Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou à procura de casa desde o inicio do ano na zona da Trofa/Maia (distrito do Porto).

    Somos 2, temos rendimento líquido mensal de 2400 euros, não temos crédito e temos cerca de 60 mil euros de poupanças.

    Preferiamos uma moradia mas os preços delas É incomportável (min 280/300 mil euros) por isso estamos a pensar em comprar um apartamento. Novo é complicado também pois rondam os 250 mil (T3).

    Ao comprarmos um apartamento com 15/20 anos por exemplo, gostariamos de ter uma ideia, de quanto ficaria, em média, uma remodelação de:

    - Todo o chão e rodapés dos corredores, sala e quartos, sendo por exemplo uma troca de tijoleira e taco para flutuante (100m2)
    - 2 casas de banho total de 6/7 m2 cada
    - 1 cozinha total de 14/16 m2.

    Materiais de custo médio, nada de materiais de luxo.

    Sei que é vago o meu pedido mas não tenho a menor ideia de quanto poderia ter que investir para realizar este tipo de obras.

    Obrigada
    • RCF
    • 21 julho 2021

     # 2

    Colocado por: CL1990Somos 2, temos rendimento líquido mensal de 2400 euros, não temos crédito e temos cerca de 60 mil euros de poupanças.

    Preferiamos uma moradia mas os preços delas É incomportável (min 280/300 mil euros)

    Dependerá um pouco da V/ idade e essencialmente de outras despesas que tenham (filhos, por exemplo), mas com esses rendimentos e essas poupanças, talvez não seja impossível

    Colocado por: CL1990- Todo o chão e rodapés dos corredores, sala e quartos, sendo por exemplo uma troca de tijoleira e taco para flutuante (100m2)

    de €2000 para cima
    depende muito do que quiserem aplicar. Há flutuante a €5/m2 e a €100/m2

    Colocado por: CL1990- 2 casas de banho total de 6/7 m2 cada

    de €2000 para cima
    depende do que quiserem aplicar. Tanto as louças sanitárias como os revestimentos têm preços muito variáveis.

    Colocado por: CL1990- 1 cozinha total de 14/16 m2.

    de €5000 para cima
    • CL1990
    • 21 julho 2021 editado

     # 3

    Colocado por: RCF
    Dependerá um pouco da V/ idade e essencialmente de outras despesas que tenham (filhos, por exemplo), mas com esses rendimentos e essas poupanças, talvez não seja impossível


    de €2000 para cima
    depende muito do que quiserem aplicar. Há flutuante a €5/m2 e a €100/m2


    de €2000 para cima
    depende do que quiserem aplicar. Tanto as louças sanitárias como os revestimentos têm preços muito variáveis.


    de €5000 para cima


    Muito obrigada.

    Tenho 29 e ele 34. Não temos outras despesas neste momento pois cada um de nós ainda vive com os respetivos pais.

    Queremos a nossa casa para precisamente iniciar a nossa vida e ter um filho.
    • RCF
    • 21 julho 2021

     # 4

    Colocado por: CL1990Tenho 29 e ele 34. Não temos outras despesas neste momento pois cada um de nós ainda vive com os respetivos pais.

    Com essas idades, esses rendimentos e essas poupanças, acham que têm o direito a sonhar...
  2.  # 5

    Colocado por: RCF
    Com essas idades, esses rendimentos e essas poupanças, acham que têm o direito a sonhar...


    Não percebi...

    Sou bastante "pés na terra". Tenho sonhos é verdade mas sou muito realista, sei que comprar uma casa de 300 mil euros é viver "apertados" assim que tivermos filhos e outras despesas.

    Daí já ponderar todas as opções...
    • RCF
    • 21 julho 2021

     # 6

    Colocado por: CL1990Não percebi...

    com essas idades (são novos), esses rendimentos (bastante razoáveis) e essas poupanças (muito razoáveis para a V/ idade), têm o legítimo direito a sonhar/ambicionar comprar uma casa por €300.000
  3.  # 7

    Eu não escolheria um apartamento, muito menos com essa idade. Quer uma dica? Pesquise aqui no fórum por "ruído de vizinhos".
    E porque não uma moradia em bom estado/habitavel a necessitar apenas de alguns mimos?

