Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

A questão é porque razão a casa esta desta forma, provavelmente por opção dos donos, ou então alguma coisa que nos ultrapassa.
    Imaginando que a casa a sul tem casas e a norte não, eu se calhar tambem ficava na duvida…
  2.  # 62

Colocado por: DR1982A questão é porque razão a casa esta desta forma, provavelmente por opção dos donos, ou então alguma coisa que nos ultrapassa.
    Imaginando que a casa a sul tem casas e a norte não, eu se calhar tambem ficava na duvida…

Não sei, vi o projeto da casa ao lado e é do género! Lavandaria a sul e cenas do género.
  3.  # 63

Colocado por: DR1982A questão é porque razão a casa esta desta forma, provavelmente por opção dos donos, ou então alguma coisa que nos ultrapassa.

Conheço bem um caso de escadas viradas a sul, quartos virados a norte assim como a cozinha.

Porquê? simples: o arquitecto aplicava sempre o mesmo projecto para os terrenos de uma certa área, independente da orientação solar. Aliás a casa parecia ter sido tirada daqueles sites americanos que produzem projectos de arquitectura clicando em várias opções.
  4.  # 64

Colocado por: ParamonteConheço bem um caso de escadas viradas a sul, quartos virados a norte assim como a cozinha.

Porquê? simples: o arquitecto aplicava sempre o mesmo projecto para os terrenos de uma certa área, independente da orientação solar. Aliás a casa parecia ter sido tirada daqueles sites americanos que produzem projectos de arquitectura clicando em várias opções.

Quando o projecto é muito barato ou muito rápido, é de desconfiar.
  5.  # 65

Colocado por: Paramonte

Conheço bem um caso de escadas viradas a sul, quartos virados a norte assim como a cozinha.

isso recentemente ?
  6.  # 66

Eu percebo que havendo uma boa paisagem a norte que se deve tentar explorar isso, mas, insisto, fachadas a norte são sempre mais frias e, ainda pior, escuras. Eu bem noto na casa que estou a construir. As divisões a norte são bem mais tristes, o Sol a entrar pelos espaços faz toda a diferença. É reconfortante.
    Se calhar uma janela a Sul ilumina mais do que um vão grande a Norte.
    • eu
    • 27 janeiro 2023

# 67

A luz natural é muito importante numa casa; nem sei como é que se pode dizer que a exposição a sul está sobrevalorizada.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  7.  # 68

Há uns anos atrás considerava, penso que como a maioria das pessoas, as melhores exposições solares o sul/poente.

A minha opinião mudou drásticamente após os meus pais mudarem para um apartamento com essas exposições e aquilo ser um forno autêntico nos meses de verão. É que não se consegue estar lá dentro mesmo com as cortinas e as persianas fechadas. Apesar da boa certificação energética e isolamento aquilo é simplesmente horrível nos meses de verão.

Recentemente adquiri um apartamento em que todas as janelas são viradas a nascente, tenho sol direto até cerca da uma da tarde, e estou mais que convencido que a exposição solar não pode ser melhor que isso. A casa começa a aquecer logo pela manhã mas quando o sol é mais forte já não afeta. É quente no inverno e fresca no verão.
  8.  # 69

O ideal seria uma casa que rodasse :-)

O meu apartamento tem frentes a nascente, sul e poente e mesmo não verão não é insuportável, mas talvez porque é um duplex e o calor foge para o andar de cima/sótão. Para dormir confortável à noite tenho que ligar o AC, sem dúvida, mas a casa não costuma ultrapassar os 26ºC, mesmo nas semanas mais quentes.

Colocado por: amcsilvaÉ que não se consegue estar lá dentro mesmo com as cortinas e as persianas fechadas.

No entanto, penso que muitas vezes fechar completamente a casa é pior. Já experimentaram tocar no vidro de uma janela virada ao sol com a persiana completamente fechada vs aberta 1-2 palmos ? É abismal, porque completamente fechada retém o calor que ela própria gera, enquanto que parcialmente aberta liberta o calor por convecção.
  9.  # 70

Numa moradia não se nota tanto esta questão da orientação. Deve ser por o ar circular entre todas as divisões.

Quando digo tudo fechado, não é literal. Fica sempre um pouco de persiana e vidro abertos senão era bem pior.
  10.  # 71

Aqui é vidros fechados e a persiana um pouco aberta, para ventilar por convecção o espaço entre vidro e persiana. A esposa costumava fechar tudo até eu preparar a experiência e lhe dizer para tocar no vidro (duplo) de uma com persiana toda fechada e de outra um pouco aberta (em quartos distintos com a mesma orientação): ficou convencida.

Deixar vidros abertos quando está calor não ajuda; pode dar sensação de frescura pela corrente de ar que gera mas não há como fugir à questão: está a meter ar quente dentro de casa.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    • eu
    • 23 julho 2024

# 72

Tem que ser previsto sombreamento adequado em todos os vãos virados para sul.

Devia ser obrigatório.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  11.  # 73

Então é melhor deixar 10 cm dos estores abertos e a janela (vidro duplo) também aberta? É isso?
  12.  # 74

Colocado por: Dias12Então é melhor deixar 10 cm dos estores abertos e a janela (vidro duplo) também aberta? É isso?

Se abre a janela entra o calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  13.  # 75

o ideal é proteger os vidros dos raios diretos do sol seja com estores seja com palas mas entre os estores e o vidro deixar circular o ar. posto isto ter a janela em si fechada ou parcialmente aberta terá a ver com o sistema de climatização que estiver ativo no interior.
  14.  # 76

Colocado por: Varejote

Se abre a janela entra o calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Pois, tenho esta ideia.
    Por estes dias quando saiu de casa de manha deixo as janelar todas fechadas e os estores bos buraquinhos - corridos para baixo mas com as gretas visíveis.
    Acho que é a melhor maneira de não aquecer o interior
  15.  # 77

Infelizmente estamos a perder o know how que levamos séculos para ter. O princípio básico é ter nascente poente, numa vivenda isolada é orientar as zonas e jogar com árvores de folha caduca e permanente. Existe um livro de casa auto suficiente dos anos 60, salvo erro, que fala muito sobre isto. Mas infelizmente queremos ser diferentes e esquecemos que muitos já tentaram
    Concordam com este comentário: powerPT, Na_mouch, N Miguel Oliveira
  16.  # 78

Esse tipo de solução bio-dinâmica nem obrigaria a utilização de palas.

O problema é que as árvores de folha caduca demoram décadas a crescer, o que torna praticamente inviável, em projecto, uma pessoa pensar no sombreamento recorrendo à natureza e às estações.
  17.  # 79

O que gasta em energia e manutenção dá para umas árvores maiores
  18.  # 80

Eu tenho quase tudo virado a sul, com sombreamento, e é um sonho. Gasto trocos em climatização.

Sombreamento a sul retir ao sol no verão mas deixa entrar no inverno. A nascente e a poente, só com árvores de folha caduca.
    Concordam com este comentário: SCCorreia, eu

0.0253 seg. NEW