecido pelo fabricante.

    Sabe ainda não testei o quanto irei gastar de gás, apesar de fazer grelhados em regra 3x por semana, mas também é um pouco pela falta de arrumo e consequentemente do aspecto que depois vai ter. Gosto de uma coisa com aspeto mais limpo.
  7.  # 7

    Colocado por: Ovelheiro
    2.Preciso pedir alguma autorização?
    Uma vez que está alterar o projecto de gás pode precisar, assim como verificar se a rede está dimensionada para o aumento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diocatino


    Já me está a assustar. Pode não estar dimensionado!? O prédio é de 2009, a única coisa que usa gás é o esquentador. Será que mesmo assim não aguenta com mais uma utilização?
  8.  # 8

    Sim, poderá não dar e cumprir as perdas de pressão máximas.

    Só efectuando o cálculo.


    Colocado por: Diocatino

    Já me está a assustar. Pode não estar dimensionado!? O prédio é de 2009, a única coisa que usa gás é o esquentador. Será que mesmo assim não aguenta com mais uma utilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diocatino
  9.  # 9

    Meta lá a botija e não queira problemas...

    Mas independentemente da história da tubagem, vai encher os vizinhos de fumo do seu grelhador??
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoMeta lá a botija e não queira problemas...

    Mas independentemente da história da tubagem, vai encher os vizinhos de fumo do seu grelhador??


    Isso não aconteceu ainda usando o carvão e penso que não irá acontecer facilmente com uma a gás. Aquilo é uma churrasqueira embutida com chaminé, o prédio tem uma meia parede para proteger um pouco da chuva e vento, e além disso tenho a sorte de ser o ultimo andar.
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoMeta lá a botija e não queira problemas...

    Mas independentemente da história da tubagem, vai encher os vizinhos de fumo do seu grelhador??

    Ainda para mais que existem garrafas leves como o caso da galp pluma ou rubis gas light,resolve o assunto facilmente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diocatino
  12.  # 12

    MEta a gas de garrafa. use as plumas.
    Esse serviço, sendo viável técnicamente, não lhe vai custar menos de uns 900€.( isso dá para quantas garrafas de galp Pluma!?, umas 30!!!)

    Presumo que ainda terá de partir a cozinha para acrescentar tubagem, etc... depois fica embutida ou vai manter À vsta?
    Já viu o filme onde se irá meter!?
    Concordam com este comentário: nocas1
    • SrR
    • 9 julho 2021

     # 13

    Colocado por: RicardoPorto5. Cobre 18mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diocatino
    22mm
  13.  # 14

    Por acaso desconhecia essas garrafas leves, tenho de ir investigar tamanho e preços.



    Colocado por: Pedro BarradasMEta a gas de garrafa. use as plumas.
    Esse serviço, sendo viável técnicamente, não lhe vai custar menos de uns 900€.( isso dá para quantas garrafas de galp Pluma!?, umas 30!!!)
    Concordam com este comentário:nocas1


    Tanto!? Bem sei que os materiais andam caros mas pensei gastar muito menos.



    Colocado por: Pedro Barradas
    Presumo que ainda terá de partir a cozinha para acrescentar tubagem, etc... depois fica embutida ou vai manter À vsta?
    Já viu o filme onde se irá meter!?
    Concordam com este comentário:nocas1


    Não iria partir nada além do furo na parede para passar o tubo para o exterior. No terraço ficava á vista encostado ao canto do teto e só descia perto do local necessário. Na cozinha não se via porque como referi tenho um rebordo a volta. Uma espécie de teto mais baixo que tem as luzes da cozinha. O local do Gás e do esquentador é dentro do armário, que vai até o teto.
  14.  # 15

    Colocado por: DiocatinoBem sei que os materiais andam caros

    e só pensa pagar material? e o resto? inlcuindo projectos de gas, taxa de apreciação de gas, inspecções de gas... as obras, etc.
  15.  # 16

    As garrafas que se dizem leves, na minha opinião, não são leves de todo.

    Mas sempre pode ter o serviço de entrega da botija em casa, que fica muito mais barato que a alternativa de meter tubagem tudo como deve de ser
    • eu
    • 10 julho 2021

     # 17

    Atenção que as garrafas "leves" levam menos gás e são mais caras.

    Foram uma jogada de mestre da GOLP.
  16.  # 18

    Colocado por: eulevam menos gás


    Claro, paga mais pela conveniência.
  17.  # 19

    Colocado por: LrLisboaAs garrafas que se dizem leves, na minha opinião, não são leves de todo.

    Mas sempre pode ter o serviço de entrega da botija em casa, que fica muito mais barato que a alternativa de meter tubagem tudo como deve de ser


    Isto entretanto já parece os calculos de rentabilidade dos paineis solares, cada vez mais vejo que é melhor estar quieto.

    Estive a falar com um profissional da área conhecido e por alto e sem ver disse 700 paus.
    Também mencionou que não posso ir buscar o gás ao pé do esquentador e que teria de ser da entrada..

    Então bilhas lá terão de ser ou então, pensar a longo prazo como um familiar me disse e gastar mais agora. 😅

    Mas realmente as bilhas pluma nao compensam nada. Melhor acartar com elas grandes enquanto sou novo. Depois para a reforma penso na entrega ao domicilio. (Se houver ainda reforma)
 
0.0216 seg. NEW