    Idealista
  4.  # 8

    Colocado por: RCF
    com essas idades (são novos), esses rendimentos (bastante razoáveis) e essas poupanças (muito razoáveis para a V/ idade), têm o legítimo direito a sonhar/ambicionar comprar uma casa por €300.000


    Desculpe mas não posso concordar. Com cerca de 40mil euros de entrada, ainda teriamos que pedir 260mil. A 40 anos, aos juros atuais, rondaria os 600 €/mês, o que me parece tornar-se rapidamente incomportável se os juros subirem e tivermos filhos, comprarmos um carro, etc. Isto se tudo se mantiver como até aqui, pois apesar de efetivos em multinacionais, nunca se sabe o dia de amanhã.

    De qualquer forma só para impostos de compra iriam uns 16/18 mil euros... Não posso investir tudo na casa e ficar sem nenhum pé de meia, até porque teria que a mobilar.
  5.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu não escolheria um apartamento, muito menos com essa idade. Quer uma dica? Pesquise aqui no fórum por "ruído de vizinhos".
    E porque não uma moradia em bom estado/habitavel a necessitar apenas de alguns mimos?

    Idealista


    Olá Vítor,

    Vivo numa moradia isolada, inserida num terreno com 1000m2.

    Sei que será muito dificil a adaptação a um apartamento, quer pela questao do ruido, quer pelo espaço, mas infelizmente, aqui existem moradias dos anos 80 a 250, 260 mil euros... Quando são mais baratas, são praticamente ruínas.
    • RCF
    • 22 julho 2021

     # 10

    Colocado por: CL1990Desculpe mas não posso concordar. Com cerca de 40mil euros de entrada, ainda teriamos que pedir 260mil. A 40 anos, aos juros atuais, rondaria os 600 €/mês,

    Fazem bem em ser cautelosos.

    Colocado por: CL1990só para impostos de compra iriam uns 16/18 mil euros...

    É importante que tenham isso em conta e que pensem um pouco mais além quanto a isso. Cada vez que comprarem uma casa vão ter essa despesa. Essa será mais uma razão para não andarem a comprar uma casa agora e a trocarem daqui por meia dúzia de anos...
  6.  # 11

    Se têm incertezas relativamente ao futuro próximo também podem considerar a hipótese de remodelarem um apartamento T2 mais modesto para nele viverem nos próximos 10 anos e só depois construirem a moradia vendendo o apartamento.

    Se fizerem uma intervenção com bom gosto e pouco dinheiro até poderão ter algum retorno do investimento que fizerem no 1º apartamento.
  7.  # 12

    Colocado por: CL1990- Todo o chão e rodapés dos corredores, sala e quartos, sendo por exemplo uma troca de tijoleira e taco para flutuante (100m2)
    - 2 casas de banho total de 6/7 m2 cada
    - 1 cozinha total de 14/16 m2.

    Materiais de custo médio, nada de materiais de luxo.

    Penso que os valores indicados pelo RCF pecam por defeito. Uma renovação, como a que aparentemente pretendem, nunca conte com menos de 15-20k. Por exemplo os 5000 eur basicamente são o preço de uma cozinha não muito grande com eletrodomésticos. Renovando mosaicos, talvez revisão de canalização/eletricidade e mão de obra, facilmente gasta 10k.

