Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Gostava de saber se alguém já passou por algo do género, estou a construir um moradia unifamiliar, é uma correr de 5 moradias em banda, a minha é um topo. O dono dos outros lotes, desse correr de 5 moradias, entregou entretanto uma alteração ao loteamento onde vai alterar tudo, arquitetura, nº pisos etc. Pelos vistos os outros donos seriam notificados por edital na junta de freguesia, claro esta, não soube, soube agora por acaso, já nem esta em edital.
    Sabem se posso ainda fazer alguma coisa para opor me à alteração?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: CaraMSabem se posso ainda fazer alguma coisa para opor me à alteração?

    Um alteração ao loteamento só seria indeferida se existisse oposição de pelo menos 50% dos proprietários do loteamento. Neste caso nem sequer houve edital, nem você foi consultado, porque o proprietário dos restantes lotes tem mais de 50% do loteamento
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, econom.pedro
  3.  # 3

    Colocado por: Picaretaporque o proprietário dos restantes lotes tem


    Pois... tem mais isso, ele não tem só estes lotes, tem mais, são mais fileiras e ele tem mais alguns.
    Ou seja, não posso fazer nada, mesmo que tivesse ido a tempo do edital. Haver edital houve, mas foi em março. Mas supostamente eu teria uma casa encostada è minha, pelos vistos não vou ter (facto que não me agrade cuidado) o que me desagrada é que a qualidade da construção que ele quer vai ser metade...vai desvalorizar aquilo bastante... mas o mais certo é ter de comer calado.
    Obrigado Picareta.
  4.  # 4

    Colocado por: CaraMHaver edital houve, mas foi em março.

    Incompetência ou ignorância dos serviços camarários.

    Colocado por: CaraMo que me desagrada é que a qualidade da construção que ele quer vai ser metade...vai desvalorizar aquilo bastante...

    Como é que sabe a qualidade da construção?

    Colocado por: CaraMmas o mais certo é ter de comer calado.

    Isso é certo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardomendes
  5.  # 5

    Colocado por: PicaretaIncompetência ou ignorância dos serviços camarários.

    Pois, provavelmente lol, já tinha ouvido falar dessa coisa dos 50% mas nem me lembrei.

    Colocado por: PicaretaComo é que sabe a qualidade da construção?

    pq já vimos o que ele quer fazer... basicamente estava previsto casas de 400 mil, ele quer fazer de 200 mil...

    Colocado por: PicaretaIsso é certo


    dasse... oh pah ele que altere o que quiser mas podia manter a qualidade do loteamento...
  6.  # 6

    CaraM

    compreendo que se sinta de alguma forma defraudado, no entanto o que para si pode ser uma desvalorização ou algo feio para outros pode não ser. Resta-lhe aferir a legalidade das coisas e pouco mais.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1CaraM

    compreendo que se sinta de alguma forma defraudado, no entanto o que para si pode ser uma desvalorização ou algo feio para outros pode não ser. Resta-lhe aferir a legalidade das coisas e pouco mais.


    Pois, sem dúvida... é lixado..comprei um lote com construção de acabamentos de luxo, que tudo se paga, e agora fica o meu mamarracho, cortado, pois seria para levar outra moradia uni da parte baixo...
    Só me resta aferir a legalidade e talvez o bom senso camarário de manter a estética da coisa, pois uma casa de granito e trespa é diferente de casas de capoto e isso sim desvaloriza.
    Concordam com este comentário: pvieira91
  8.  # 8

    Colocado por: CaraM

    Pois, sem dúvida... é lixado..comprei um lote com construção de acabamentos de luxo, que tudo se paga, e agora fica o meu mamarracho, cortado, pois seria para levar outra moradia uni da parte baixo...
    Só me resta aferir a legalidade e talvez o bom senso camarário de manter a estética da coisa, pois uma casa de granito e trespa é diferente de casas de capoto e isso sim desvaloriza.
    Concordam com este comentário:pvieira91


    De facto vai ficar mt estranho... a sua casa já está em construção?
    Se não altere o seu lote também
    • CaraM
    • 23 julho 2021 editado

     # 9

    Colocado por: pvieira91De facto vai ficar mt estranho... a sua casa já está em construção?
    Se não altere o seu lote também


    A minha está quase pronta... o que me tinham informado na camara, a arquiteta da zona, foi que se eu construi se antes, ele não poderia alterar, pelos vistos errado...
    E como eu não percebo nada do assunto claro acreditei, até pq o dono nunca veio falar cmg para eventual alteração.
  9.  # 10

    Colocado por: CaraM

    A minha está quase pronta... o que me tinham informado na camara, a arquiteta da zona, foi que se eu construi se antes, ele não poderia alterar, pelos vistos errado...
    E como eu não percebo nada do assunto claro acreditei, até pq o dono nunca veio falar cmg para eventual alteração.

    Já agora esse processo de alteração demorou mt tempo? Pergunto isso pk comprei um lote e vamos todos alterar as áreas de implantação.
  10.  # 11

    Colocado por: pvieira91Já agora esse processo de alteração demorou mt tempo? Pergunto isso pk comprei um lote e vamos todos alterar as áreas de implantação.


