Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Antes de mais espero que se encontrem todos bem, muitos parabéns pelo fórum 😉

    Fiz o meu primeiro investimento num terreno de 1.100m2 e pretendo construir uma moradia fora do vulgar para posteriormente vender e lucrar com a venda.
    O terreno custou-me 43.000€ e pretendo gastar no máximo 200.000€ com a construção. Tendo em conta as moradias a volta e a vista que o terreno tem, facilmente consigo meter a vivenda a venda por 370.000€ na zona da golegã (distrito de Santarém).

    DÚVIDAS:
    - A diferença entre o custo de uma moradia 2 pisos ou térrea é MUITO significativa?
    - Consigo obter um bom lucro ao contratar um empreiteiro para a obra e posteriormente vender a um cliente final?
    - Qual a melhor estratégia que posso ter para rentabilizar melhor forma o meu investimento com a construção da moradia?

    Aguardo atentamente feedback 😉
  2.  # 2

    1 - a diferença é marginal. Se for térrea gasta mais em fundações e cobertura. Se for 2 pisos gasta na escada, ligeiro reforço estrutural e mais meios de elevação/andaimes
    2 - não percebo bem a sua questão. Queria fazer administração direta? Se não é da área arrisca-se a descontrolar custos e construir mal
    3 - contacte um bom arquiteto que saiba valorizar ao máximo o seu investimento para obter o melhor resultado e para atingir o cliente-alvo.

    Com 200.000€ não me arriscaria por grandes voos. Tenha em atenção as áreas e acabamentos para não ficar a obra a meio. Nos tempos que correm e dada a localização considere 1100€/m2 como a bitola mais baixa (com arranjos exteriores nos mínimos). Se não tem pressa espere 1/2 anos para os preços voltarem a alguma normalidade (mas não ponho as mãos no fogo...)
  3.  # 3

    Colocado por: PREMISSA_ARQ1 - a diferença é marginal. Se for térrea gasta mais em fundações e cobertura. Se for 2 pisos gasta na escada, ligeiro reforço estrutural e mais meios de elevação/andaimes
    2 - não percebo bem a sua questão. Queria fazer administração direta? Se não é da área arrisca-se a descontrolar custos e construir mal
    3 - contacte um bom arquiteto que saiba valorizar ao máximo o seu investimento para obter o melhor resultado e para atingir o cliente-alvo.

    Com 200.000€ não me arriscaria por grandes voos. Tenha em atenção as áreas e acabamentos para não ficar a obra a meio. Nos tempos que correm e dada a localização considere 1100€/m2 como a bitola mais baixa (com arranjos exteriores nos mínimos). Se não tem pressa espere 1/2 anos para os preços voltarem a alguma normalidade (mas não ponho as mãos no fogo...)


    Muito obrigado pela resposta primeiro que tudo. Não tenho experiência na área, estou agora a inserir-me no negócio da construção.Tenho um arquitecto top que me irá fazer esse planeamento a nível de custos. O objetivo seria começar por volta de 2022 precisamente por causa desse aspeto dos preços praticados hoje em dia. Tinha estas duas imagens como referências de casas, uma opção térrea e outra opção de dois andares, ambas com piscina.

    Acredito que a de dois andares em questão talvez fuja para os 240K devido aos vidros e caixilharias. Naturalmente que a caixilharia da imagem não seria aplicada na moradia, iríamos arranjar uma solução mais barata não sendo necessário ser uma janela PVC de 5 metros altura.
      9D7E9429-E50F-4B95-9946-576E90531268.jpeg
      BFB06E22-893B-4A1A-B4D4-70128AA64E00.jpeg
      C6DFB7CB-C978-4A6B-BD29-FD9ADAC62BDB.jpeg
  4.  # 4

    Então acho que está na altura de falar com o seu arquiteto para não se iludir relativamente a modelos que encontre na internet. Qualquer uma dessas casas com ou sem PVC deverão custar 2 ou 3 vezes mais do que pode investir.
    A notar:
    1 - vidro por todo o lado com dimensões impraticáveis com caixilhos standard
    2 - vãos sem apoios enormes e consolas
    3 - piscina e jardim
    4 - guardas em vidro temperado
    5 - madeiras, pedra e outros acabamentos caros
    6 - acima de tudo, áreas enormes
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Se o arquitecto é Top, já deve ter-lhe dito que nem em sonhos.

    Concordo com o colega....
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 6

    Com os 200k é capaz de fazer o ANEXO dessas casas das fotos...
  7.  # 7

    Creio que me expressei mal. O objetivo será ter por base a forma como essas casas estão desenharas mas naturalmente que terei que ter soluções mais baratas do que as que aí estão demonstração, começando pelas caixilharias/vidros por exemplo.

    Na vossa opinião é possível recriar a nível estético mas com soluções mais baratas?
  8.  # 8

    Claro que pode tentar imitar uma casa destas usando tudo do mais barato ficando por volta dos 200 mil, precisará é de muita sorte depois para encontrar um idiota qualquer que lha compre por 370 mil!
    • DVilar
    • 12 julho 2021 editado

     # 9

    Colocado por: ZetugaO terreno custou-me 43.000€ e pretendo gastar no máximo 200.000€ com a construção. Tendo em conta as moradias a volta e a vista que o terreno tem, facilmente consigo meter a vivenda a venda por 370.000€ na zona da golegã (distrito de Santarém).


    Portanto, investimento de 240k em terreno e construção, venda por 370k. Parece-lhe normal? Alguém que está a fazer "o meu primeiro investimento"? Nem os empreiteiros há décadas no mercado têm essas margens, mas o Zetuga tem tudo controlado, não é?