    Parecem ser um casal regrado com o dinheiro, têm rendimentos bastante bons para a realidade do país, mas infelizmente não para os valores praticados no mercado imobiliário (estamos no mesmo barco). Por isso continuem na procura, ainda existem oportunidades, só têm de ter calma e pensar friamente (é difícil, pois a compra da 1ª casa é um processo muito emocional) para identificar a vossa.
    •  
      RRoxx
    • 22 julho 2021 editado

     # 13

    Colocado por: HAL_9000Penso que os valores indicados pelo RCF pecam por defeito. Uma renovação, como a que aparentemente pretendem, nunca conte com menos de 15-20k. Por exemplo os 5000 eur basicamente são o preço de uma cozinha não muito grande com eletrodomésticos. Renovando mosaicos, talvez revisão de canalização/eletricidade e mão de obra, facilmente gasta 10k.



    depende do que quiserem lá meter dentro. Já fiz remodelações a mais de 1000€/m2.

    Por exemplo e pegando nos 5000€ para cozinha, 5000€ são o preço de uma cozinha normal e sem grandes invenções... se for para coisas mais evoluídas, lacados alto brilho, extraíveis e o diabo a sete, se calhar 5000€ não chegam para os móveis.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMVP
    • 22 julho 2021

     # 14

    Colocado por: CL1990
    Ao comprarmos um apartamento com 15/20 anos por exemplo, gostariamos de ter uma ideia, de quanto ficaria, em média, uma remodelação de:

    - Todo o chão e rodapés dos corredores, sala e quartos, sendo por exemplo uma troca de tijoleira e taco para flutuante (100m2)
    - 2 casas de banho total de 6/7 m2 cada
    - 1 cozinha total de 14/16 m2.

    E numa casa de 15-20 anos tem de remodelar totalmente wc e cozinhas?
    Quanto ao Chao, laro que é uma questao de gosto mas trocar taco por flutuante para mim nao é uma boa opcao.
    Quanto ao barulho dos vizinhos em apartamentos o que lhe posso dizer é que ha apartamentos e apartamentos e vizinhos e vizinhos.

    Quanto ao rendimento, concordo consigo nao é o suficiente para compras de 300.000 ainda para mais para quem quer ter filhos.
    • AMVP
    • 22 julho 2021

     # 15

    Claro que cada um faz as suas opcoes mas vou-lhe dar o meu exemplo de despesas com um filho:
    Acompanhamento na gravidez: 90 €/mes para consultas : ecografias minimas: 2 a 150 cada e uma 200
    Esteve com a minha mae ate ao um ano e meio pelo que Nesta altura as despesas eram fraldas, leite, pediatra, roupa e afins
    Depois este num colegio a meio tempo, 200 euros mes
    A partir dos 3 foi para o preescolar, cerca de 350 mes a que passou a acrescer judo, hoquei e ingles, esta a mais significativa em termos financeiros (75 mes)
    Aos 5 foi para a escola publica, a despesa diminuiu pois deixei de pagar a escola, o resto manteve-se. Mas passei a pagar a uma carrinha para o levar a casa e/ao ingles.
    Aos 8 entra em competicoes numa outra atividade, passei a pagar aulas particulares, a volta de 150 euros mensais, a que acresce semanas em hoteis e alimentacao fora, para mim e para ele.
    A idade foi avancando e deixei de ter carrinha mas passei a ter explicacoes. Nota: as explicacoes nao sao para ter 14 ou 15 mas sim para ter notas mais elevadas, isto só para esclarecer que nao é por ser mau aluno antes pelo contrario.
    Atualmente, ha um ano que nao pago ingles, mas paguei ate ao advanced, pago explicacoes (300 euros mes), aulas da atividade que referi, mais barata agora pq encontrei um professor cubano e como o meu filho Fala e percebe perfeitamente espanhol, tb ja paguei alguns campos de ferias em espanha que por acaso ate foram mais baratos do que o sao em Portugal, nao ha problems. E claro, como ja é crescido tb compro perfumes, cremes para a pele, roupa e sapatos de marca, embora sempre a versao mais basica e barata das mesmas.
    Num futuro proximo: terei de pagar propinas, despesas associadas a se estudar mais longe de casa, na esperanca de que nao tenha de se deslocar para outro local do pais, erasmu e claro um dia o rapaz querera sair e isso tb custa dinheiro.