    Ele para já so pediu â camara e meteu em edital, ainda não entregou o projeto para análise.
    Até porque não é garantido que a camara aceite o que ele pretende...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  11.  # 12

    Pelo menos a sua vai se destacar em relação ás outras pois tem materiais de melhor qualidade
    • CaraM
    • 23 julho 2021 editado

     # 13

    Colocado por: ruimesquitaPelo menos a sua vai se destacar em relação ás outras pois tem materiais de melhor qualidade


    ahahah o pato ali do sítio lol que até muros granito meteu lol.
    Meteu pk foi obrigado lol
  12.  # 14

    Pensei que as notificações seriam por carta ou e-mail
  13.  # 15

    Colocado por: tviegasPensei que as notificações seriam por carta ou e-mail


    E deviam ser lol. sinceramente, pq ng anda a ver editais na junta de mes a mes.
  14.  # 16

    Colocado por: CaraME deviam ser lol. sinceramente, pq ng anda a ver editais na junta de mes a mes.


    Olá, tem toda a razão...
    É incrível o modo antiquado de como funcionam os departamentos de urbanismo de algumas Câmaras.
    Enquanto entidade local deviam promover ações de proximidade para com a sua população.
    Em vez disso, são como uma máquina pesada, lenta e muito burocrática para resolver o que quer que seja.
    Já era hora de um revolução :) Mas nem a sociedade comum nem os técnicos têm vontade e/ou força para lutar por isso.

    Sobre o seu caso em concreto, apenas releva o conhecimento do cidadão comum sobre como funcionam os loteamentos ou o ordenamento do território
    Regra geral, é "normal" que o seu vizinho altere a fachada e que não se condicione pela sua casa ou os seus gostos.
    Ou seja, acha justo você ditar como serão as outras 4 moradias?

    Apesar disso, também é certo que as casas que são construídas depois têm o dever de respeitar e valorizar o seu contexto e envolvente, incluindo a sua moradia neste caso.

    Boa sorte, não desespere.
  15.  # 17

    Notifica-se em edital quando o número de pessoas a comunicar torna o processo de difícil execução ou quando não se conhece os contatos para onde contatar, não sei qual é o vosso espanto
  16.  # 18

    Colocado por: Tome_2não sei qual é o vosso espanto

    No caso deste tópico só havia uma pessoa para notificar e nem sequer era necessário notificar.
  17.  # 19

    Colocado por: Tome_2não sei qual é o vosso espanto


    Espanto não é nenhum. É o que temos há muitos anos... e até fazia sentido.
    Hoje "Edital" é tudo menos prático, é "para cumprir" e tá.
    Até poderá funcionar nas povoações pequenas, onde até o "padre" avisa na missa e todos sabem quem são os donos disto ou daquilo, de resto, faz pouco sentido a meu ver.
    Na freguesia onde moro vivem 31'000 pessoas, alguém anda a ver editais?

    É tudo menos difícil contactar quem quer que seja nos dias de hoje...
    Na CM, consegue os dados de quem já construiu, uma simples carta e tava.
    Era mais "honesto".

    Neste caso em particular, o mais certo era nem precisarem de nada.
    Pois o user "sozinho" não teria peso para "embargar" o que quer que seja...
    Concordam com este comentário: pvieira91
  18.  # 20

    Peço desculpa por estar a "aproveitar-me deste tópico", mas tenho uma pequena questão relacionado com o processo de alteração de loteamento.

    Fiz CPCV de um lote num loteamento composto por 8 lotes. Todos os futuros proprietários vão alterar as áreas de implantação visto que estas são demasiado pequenas para o tamanho dos lotes.
    Há mais de um mês que enviei a documentação para alteração da área do meu lote ao promotor do loteamento. Memória descritiva, quadros sinópticos (antes e depois da atualização) e a nova planta de implantação.
    Tenho reparado que o promotor tem me estado a empatar. Vou lá quase semanalmente mas ele tenta sempre desviar o assunto e diz que vai tratar e nunca faz nada. Ainda ninguém avançou para a compra efetiva dos lotes porque estamos à espera das obras do loteamento que, confirmaram-nos agora, vão arrancar em Setembro.


    Estava a tentar perceber o porquê do promotor me estar a empatar e lembrei-me de um possível cenário. Não sei se faz sentido ou não, por isso é que partilho convosco para ver se me ajudam.
    Se der inicio ao processo de alteração de um lote o promotor não pode vender o lote até o processo estar resolvido na Câmara Municipal ou são processos independentes?

    Outra coisa, assumindo que todos os futuros proprietários vão submeter alterações ao loteamento por causa dos seus lotes, é possível que se submetam essas alterações de forma individual? Parece-me um bocado parvo, no meu entender devíamos juntar tudo e submeter apenas uma alteração, mas como o promotor está sempre a empatar estou a ponderar contratar um gabinete de arquitectura só para me tratar da alteração do loteamento.
 
0.0222 seg. NEW