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: pvieira91
    • DS86
    • 12 julho 2021

     # 10

    O que vai precisar de encontrar é um bom vendedor. Daqueles que se for preciso até vende a mãe.

    Agora sem brincadeira, acho que pode estar a entrar no caminho que lhe pode trazer dissabores mais à frente. Existe construtores que conseguem tirar rentabilidade de 100k numa casa, mas vendem a 500k e o custo da mesma é de 340 com um terreno de 60k.

    Agora o valor que espera tirar de rentabilidade de uma casa de 200k parece irreal
  9.  # 11

    Sinceramente nao me espanta , em Lisboa compram autênticos palheiros como se fossem casas de luxo , aqui a questão prende-se na zona onde vai construir com esse valor de compra arranja-se melhor?
  10.  # 12

    Colocado por: ZetugaO terreno custou-me 43.000€ e pretendo gastar no máximo 200.000€ com a construção. Tendo em conta as moradias a volta e a vista que o terreno tem, facilmente consigo meter a vivenda a venda por 370.000€ na zona da golegã


    se fosse assim tão fácil ganhar 100k, estávamos todos ricos.

    acho que dar 370k por uma moradia na golegã, é obra. Isso já é entrar num mercado muito restrito, até pq com 200k só consegue construir uma moradia normalíssima.
  11.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosse fosse assim tão fácil ganhar 100k, estávamos todos ricos


    Não é assim tão fácil, mas se tiver a sorte de apanhar um periodo de aumento de preços pode tirar 100k.
    Desde o ano passado, com o interesse de muitas familias passarem de um apartamento para uma vivenda, existiu construtores que estavam em fase de construção e que conseguiram aumentar os valores em 50k/60k acima do valor inicialmente pensado.

    E digo-lhe isto porque conheço um construtor que me mostrou como conseguiu 200k em duas vivendas que estava a construir. Quando começou a construção o objetivo era tirar 30 a 40k por cada uma e no final conseguiu 200k/brutos.
  12.  # 14

    Não percebo porque é que existem resposta de carácter de gozo e agressivo. Fiz perguntas que são dúvidas que tenho nada mais. Na vossa opinião então qual será a margem que conseguirei libertar com a venda de uma moradia de custo 250k?
  13.  # 15

    Colocado por: ZetugaNão percebo porque é que existem resposta de carácter de gozo e agressivo. Fiz perguntas que são dúvidas que tenho nada mais. Na vossa opinião então qual será a margem que conseguirei libertar com a venda de uma moradia de custo 250k?


    Colocado por: ZetugaNão percebo porque é que existem resposta de carácter de gozo e agressivo. Fiz perguntas que são dúvidas que tenho nada mais. Na vossa opinião então qual será a margem que conseguirei libertar com a venda de uma moradia de custo 250k?


    A zona onde vai construir , casas já construídas do estilo da sua áreas semelhantes pedem quanto ?
  14.  # 16

    Na Golegã? Esses preços que refere não se aplicam facilmnete á zona, dificilmente revenderá com lucro, seria preciso estar a vender agora que estamos no alta do ciclo imobiliário e já com tudo feito e construído, e mesmo agora não seria fácil a venda por esse preço a menos que fosse uma das casas reais das fotos.
    • Bondi
    • 12 julho 2021 editado

     # 17

    É sempre possível vender mais caro. Vai depender do marketing e do nicho a atacar.
    Se tiver uma rede de contactos extensa, mais fácil se torna....
  15.  # 18

    Colocado por: carlosj39É sempre possível vender mais caro. Vai depender do marketing e do nicho a atacar.
    Se tiver uma rede de contactos extensa, mais fácil se torna....


    vamos ser sensatos. quem dá 370k por uma casa, na Golegã, está à espera de uma casa pelo menos T3+1, com uma arquitetura diferenciadora das outras casas, depois espera pelo menos uma casa com certificação energética A, piso radiante, piscina, arranjos exteriores ajardinados, etc etc. Ora isso não se consegue construir por 200k.

    por 200k constrói uma casa T3+1 com uma arquitetura banal, igual ás restantes casas, sem piso radiante, sem piscina e com arranjos exteriores minimalistas.
  16.  # 19

    Já foi a um contabilista fazer as contas?
    O lucro é taxado de maneira diferente se for um particular ou construir como empresa que adjudica a obra a uma outra empresa de construção ou a várias de acordo com os trabalhos em questão.

    Actualmente há moradias a 370 mil na Golegã? E vendem-se rapidamente?
    Quem foram os promotores?
    (São só questões para ter em conta para as decisões futuras).
  17.  # 20

    Apesar de também não dominar esta área, acho o seu plano muito irrealista. Investir 240k e ganhar 370k num espaço de 1 ou 2 anos sendo que é o seu primeiro investimento? Parece aqueles miúdos que vêem uns videos de um youtuber de como ganhar dinheiro no Forex e pensam que vão ficar ricos.

    Se já tivesse experiência na área e um constructor de confiança, certamente que seria natural conseguir fazer lucro ainda que duvido que conseguisse esses valores. Olhando para as fotos de casas modelo que colocou percebe-se que não faz a minima ideia dos preços...

    Eu estou em vias de começar a construir uma moradia e posso-lhe dizer que qlq coisa fora do standard é duplamente cara. Também queriamos paredes envidraçadas e portas até ao tecto, mas depois vemos o preço... Upa upa.


    Nos 370k já deve estar a entrar num nicho e aí as pessoas serão mais exigentes (acho eu!). Talvez fosse mais fácil dividir esse terreno em dois e fazer duas casas geminadas bem mais simples e mais baratas.
 
0.0223 seg. NEW