    Nota: o meu filho tem hoje 16 anos e felizmente sem qualquer problema de saude. Tb considero que a diferenca entre a escola publica e a privada esta a aumentar e pior com tendencia a agravar - se, eu ponderaria a hipotese da escola privada.

    Espero ter ajudado.
  8.  # 16

    Colocado por: AMVPNota: o meu filho tem hoje 16 anos e felizmente sem qualquer problema de saude. Tb considero que a diferenca entre a escola publica e a privada esta a aumentar e pior com tendencia a agravar - se, eu ponderaria a hipotese da escola privada.

    Espero ter ajudado
    Só me apraz acrescentar que uma parte significativa desses custos se devem ao facto de o seu filho ser um privilegiado. Não estou a criticar, nem a julgar, só a constatar um facto. As despesas com o(s) filhos dependerão de inúmeros fatores, nomeadamente do nivel de privilégios que os pais lhe quiserem proporcionar. O seu relato é interessante e importante não só para para a autora do tópico, mas também para mim e outros foristas, que não tendo ainda filhos têm de ponderar diversos fatores para acautelar futuras despesas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • AMVP
    • 22 julho 2021

     # 17

    Colocado por: HAL_9000Só me apraz acrescentar que uma parte significativa desses custos se devem ao facto de o seu filho ser um privilegiado. Não estou a criticar, nem a julgar, só a constatar um facto. As despesas com o(s) filhos dependerão de inúmeros fatores, nomeadamente do nivel de privilégios que os pais lhe quiserem proporcionar. O seu relato é interessante e importante não só para para a autora do tópico, mas também para mim e outros foristas, que não tendo ainda filhos têm de ponderar diversos fatores para acautelar futuras despesas.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Concordo em pleno consigo, o meu filho é um previliago. Mas repare, na minha opiniao quem compra casas de 300.000 tb o é. E para mim comprar casas desses valores e depois os filhos andarem com sapatos de 5 ou 10 euros nao faz qualquer sentido.
    Acrescento que no meio em que trabalho a grande maioria dos miudos ate é mais previligiado do que o meu filho, tenho é menos colegas a comprarem casas de 300.000.
    Sao opcoes, claro que para quem as pode ter. Mas de facto o mundo esta casa vez mais concorrencial e a educacao e contactos e muito importante para o futuro dos miudos.
    Eu ao tive nem de perto nem de longe a vida do meu filho. E o meu filho nao tem o ultimo grito da tecnologia nem da moda, Mas vive rodeado de miudos que o tem apesar de andar numa escola publica nos suburbios de lisboa. E eu tenho um carto basico e velho.
    Concordam com este comentário: andreabeira
  9.  # 18

    Uma sugestão:

    Porque não alargar a área geográfica? É uma zona cara. Eu nunca compraria apartamento se soubesse o que sei hoje. Preferia estar numa casinha mais modesta mas ter a minha privacidade!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 22 julho 2021

     # 19

    Quanto ao user que iniciou o topico, uma opcao valida, conheco quem o tenha feito, tb é comprar uma casa pratica, perto de servicos essenciais para o dia a dia da familia e ter uma outra maior, mais ao gosto para estar um fim de semana, desde que seja perto do local onde se esta durante a semana, isto para quem gosta de vivendas. Conheco 2 casos assim, nos casos em concerto, adquiriram apartamentos pequenos mas centrais e tem vivendas a 20 km de distancia. Tb conheco casos de pessoas que tem casas por todo o lado e no dia a dia vivem apartamentos grandes.
    • RCF
    • 22 julho 2021

     # 20

    Colocado por: AMVPQuanto ao user que iniciou o topico, uma opcao valida, conheco quem o tenha feito, tb é comprar uma casa pratica, perto de servicos essenciais para o dia a dia da familia e ter uma outra maior, mais ao gosto para estar um fim de semana,

    uma opção válida, para quem tiver (muito) dinheiro...
    O user que iniciou o tópico estará com dificuldades em comprar uma casa, quanto mais duas...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
 
0.0236 seg. NEW